Vida Escondida Com Cristo – Pregação Colossenses 3:1-4

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Você está frio na fé e triste com o rumo em que está sua vida espiritual? Não desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde você aprende 3 princípios bíblicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fé. CLIQUE aqui e baixe sua cópia gratuita agora mesmo!

Você sabia que a nossa vida está escondida com Cristo? Você já esteve desanimado, perdido, sem direção, aprisionado e arrastando a vida? Colossenses 3:1-4 ensina que a sua vida está escondida com Cristo!

Há também situações em que damos prioridade ao que não deveríamos ou em que deixamos de lado o que deveríamos nos empenhar. Sem falar quando olhamos ao redor ou para dentro de nós e só enxergamos falta de vida… morte.

Não há como negar! 💖 A nossa vida está escondida em Cristo!

Quero compartilhar com você o vídeo com a pregação desta mensagem que tive a responsabilidade, a honra e a alegria de pregar na igreja onde congrego e sirvo, Igreja Bíblica Cristã.

Mas antes, louve a Deus com esta canção que foi um dos louvores que entregamos a Deus naquele culto e, para mim, foi mais uma confirmação da mensagem que o Espírito Santo me conduzia a pregar em seguida naquele dia.

Porque Ele Vive

Deus enviou seu Filho amado
Pra me salvar, e perdoar
Na cruz morreu por meu pecado
Mas ressurgiu e vivo com o Pai está

Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está

E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória
Verei na Glória, o meu Jesus que vivo está

🔥😭🙌🏾 Aleluia! Jesus Cristo ressuscitou! Porque Ele vive, posso crer no amanhã! Porque Ele vive, temor não há! A minha vida está nas mãos de meu Jesus que vivo está! Oh, glória!

Pregação Nossa Vida Está Escondida Com Cristo

Notamos pessoas perdidas, sem direção, estatísticas, sem ânimo, sem visco, presas, aprisionadas, sem vida… Mas não precisa ser assim!

“1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” Colossenses 3:1-4

A carta aos Colossenses foi escrita por Paulo com o propósito de combater a falsa doutrina, reafirmando a supremacia e suficiência de Cristo.

Iniciando o capítulo 3 com a palavra “portanto”, Paulo está introduzindo um conceito para concluir o que ele estava falando até então.

#1. Busque As Coisas do Alto Porque Já Ressuscitou Com Cristo (v. 1)

Nós já ressuscitamos com Cristo. Algo que foi simbolizado no batismo em 3 etapas: morte ao entrar nas águas; sepultamento ao mergulhar nas águas; e ressurreição ao levantar das águas.

Romanos 6 nos mostra como esta ressurreição acontece em nossas vidas.

Romanos 6:1-14
“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”

Precisamos lançar fora toda e qualquer prática do pecado porque já ressuscitamos com Cristo para que, então, vivamos para glória de Deus.

De que forma fazemos isto? Buscando as coisas do alto onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

Buscar é uma pré-disposição para ir a Cristo. Vá até Cristo, busque ao Senhor!

#2. Pense Nas Coisas do Alto (v. 2)

A palavra “pensai” no versículo 2 em grego é “phroneite” ou “phroneo” que entre outras coisas em seu significado nos aponta que devemos direcionar a mente para, buscar, regular de dentro para fora.

Ou seja, nós precisamos conduzir nossas vidas tendo como norte a cultura do Reino de Deus, não o que é aqui da terra. Somos peregrinos, estamos de passagem. Somos forasteiros, nossa pátria é celestial.

#3. Escondido Com Cristo (v. 3)

Em seu comentário bíblico sobre a carta aos Colossenses, Willian Barclay nos aponta algo muito interessante para nossa real compreensão deste versículo 3.

O termo traduzido para Português como “está escondida”, em Grego é κέκρυπται (kekryptai). Esta palavra tem a mesma origem do verbo “apokryptein”, do substantivo “apokryfoi” (livros escondidos) e adjetivo “apokryfos”.

Lembra que eu comentei que Paulo escreveu esta carta para combater doutrinas erradas? Eles estavam tomando para si que detinham uma sabedoria restrita a poucas pessoas, cuja fonte estava no conhecimento em livros escondidos.

Barclay aponta que quando Paulo escreveu “está escondida”, em Grego “kekryptai”, os Colossenses imediatamente associariam a “apokryfoi”, os seus livros escondidos.

Ou seja, Paulo estava dizendo aos Colossenses: “Assim como alguém que morre tem seu corpo ocultado, não visível, guardado, escondido, a pretendida sabedoria de vocês, na verdade, está escondida com Cristo em Deus porque vocês morreram para este mundo e ressuscitaram com Cristo”.

Aliás, falando sobre morrer e ocultar, lembra da palavra cripta?

“Cripta é uma construção subterrânea, geralmente feita de pedra ou escavada no subsolo. Etimologicamente provém do grego kryptē e do latim crypta.

Estas construções geralmente localizam-se na parte inferior de igrejas, sendo um espaço no qual pessoas importantes ou relíquias são enterradas.” Wikipedia

Como programador, eu me lembro também de dados criptografados, segurança com criptografia.

Cripta, criptografia, apócrifos… Todas estas palavras, nas suas respectivas áreas, significam “estar escondido”.

A Bíblia nos mostra alguns personagens que quiseram se “encriptar”, se “esconder”:

  • Adão e Eva se esconderam pela culpa do pecado
  • Caim se escondeu por conta do pecado
  • Saul se escondeu atrás das bagagens quando fora escolhido para reinar

Mas a melhor forma de estarmos escondidos é com Cristo, em Deus, pois lá é que está a nossa vida.

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Salmos 91:1 (RC)

Jesus nos ensinou a ir para o secreto buscar a Deus: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:6.

A Vida Não Consiste No Ter

“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” Lucas 12:15.

O Planejamento da Vida Deve Ser Submetido ao Senhor

Tiago 4:13-16
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.

Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.

Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.

Entregue Seu Viver ao Rei Jesus

Depois que preguei esta mensagem e orei com os irmãos, o pastor Alan Capriles conduziu a igreja em adoração através do louvor Entrega, composição de Marc James e versão do ministério Vineyard Brasil.

Aperte o play no vídeo abaixo e medite nesta letra.

Te dou meu coração
E tudo o que há em mim
Entrego o meu viver
Por amor a Ti, meu Rei
Meus sonhos rendo a Ti
E meus direitos dou
Orgulho vou trocar
Pela vida do Senhor

E eu entrego tudo a Ti, tudo a Ti

Eu canto esta canção
De entrega a Ti, Jesus
E o que o mundo dá
Eu deixo aos pés da cruz
Por conhecer a Ti
Teu nome dar louvor
Sentir Tua alegria
Partilhando Tua dor

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Porque a sua vida está escondida com Cristo em Deus!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge