ūüďļ Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas – Parte 3 – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Antes de voc√™ prosseguir com sua leitura, permita-me te fazer uma r√°pida pergunta: ūü§≤ Como anda sua vida de ora√ß√£o? Mais cedo ou mais tarde, voc√™ far√° o download do novo ūüďē Guia Minha Vida de Ora√ß√£o para voc√™ revolucionar sua vida de ora√ß√£o. Neste estudo revelador, um guia pr√°tico, exclusivo e definitivo, aprenda princ√≠pios b√≠blicos e segredos espirituais sobre como orar de maneira eficaz mesmo que voc√™ seja novo na f√©. ūüėÄ CLIQUE aqui e baixe sua c√≥pia agora mesmo!!

Com a leitura bíblica nos Evangelhos Sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas, aprendemos muitos ensinamentos, encontramos princípios para o crescimento espiritual.

Referimos a Mateus, Marcos e Lucas como Evangelhos Sinóticos, porque são relatos paralelos da vida e ministério de Jesus.

A palavra sinóticos vem do Grego com o significado de sin = mesma; ótica = olhar. Assim, podemos num mesmo olhar ler o texto dos três Evangelhos.

Colocando os Evangelhos em três colunas, percebemos as semelhanças ou diferenças do texto.

Estes Evangelhos são designados assim por conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras.

Para a import√Ęncia devida aos ensinamentos de Jesus recontados nos Evangelhos Sin√≥ticos e para n√£o sermos repetitivos, agregaremos as li√ß√Ķes dos tr√™s primeiros Evangelhos, identificando a refer√™ncia de cada um quando apropriado. Repartiremos estas li√ß√Ķes em 3 aulas.

Muitos irmãos que acompanham o Você Tem Acesso pediram e o Senhor me direcionou a gravar uma série de vídeos em que apresento alguns princípios bíblicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristã e que estão registrados em cada livro da Bíblia.

Iniciando o Novo Testamento, gravei o v√≠deo Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas – Parte 3¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual – Aula 46,¬†onde voc√™ aprender√° sobre:

  • Vida S√°bia
  • Uso Justo do Dinheiro
  • Instru√ß√Ķes Diversas

Este √© o 46¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas para crescer espiritualmente.

#1. Princípios Para Uma Vida Sábia nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas

Jesus motiva seus disc√≠pulos a viverem de modo justo, ao enfatizar que essa vida vem do cora√ß√£o com amor e confian√ßa, mais do que atrav√©s da observ√Ęncia de um c√≥digo de √©tica externo.

Consequentemente, a sabedoria do Novo Testamento revela as diferen√ßas entre um comportamento correto, baseado apenas na Lei, e a√ß√Ķes justas que v√™m do cora√ß√£o de uma nova vida renascida em Cristo.

Aplicando a Palavra de Deus

Mateus 7:13-14
‚ÄúEntrai pela porta estreita (larga √© a porta, e espa√ßoso, o caminho que conduz para a perdi√ß√£o, e s√£o muitos os que entram por ela), porque estreita √© a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e s√£o poucos os que acertam com ela.‚ÄĚ

Lucas 13:23-24
“E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos?

Respondeu-lhes: Esfor√ßai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurar√£o entrar e n√£o poder√£o.‚ÄĚ

Suspeite das coisas que sejam populares ou favorecidas pela maioria apegada às coisas mundanas.

Mateus 15:10-20
“E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.

Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram?

Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.

Deixai-os; s√£o cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cair√£o ambos no barranco.

Ent√£o, lhe disse Pedro: Explica-nos a par√°bola.

Jesus, porém, disse: Também vós não entendeis ainda?

Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso?

Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.

Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.

S√£o estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as m√£os n√£o o contamina.‚ÄĚ

Marcos 7:14-23
“Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, todos, e entendei.

Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina. [Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.]

Quando entrou em casa, deixando a multidão, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola.

Então, lhes disse: Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos.

E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina.

Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Ora, todos estes males v√™m de dentro e contaminam o homem.‚ÄĚ

Compreenda que o mal origina-se no coração.

Mateus 7:15-20
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.

N√£o pode a √°rvore boa produzir frutos maus, nem a √°rvore m√° produzir frutos bons.

Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.‚ÄĚ

Lucas 6:43-45
“Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.

Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto.

Porque n√£o se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.

O homem bom do bom tesouro do cora√ß√£o tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que est√° cheio o cora√ß√£o.‚ÄĚ

Compreenda que os resultados da vida e trabalho individuais s√£o melhores indica√ß√Ķes de motivos pessoais do que apar√™ncias ou reivindica√ß√Ķes.

Mateus 7:21-23
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos, naquele dia, h√£o de dizer-me: Senhor, Senhor!

Porventura, n√£o temos n√≥s profetizado em teu nome, e em teu nome n√£o expelimos dem√īnios, e em teu nome n√£o fizemos muitos milagres?

Ent√£o, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniq√ľidade.‚ÄĚ

Lucas 6:46
‚ÄúPor que me chamais Senhor, Senhor, e n√£o fazeis o que vos mando?‚ÄĚ

Lucas 13:24-30
“Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois.

Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.

Mas ele vos dir√°: N√£o sei donde v√≥s sois; apartai-vos de mim, v√≥s todos os que praticais iniq√ľidades.

Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.

Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus.

Contudo, h√° √ļltimos que vir√£o a ser primeiros, e primeiros que ser√£o √ļltimos.”

Esteja prevenido de que o que você pratica demonstra seu relacionamento com Jesus.

Nunca subestime a obediência.

Saiba que muitos que esperam a aprovação divina receberão a censura ou mesmo o julgamento ao invés da mesma.

Lucas 16:14-15
“Os fariseus, que eram avarentos, ouviam tudo isto e o ridiculizavam.

Mas Jesus lhes disse: V√≥s sois os que vos justificais a v√≥s mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso cora√ß√£o; pois aquilo que √© elevado entre homens √© abomina√ß√£o diante de Deus.‚ÄĚ

Cuidado ao julgar a si mesmo e ao seu sucesso de acordo com os padr√Ķes humanos.

Lembre-se de que a popularidade e aprovação humana não indicam necessariamente a aprovação de Deus em uma situação.

Mateus 20:20-28
“Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.

Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.

Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.

Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo;é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.

Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irm√£os.

Ent√£o, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.

Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Saindo eles de Jericó, uma grande multidão o acompanhava.

E eis que dois cegos, assentados √† beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaix√£o de n√≥s!‚ÄĚ

Marcos 10:35-37
“Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir.

E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça?

Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua gl√≥ria, nos assentemos um √† tua direita e o outro √† tua esquerda.‚ÄĚ

Lucas 22:24-27
“Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior.

Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade s√£o chamados benfeitores.

Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.

Pois qual √© maior: quem est√° √† mesa ou quem serve? Porventura, n√£o √© quem est√° √† mesa? Pois, no meio de v√≥s, eu sou como quem serve.‚ÄĚ

Compreenda que a autoridade do reino de Deus e os sistemas de autoridade do mundo frequentemente s√£o opostos.

#2. Aprendendo o Uso Justo do Dinheiro nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas

Embora na Bíblia a riqueza seja mostrada como um aspecto da bênção e aprovação, o Novo Testamento traz ênfase adicional da possessão e uso da riqueza ou dinheiro em conexão com a atitude do comportamento do coração e motivação interna.

Um cora√ß√£o justo n√£o serve ao dinheiro. Mamom est√° estritamente associado com o dinheiro ‚Äď talvez mesmo nomeando o principado demon√≠aco da economia do mundo.

Jesus iguala o amor pelo dinheiro ao de Mamom. O dinheiro deve ser manuseado com cuidado e usado com sabedoria, para que o desejo por ele n√£o nos seduza da verdadeira piedade a Deus.

Mateus 6:19-24
‚ÄúN√£o acumuleis para v√≥s outros tesouros sobre a terra, onde a tra√ßa e a ferrugem corroem e onde ladr√Ķes escavam e roubam; mas ajuntai para v√≥s outros tesouros no c√©u, onde tra√ßa nem ferrugem corr√≥i, e onde ladr√Ķes n√£o escavam, nem roubam; porque, onde est√° o teu tesouro, a√≠ estar√° tamb√©m o teu cora√ß√£o.

S√£o os olhos a l√Ęmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser√° luminoso; se, por√©m, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estar√° em trevas. Portanto, caso a luz que em ti h√° sejam trevas, que grandes trevas ser√£o!

Ningu√©m pode servir a dois senhores; porque ou h√° de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotar√° a um e desprezar√° ao outro. N√£o podeis servir a Deus e √†s riquezas.‚ÄĚ

Lucas 12:33-34
‚ÄúVendei os vossos bens e dai esmola; fazei para v√≥s outros bolsas que n√£o desgastem, tesouro inextingu√≠vel nos c√©us, onde n√£o chega o ladr√£o, nem a tra√ßa consome, porque, onde est√° o vosso tesouro, a√≠ estar√° tamb√©m o vosso cora√ß√£o.‚ÄĚ

Lembre-se que seu coração segue seus tesouros.

Coloque seus tesouros onde você quer que sua vida seja.

Evite colocar suas afei√ß√Ķes e lealdade em lugar errado por motivo de possess√Ķes pessoais.

Venda possess√Ķes desnecess√°rias ou que o distraiam e d√™ o dinheiro para os pobres ou para obra do Senhor.

Lucas 12:13-15
“Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.

Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?

Ent√£o, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem n√£o consiste na abund√Ęncia dos bens que ele possui.‚ÄĚ

Pratique a generosidade para com Deus.

Pare com qualquer forma de reservas (clamor pelas ‚Äúcoisas‚ÄĚ motivado pelo medo) o de armazenar tesourou na Terra.

Lucas 16:1-13
“Disse Jesus também aos discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador; e este lhe foi denunciado como quem estava a defraudar os seus bens.

Então, mandando-o chamar, lhe disse: Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes mais continuar nela.

Disse o administrador consigo mesmo: Que farei, pois o meu senhor me tira a administração? Trabalhar na terra não posso; também de mendigar tenho vergonha.

Eu sei o que farei, para que, quando for demitido da administração, me recebam em suas casas.

Tendo chamado cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu patr√£o?‚ÄĚ

Respondeu ele: Cem cados de azeite. Ent√£o, disse: Toma a tua conta, assenta-te depressa e escreve cinq√ľenta.

Depois, perguntou a outro: Tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. Disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.

E elogiou o senhor o administrador infiel porque se houvera atiladamente, porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz.

E eu vos recomendo: das riquezas de origem iníqua fazei amigos; para que, quando aquelas vos faltarem, esses amigos vos recebam nos tabernáculos eternos.

Quem é fel no pouco também é fel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.

Se, pois, não vos tornastes féis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?

Se não vos tornastes féis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?

Ningu√©m pode servir a dois senhores; porque ou h√° de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotar√° a um e desprezar√° ao outro. N√£o podeis servir a Deus e √†s riquezas.‚ÄĚ

Empregue a riqueza material para o Reino e não para a ambição pessoal egoísta.

Lembre que um uso como este e seus recursos financeiros tem resultados eternos.

Mateus 19:21-26
“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.

Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.

Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?

Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto √© imposs√≠vel aos homens, mas para Deus tudo √© poss√≠vel.‚ÄĚ

Marcos 10:21-27
“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.

Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.
Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!

√Č mais f√°cil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Ent√£o, quem pode ser salvo?

Jesus, por√©m, fitando neles o olhar, disse: Para os homens √© imposs√≠vel; contudo, n√£o para Deus, porque para Deus tudo √© poss√≠vel.‚ÄĚ

Lucas 18:22-27
“Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.

Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo.

E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?

Mas ele respondeu: Os imposs√≠veis dos homens s√£o poss√≠veis para Deus.‚ÄĚ

Liberte seu cora√ß√£o das suas possess√Ķes.

Não busque sua segurança em posses financeiras ou bens materiais.

#3. Instru√ß√Ķes Diversas nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas

Aqui h√° v√°rias instru√ß√Ķes importantes encontradas nos Evangelhos Sin√≥ticos, mas que n√£o se incluem nas categorias anteriores.

Mateus 3:11-12
“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

A sua p√°, ele a tem na m√£o e limpar√° completamente a sua eira; recolher√° o seu trigo no celeiro, mas queimar√° a palha em fogo inextingu√≠vel.‚ÄĚ

Marcos 1:8
‚ÄúEu vos tenho batizado com √°gua; ele, por√©m, vos batizar√° com o Esp√≠rito Santo.‚ÄĚ

Lucas 3:15-17
“Estando o povo na expectativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo, disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

A sua p√°, ele a tem na m√£o, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; por√©m queimar√° a palha em fogo inextingu√≠vel.‚ÄĚ

Escolha e acolha a obra de purificação do Espírito Santo como resultado da habitação e envolvimento contínuo dele.

Mateus 5:27-30
“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.

Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.

Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.

E, se a tua m√£o direita te faz trope√ßar, corta-a e lan√ßa-a de ti; pois te conv√©m que se perca um dos teus membros, e n√£o v√° todo o teu corpo para o inferno.‚ÄĚ

Desenvolva um rancor saud√°vel para com toda imoralidade e pecado sexual.

Saiba que o pecado sexual começa com um pensamento, olhar lascivo ou toque inadequado.

Mateus 6:25-34
“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta.

Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

Qual de v√≥s, por ansioso que esteja, pode acrescentar um c√īvado ao curso da sua vida?

E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.

Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Portanto, n√£o vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Portanto, n√£o vos inquieteis com o dia de amanh√£, pois o amanh√£ trar√° os seus cuidados; basta ao dia o seu pr√≥prio mal.‚ÄĚ

Lucas 12:22-34
“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.

Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!

Qual de v√≥s, por ansioso que esteja, pode acrescentar um c√īvado ao curso da sua vida?

Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?

Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!

N√£o andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e n√£o vos entregueis a inquieta√ß√Ķes.

Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.

Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos ser√£o acrescentadas.

Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para v√≥s outros bolsas que n√£o desgastem, tesouro inextingu√≠vel nos c√©us, onde n√£o chega o ladr√£o, nem a tra√ßa consome, porque, onde est√° o vosso tesouro, a√≠ estar√° tamb√©m o vosso cora√ß√£o.‚ÄĚ

Chame a preocupação de pecado.

Discipline-se para afastar-se de qualquer ansiedade escolha confiar no Senhor.

Mateus 9:16-17
‚ÄúNingu√©m p√Ķe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura.

Nem se p√Ķe vinho novo em odres velhos; do contr√°rio, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas p√Ķe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.‚ÄĚ

Marcos 2:21-22
“Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura.

Ningu√©m p√Ķe vinho novo em odres velhos; do contr√°rio, o vinho romper√° os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas p√Ķe-se vinho novo em odres novos.‚ÄĚ

Lucas 5:36-39
‚ÄúTamb√©m lhes disse uma par√°bola: Ningu√©m tira um peda√ßo de veste nova e o p√Ķe em veste velha; pois rasgar√° a nova, e o remendo da nova n√£o se ajustar√° √† velha.

E ningu√©m p√Ķe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romper√° os odres; entornar-se-√° o vinho, e os odres se estragar√£o.

Pelo contr√°rio, vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam].

E ningu√©m, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho √© excelente.‚ÄĚ

Evite impor estruturas tradicionais passadas em renova√ß√Ķes presentes.

Compreenda que as estruturas e formas de ontem, frequentemente, s√£o incapazes de lidar com a din√Ęmica atual de renova√ß√£o espiritual.

Mateus 12:43-45
“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra.

Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.

Ent√£o, vai e leva consigo outros sete esp√≠ritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o √ļltimo estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim tamb√©m acontecer√° a esta gera√ß√£o perversa.‚ÄĚ

Lucas 11:24-26
“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.

E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada.

Ent√£o, vai e leva consigo outros sete esp√≠ritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o √ļltimo estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.‚ÄĚ

Seja advertido de que voltar a uma escravidão da qual você já foi libertado resulta em uma escravidão ainda mais profunda.

Mateus 13:31-32
‚ÄúOutra par√°bola lhes prop√īs, dizendo: O reino dos c√©us √© semelhante a um gr√£o de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual √©, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, √© maior do que as hortali√ßas, e se faz √°rvore, de modo que as aves do c√©u v√™m aninhar-se nos seus ramos.‚ÄĚ

Marcos 4:30-32
“Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?

√Č como um gr√£o de mostarda, que, quando semeado, √© a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortali√ßas e deita grandes ramos, a ponto de as aves do c√©u poderem aninhar-se √† sua sombra.‚ÄĚ

Lucas 13:18-19
“E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?

√Č semelhante a um gr√£o de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fez-se √°rvore; e as aves do c√©u aninharam-se nos seus ramos.‚ÄĚ

Reconheça que a fé é decisão e obediência ao invés de habilidade.

Compreenda que a fé obediente liberta o poder do Espírito Santo para realizar a tarefa.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre vida s√°bia, uso justo do dinheiro e outras instru√ß√Ķes diversas.

Assista ao próximo vídeo, Evangelho de João, a aula 47 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos nos¬†Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas - Parte 3 - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Avalie este artigo

Você Precisa de Ajuda Para Evangelizar?

Fa√ßa parte dos mais de 625 servos de Deus que buscaram ajuda para aprender a evangelizar e IMPACTARAM positivamente suas vidas com Deus e seus minist√©rios com o ūüďė Guia Como Evangelizar. Neste guia pr√°tico e exclusivo, aprenda O Que Saber, Fazer e Evitar para cumprir o "Ide" de maneira simples eficaz, mesmo que voc√™ ainda n√£o tenha evangelizado. ūüėÄ Clique aqui e baixe sua c√≥pia gratuitamente!

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Ama a Palavra de Deus. Pastor. Idealizador do Você Tem Acesso e do Leitura Bíblica do Dia. Autor dos Livros Digitais Amor Vertical, Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge