ūüďļ Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas – Parte 1 – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Com a leitura bíblica nos Evangelhos Sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas, aprendemos muitos ensinamentos, encontramos princípios para o crescimento espiritual.

Antes de voc√™ prosseguir com sua leitura, permita-me te fazer uma r√°pida pergunta: ūüďĖ Voc√™ quer descobrir como em poucos dias melhorar em, no m√≠nimo, ūüíĮ% sua leitura e entendimento da B√≠blia em 2018 mesmo sem experi√™ncia, assim como pessoas comuns est√£o aprendendo? ūüėÄ Se voc√™ respondeu SIM, clique aqui e assista a este v√≠deo antes que saia do ar!

Referimos a Mateus, Marcos e Lucas como Evangelhos Sinóticos, porque são relatos paralelos da vida e ministério de Jesus.

A palavra sinóticos vem do Grego com o significado de sin = mesma; ótica = olhar. Assim, podemos num mesmo olhar ler o texto dos três Evangelhos.

Colocando os Evangelhos em três colunas, percebemos as semelhanças ou diferenças do texto.

Estes Evangelhos são designados assim por conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras.

Para a import√Ęncia devida aos ensinamentos de Jesus recontados nos Evangelhos Sin√≥ticos e para n√£o sermos repetitivos, agregaremos as li√ß√Ķes dos tr√™s primeiros Evangelhos, identificando a refer√™ncia de cada um quando apropriado. Repartiremos estas li√ß√Ķes em 3 aulas.

Muitos irmãos que acompanham o Você Tem Acesso pediram e o Senhor me direcionou a gravar uma série de vídeos em que apresento alguns princípios bíblicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristã e que estão registrados em cada livro da Bíblia.

Iniciando o Novo Testamento, gravei o v√≠deo Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas – Parte 1¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual – Aula 44,¬†onde voc√™ aprender√° sobre:

  • Diretrizes para Crescer em Piedade
  • Passos Para a Santidade
  • Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica
  • Passos Para Uma Obedi√™ncia Fiel

Este √© o 44¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas para crescer espiritualmente.

#1. Diretrizes para Crescer em Piedade nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas

Nos Evangelhos, bem como em todo o Novo Testamento, a piedade (ou vida piedosa) adota uma nova dimens√£o.

Jesus veio e demonstrou a conveniência da piedade pessoal, e deu o Espírito Santo para viver essa vida através de nós.

Como resultado, temos a esperan√ßa de experimentar a verdadeira vida de Deus. A vida e ensinamentos de Jesus nos deram instru√ß√Ķes sobre como viver uma vida piedosa.

Embora a devoção não garanta o acesso da Terra para o Céu, através da vida devota podemos descobrir a bênção do Céu na Terra.

Aplicando a Palavra de Deus

Mateus 5:17-20
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

Porque vos digo que, se a vossa justi√ßa n√£o exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos c√©us.‚ÄĚ

Compreenda que o ministério de Jesus cumpriu a Lei; ele não aboliu. Esteja advertido de que aqueles que ensinam sem seguir a lei não serão importantes no Reino.

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o o separe o homem.‚ÄĚ

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

Lucas 16:18
‚ÄúQuem repudiar sua mulher e casar com outra comete adult√©rio; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido tamb√©m comete adult√©rio.‚ÄĚ

Compreenda que o divórcio jamais deve ser usado como um recursos.

Reconheça que o divórcio contraria a ordem divinamente criada e é, portanto, um pecado.

Mateus 10:32-33
‚ÄúPortanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, tamb√©m eu o confessarei diante de meu Pai, que est√° nos c√©us; mas aquele que me negar diante dos homens, tamb√©m eu o negarei diante de meu Pai, que est√° nos c√©us.‚ÄĚ

Lucas 12:8-9
‚ÄúDigo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, tamb√©m o Filho do Homem o confessar√° diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens ser√° negado diante dos anjos de Deus.‚ÄĚ

Confesse corajosamente Jesus perante os outros; creia que ele o reconhecer√° perante o Pai.

Mateus 15:1-9
“Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram:

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem.

Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?

Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua m√£e; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua m√£e seja punido de morte.

Mas v√≥s dizeis: Se algu√©m disser a seu pai ou a sua m√£e: √Č oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; esse jamais honrar√° a seu pai ou a sua m√£e. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradi√ß√£o.

Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

E em v√£o me adoram, ensinando doutrinas que s√£o preceitos de homens.‚ÄĚ

Marcos 7:1-13
“Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém.

E, vendo que alguns dos disc√≠pulos dele comiam p√£o com as m√£os impuras, isto √©, por lavar (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradi√ß√£o dos anci√£os, n√£o comem sem lavar cuidadosamente as m√£os; quando voltam da pra√ßa, n√£o comem sem se aspergirem; e h√° muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal [e camas]), interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que n√£o andam os teus disc√≠pulos de conformidade com a tradi√ß√£o dos anci√£os, mas comem com as m√£os por lavar?‚ÄĚ

Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

E em v√£o me adoram, ensinando doutrinas que s√£o preceitos de homens.

Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.

E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.

Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.

V√≥s, por√©m, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua m√£e: Aquilo que poderias aproveitar de mim √© Corb√£, isto √©, oferta para o Senhor, ent√£o, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua m√£e, invalidando a palavra de Deus pela vossa pr√≥pria tradi√ß√£o, que v√≥s mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.‚ÄĚ

Cuide com o perigo da tradição religiosa.

Reconheça e previna-se contra a tendência dos seres humanos de ensinar a tradição religiosa como um substituto da Palavra de Deus.

Lucas 12:47-48
“Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.

Aquele, por√©m, que n√£o soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprova√ß√£o levar√° poucos a√ßoites. Mas √†quele a quem muito foi dado, muito lhe ser√° exigido; e √†quele a quem muito se confia, muito mais lhe pedir√£o.‚ÄĚ

Saiba que aqueles que têm um maior conhecimento da verdade serão considerados responsáveis pelos atos mais frutíferos.

#2. Passos Para a Santidade nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas

Sob a Antiga Alian√ßa, a santidade chamou Israel para viver distintamente das na√ß√Ķes, principalmente nas quest√Ķes externas da Lei. Entretanto, Jesus chama seu povo a uma santidade que vem do cora√ß√£o.

Agora, a santidade é o resultado da lealdade pessoal a Deus e a realização do cumprimento dos atos mais proveitosos originalmente pretendidos para a humanidade.

Aplicando a Palavra de Deus

Mateus 5:3-6
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, porque ser√£o consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque herdar√£o a terra.

Bem-aventurados os que t√™m fome e sede de justi√ßa, porque ser√£o fartos.‚ÄĚ

Reconheça sua pobreza espiritual, livre-se da autodependência e dependa totalmente de Deus.

Arrependa-se, não chorando, necessariamente, como uma pessoa consternada, mas como alguém consciente do seu pecado.

Controle sua energia, com humildade e autodisciplina.

Deseje uma vida justa, faça e clame por aquilo que é certo.

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

0

Seja limpo de coração, pois esta é uma condição vital do cidadão dos céus, que verá a Deus.

Exerça compaixão. Seja gentil, solidário e sensível.

Como filho, siga o exemplo de Deus que é o Pacificador supremo.

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

1

Seja leal à integridade, mesmo que isto implique em ser perseguido.

Lembre-se que as beatitudes descrevem o caráter essencial dos cidadãos do Reino, e as metáforas do sal e da luz demonstram a influência benéfica dos cidadãos à medida que eles penetram a sociedade secular.

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

2

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

3

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

4

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

5

Reconheça que sua vida tem ou um efeito positivo ou negativo.

Viva com responsabilidade para trazer a glória a Deus.

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

6

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

7

Seja leal a Deus.

Abandone qualquer ambição que comprometa seu compromisso com Deus.

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

8

Mateus 5:31-32
“Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, por√©m, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas, a exp√Ķe a tornar-se ad√ļltera; e aquele que casar com a repudiada comete adult√©rio.‚ÄĚ

9

Reconheça que só Deus tem poder sobre a morte e o inferno.

Tenha reverência por Ele.

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

0

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

1

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

2

Discirna entre as reivindica√ß√Ķes de ‚ÄúC√©sar‚ÄĚ e as de Deus.

Honre o Senhor como a autoridade m√°xima.

#3. Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas

Enquanto a Antiga Aliança enfocava as práticas externas da piedade, Jesus apresenta a piedade como assunto do coração.

Ele contrasta a piedade sincera, profundamente sentida com as práticas externas, hipócritas e pretensiosas de piedade entre os fariseus.

Ele adverte seus discípulos contra o permitir que mesmo obras genuínas e boas distraiam da devoção sincera a Ele.

A piedade é questão de desenvolver um relacionamento íntimo com o Deus vivo, aprendendo o entusiasmo de uma vida que nos aproxima de seu coração de pai.

Aplicando a Palavra de Deus

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

3

Ore sempre com honestidade e sinceridade. Experimente momentos de oração em particular.

Abandone qualquer ostentação de religião que seja feita apenas para aprovação dos seres humanos.

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

4

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

5

Empregue diariamente a ‚ÄúOra√ß√£o do Senhor‚ÄĚ como esquema para adora√ß√£o, intercess√£o, peti√ß√£o, luta e louvor pessoais.

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

6

Evite colocar a obra do Senhor como prioridade sobre a Presença do Senhor.

Prefira ‚Äúo lugar de Maria‚ÄĚ, aprendendo aos p√©s do pr√≥prio Jesus, mas sirva como Marta, a quem ele elogiava.

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

7

Pratique a oração paciente, persistente e perseverante.

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

8

Mateus 19:4-6
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

9

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

0

Saiba que apenas o amor total a Deus pode dar poder a você para amar corretamente a si mesmo e ao seu próximo.

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

1

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

2

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

3

Celebre com frequência a Ceia do Senhor.

Aproxime-se dela com fé, recebendo a vida e a cura que a mesma fornece.

#4. Passos Para Uma Obediência Fiel nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas

Obedecer ao Pai era extremamente importante para Jesus.

A obediência é a resposta da fé a qualquer instrução de Deus.

Jesus ensinou que a verdadeira fé sempre será manifestada em obediência à vontade revelada de Deus.

A vida cristã de sucesso resulta de buscar e conhecer a vontade de Deus e então praticá-la com fé.

Aplicando a Palavra de Deus

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

4

Adote a atitude de Maria.

Submeta seus planos e futuro à vontade de Deus.

Mateus 6:22-23
‚ÄúS√£o os olhos a l√Ęmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser√° luminoso; se, por√©m, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estar√° em trevas. Portanto, caso a luz que em ti h√° sejam trevas, que grandes trevas ser√£o!‚ÄĚ

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

5

Esteja cheio da luz da vida para que n√£o haja escurid√£o em voc√™. Tenha um olho ‚Äúbom‚ÄĚ.

Desenvolva um compromisso pessoal com o Senhor e sua vontade.

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

6

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

7

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

8

Reconheça que a utilidade da Palavra de Deus em sua vida é determinada por sua receptividade e educabilidade.

Determine-se a obedecer à Palavra de Deus.

Marcos 10:5-12
“Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus ajuntou n√£o separe o homem.

Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.

E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adult√©rio.‚ÄĚ

9

Lucas 16:18
‚ÄúQuem repudiar sua mulher e casar com outra comete adult√©rio; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido tamb√©m comete adult√©rio.‚ÄĚ

0

Lucas 16:18
‚ÄúQuem repudiar sua mulher e casar com outra comete adult√©rio; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido tamb√©m comete adult√©rio.‚ÄĚ

1

Prefira a vontade de Deus à sua própria.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre crescer em piedade, santidade, devo√ß√£o din√Ęmica e obedi√™ncia fiel.

Assista ao próximo vídeo Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas РParte 2, a aula 45 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos nos¬†Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas - Parte 1 - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Quer Receber Um Alimento Di√°rio?

Que tal receber diariamente no seu Messenger um ‚Äčūüďļ v√≠deo devocional e uma ūüďĖ leitura b√≠blica do dia, seguindo um plano de leitura anual para sua ūüíď edifica√ß√£o espiritual? ūüėÄ Se voc√™ respondeu SIM, clique aqui e inscreva-se gratuitamente (vagas limitadas)!

Avalie este artigo

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge