ūüďļ Filipenses – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Antes de voc√™ prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Voc√™ est√° frio na f√© e triste com o rumo em que est√° sua vida espiritual? N√£o desista! Baixe o ūüďē Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde voc√™ aprende 3 princ√≠pios b√≠blicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na f√©. CLIQUE aqui e baixe sua c√≥pia gratuita agora mesmo!

Lendo Filipenses, aprendemos muitos ensinamentos e encontramos princípios para o crescimento espiritual.

Nesta série de vídeos, apresento alguns princípios bíblicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristã e que estão registrados em cada livro da Bíblia.

Gravei o v√≠deo Filipenses – Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual – Aula 54,¬†onde voc√™ aprender√° sobre:

  1. Aaaaa

Este √© o 54¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica na Carta aos Filipenses. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios em Filipenses para crescer espiritualmente.

#1. Diretrizes Para Crescer em Piedade em Efésios

Aqueles que t√™m uma vida devota sabem como √© Deus. Essa √© uma das fun√ß√Ķes prim√°rias da igreja.

A santidade evita qualquer coisa que traga a desuni√£o ou a divis√£o da Igreja. Ela vive sem ego√≠smo, tornando os outros o foco prim√°rio de suas preocupa√ß√Ķes.

Aplicando a Palavra de Deus

Filipenses 1:27-28
‚ÄúVivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ou√ßa, no tocante a v√≥s outros, que estais firmes em um s√≥ esp√≠rito, como uma s√≥ alma, lutando juntos pela f√© evang√©lica; e que em nada estais intimidados pelos advers√°rios. Pois o que √© para eles prova evidente de perdi√ß√£o √©, para v√≥s outros, de salva√ß√£o, e isto da parte de Deus.‚ÄĚ

Conduza sua vida como um serm√£o do evangelho para aqueles que observam sua vida.

Desenvolva a atitude interior da unidade.

Filipenses 2:3-4
‚ÄúNada fa√ßais por partidarismo ou vangl√≥ria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. N√£o tenha cada um em vista o que √© propriamente seu, sen√£o tamb√©m cada qual o que √© dos outros.‚ÄĚ

Viva sem egoísmo! Afaste-se de qualquer ambição egoísta ou atitude presunçosa.

Estime os outros como mais importantes e valiosos que você.

#2. Como Desenvolver Um Discipulado Din√Ęmico em Filipenses

O discipulado é um aprendizado sobre a vida de Jesus, enfocando Cristo como Mentor e Modelo. Jesus escolheu deixar de lado sua forma divina e adotar a forma modesta de um homem.

Mesmo como homem, Ele não escolheu riqueza, poder ou uma posição mundana, mas veio como servo e teve a morte de um criminoso.

Em tudo, Ele se humilhou, confiando em Deus para exaltar e estabelecer Seu nome.

O discipulado pode invocar os crist√£os para escolher deixar de lado direitos muito estimados em nossa cultura e aceitar o papel de vida designado por Deus.

Esse papel pode não parecer um lugar de reconhecimento, mas confie em Deus para escolher como estabelecer e promovê-lo.

Filipenses 2:2
‚Äúcompletai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.‚ÄĚ

Procure manter a unidade com outros crentes em seus pensamentos, atitudes, amor, espírito e propósito.

Reconhe√ßa que o separatista ‚Äúdireito √† pr√≥pria opini√£o‚ÄĚ n√£o √© um ensinamento b√≠blico.

Arrependa-se e renda-se de tal arrog√Ęncia em nome da unidade do corpo de Cristo.

Filipenses 2:5-11
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Pelo que tamb√©m Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que est√° acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos c√©us, na terra e debaixo da terra, e toda l√≠ngua confesse que Jesus Cristo √© Senhor, para gl√≥ria de Deus Pai.‚ÄĚ

Adote a atitude de Cristo de altruísmo, serventia, humildade e obediência.

Filipenses 2:12-13
‚ÄúAssim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, n√£o s√≥ na minha presen√ßa, por√©m, muito mais agora, na minha aus√™ncia, desenvolvei a vossa salva√ß√£o com temor e tremor; porque Deus √© quem efetua em v√≥s tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.‚ÄĚ

Comprometa-se à obediência.

Permita que a obra de salvação de Deus funcione completamente em você.

Reconheça que toda sua vida cristã, de estar disposto a fazer, é obra de Cristo.

Filipenses 2:20-21
‚ÄúPorque a ningu√©m tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses;¬†pois todos eles buscam o que √© seu pr√≥prio, n√£o o que √© de Cristo Jesus.‚ÄĚ

Compreenda que preocupar-se com os interesses de Jesus Cristo significa estar preocupado de maneira altruísta com o bem-estar dos outros.

Filipenses 4:8-9
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

O que tamb√©m aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz ser√° convosco.‚ÄĚ

Determine os seus próprios pensamentos.

Não permita que os outros o façam por você.

Faça com que sua mente se concentre nas coisas que lhe trazem paz e glória a Deus.

Siga a liderança como modelo de vida e de fé.

#3. Princípios Fundamentais Para a Fé em Filipenses

Nossa heran√ßa como crentes pode ser completamente recebida se permanecermos no que Deus disse face √† adversidade das circunst√Ęncias, algumas vezes at√© sofrendo e enfrentando a morte.

Uma postura de f√© elimina o medo e a preocupa√ß√£o e traz a liberdade de ‚Äúregozijar ainda mais‚ÄĚ.

A verdadeira f√© nunca diz, ‚ÄúEu n√£o posso!‚ÄĚ. Uma declara√ß√£o como essa revela a descren√ßa.

Filipenses 1:6
‚ÄúEstou plenamente certo de que aquele que come√ßou boa obra em v√≥s h√° de complet√°-la at√© ao Dia de Cristo Jesus.‚ÄĚ

Acredite que Deus sempre termina o que Ele começou, incluindo a obra dEle em você!

Filipenses 1:21-24
“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo
de partir e estar com Cristo, o que √© incomparavelmente melhor.¬†Mas, por vossa causa, √© mais necess√°rio permanecer na carne.‚ÄĚ

Não tema a morte. Lembre-se que morrer no momento e de acordo com a vontade de Deus é somente uma vitória para o crente.

Filipenses 1:29
‚ÄúPorque vos foi concedida a gra√ßa de padecerdes por Cristo e n√£o somente de crerdes nele,¬†pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que √© o meu.‚ÄĚ

Reconheça e aceite que a verdadeira fé em Jesus Cristo envolverá sofrimento em nome dEle.

Filipenses 4:4-5
‚ÄúAlegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.¬†Seja a vossa modera√ß√£o conhecida de todos os homens. Perto est√° o Senhor.‚ÄĚ

Regozije como uma disciplina constante!

Esteja contente e satisfeito com a porção do que o Senhor já te deu.

Não ambicione além do necessário.

Filipenses 4:6-7
‚ÄúN√£o andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, por√©m, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas peti√ß√Ķes, pela ora√ß√£o e pela s√ļplica, com a√ß√Ķes de gra√ßas.¬†E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar√° o vosso cora√ß√£o e a vossa mente em Cristo Jesus.‚ÄĚ

Recuse-se a se preocupar com as coisas.

Compreenda que Jesus dá paz àqueles que confiam nele e lhe pedem ajuda com gratidão.

Filipenses 4:8
‚ÄúFinalmente, irm√£os, tudo o que √© verdadeiro, tudo o que √© respeit√°vel, tudo o que √© justo, tudo o que √© puro, tudo o que √© am√°vel, tudo o que √© de boa fama, se alguma virtude h√° e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.‚ÄĚ

Renove a sua mente.

Lance fora todo mau pensamento.

Pense de acordo com a vontade de Deus revelada em Sua Palavra.

Filipenses 4:9
‚ÄúO que tamb√©m aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz ser√° convosco.‚ÄĚ

Espelhe-se em bons exemplos de vida crist√£.

Filipenses 4:11
‚ÄúDigo isto, n√£o por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situa√ß√£o.‚ÄĚ

Escolha estar contente em todas as circunst√Ęncias.

Filipenses 4:12-13
‚ÄúTanto sei estar humilhado como tamb√©m ser honrado; de tudo e em todas as circunst√Ęncias, j√° tenho experi√™ncia, tanto de fartura como de fome; assim de abund√Ęncia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.‚ÄĚ

Saiba e acredite que Jesus lhe permitirá fazer tudo que Ele lhe pede. Nada é impossível para aquele que crê!

#4. Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica em Filipenses

A devo√ß√£o enfoca o objetivo de intimidade com Deus. √Č ‚Äúdevotar a si mesmo‚ÄĚ para conhecer Jesus Cristo. Uma medida de maturidade √© o n√≠vel em que essa busca torna-se nosso foco e desejo de consumo.

Em nenhuma outra parte o disc√≠pulo de Jesus √© mais desafiado a tornar-se um homem ou mulher ‚Äúsegundo o cora√ß√£o de Deus‚ÄĚ do que aqui.

Filipenses 3:7-9
‚ÄúMas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.¬†Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo¬†e ser achado nele, n√£o tendo justi√ßa pr√≥pria, que procede de lei, sen√£o a que √© mediante a f√© em Cristo, a justi√ßa que procede de Deus, baseada na f√©;‚ÄĚ

Compreenda que nenhuma realização pessoal pode ganhar posição espiritual.

N√£o tenha medo de perder tudo em sua busca para conhecer Cristo.

Torne ‚Äúconhecer‚ÄĚ Cristo sua principal meta de vida.

Saiba que essa busca sempre envolve sacrifício e altruísmo.

Filipenses 3:12-14
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.

Irm√£os, quanto a mim, n√£o julgo hav√™-lo alcan√ßado; mas uma coisa fa√ßo: esquecendo-me das coisas que para tr√°s ficam e avan√ßando para as que diante de mim est√£o,¬†prossigo para o alvo, para o pr√™mio da soberana voca√ß√£o de Deus em Cristo Jesus.‚ÄĚ

Procure atingir a meta que Deus estabeleceu para você.

N√£o economize nessa busca.

Não poupe esforços em seu caminho de conhecer Cristo.

Filipenses 3:15
‚ÄúTodos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, tamb√©m isto Deus vos esclarecer√°.‚ÄĚ

Reconheça que a busca apenas de Deus é a marca de autenticidade da verdadeira maturidade espiritual.

Filipenses 3:17-19
‚ÄúIrm√£os, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em n√≥s.¬†Pois muitos andam entre n√≥s, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, at√© chorando, que s√£o inimigos da cruz de Cristo.¬†O destino deles √© a perdi√ß√£o, o deus deles √© o ventre, e a gl√≥ria deles est√° na sua inf√Ęmia, visto que s√≥ se preocupam com as coisas terrenas.‚ÄĚ

Saiba que aqueles que oferecem alternativas baratas para conhecer a Cristo tornam-se seus inimigos.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre piedade, santidade, relacionamentos piedosos, dom√≠nio da l√≠ngua, batalha espiritual, vida s√°bia e generosa.

Assista ao próximo vídeo, Colossenses, a aula 55 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos em Filipenses sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

 

Avalie este artigo

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge