Que o Senhor Te Abençoe e Te Guarde 🙌 [Estudo Números 6:24-26]

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te fazer uma rápida pergunta: 🤲 Como anda sua vida de oração? Mais cedo ou mais tarde, você fará o download do novo 📕 Guia Minha Vida de Oração para você revolucionar sua vida de oração. Neste estudo revelador, um guia prático, exclusivo e definitivo, aprenda princípios bíblicos e segredos espirituais sobre como orar de maneira eficaz mesmo que você seja novo na fé. 😀 CLIQUE aqui e baixe sua cópia agora mesmo!!

A bênção sacerdotal ou bênção araônica começa com a declaração: “Que o Senhor te abençoe e te guarde”, conforme lemos em Números 6:24-26 e é muito comum ser ouvida no meio cristão.

Muitas vezes, a bênção sacerdotal é usada como a chamada bênção apostólica e também como uma mensagem de aniversario evangélica, mensagem de aniversário para pastor ou ainda oração para aniversariante.

Já ouviu a belíssima interpretação da canção Bênção pelos Arautos do Rei? Assista ao clipe abaixo.

A partir de agora, desligue as distrações porque eu te convido a descobrir sobre a bênção araônica, a bênção sacerdotal de Números 6:24-26:

  • O que é bênção e o significado de abençoar
  • A bênção sacerdotal em hebraico
  • A bênção sacerdotal cantada
  • O Sr. Spock e sua saudação
  • Esboço de Números 6:24-26
  • Como aplicar esta bênção na vida cristã
  • Como abençoo no Você Tem Acesso

Que o Senhor Te Abençoe e Te Guarde

Que o Senhor Te Abençoe e Te Guarde [Estudo Números 6:24-26]

Sobre Que o Senhor te abençoe e te guarde, preciso comentar que é normal no cotidiano muitas pessoas dizerem para outras “Deus te abençoe e te guarde!”.

Sem falar nas diversas variações como “Boa noite que Deus te abençoe e te guarde”“Deus te abençoe!”“Que Deus te abençoe!”, , “Deus abençoe!”, “Deus abençoe seu dia!”, “Que Deus abençoe!”.

Acredito que você já deva ter dito isto hoje a alguém, não é mesmo?

As respostas são “Amém! Deus nos abençoe!” ou “Amém! Deus abençoe nosso dia!”.

Uma resposta que me deixa com a pulga atrás da orelha é “a nós todos”.

Por que digo isto? Porque, às vezes, esta resposta parece ser um desejo sincero de que a bênção de Deus repouse sobre todos.

Porém, a impressão que tenho é que muitos respondem assim com desdém mesmo.

Você já percebeu isto?

Significado de Bênção e Abençoar

Antes de detalhar a bênção sacerdotal iniciada com “que o Senhor te abençoe e te guarde”, precisamos entender qual o significado de bênção. Você sabe qual o significado de abençoar?

A bênção foi mencionada, na Bíblia, pela primeira vez em Gênesis 1, na criação.

A bênção é uma expressão declarada, proferida oralmente, que mostra o desejo de coisas boas para alguém, com a fé de que produzirá um efeito no mundo espiritual e que influencia o mundo físico.

Claro que existem variações entre as diversas religiões.

A bênção é o oposto de maldição como eu falei neste outro estudo.

Ela representa a promessa de bons presságios para o povo de Deus e também simboliza a poderosa mão de Deus ou ainda algo dado por Ele a nós.

A Bênção Autoriza a Prosperar

Aprendi com o Eng. Roberto Senna, presidente do ITS Guiné-Bissau, que entre outros principais, o significado de abençoar em hebraico (Baruch) é “autorizar para prosperar”.

Depois, em Gênesis 12, lemos que Deus abençoou a Abraão e disse: “Eu te abençoarei e tu serás de benção a todas às famílias da terra”.

O próprio Deus autorizou Abraão a prosperar, e ainda lhe ordenou a repassar essa bênção a outros a prosperar.

Não busque bênçãos! Busque arrependimento de pecados, conversão de vida, ser cheio do Espírito Santo, intimidade com o Pai, implantar o Reino de Deus e viver o propósito do Pai que é revelar o Filho!

Naturalmente, consequentemente, o que você precisar, Ele te suprirá. Veja bem, estou dizendo o que você precisar, não estou falando o que você desejar.

Aliás, em outro estudo, eu falo sobre bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo que já recebemos. Se eu fosse você, dava uma passadinha por lá…

Abençoar é uma ordem Divina. Abraão passa a ordenar a benção em nome do Deus Todo-Poderoso.

O Senhor ainda disse: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei aos que te amaldiçoarem”.

Quer dizer, as pessoas, quem quer que sejam, têm a prerrogativa de abençoar (ou amaldiçoar) a outros, declarando sobre alguém “Que o Senhor te abençoe e te guarde” ou outra forma.

Porém, Abraão e seus descendentes têm a bênção direta de Deus, e a prerrogativa de repassar essa benção a seus filhos, e aos filhos de seus filhos.

“Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.” Gênesis 18:19

Bênção dos Pais Para os Filhos

Bênção dos Pais aos Filhos

Não é minha intenção me aprofundar sobre isto. Eu não sei você, mas hoje enxergo a importância da bênção dos pais para os filhos. Há alguns anos, passei a adotá-la.

Ah, mas pedir a benção aos pais é bíblico? Sou obrigado a fazer isto?

Não é uma ordem. Para muitos, é apenas uma tradição que mostra respeito aos pais do que outra coisa.

Porém, meditando na Palavra de Deus, vemos diversos exemplos de pais abençoando seus filhos.

E, se Deus deixou estes relatos, precisamos refletir no poder da bênção dos pais.

Os judeus, por exemplo, abençoam seus filhos todos os dias.

Sendo assim, por que não pedir a bênção aos pais e eles responderem “Que o Senhor te abençoe e te guarde!“?

Mas vamos estudar sobre a bênção sacerdotal em Números 6:24-26?

Estudo Sobre a Bênção Sacerdotal – Números 6:24-26

Estudo Bênção Sacerdotal - Birkat KohanimA origem da bênção sacerdotal ou bênção araônica que é iniciada com “Que o Senhor te abençoe e te guarde” está na ordem de Deus através de Moisés para que Arão como abençoasse o povo.

Números 6:22-27
Disse o SENHOR a Moisés:

Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:

O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.

Birkat Kohanim – Bênção Sacerdotal

O termo hebraico para a Bênção Sacerdotal é Birkat Kohanim também conhecida como Nesi’at Kapayim, “erguer as mãos”, porque os sacerdotes levantavam as mãos, através das quais fluíam as bênçãos divinas.

Kohanim (em hebraico כהנים) é o plural de Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote). É o nome dado aos sacerdotes na Torá, cujo líder era o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote de Israel).

Conhecida por alguns como oração sacerdotal que o Senhor te abençoe e te guarde, a bênção sacerdotal é uma oração recitada durante a liturgia de certos costumes judaicos.

Em cerimônias e contextos diferentes, algumas denominações cristãs também usam em sua liturgia este símbolo do judaísmo que é a bênção araônica e de vez em quando você encontra um “Que o Senhor te abençoe e te guarde…”.

A Bênção Sacerdotal em Hebraico

Você já teve curiosidade de saber como é a bênção sacerdotal em hebraico?

O Senhor te abençoe e te guarde
יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ

O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti
יָאֵר יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ

O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz
יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם 

Bênção Sacerdotal em Hebraico Transliterado

O Senhor te abençoe e te guarde
yevârecha Adonay veyishmerecha

O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti
yâ’êr Adonay pânâv ‘êleycha viychunnechâ

O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz
yisâ’ Adonay pânâv ‘êleycha veyâsêm lecha shâlom

A Bênção Sacerdotal Cantada

Você sabe como a bênção sacerdotal é proferida no judaísmo? Ela é cantada pelo sacerdote.

Vida Longa e Próspera

Lembra do Sr. Spock de Star Trek, Jornada nas Estrelas, e de sua saudação esquisita? Olha que curioso.

Enquanto declara a bênção sacerdotal cantada, o sacerdote reclina a cabeça e faz um gesto com os braços esticados, as palmas espalmadas e os dedos juntos.

As mãos assim fazem referência à forma da letra Shin (ש) do alfabeto hebreu que tem um importante significado para os judeus por conta de palavras iniciadas com ela.

Há diferentes modos dessa configuração de acordo com a tradição de sua família ou comunidade.

A ideia é que a mão direita deve ficar um pouco mais elevada que a esquerda e os dedos ficam posicionados numa maneira que deixa cinco “janelas” por onde as bênçãos de Deus fluem à congregação.

O sacerdote separa cada mão em três “seções” – deixando espaços em cada mão entre o polegar e o indicador, e entre o dedo médio e o anelar.

O 5º espaço é completado pela maneira que os dois polegares são configurados juntos.

Há relatos e entrevistas de que a inspiração do ator Leonard Nimoy para seu personagem vulcaniano Sr. Spock fazia na saudação “Vida longa e próspera” veio da bênção sacerdotal: “Que o Senhor te abençoe e te guarde…”.

Bom… Há quem diga que o “sinal vulcano” tem simbolismo iluminati oculto e realmente eu não duvido nada disto.

No vídeo a seguir, o Prof. Jonathan Matthies ensina como a bênção sacerdotal é proferida no judaísmo e conta sobre esta história do Sr. Spock.

Tudo o que te contei até agora, foi uma introdução para estudarmos um pouco mais sobre Números 6:24-26.

Que o Senhor te abençoe e te guarde, e a mim também, amém?

Esboço Sobre A Bênção Sacerdotal – Números 6:24-26

Vida Cristã e a Bênção Sacerdotal

O texto hebraico que começa com “Que o Senhor te abençoe e te guarde” usa o singular (“te”, “ti”).

Portanto, endereçado a um indivíduo, embora em sentido coletivo para se referir a todo Israel.

Há três linhas poéticas, cada uma com dois verbos, sendo o Senhor o sujeito dos dois verbos.

Esse trecho que você já sabe que também é conhecido como a bênção araônica, é usada por muitos cristãos dos dias de hoje.

Em Números 6:24: Abençoe significa um aumento de prosperidade, pois o Senhor guardará do mal.

Em Números 6:25: Faça resplandecer o rosto sobre ti implica ter prazer no adorador, e resultará no Senhor tendo misericórdia ou sendo favorável ao adorador.

Em Números 6:26: Levante o rosto e te dê a paz é semelhante a “faça resplandecer o rosto”, resulta na paz, a provisão de todas as coisas necessárias para o bem-estar de quem recebe.

A Vida Cristã e A Bênção Sacerdotal

Já vimos um pouco do uso desta bênção nos costumes judaicos, já vimos um breve esboço do seu significado.

Mas como aplicar a bênção sacerdotal em nossa vida cristã?

Deus É Quem Me Abençoa e Me Guarda

“Que o Senhor te abençoe e te guarde” indica que Deus é aquele que nos abençoa, nos autorizando a prosperar como já vimos antes, e que nos guarda como Salmos 121 nos mostra.

“O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.

De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.

O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.

O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Salmos 121:5-8

Deus Renova Suas Misericórdias Sobre Mim a Cada Manhã

“Fazer resplandecer o rosto” indica como “sorrir com aprovação” que resulta em misericórdia, o coração na nossa miséria, compaixão na nossa necessidade.

“Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua misericórdia.” Salmos 31:16

“Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor.

Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder e vem salvar-nos.

Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (…)

Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (…)

Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.” Salmos 80:1-3, 7, 19

Então, vemos que o Senhor é aquele assentado no trono de misericórdia, acima dos querubins, diante das tribos que estavam próximas à arca.

“Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem.

Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença.” Salmos 89:14-15

Com alegria, andando na luz que resplandece da sua presença, nós precisamos entronizar ao Senhor que está assentado sobre o trono que tem como base justiça e direito, agindo com misericórdia sobre nós.

Como? Através das atitudes do cotidiano, do devocional diário, do culto em família e do culto com a congregação.

Posso Descansar em Deus e Ter Paz

“Levantar o rosto” mais uma vez indica “sorrir com aprovação”, mas agora para dar paz.

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” Filipenses 4:6-9

Vivemos esta paz quando dizemos nossas necessidades a Deus em oração, com gratidão, e quando praticamos a Palavra de Deus.

Por isso, eu te digo: “Que o Senhor te abençoe e te guarde!“.

A Bênção no Você Tem Acesso

Ao concluir meus estudos ou reflexões no Você Tem Acesso, sejam em texto ou em vídeo, é com a frase “Que o Senhor te abençoe e te guarde” que eu inicio a bênção que declaro.

Começo assim também a bênção que declaro numa mensagem bíblica de aniversário.

Diferente da tradicional bênção apostólica evangélica, também começo declarando “Que o Senhor te abençoe e te guarde” quando quero abençoar o povo de Deus ao encerrar algum culto ao Senhor.

Veja por completo no final deste estudo como eu costumo abençoar.

Quando declaro “Que o Senhor te abençoe e te guarde”, meu desejo é como eu disse acima sobre abençoar e guardar.

Ao declarar “Que Ele te conduza”, meu desejo é que as pessoas sejam guiadas pelo Espírito de Deus.

Quando declaro “e governe a sua vida”, meu desejo é que as pessoas tenham a Jesus como o Senhor que reina sobre suas vidas para que, assim, vivam a vontade de Deus.

Então, finalizo com “Você tem acesso”, com o desejo de que as pessoas tenham acesso ao Reino de Deus e que o vivam.

Assim, através de Jesus Cristo, Filho de Deus, o acesso ao Reino dos Céus foi concedido a elas, mediante a fé.

E que o grande amor de Deus por elas, entregando Seu Filho, é a chave para terem acesso ao Reino.

Como se o Senhor tivesse entregue em suas mãos a “chave” que te permite ver, entrar e herdar este Reino.

Recapitulando

Vimos algumas coisas por aqui:

  • Abençoar significa autorizar a prosperar
  • Como é a bênção sacerdotal em hebraico e em hebraico transliterado
  • Ouvimos a bênção sacerdotal cantada
  • A saudação “vida longa e próspera” foi inspirada nesta bênção
  • Refletimos sobre o significado desta bênção poderosa

🖐🏾 Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Você Precisa de Ajuda Para Evangelizar?

Faça parte dos mais de 625 servos de Deus que buscaram ajuda para aprender a evangelizar e IMPACTARAM positivamente suas vidas com Deus e seus ministérios com o 📘 Guia Como Evangelizar. Neste guia prático e exclusivo, aprenda O Que Saber, Fazer e Evitar para cumprir o "Ide" de maneira simples eficaz, mesmo que você ainda não tenha evangelizado. 😀 Clique aqui e baixe sua cópia gratuitamente!

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Ama a Palavra de Deus. Pastor. Idealizador do Você Tem Acesso e do Leitura Bíblica do Dia. Autor dos Livros Digitais Amor Vertical, Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge