đŸ“ș Livro de Zacarias – Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus

Antes de vocĂȘ prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: VocĂȘ estĂĄ frio na fĂ© e triste com o rumo em que estĂĄ sua vida espiritual? NĂŁo desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde vocĂȘ aprende 3 princĂ­pios bĂ­blicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fĂ©. CLIQUE aqui e baixe sua cĂłpia gratuita agora mesmo!

Com a leitura bíblica no livro de Zacarias, aprendemos muitos ensinamentos, encontramos princípios para o crescimento espiritual.

Gravei o vĂ­deo Livro de Zacarias – LiçÔes da BĂ­blia para Crescimento Espiritual – Aula 42, onde vocĂȘ aprenderĂĄ sobre:

  • Passos Para Conhecer a Deus e Seus Caminhos
  • Diretrizes Para Crescer em Piedade
  • PrincĂ­pios Para Uma Vida SĂĄbia
  • Uma Lição Na FĂ©

Este Ă© o 42Âș vĂ­deo da sĂ©rie Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus, em que apresento alguns princĂ­pios bĂ­blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristĂŁ e que estĂŁo registrados em cada livro da BĂ­blia.

Com base no quadro Verdade em Ação que encontramos na Bíblia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplicação pråtica no livro de Zacarias. São verdades que nos convocam a tomarmos algumas açÔes.

Confira o vídeo com princípios no livro de Zacarias para crescer espiritualmente.

#1. Passos Para Conhecer a Deus e Seus Caminhos No Livro de Zacarias

Qualquer coisa que Deus disse que ia fazer Ele farå. Ele não faz promessas vazias ou ameças vãs.

NĂŁo devemos interpretar sua paciĂȘncia e longanimidade em relação Ă  desobediĂȘncia como uma falha em executar o julgamento.

Ao contrårio, Ele quer que nos arrependamos e nos voltemos para Ele. Se nós retornarmos a Deus, Ele irå completar a obra de aperfeiçoamento que prometeu.

Aplicando a Palavra de Deus

Zacarias 1:2-6
“O SENHOR se irou em extremo contra vossos pais. Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos ExĂ©rcitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos ExĂ©rcitos, e eu me tornarei para vĂłs outros, diz o SENHOR dos ExĂ©rcitos.

Não sejais como vossos pais, a quem clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas mås obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o SENHOR.

Vossos pais, onde estĂŁo eles? E os profetas, acaso, vivem para sempre?

Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, nĂŁo alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos ExĂ©rcitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez.”

Entenda que Deus não faz ameaças de julgamento em vão e que Ele sempre cumpre sua Palavra.

Zacarias 1:16-17
“Portanto, assim diz o SENHOR: Voltei-me para JerusalĂ©m com misericĂłrdia; a minha casa nela serĂĄ edificada, diz o SENHOR dos ExĂ©rcitos, e o cordel serĂĄ estendido sobre JerusalĂ©m.

Clama outra vez, dizendo: Assim diz o SENHOR dos ExĂ©rcitos: As minhas cidades ainda transbordarĂŁo de bens; o SENHOR ainda consolarĂĄ a SiĂŁo e ainda escolherĂĄ a JerusalĂ©m.”

Creia e entenda que Deus planeja levar completamente seu povo Ă  maturidade e prosperidade que Ele sempre prometeu.

Zacarias 3:3-5
“Ora, JosuĂ©, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.

Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A JosuĂ© disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqĂŒidade e te vestirei de finos trajes.

E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça.

Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,”

Creia e aceite que Deus perdoa os pecados de todos os que se arrependem e volta para Ele.

Revista-se da retidĂŁo dele.

#2. Diretrizes Para Crescer em Piedade No Livro de Zacarias

A piedade envolve açÔes piedosas de um coração piedoso.

Deus reprova aqueles que jejuam ou praticam outros atos religiosos para alcançarem seus próprios fins.

A pessoa piedosa mantém os ouvidos abertos para a Palavra de Deus, mesmo quando ela não seja agradåvel ou que exija uma mudança no comportamento.

Aplicando a Palavra de Deus

Zacarias 7:4-7
“EntĂŁo, a palavra do SENHOR dos ExĂ©rcitos me veio a mim, dizendo:

Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sĂ©timo mĂȘs, durante estes setenta anos, acaso, foi para mim que jejuastes, com efeito, para mim?

Quando comeis e bebeis, nĂŁo Ă© para vĂłs mesmos que comeis e bebeis?

NĂŁo ouvistes vĂłs as palavras que o SENHOR pregou pelo ministĂ©rio dos profetas que nos precederam, quando JerusalĂ©m estava habitada e em paz com as suas cidades ao redor dela, e o Sul e a campina eram habitados?”

Certifique-se de que, quando vocĂȘ jejua, seus motivos nĂŁo devem ser egoĂ­stas.

Junte a seus jejuns atitudes e açÔes de retidĂŁo e obediĂȘncia.

Zacarias 7:11-12
“Eles, porĂ©m, nĂŁo quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que nĂŁo ouvissem.

Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que nĂŁo ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos ExĂ©rcitos enviara pelo seu EspĂ­rito, mediante os profetas que nos precederam; daĂ­ veio a grande ira do SENHOR dos ExĂ©rcitos.”

Abra seus ouvidos para as advertĂȘncias profĂ©ticas ou sĂ©rias.

Saiba que, se nĂŁo fizer assim, o resultado serĂĄ calamitoso.

#3. PrincĂ­pios Para Uma Vida SĂĄbia No Livro de Zacarias

NĂłs devemos aprender como interpretar as circunstĂąncias do
ponto de vista de Deus.

Aplicando a Palavra de Deus

Zacarias 4:7-10
“Quem Ă©s tu, Ăł grande monte? Diante de Zorobabel serĂĄs uma campina; porque ele colocarĂĄ a pedra de remate, em meio a aclamaçÔes: Haja graça e graça para ela!

Novamente, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos desta casa, elas mesmas a acabarão, para que saibais que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a vós outros.

Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel. Aqueles sete olhos são os olhos do SENHOR, que percorrem toda a terra.”

Não se permita desencorajar por “coisas pequenas”.

Entenda que Deus nĂŁo dĂĄ a importĂąncia que nĂłs damos para o tamanho das coisas.

Esteja seguro de que o que Deus começou ele irå terminar com triunfo.

Zacarias 13:9
“Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocarĂĄ o meu nome, e eu a ouvirei; direi: Ă© meu povo, e ela dirĂĄ: O SENHOR Ă© meu Deus.”

Entenda que as obras de purificação feitas por Deus são para purificar seu povo e treinå-lo na retidão.

#4. Uma Lição Na Fé No Livro de Zacarias

A obra de estabelecer e completar o Templo definitivo (seu Corpo) Ă© atribuĂ­da a Jesus, mas ele quer nossa participação atravĂ©s da obediĂȘncia Ă  sua voz.

Nossa dĂĄdiva se torna um memorial, mas a glĂłria Ă© toda dele.

Aplicando a Palavra de Deus

Zacarias 6:10-15
“Recebe dos que foram levados cativos, a saber, de Heldai, de Tobias e de Jedaías, e vem tu no mesmo dia e entra na casa de Josias, filho de Sofonias, para a qual vieram da Babilînia.

Recebe, digo, prata e ouro, e faze coroas, e pÔe-nas na cabeça de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote.

E dize-lhe: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotarå do seu lugar e edificarå o templo do SENHOR.

Ele mesmo edificarĂĄ o templo do SENHOR e serĂĄ revestido de glĂłria; assentar-se-ĂĄ no seu trono, e dominarĂĄ, e serĂĄ sacerdote no seu trono; e reinarĂĄ perfeita uniĂŁo entre ambos os ofĂ­cios.

As coroas serão para Helém, para Tobias, para Jedaías e para Hem, filho de Sofonias, como memorial no templo do SENHOR.

Aqueles que estĂŁo longe virĂŁo e ajudarĂŁo no edificar o templo do SENHOR, e sabereis que o SENHOR dos ExĂ©rcitos me enviou a vĂłs outros. Isto sucederĂĄ se diligentemente ouvirdes a voz do SENHOR, vosso Deus.”

Entenda que Jesus Cristo comprometeu-se a edificar sua Igreja e completå-la como uma manifestação da sua glória.

Lembre-se que sua dådiva (v. 10) é importante para a tarefa e que seu privilégio é render toda glória a ele (v.11).

ConclusĂŁo

Bem… Falamos sobre conhecer a Deus e seus caminhos, crescer em piedade, vida sĂĄbia e lição de fĂ©.

Encerrando o Antigo Testamento, assista ao próximo vídeo, livro de Malaquias, a aula 43 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, entĂŁo…? O que vocĂȘ pensa sobre estes princĂ­pios que encontramos no livro de Zacarias sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e não deixe de fazer download dos 2 presentes que eu falo no final do vídeo. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso!

Slides Livro de Zacarias - LiçÔes da Bíblia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Guia PrĂĄtico e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge