Oração de Ana na Bíblia 【10 Princípios Bíblicos Reveladores】

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Você está frio na fé e triste com o rumo em que está sua vida espiritual? Não desista! Mais cedo ou mais tarde, você fará o download do 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde você aprende 3 princípios bíblicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fé. CLIQUE aqui e baixe sua cópia gratuita agora mesmo!

A oração de Ana na Bíblia e seu voto têm muito a nos ensinar. Descubra 10 princípios bíblicos sobre como falar com Deus nesta verdadeira inspiração.

Aliás, a Palavra de Deus nos mostra diversas mulheres de oração, verdadeiras mulheres virtuosas que nos inspiram.

“Aprenda a orar. Estude as orações das Escrituras. Estude livros e biografias de homens de oração. Acima de tudo, aprenda a orar, orando.” Paul Washer

Há aqueles que desejam aprender uma oração para engravidar. Algo que respeito bastante, pois eu era estéril.

Outros querem saber como fazer oração pelos filhos, pois entendem que é importantíssimo cobrir espiritualmente nossos filhos.

Mas a proposta deste texto é outra, pois está mais voltado a ser uma reflexão, não é bem um esboço de pregação sobre Ana, nem um completo estudo bíblico sobre oração, mas te apresentar alguns princípios bíblicos que são ensinamentos práticas, simples e objetivas através de uma oração poderosa.

Oração de Ana na Bíblia 【10 Princípios Bíblicos Reveladores】

Oração de Ana na Bíblia

Vamos falar sobre a oração de Ana na Bíblia conversando com Deus para descobrirmos estes princípios bíblicos? Vem comigo!

Leia também:

“Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR, levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.

E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!

Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.

Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.

Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.” 1 Samuel 1:9-18

#1. Crer para Ver

Tomé, apóstolo de Jesus, precisou ver para crer que Jesus havia ressuscitado. Na nossa vida deve ser diferente. É necessário primeiro crer para depois ver.

O primeiro princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus, não é propriamente dela, mas de seu marido Elcana.

“No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril.” 1 Samuel 1:4-5

Apesar de não ser algo sancionado por Deus, era costume que um homem tomasse uma segunda esposa se a primeira fosse estéril.

Aparentemente, vemos que Elcana creu para ver. Por quê? Porque ele amava Ana e a dava porção dupla, algo que seria para duas pessoas, tratando-a como se ela já tivesse um filho que receberia uma das porções.

Mas como assim? Pois é… crer para ver! Fé é a certeza!

Possivelmente, esta atitude de Elcana encorajava e fortalecia Ana.

#2. Enfrentar as Adversidades Quando Temos Atitudes Espirituais

Tenho certeza que você muitas vezes já enxergou a interferência quando sai da esfera carnal e vai para o espiritual, assim como Penina irritava Ana.

O segundo princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é saber quer enfrentamos adversidades quando temos atitudes espirituais.

#3. Levantar-se Com Disposição

Mesmo que enfrentemos adversidades, a nossa disposição em orar precisa estar viva.

O terceiro princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é que ela sabia o que poderia mudar sua história e se levantou.

Será que temos agido com disposição, nos levantando, sendo fortes e corajosos? Humilhando-nos diante de Deus, mas dispostos para agir espiritualmente.

#4. Verdade Diante de Deus

Ao longo da Bíblia, temos diverso exemplos de Deus extraindo a verdade das pessoas.

Foi assim com:

  • Adão, onde estás?
  • Caim, onde está seu irmão?
  • Quem me tocou?
  • Mulher, cadê seu marido?

O quarto princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é que ela agiu com verdade diante do SENHOR, pois ela orou com amargura de alma.

Ana não maquiou sua alma, não quis dizer para Deus que estava tudo bem, ela agiu em verdade.

#5. Ter o Foco no Reino de Deus

Nossas orações precisam ter o propósito alinhado à vontade Deus, com o foco no Seu Reino.

“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” 1 João 5:14

O quinto princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é que ela pediu para o Reino de Deus quando disse que daria o filho ao SENHOR.

#6. Investir Tempo de Qualidade

O sexto princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é que ela investiu tempo de qualidade, demorando-se em orar, mas com objetividade, pois tinha o propósito em ser mãe.

Será que enxergamos a importância da oração e reservamos um tempo de qualidade para falar com Deus?

Não digo que você tenha de orar horas a fio por dia, apesar de se você conseguir será ótimo. Mas ao menos um tempo a sós com Deus diariamente nós precisamos.

#7. O Espírito Santo Intercede Por Nós

O sétimo princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis, pois ela só no coração falava.

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26

#8. Perseverar em Orar

O oitavo princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é que precisamos perseverar em orar, pois vemos que Ana afirma que vinha derramando sua alma. Ou seja, era algo contínuo, perseverante e não apenas daquele instante.

“Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5:17

#9. O Alívio da Aflição é a Oração

O nono princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus é que pelo excesso de ansiedade e aflição ela estava falando até aquele momento.

Se estivermos aflitos, o que devemos fazer é orar.

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” Tiago 5:13

Recomendo que depois que terminar este estudo, leia também:

#10. A Fé Traz Paz e Alegria

O décimo e último princípio bíblico da oração de Ana na Bíblia conversando com Deus que quero compartilhar hoje com você é que a fé traz paz e alegria.

Após a oração de Ana, Eli a despediu em paz e ela tornou a comer e o seu semblante já não era triste.

Tenha fé!

Conclusão

Quanta coisa aprendemos com a oração de Ana na Bíblia, não é mesmo? Vamos revisar os 10 princípios bíblicos?

  1. Crer para Ver
  2. Enfrentar as Adversidades Quando Temos Atitudes Espirituais
  3. Levantar-se Com Disposição
  4. Verdade Diante de Deus
  5. Ter o Foco no Reino de Deus
  6. Investir Tempo de Qualidade
  7. O Espírito Santo Intercede Por Nós
  8. Perseverar em Orar
  9. O Alívio da Aflição é a Oração
  10. A Fé Traz Paz e Alegria

Estudo Bíblico Sobre Orar de Maneira Eficaz

Agora que já estudamos 10 princípios bíblicos com a oração de Ana na Bíblia conversando com Deus, que tal aprender mais princípios bíblicos sobre a oração?

Baixe gratuitamente o e-book Minha Vida de Oração da Escola do Chamado. É um livro digital, um guia gratuito em PDF, que ensina como falar com Deus de maneira eficaz.

Minha Vida de Oração [Guia Gratuito em PDF]

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge