😫 No Mundo Tereis Aflições, Mas Como Superar as Adversidades?

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te fazer uma rápida pergunta: 🤲 Como anda sua vida de oração? Mais cedo ou mais tarde, você fará o download do novo 📕 Guia Minha Vida de Oração para você revolucionar sua vida de oração. Neste estudo revelador, um guia prático, exclusivo e definitivo, aprenda princípios bíblicos e segredos espirituais sobre como orar de maneira eficaz mesmo que você seja novo na fé. 😀 CLIQUE aqui e baixe sua cópia agora mesmo!!

Você já reparou que olhando à nossa volta sempre encontramos uma aflição, uma tribulação, uma adversidade? Pois é… no mundo tereis aflições e o Senhor Jesus nos alertou a respeito.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

Muitas são as aflições do justo. Parece que depois que entregamos a vida a Jesus, muitas situações pioraram. A grande bênção é que mesmo em meio à perseguição há uma paz na certeza da vitória de Cristo.

Leia também:

Mas como superar as aflições deste tempo presente? O que fazer quando está triste com o que nos acontece? Como não ficar angustiado com as adversidades?

A Bíblia nos mostra através de instruções diretas de Deus e das vidas de homens e mulheres comuns, que as tribulações são reais. Ao mesmo tempo, somos encorajados a superar estas aflições.

Reflita nesta palavra de superação para quem está aflito.

Continue lendo para saber mais sobre:

Se você já gostou do assunto dessa reflexão, não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas saibam como superar as tribulações.

No Mundo Tereis Aflições, Mas Como Superá-las?

No Mundo Tereis Aflições

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados” 2 Coríntios 4:8a

As tribulações não podem nos angustiar. Infelizmente, muitas pessoas sofrem demais com as aflições da vida, chegando mesmo até um estágio de ansiedade ou até síndrome do pânico.

Leia também:

Mas como superar as adversidades? Vamos primeiro conhecer um pouco do que a Bíblia nos diz que podemos aprender com as tribulações?

Aprendendo com as Tribulações

Tribulações

Jesus disse: “no mundo tereis aflições”, ok. Sabemos que as aflições fazem parte da vida.

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” Salmos 119:71

No mundo tereis aflições e o nosso grande desafio é saber tirar o máximo proveito delas. E o que podemos aprender com as tribulações?

No Mundo Tereis Aflições, Mas Deus Nos Livra de Todas

“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.” Salmos 34:19-20

A Bíblia nos mostra que muitas são as aflições do justo, mas também nos ensina que o SENHOR nos livra não de uma ou outra, mas Ele nos livra de todas as aflições.

No mundo tereis aflições, mas em Deus há livramento de todas!

No Mundo Tereis Aflições, Mas Elas São Leves e Momentâneas

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:17-18

A Bíblia nos mostra que não devemos empenhar muita energia na tribulação, mas colocá-la em seu devido lugar.

No mundo tereis aflições, mas elas são leves e momentâneas!

No Mundo Tereis Aflições, Mas Elas nos Forjam para o Reino de Deus

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” Atos 14:21-22

No mundo tereis aflições, mas elas nos preparam para a vida eterna!

No Mundo Tereis Aflições, Mas Elas Não Se Comparam à Vida Eterna

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” Romanos 8:18

No mundo tereis aflições, mas os sofrimentos desta vida não se comparam à vida eterna!

No Mundo Tereis Aflições, Mas Elas Não Podem Nos Separar de Deus

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:35-39

No mundo tereis aflições, mas elas não podem nos separar do amor de Deus!

O Que Não Fazer Para Superar as Tribulações

Quem canta, seus males espanta

Há aquele dito popular: “cantar seus males espanta”. Mas será mesmo? O que a Bíblia nos diz?

Você canta quando está aflito? Você consegue louvar na aflição? Sabia que isto não é bíblico?

“Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.

Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião.

Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?” Salmos 137:1-4

“Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito.” Provérbios 25:20

Cantar na aflição é como colocar o dedo na ferida. Sim, eu sei que quando cantamos em meio à tristeza, nos emocionamos bastante.

Isto acontece porque nossos sentimentos tristes são remexidos. É o ressentimento, piorando ainda mais as coisas. Mas ouvir a voz de Deus não é sentimento. Vida com Deus não é sentimento.

Eu te choquei??? Muitos louvores dizem o contrário. Muitos pregadores dizem o contrário. Muitos pastores dizem o contrário.

Você certamente já ouviu alguém pregar que o segredo é cantar na prova, louvar em meio as lutas e se estiver aflito e triste.

Ok, eu assumo. Eu mesmo já cometi esse grave erro pregando, mas aprendi.

Pois é… há coisas na Bíblia que vão contra o que aprendemos, mesmo que tenha muito tempo. Mesmo que tenha sido desde a Escola Bíblica ou a salinha das crianças durante os cultos.

Hoje em dia, nossos louvores têm as letras muito pobres e infiéis à Bíblia. Isso mesmo!

E sabe a razão? Nós não entendemos e não conhecemos o suficiente a Palavra de Deus, consequentemente não conhecemos a Deus. Falta leitura bíblica regular e estudo bíblico sistemático.

Até o pastor Paulo Júnior já fez este alerta sobre o que estão fazendo com o louvor.

A Oração É a Chave para Superar as Tribulações

Vencer as tribulações, oração da angústia, clamor

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” Tiago 5:13

Não devemos cantar em meio às aflições, apesar de sabermos que a adoração atrai a presença de Deus. O que nós precisamos fazer é orar. Falar com Deus é a chave para superar as tribulações.

“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.” Atos 16:25

Apesar de muitos só se lembrarem que Paulo e Silas louvaram na prisão, lembre-se que eles primeiro oraram. Leia o texto novamente.

Com a oração, colocamos para fora aquilo que nos está remoendo, resolvendo o problema da aflição. Aliviados, então, sabendo que aquela tribulação será superada, conseguimos cantar.

Já experimentou em um dia de aflição chegar ao culto coletivo e simplesmente começar a louvar. Você vai travar. É normal.

Você precisa primeiro orar, consagrando aquele tempo ao Senhor e entregando a Ele o fardo e o jugo.

“- Ah, Geraldo Augusto… e Josafá? Ele não colocou os levitas na frente para vencer a guerra? O louvor não é importante para vencer as lutas?”.

Vamos ler a Bíblia?

“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR.” 2 Crônicas 20:3-4

O rei Josafá primeiro orou sozinho a Deus. Depois, proclamou um jejum para todo o reino. O povo junto o que fez? Orou ao Senhor.

Depois da oração, Deus responde e diz que Ele daria a vitória. A partir daí é que vem o louvor.

Sem a oração, Josafá não saberia o que fazer e não teria a confiança da garantia da vitória para então louvar a Deus.

Até mesmo Josué e Gideão que conduziram o povo à vitória usando como uma das ferramentas o grito, segundo instrução do próprio Senhor, primeiro buscaram a Deus em oração.

Lendo os textos com cuidado e atenção, você perceberá que Josué foi falar com Deus primeiro e que Gideão esteve o tempo todo falando com Deus. Eles primeiro oraram.

Salmos 107, que abre o Livro 5 de Salmos, nos convida ao longo de 43 versículos a render graças a Deus porque Ele é bom e misericordioso, nos salvando de todas as tribulações.

As ações de graças vêm quando eu já orei na minha angústia e tenho a certeza do livramento.

O detalhe é que neste texto há 4 versículos idênticos que afirmam categoricamente que o livramento das tribulações vem através da oração no tempo da angústia.

“Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.” Salmos 107:6, 13, 19, 28

Quando Deus nos Livra das Tribulações

Vencendo tribulações, superando adversidades

Os versículos de Salmos 116 nos revelam que amar ao Senhor é a resposta que o coração de Deus deseja como resultado dos livramentos das tribulações em nossas vidas.

Este texto também nos ensina que, quando angústia, tribulação e tristeza vierem, precisamos invocar ao Senhor, orar a Deus.

“Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.

Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.

Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.

Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.

Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.

Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.Salmos 116:1-8

Quando oramos na angústia recebemos o livramento em meio à tribulação, podemos ter a convicção que Deus:

  • Preservará nossa vida (“livraste da morte a minha alma”)
  • Transformará tristeza em alegria (“das lágrimas, os meus olhos”)
  • Conduzirá nossos caminhos (“da queda, os meus pés”).

Oh, glória! A nossa oração na angústia é ouvida pelo nosso Deus e Pai que nos livra!

Acho que você já entendeu, não é…?!

Conclusão

Nós podemos até passar por tribulações, aliás muitas são as aflições dos justos. Aprendemos que, apesar de nos forjarem para entrar no Reino de Deus, elas são leves e momentâneas, não se comparam à vida eterna e não podem nos separar do amor de Deus que nos livra de todas elas.

Somos encorajados pelo Senhor Jesus a ter bom ânimo, mas não conseguimos fazer isto de braços cruzados, murmurando e nem louvando, mas falando com Deus, clamando a Ele e o invocando.

Olha que doideira… Parece contradição, mas não é… rs

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso ao livramento do Pai!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge