Como Viver em Santidade ao Senhor [7 Ações do Espírito Santo Em Você]

Você precisa de ajuda para viver em santidade ao Senhor, resistir às tentações e vencer o pecado? Conte com estas 7 ações do Espírito Santo na santificação para te ajudar!

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te fazer uma rápida pergunta: 📖 Você quer descobrir como em poucos dias melhorar em, no mínimo, 💯% sua leitura e entendimento da Bíblia em 2018 mesmo sem experiência, assim como pessoas comuns estão aprendendo? 😀 Se você respondeu SIM, clique aqui e assista a este vídeo antes que saia do ar!

É como Tiago nos ensina: “Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo!”. Esta sujeição ao Senhor é turbinada quando permitimos o agir de Deus em nós.

Mas… o que é santidade ao Senhor? O que é santificação? Que ações do Espírito Santo são estas e que nos ajudam? Descubra agora!

Como Viver em Santidade ao SENHOR

Viver em Santidade ao SENHOR

Buscar a santidade é combater a nossa natureza pecadora e vencê-la através da ação do Espírito Santo em nossa vida.

Viver em santidade é andar em aliança com Deus. É andar dignamente para agradar ao Senhor.

O Que é Santificação?

A santificação é o processo que acontece em nossa vida que nos conduz a sermos santos, separados para Deus, nos aproximando Dele e nos afastando do pecado.

Através da santificação, a atitude e o caráter do crente são transformados por Deus, resultando em uma experiência prática. Ela é o efeito da obediência à Palavra de Deus e precisa ser buscada.

A santificação tem o objetivo de separar os crentes para o propósito pelo que fomos enviados ao mundo, como aprendemos com a oração sacerdotal de Jesus que João 17 nos ensina.

Viver em Santidade É Uma Necessidade

Nós precisamos viver em santidade ao SENHOR porque esta é a vontade de Deus: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” 1 Tessalonicenses 4:3-7.

Nós precisamos viver em santidade ao SENHOR porque Deus é santo“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:14-16.

Nós precisamos viver em santidade ao SENHOR porque só assim veremos a Deus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.” Hebreus 12:14-16.

Nós precisamos viver em santidade ao SENHOR porque esta foi a oração de Jesus por nós: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17.

Nós precisamos viver em santidade ao SENHOR porque Jesus se santificou para nós sermos santos: “E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.” João 17:19.

Nós precisamos viver em santidade ao SENHOR porque ao 3º dia seremos arrebatados“Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o SENHOR, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai.” Êxodo 19:10-11.

Ao terceiro dia, no 3º milênio, à vista de todos, Jesus voltará, seremos arrebatados e o encontraremos nos ares.

Mas o que é significa o termo santidade ao SENHOR?

O Que É Santidade ao SENHOR?

Coroa Sacerdotal - Santidade ao SENHOR - Lâmina de Ouro Puro

Para entendermos sobre o termo santidade ao SENHOR, precisamos ter a compreensão da purificação sacerdotal.

Nos tempos bíblicos, o sumo sacerdote era o único que tinha acesso ao Santo dos Santos e, consequentemente, à Arca da Aliança. Ele era o intermediário entre o povo e Deus.

Para que eles estivessem diante de Deus no tabernáculo e depois no templo, os sacerdotes se purificavam física e psicologicamente. Lavavam as mãos com cuidado e as roupas eram detalhadamente limpas e bem cuidadas.

A coroa sacerdotal, a lâmina de ouro puro com a inscrição Santidade ao SENHOR, era uma tiara sobre a mitra sacerdotal, uma espécie de turbante. Ela simbolizava exatamente esta purificação.

“Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR.

“Atá-la-ás com um cordão de estofo azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará.

E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas; sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos perante o SENHOR.” Êxodo 28:36-38

O Sacerdote Era Alguém Consagrado a Deus

Um sacerdote era consagrado, isto é, feito santo ou separado inteiramente para o serviço de Deus, por meio de uma cerimônia especial.

Como já comentei, o sumo sacerdote era o representante principal diante de Deus. E, por outro lado, ele era o representante de Deus diante do povo.

O sumo sacerdote era um tipo de Cristo, que é o nosso Sumo Sacerdote.

Todos os sacerdotes precisavam de vestes especiais para estabelecer sua autoridade. As vestes do sumo sacerdote eram diferentes das dos outros porque ele era o representante mais alto, e todos os outros eram subordinados a ele.

Uma das diferenças das vestes do sumo sacerdote era exatamente a lâmina de ouro puro, com a inscrição Santidade ao SENHOR.

Estas vestes tinham vários componentes como túnica, manto, calções de linho, peitoral, cinto, mitra, coroa, Éfode, Urim e Tumim.

Santidade ao SENHOR falava da devoção e do estilo de vida do sumo sacerdote e de Israel em virtude da escolha de Deus.

Isso nos aponta que, para estarmos diante de Deus, precisamos andar em santidade ao SENHOR.

E, para isso, podemos contar com 7 ações do Espírito Santo na santificação.

7 Ações do Espírito Santo na Santificação

Ações do Espírito Santo na Santificação

Como viver em Santidade ao Senhor? Pelo agir do Espírito na santificação quando Ele nos traz luz, uma revelação, que nos dá entendimento.

Como viver em Santidade ao Senhor? Pelo agir do Espírito na Santificação quando Ele nos traz poder, uma capacitação, para vencer.

Vamos ver estas 7 ações do Espírito Santo?

#1. Revelar o Pecado

Como viver em Santidade ao Senhor? Pela revelação do pecado que nos dá entendimento.

“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:” João 16:8

O agir de Deus em nós, traz luz para enxergar, revelando o pecado.

#2. Revelar a Verdade

Como viver em Santidade ao Senhor? Pela revelação da verdade que nos dá entendimento.

“Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.” João 16:3

O agir de Deus em nós, traz luz para enxergar, revelando a verdade.

#3. Revelar a Glória

Como viver em Santidade ao Senhor? Pela revelação da glória que nos dá entendimento.

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3:18

O agir de Deus em nós, traz luz para enxergar, revelando a glória.

#4. Novo Nascimento

Como viver em Santidade ao Senhor? Sendo capacitado pelo novo nascimento.

“não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,” Tito 3:5

O agir de Deus em nós, traz poder para vencer, pelo novo nascimento.

#5. Vigor Espiritual

Como viver em Santidade ao Senhor? Sendo capacitado pelo vigor espiritual.

“para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;” Efésios 3:16

O agir de Deus em nós, traz poder para vencer, pelo vigor espiritual.

#6. Capacitação Para Não Pecar

Como viver em Santidade ao Senhor? Sendo capacitado para não pecar.

“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.” Romanos 8:13

O agir de Deus em nós, traz poder para vencer, nos capacitando a não pecar.

#7. Capacitação Para Fazer o Bem

Como viver em Santidade ao Senhor? Sendo capacitado para fazer o bem.

“a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:4

O agir de Deus em nós, traz poder para vencer, nos capacitando para fazer o bem.

Recapitulando

Neste estudo, entendemos o que é santificação e como o agir de Deus nos turbina a viver em santidade ao SENHOR.

  1. Revelar o pecado
  2. Revelar a verdade
  3. Revelar a glória
  4. Novo nascimento
  5. Vigor espiritual
  6. Capacitação para não pecar
  7. Capacitação para fazer o bem

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Quer Receber Um Alimento Diário?

Que tal receber diariamente no seu Messenger um ​📺 vídeo devocional e uma 📖 leitura bíblica do dia, seguindo um plano de leitura anual para sua 💓 edificação espiritual? 😀 Se você respondeu SIM, clique aqui e inscreva-se gratuitamente (vagas limitadas)!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge