đŸ“ș Filipenses – Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus

Antes de vocĂȘ prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: VocĂȘ estĂĄ frio na fĂ© e triste com o rumo em que estĂĄ sua vida espiritual? NĂŁo desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde vocĂȘ aprende 3 princĂ­pios bĂ­blicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fĂ©. CLIQUE aqui e baixe sua cĂłpia gratuita agora mesmo!

Lendo Filipenses, aprendemos muitos ensinamentos e encontramos princĂ­pios para o crescimento espiritual.

Nesta série de vídeos, apresento alguns princípios bíblicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristã e que estão registrados em cada livro da Bíblia.

Gravei o vĂ­deo Filipenses – LiçÔes da BĂ­blia para Crescimento Espiritual – Aula 54, onde vocĂȘ aprenderĂĄ sobre:

  1. Diretrizes Para Crescer em Piedade
  2. Como Desenvolver Um Discipulado DinĂąmico
  3. PrincĂ­pios Fundamentais Para a FĂ©
  4. Passos Para Uma Devoção Dinùmica

Este Ă© o 54Âș vĂ­deo da sĂ©rie Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus, em que apresento alguns princĂ­pios bĂ­blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristĂŁ e que estĂŁo registrados em cada livro da BĂ­blia.

Aprenda fundamentos e ensinos com aplicação pråtica na Carta aos Filipenses. São verdades que nos convocam a tomarmos algumas açÔes.

Confira o vídeo com princípios em Filipenses para crescer espiritualmente.

#1. Diretrizes Para Crescer em Piedade em Filipenses

Aqueles que tĂȘm uma vida devota sabem como Ă© Deus. Essa Ă© uma das funçÔes primĂĄrias da igreja.

A santidade evita qualquer coisa que traga a desunião ou a divisão da Igreja. Ela vive sem egoísmo, tornando os outros o foco primårio de suas preocupaçÔes.

Aplicando a Palavra de Deus

Filipenses 1:27-28
“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vĂłs outros, que estais firmes em um sĂł espĂ­rito, como uma sĂł alma, lutando juntos pela fĂ© evangĂ©lica; e que em nada estais intimidados pelos adversĂĄrios. Pois o que Ă© para eles prova evidente de perdição Ă©, para vĂłs outros, de salvação, e isto da parte de Deus.”

Conduza sua vida como um sermĂŁo do evangelho para aqueles que observam sua vida.

Desenvolva a atitude interior da unidade.

Filipenses 2:3-4
“Nada façais por partidarismo ou vanglĂłria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. NĂŁo tenha cada um em vista o que Ă© propriamente seu, senĂŁo tambĂ©m cada qual o que Ă© dos outros.”

Viva sem egoísmo! Afaste-se de qualquer ambição egoísta ou atitude presunçosa.

Estime os outros como mais importantes e valiosos que vocĂȘ.

#2. Como Desenvolver Um Discipulado DinĂąmico em Filipenses

O discipulado Ă© um aprendizado sobre a vida de Jesus, enfocando Cristo como Mentor e Modelo. Jesus escolheu deixar de lado sua forma divina e adotar a forma modesta de um homem.

Mesmo como homem, Ele não escolheu riqueza, poder ou uma posição mundana, mas veio como servo e teve a morte de um criminoso.

Em tudo, Ele se humilhou, confiando em Deus para exaltar e estabelecer Seu nome.

O discipulado pode invocar os cristĂŁos para escolher deixar de lado direitos muito estimados em nossa cultura e aceitar o papel de vida designado por Deus.

Esse papel pode nĂŁo parecer um lugar de reconhecimento, mas confie em Deus para escolher como estabelecer e promovĂȘ-lo.

Filipenses 2:2
“completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.”

Procure manter a unidade com outros crentes em seus pensamentos, atitudes, amor, espĂ­rito e propĂłsito.

Reconheça que o separatista “direito Ă  prĂłpria opiniĂŁo” nĂŁo Ă© um ensinamento bĂ­blico.

Arrependa-se e renda-se de tal arrogĂąncia em nome da unidade do corpo de Cristo.

Filipenses 2:5-11
“Tende em vĂłs o mesmo sentimento que houve tambĂ©m em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, nĂŁo julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente atĂ© Ă  morte e morte de cruz.

Pelo que tambĂ©m Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que estĂĄ acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cĂ©us, na terra e debaixo da terra, e toda lĂ­ngua confesse que Jesus Cristo Ă© Senhor, para glĂłria de Deus Pai.”

Adote a atitude de Cristo de altruĂ­smo, serventia, humildade e obediĂȘncia.

Filipenses 2:12-13
“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, nĂŁo sĂł na minha presença, porĂ©m, muito mais agora, na minha ausĂȘncia, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus Ă© quem efetua em vĂłs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Comprometa-se Ă  obediĂȘncia.

Permita que a obra de salvação de Deus funcione completamente em vocĂȘ.

Reconheça que toda sua vida cristã, de estar disposto a fazer, é obra de Cristo.

Filipenses 2:20-21
“Porque a ninguĂ©m tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses; pois todos eles buscam o que Ă© seu prĂłprio, nĂŁo o que Ă© de Cristo Jesus.”

Compreenda que preocupar-se com os interesses de Jesus Cristo significa estar preocupado de maneira altruĂ­sta com o bem-estar dos outros.

Filipenses 4:8-9
“Finalmente, irmĂŁos, tudo o que Ă© verdadeiro, tudo o que Ă© respeitĂĄvel, tudo o que Ă© justo, tudo o que Ă© puro, tudo o que Ă© amĂĄvel, tudo o que Ă© de boa fama, se alguma virtude hĂĄ e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

O que tambĂ©m aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz serĂĄ convosco.”

Determine os seus prĂłprios pensamentos.

NĂŁo permita que os outros o façam por vocĂȘ.

Faça com que sua mente se concentre nas coisas que lhe trazem paz e glória a Deus.

Siga a liderança como modelo de vida e de fé.

#3. PrincĂ­pios Fundamentais Para a FĂ© em Filipenses

Nossa herança como crentes pode ser completamente recebida se permanecermos no que Deus disse face à adversidade das circunstùncias, algumas vezes até sofrendo e enfrentando a morte.

Uma postura de fĂ© elimina o medo e a preocupação e traz a liberdade de “regozijar ainda mais”.

A verdadeira fĂ© nunca diz, “Eu nĂŁo posso!”. Uma declaração como essa revela a descrença.

Filipenses 1:6
“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vĂłs hĂĄ de completĂĄ-la atĂ© ao Dia de Cristo Jesus.”

Acredite que Deus sempre termina o que Ele começou, incluindo a obra dEle em vocĂȘ!

Filipenses 1:21-24
“Porquanto, para mim, o viver Ă© Cristo, e o morrer Ă© lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, jĂĄ nĂŁo sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo
de partir e estar com Cristo, o que Ă© incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, Ă© mais necessĂĄrio permanecer na carne.”

NĂŁo tema a morte. Lembre-se que morrer no momento e de acordo com a vontade de Deus Ă© somente uma vitĂłria para o crente.

Filipenses 1:29
“Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e nĂŁo somente de crerdes nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que Ă© o meu.”

Reconheça e aceite que a verdadeira fé em Jesus Cristo envolverå sofrimento em nome dEle.

Filipenses 4:4-5
“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.”

Regozije como uma disciplina constante!

Esteja contente e satisfeito com a porção do que o Senhor jå te deu.

Não ambicione além do necessårio.

Filipenses 4:6-7
“NĂŁo andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porĂ©m, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petiçÔes, pela oração e pela sĂșplica, com açÔes de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardarĂĄ o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Recuse-se a se preocupar com as coisas.

Compreenda que Jesus dĂĄ paz Ă queles que confiam nele e lhe pedem ajuda com gratidĂŁo.

Filipenses 4:8
“Finalmente, irmĂŁos, tudo o que Ă© verdadeiro, tudo o que Ă© respeitĂĄvel, tudo o que Ă© justo, tudo o que Ă© puro, tudo o que Ă© amĂĄvel, tudo o que Ă© de boa fama, se alguma virtude hĂĄ e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Renove a sua mente.

Lance fora todo mau pensamento.

Pense de acordo com a vontade de Deus revelada em Sua Palavra.

Filipenses 4:9
“O que tambĂ©m aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz serĂĄ convosco.”

Espelhe-se em bons exemplos de vida cristĂŁ.

Filipenses 4:11
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.”

Escolha estar contente em todas as circunstĂąncias.

Filipenses 4:12-13
“Tanto sei estar humilhado como tambĂ©m ser honrado; de tudo e em todas as circunstĂąncias, jĂĄ tenho experiĂȘncia, tanto de fartura como de fome; assim de abundĂąncia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”

Saiba e acredite que Jesus lhe permitirĂĄ fazer tudo que Ele lhe pede. Nada Ă© impossĂ­vel para aquele que crĂȘ!

#4. Passos Para Uma Devoção Dinùmica em Filipenses

A devoção enfoca o objetivo de intimidade com Deus. É “devotar a si mesmo” para conhecer Jesus Cristo. Uma medida de maturidade Ă© o nĂ­vel em que essa busca torna-se nosso foco e desejo de consumo.

Em nenhuma outra parte o discĂ­pulo de Jesus Ă© mais desafiado a tornar-se um homem ou mulher “segundo o coração de Deus” do que aqui.

Filipenses 3:7-9
“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, nĂŁo tendo justiça prĂłpria, que procede de lei, senĂŁo a que Ă© mediante a fĂ© em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fĂ©;”

Compreenda que nenhuma realização pessoal pode ganhar posição espiritual.

NĂŁo tenha medo de perder tudo em sua busca para conhecer Cristo.

Torne “conhecer” Cristo sua principal meta de vida.

Saiba que essa busca sempre envolve sacrifĂ­cio e altruĂ­smo.

Filipenses 3:12-14
“NĂŁo que eu o tenha jĂĄ recebido ou tenha jĂĄ obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que tambĂ©m fui conquistado por Cristo Jesus.

IrmĂŁos, quanto a mim, nĂŁo julgo havĂȘ-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trĂĄs ficam e avançando para as que diante de mim estĂŁo, prossigo para o alvo, para o prĂȘmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Procure atingir a meta que Deus estabeleceu para vocĂȘ.

NĂŁo economize nessa busca.

Não poupe esforços em seu caminho de conhecer Cristo.

Filipenses 3:15
“Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, tambĂ©m isto Deus vos esclarecerĂĄ.”

Reconheça que a busca apenas de Deus é a marca de autenticidade da verdadeira maturidade espiritual.

Filipenses 3:17-19
“IrmĂŁos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nĂłs. Pois muitos andam entre nĂłs, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, atĂ© chorando, que sĂŁo inimigos da cruz de Cristo. O destino deles Ă© a perdição, o deus deles Ă© o ventre, e a glĂłria deles estĂĄ na sua infĂąmia, visto que sĂł se preocupam com as coisas terrenas.”

Saiba que aqueles que oferecem alternativas baratas para conhecer a Cristo tornam-se seus inimigos.

ConclusĂŁo

Bem… Falamos sobre piedade, santidade, relacionamentos piedosos, domĂ­nio da lĂ­ngua, batalha espiritual, vida sĂĄbia e generosa.

Assista ao próximo vídeo, Colossenses, a aula 55 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, entĂŁo…? O que vocĂȘ pensa sobre estes princĂ­pios que encontramos em Filipenses sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e não deixe de fazer download dos 2 presentes que eu falo no final do vídeo. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso!

Avalie este artigo

Guia PrĂĄtico e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge