Jesus Cristo, o Verdadeiro Superman e Herói dos Heróis ✝💪🏻

Com a estreia de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, mais uma vez vimos uma correria às salas de cinema. Eu não assisti ao filme, mas pelo o que apurei, a produção teve o melhor dia de abertura para um filme de super-heróis no Brasil. Nos EUA, é o filme de super-herói com a maior pré-venda de ingressos da história.

Alguns da crítica afirmam que os espectadores mereciam mais. Outros dizem que o filme é tão ruim, mas tão ruim, que supera as piores expectativas. A história revela quando os pais de Bruce Wayne foram mortos, tem abordagem adulta e explora a influência de super-heróis no mundo real.

Outro dia, mais uma vez, passou na televisão o filme “Superman – O Retorno”. É curioso como ao longo de muitas décadas, quase um século, esta é uma história que atraiu atentos olhares de uma multidão ao redor do mundo.

Superman foi criado pelos judeus Joe Shuster e Jerry Siegel e a sua primeira aparição foi em 1938. O herói se tornou muito querido por todos e um ícone em todo o mundo. Você já notou a grande semelhança que a história tem com uma outra que nos é muito familiar?

Isso mesmo… a história de Superman foi inspirada em Jesus Cristo. Vamos ver estas semelhanças?

Jesus Cristo, Meu Verdadeiro Herói, Verdadeiro Superman, Herói dos Heróis

A História de Superman foi Inspirada em Jesus Cristo

Apesar do herói ter muitas atitudes que em nada se parecem com o Salvador principalmente evidenciadas em Batman Vs Superman e observarmos nos filmes alguns elementos ocultistas e da Nova Era, veja como muitas características remetem à história de Jesus Cristo.

Dizem que a história de Superman também tem elementos inspirados em Moisés.

Quando Jor-El enviou seu filho à Terra, o livrando da catástrofe de seu planeta natal, ele diz: “- Tudo o que sou, tudo o que sei eu transmito a você, meu filho. E o filho se torna o pai e o pai se torna o filho.” (Filme Superman 1978).

Esta frase mostra uma unidade entre pai e filho bem semelhante ao texto de João 10:30: “Eu e o Pai somos um.”.

Superman foi adotado por Martha e Jonathan Kent, representando respectivamente Mary (Maria) e Joseph (José). O nome original de Martha era Mary e o nome do meio de Jonathan permaneceu Joseph.

O sobrenome da família original de Superman, El, é uma palavra hebraica para Deus. Como na história de Cristo, El (analogia para Deus) o pai envia o filho para proteger a Terra e “para mostrar-lhes o caminho”.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Quando a nave de Superman chega à terra, ela bate próxima a fazenda dos Kent. Jonathan, então, encontra a criança e esconde a nave no celeiro. Jesus nasceu numa espécie de celeiro.

“Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Lucas 2:6-7

Encontrou muitas semelhanças, não é mesmo? O vídeo abaixo fala destas e de outras semelhanças.

Ainda sobre “O Homem de Aço”, o roteirista do filme, David Goyer, diz que “todos conseguem se identificar com não ser compreendido e buscar seu lugar no mundo. Mas a grande diferença é que Kal-El tem a responsabilidade de escolher entre mudar o planeta ou não. Ele conta com os ensinamentos de seus pais para escolher, mas ao final é a voz de seu pai biológico, Jor-El, que o guia na decisão definitiva. Kryptonianos não escolhem seus destinos – essa é a diferença fundamental entre os humanos e eles”.

Jesus fazia a vontade do Pai.

“Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.” João 6:38

Cena de Man of Steel: Clark Kent e Vitral com Imagem de Jesus ao Fundo

São muitas as semelhanças entre as histórias, não é mesmo? Inclusive esta imagem acima retrata determinada cena de O Homem de Aço, a história de Clark Kent é contada com uma imagem de Jesus em um vitral ao fundo. Certamente, eles queriam reforçar a ideia das semelhanças.

O diretor do filme fala abertamente da correlação das histórias, onde o simbolismo religioso é outro elemento que o filme resgata: A relação entre Jesus Cristo e Superman não foi inventada por nós. Existe desde a criação do personagem. Mas é uma dessas coisas que desapareceram nas últimas décadas… Eu achei que deveríamos voltar a falar dessa mitologia e da importância desse personagem e sua relevância para o momento”, segundo Zack Snyder.

E continuou dizendo: “A mitologia da história estabelece um paralelo interessante com a história de Cristo, dando uma camada de interesse extra ao filme. Filosofia, religião, respeito aos quadrinhos, tudo isso nos interessou.”.

Vamos deixar as coisas bem claras: não estou dizendo que Superman é Jesus e nem que a história do homem de aço é evangelística. Não é!

Poderia ser usada num comparativo, comentando sobre semelhanças e principalmente as diferenças e aí sim, pregar o evangelho do arrependimento. Eu estou dizendo apenas que muitas características do personagem foram inspiradas na história de Jesus.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores abençoados do Você Tem Acesso e ser o primeiro a receber novos conteúdos, aprender como ler a bíblia e crescer espiritualmente.

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Os Deuses-Heróis dos Quadrinhos Não Se Comparam ao Herói dos Heróis

Jesus, Herói dos Heróis dos Quadrinhos DC Comics e Marvel

Eu li uma citação em um blog muito interessante.

E assim esses filmes vão cumprindo uma “agenda” que parece ser a mesma: substituir a crença nos antigos deuses pela idolatria dos novos “deuses”, mitologizando a ideia de que existe um verdadeiro Filho de Deus que efetivamente morreu pela humanidade e que prometeu voltar para levar consigo aqueles que aceitarem Sua proposta de vida eterna numa nova realidade sem pecado.

Quanto mais distração e distorção houver no caminho dos filhos de Deus, melhor para aquele que já foi derrotado pelo Herói e que não quer ninguém do lado vencedor. por Michelson Borges, blog Criacionismo

Jesus é o super-herói do Batman

Nesta foto, até o Batman reconhece a Jesus como seu verdadeiro super-herói. Seria esse o motivo da rivalidade no filme Batman Vs Superman? 🙂 Brincadeiras à parte, vamos falar sério.

Este desejo enorme de consumir diversas histórias de “deuses-heróis” dos quadrinhos, que vêm ganhando as telas do cinema e invadindo os canais de TV por assinatura, tem sido assim com: X-Men, Wolverine, Thor, Lanterna Verde, Batman, Homem de Ferro, Capitão América, Os Vingadores, Homem-Aranha e outros já tiveram sua vez.

Com isto, eu estou dizendo que não devemos assistir a esses filmes? Não é isso! Eu não vejo problemas, desde que não passemos a endeusar estes mitos dos quadrinhos e tornar uma mitologia o Filho de Deus, o Verdadeiro Superman.

Romanos 1:20-23
20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.
22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos
23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.

No filme Os Vingadores, há uma cena bem interessante que gostaria que você assistisse agora.

“Só existe um Deus e tenho certeza que Ele não se veste assim!” (Capitão América)

O Capitão América demonstrou seus próprios pontos de vista sobre Deus, enquanto a Viúva Negra cita os Asgardianos como “praticamente deuses” querendo alertá-lo do perigo.

Com sua resposta, o Capitão América está dizendo que esses homens não são o que as pessoas gostam de fazê-los parecerem ser, que não devemos endeusar homens e humanizar Deus.

Muitas vezes, nossa visão sobre quem Deus é está diretamente ligada a como queremos que Ele seja.

Só existe um Deus e ainda bem que a Bíblia nos mostra quem Ele é e qual a sua vontade, não é mesmo?

No site Outreach Media, onde encontrei a imagem de capa deste artigo que está lá no início, eles citam:

Jesus é o único super-herói real. Como perfeito filho obediente de Deus, Ele veio à Terra especialmente para nós, para que Ele pudesse morrer na cruz e pagar pelos nossos pecados. Porque Ele era sem pecado, Ele ressuscitou dos mortos. Ao fazê-lo, Ele venceu a morte para todos aqueles que confiam nele para a vida eterna.

No mesmo site, encontrei um (“in”)comparativo entre Jesus e alguns super-heróis conhecidos:

Nome Habilidade Classe
Batman Combate o crime com grande riqueza, grande tecnologia e uma mente ágil. Ficção
Super Homem Tem super poderes alimentados pelo sol. Ficção
Homem-Aranha Tem super poderes de aranha. Ficção
Capitão América Velocidade, força, resistência e agilidade quase sobre-humanas. Ficção
Hulk Um homem-monstro com poderes de grande força brutal. Ficção
Homem de Gelo Pode congelar qualquer coisa em torno dele, incluindo ele próprio. Ficção
Noturno Pode se teletransportar, fundir-se à sombra, aderir e escalar paredes. Ficção
Tempestade Pode controlar e manipular o tempo. Ficção
Mulher Elástica Pode aumentar ou diminuir o seu corpo à vontade. Ficção
O Fantasma Habilidoso combatente dos crime baseados em selva. Ficção
Mercúrio Pode viajar a velocidades anormalmente rápidas. Ficção
Átomo Capacidade de reduzir o seu tamanho. Ficção
Satúrnia Poderes telepáticos. Ficção
Jesus Não tem pecado, derrotou Satanás, ressuscitou da morte, resgata as pessoas para o céu.  Real

Fala sério? Não há como comparar! Jesus é incomparável! Ele é o verdadeiro herói, Ele é real.

Jesus é o Verdadeiro Superman, Herói dos Heróis, Meu Verdadeiro Herói

Jesus, o Verdadeiro Superman

Mas é importante você saber quem é este Verdadeiro Superman, o verdadeiro Super-Homem, o Herói dos heróis: Jesus, meu Super-Herói.

A história é contada antes dele (AC) e depois dele (DC). Ele é o princípio e o fim: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Apocalipse 1:8.

Em Isaías 9:6, Ele foi chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz.

Escrevi um artigo em que falo sobre a identidade revelada de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que encontramos no Evangelho segundo João.

A Bíblia diz em João 14:6 que ninguém vai ao Pai senão por Ele, pois Ele é o único caminho, e a verdade, e a vida.

O Verdadeiro Herói Venceu na Cruz

Em 2013, foi lançado o filme “O Homem de Aço” (“Man of Steel“) e, para muitos, este foi a retomada dos bons filmes do herói desde Superman II (1980).

Uma outra analogia bem interessante fica por conta da história do vilão de “O Homem de Aço”, o General Zod, que liderou uma revolução para a tomada do poder em Krypton e por causa disso foi exilado, junto com seus seguidores, na Zona Fantasma. Enxergou esta outra semelhança do vilão com o diabo?

“Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” 1 João 3:8b

É claro que não existe um duelo entre o Senhor e Satanás. Jesus Cristo já venceu!

“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” Colossenses 2:15

Jesus venceu com sua morte, com o seu sepultamento e com a sua ressurreição, nos fazendo participantes desta vitória da cruz: “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.” Hebreus 2:14-15

Aliás, resumidamente, este é o sentido da Páscoa para os cristãos: fomos livres do pecado e recebemos vida, a vida de Cristo em nós e através de nós, passamos da morte para vida, pela vitória na cruz e a ressurreição de Jesus Cristo, pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, nós temos acesso a Deus.

“Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.” 1 Coríntios 5:7b

Está gostando do artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores abençoados do Você Tem Acesso e ser o primeiro a receber novos conteúdos, aprender como ler a Bíblia e crescer espiritualmente.

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

O Verdadeiro Herói é Especialista

Por algumas vezes, recebi uma mensagem pelo WhatsApp falando sobre algumas das especialidades de Jesus Cristo que a Bíblia nos mostra: química, biologia, física, economia e medicina.

Aproveito para reproduzir a mensagem e as referências bíblicas citadas no texto, mostrando que o verdadeiro herói é especialista.

Jesus é especialista em química, Ele converteu a água em vinho“Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” João 2:7-11.

Jesus é especialista em biologia, nasceu sem a concepção normal: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.” Mateus 1:18-25.

Jesus é especialista em física, desmentiu a lei da gravidade, quando andou sobre as águas e subiu aos céus“Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou.” Marcos 6:49-51a

“Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu.” Lucas 24:51.

Jesus é especialista em economia, Ele refutou a lei da matemática ao alimentar 5000 pessoas com somente cinco pães e dois peixes; e ainda fazer sobrar 12 cestos cheios“Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.” Mateus 14:17-21.

Jesus é especialista em medicina, curou os enfermos e os cegos sem administrar nenhuma dose de medicamento: “E Jesus, levantando-se, o seguia, e também os seus discípulos. E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.” Mateus 9:19-22.

“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” João 9:1-7.

A mesma mensagem do WhatsApp, ao final, nos dá alguns motivos que evidenciam que Jesus, o especialista, foi o maior homem da história.

Jesus Foi o Maior Homem da História

Jesus foi o maior homem da história porque:

  • Ele não tinha servos, e no entanto O chamavam de Senhor.
  • Ele não tinha nenhum grau de estudo, e no entanto O chamavam de Mestre.
  • Ele não tinha medicamentos, mas era chamado de médico dos médicos.
  • Ele não tinha exército humano, mas reis O temiam.
  • Ele não ganhou batalhas militares, e no entanto, conquistou o mundo.
  • Ele não cometeu nenhum delito, e no entanto foi crucificado.
  • Ele foi enterrado em uma tumba, e no entanto, Ele vive!

O Verdadeiro Superman, o maior homem da história, voltará e seu retorno é aguardado por muitos.

O Retorno do Verdadeiro Superman

Volta de Jesus - Segunda Vinda de Jesus

O filme “Superman Returns”, “O Retorno do Superman” teve como divulgação a frase de seu diretor Bryan Singer: “- Superman Returns é o que acontece quando o messias retorna.”.

Jesus Cristo voltará. Ele mesmo nos prometeu.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” João 14:1-3

“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20

Jesus Cristo se ofereceu para tirar os nossos pecados e Ele voltará para trazer salvação aos que esperam a volta de Jesus com o coração ardendo.

“Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” Hebreus 9:28

Todos nós somos pecadores, mas precisamos viver de maneira tal como quem reconhece seus pecados, se arrepende, confessa, pede perdão a Deus e é perdoado. Somente nesta condição de pecador arrependido, aos pés de Jesus, discípulo de Cristo, alguém pode ser resgatado por Ele em sua volta.

“Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” Lucas 21:34-36

Jesus é o nosso HERÓI, o único que foi capaz de salvar nossas vidas e nos proporcionar uma caminhada guiada pelo Espírito Santo até a Eternidade!

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” Lucas 19:10

Se você ainda não conhece a Jesus, agarre a primeira oportunidade! Jesus é nosso herói e agora mesmo você pode entregar a Ele o controle de sua vida!

“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” Apocalipse 22:17

Tenha sede de Deus, vá até Ele e receba de graça a água da vida!

Romanos 10:9-10
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Entregue sua vida a Jesus, confesse que Ele é o Senhor e creia em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos e, assim, você será salvo!

Afinal, o mais forte dos heróis dos quadrinhos foi inspirado no maior Herói da história da Terra: Jesus Cristo, o Verdadeiro Superman!

Ele é o  Rei dos reis, 🎩 Senhor dos senhores e  Herói dos heróis!

Conhecendo a Cristo

O que você achou do Superman ter sido inspirado na história de Jesus Cristo? Você já sabia? O que você pensa do endeusamento dos mitos dos quadrinhos e da humanização e tornar um personagem mitológico o Filho de Deus?

Aprenda mais sobre este revolucionário homem cuja história e feitos continuarão ecoando na eternidade.

Batizado aos 30 anos, 3 anos de ministério e, com mais 12 pessoas, fez uma revolução que ecoa até hoje e continuará ecoando na eternidade.

Conhecer a Cristo, o nosso Senhor e Salvador, sua sabedoria, sua conduta e sua motivação é uma obrigação de todo aquele que é nascido de novo.

Se você quer conhecer mais sobre Jesus, estou deixando logo abaixo o link do treinamento em vídeos Conhecendo a Cristo da Escola do Chamado que certamente vai te ajudar.

Comente abaixo e compartilhe com seus amigos. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

3 (60%) 2 votos

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

9 Comentários

    • Olá, Lenildo! Que bom ter gostado da abordagem no artigo.

      Por favor, continue acompanhando o blog.

      Deus te abençoe!

      • Sim, Geraldo.
        E, novamente, parabéns pelo bom trabalho realizado.
        Abraço.
        Paz!

  1. Valdemir Purcino

    Gostei do post muito bom, esta de parabéns.

    • Entrego ao Verdadeiro Superman e Herói dos heróis os parabéns. “Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.” Salmos 115:1

  2. RENAN QUEIROZ

    Com todo respeito, eu sou meio “herege”, às vezes, eu sei… E sei também que o cristão que gosta desta imagem quer realçar o quanto a heroicidade do maior herói, o verdadeiro herói, é grande. Mas, sério, esta imagem me incomoda. Eu não sei, mas às vezes tenho a impressão de que foi uma página de ateus que a criou e um cristão com boa vontade viu em algum lugar e fez uma “leitura positiva” dela. O que mais me incomoda é que as personagens são imaginárias. Se ali estivessem sentados Buda, Maomé, Gandhi seria menos pior. Ainda seria antibíblico se o balãozinho fosse o mesmo, meio que como se Jesus passasse a ideia de que eles até têm certa importância no mundo, mas que quem o salvou foi ele mesmo, Cristo. Se fossem as personagens da vida real com o mesmo balãozinho acrescentado de “Porque sem mim nada podeis fazer. O mais justo de vocês não passa de trapo de imundície”, aí sim… Quando as personagens são imaginárias, aí é que a coisa fica bem ruim porque ou estamos [super]estimando as personagens ou estamos [sub]estimando Jesus, ao acharmos que há algum ponto que os ligue. Qual é o elo entre tais personagens e Cristo para que a charge faça sentido? Aparentemente a heroicidade, mas quando lembramos que tais heróis não existem e que se existissem, mesmo assim, não seriam nem de longe comparáveis a Cristo, a gente acaba percebendo o quanto isso é ofensivo a Jesus (Deus). Não estou querendo ser chato, embora eu o seja, às vezes. Mas é que tenho dificuldades de conceber o Jesus da Bíblia, que no princípio estava com Deus, era Deus, que tudo fez e por meio de quem tudo se fez e sem ele nada do que foi feito se fez, imolado antes da fundação do mundo, que ora suando sangue antes de expiar pecados que são punidos na cruz ou serão punidos no inferno e que a tudo governa soberanamente como Rei que ele é, comparado a produtos da imaginação daqueles por causa de quem Jesus morreu. Como eu disse, entendo quem vê beleza na charge, também gostei logo no primeiro momento que a vi e nem sempre sou tão ortodoxo quanto deveria, mas é que realmente o nosso gosto pela charge parece nos revelar não tanto sobre Jesus, mas sobre nós mesmos: nossa visão sobre quem Cristo é ainda é muito pequena, bem como sobre o horror e a gravidade do pecado do qual ele nos salvou. Que acha?

    • Renan, obrigado por comentar.

      Você fez excelentes observações quanto à charge. Se você reparar, logo acima dela, há um título que diz exatamente isto: não há comparações.

      Infelizmente, muitos passaram a endeusar estes mitos dos quadrinhos e tornar uma mitologia o Filho de Deus.

      Com atenção, discernindo todas as coisas, você entenderá a razão deste artigo.

      Deus te abençoe!

  3. Gautier Paolo

    mandou muito bem, show de bola, BELO TCC rsrs.. Parabéns, Deus continue te usando. Shalom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge