Guardando a Esperança em Cristo [Mensagem Hebreus 10:23]

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Você está frio na fé e triste com o rumo em que está sua vida espiritual? Não desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde você aprende 3 princípios bíblicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fé. CLIQUE aqui e baixe sua cópia gratuita agora mesmo!

Você guarda firme a esperança em Cristo? Você espera a volta de Cristo? Você ama a vinda do Senhor? Você aguarda o resgate da Igreja pelo Noivo?

Creio que você já cantou ou ouviu a canção Nossa Esperança, o Hino 300 da Harpa Cristã.

Nossa esperança é Sua vinda. O Rei dos reis vem nos buscar. Nós aguardamos, Jesus, ainda, até a luz da manhã raiar.

Não Perca a Esperança em Cristo

Certa vez, encontrei um senhor na rua que, aproximando-se, começou a falar do seu desapontamento com o mundo.

O senhor comentou que a violência, a crueldade, a maldade, a insensibilidade só aumentaram ao longo dos anos e que só com a volta de Jesus Cristo para dar fim a tudo isto.

Ele continuou dizendo que apesar daquela ter sido a sua esperança antigamente, não acreditava mais que o Senhor voltaria, pois até agora nada….

Aquele homem compartilhou sua angústia em ver pessoas que também tinham essa esperança morrerem ao longo do tempo, muitos por esta maldade aí do mundo, e não viram a volta de Cristo.

Troquei uma ideia com ele sobre cada vez serem mais evidentes os sinais da volta de Cristo e da importância do nosso coração arder pela expectativa da volta de Jesus e que, mesmo se morrermos antes, guardando esta fé, nós ressuscitaríamos e o encontraríamos nos ares juntamente com os que estivessem vivos e guardassem a fé.

Guarde a sua esperança em Cristo. Ele está voltando! Ande de maneira digna de quem tem essa fé e seja cheio do Espírito Santo. A nossa esperança é sua vinda!

Guardando a Esperança em Cristo [Mensagem Hebreus 10:23]

Esperança em Cristo - Mensagem Hebreus 10:23

“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” Hebreus 10:23

Preguei uma mensagem na minha congregação, Igreja Bíblica Cristã, compartilhando da parte de Deus que, para guardarmos firmes a confissão da esperança em Cristo, temos de compreender claramente que esperança é esta e qual o seu ambiente.

Você pode assistir a esta mensagem no vídeo abaixo.

#1. Ouvir o Evangelho Que Gera a Esperança em Cristo

“21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas,
22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,
23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” Colossenses 1:21-23

Será que realmente nós fomos resgatados da prisão do pecado e transportados das trevas para luz?

Pergunto isto porque, dependendo do “evangelho” que ouvimos e que nos fez acreditar em algo, participando do ambiente “evangélico”, somos verdadeiramente convertidos a Cristo ou não.

O Que Temos Ouvido?

Se nos aproximamos deste ambiente movidos por algum benefício neste tempo presente, já recebido ou pela expectativa de ser recebido, a nossa esperança não é a verdadeira.

Se o nosso alimento espiritual cotidiano não é o verdadeiro evangelho, onde somos confrontados pelos nossos pecados, onde aprendemos a renunciar o que nos afasta de Deus, onde aprendemos que precisamos ter o coração nas coisas eternas e não nas terrenas, infelizmente, será muito difícil guardar firme a esperança da volta de Cristo.

Para guardar firme a esperança em Cristo, é necessário crer no evangelho de Cristo: que fomos reconciliados mediante sua morte e tornados justos, sem culpa, diante de Deus.

#2. A Nossa Esperança É Cristo

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.” 1 Timóteo 1:1-2

Nossa esperança é Cristo. A esperança é Jesus!

Para guardar firme a esperança em Cristo, é necessário colocar todas as nossas expectativas não em nossas forças, não em nossa capacidade, não nas nossas posses, não em nosso intelecto, não em nosso chamado, não em alguém que não seja o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

#3. Exultar na Esperança em Cristo

“1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:1-5

Fomos justificados, recebemos acesso pela graça e, firmados assim, precisamos exultar na expectativa de contemplar a Glória de Deus. Precisamos desejar ver o SENHOR como Ele é.

O Processo Celestial de Fabricação da Esperança em Cristo

Não apenas isto, mas também nos alegrarmos com as tribulações que nos forjam a perseverar e nos preparam para herdar a vida eterna

E, perseverando, ficamos “casca grossa”, experimentados, amadurecidos na fé.

Amadurecidos na fé, temos, então, a esperança que não confunde porque o Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossos corações.

#4. A Riqueza da Esperança em Cristo

“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Romanos 15:13

Mesmo em tempos difíceis, não importa o que passarmos, que sejamos cheios de alegria e de paz, conforme a nossa fé, para que transbordemos desta esperança.

O Ambiente Ideal Para Guardarmos a Esperança em Cristo

Creio não ser à toa que o escritor foi inspirado pelo Espírito Santo a posicionar Hebreus 10:23 entre duas atitudes: relacionamento com Deus e relacionamento com os irmãos.

Comunhão Com Deus Para Guardar Firme a Esperança em Cristo

“19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” Hebreus 10:19-22

Antes de Hebreus 10:23, vemos que é necessário buscar a Deus:

  • Em intimidade como filho
  • Através de Jesus Cristo, o novo e vivo caminho
  • Em sinceridade
  • Cheio de fé
  • Com a mente renovada, consciente da justificação
  • Limpo pela Palavra

Comunhão Com os Irmãos Para Guardar Firme a Esperança em Cristo

“24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:24-25

Após Hebreus 10:23, vemos que é necessário desenvolver comunhão com os irmãos:

  • Em relacionamento
  • Em Serviço
  • Congregando
  • Aconselhando-nos e exortando-nos

Você Nunca Teve Esta Esperança em Cristo?

Se você está lendo até aqui e ainda não tem esta esperança em Cristo, ainda há tempo. Entregue sua vida a Jesus Cristo, pois Ele é o único caminho para vida eterna!

Deus criou o homem com um maravilhoso plano em mente: viver em comunhão com Ele. No momento da criação, todas as coisas do mundo estavam em ordem.

Não havia guerra, injustiça, doença nem pecado. O homem vivia em harmonia com o Criador no paraíso.

“E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom.” Gênesis 1:31

O plano de Deus para sua vida é o melhor que você pode ter.

O homem se separou do Criador e preferiu seguir por conta própria. Hoje, vemos as consequências dessa decisão: ao invés de viver em paz e harmonia uns com os outros, vivemos em ódio, ciúmes, doenças e guerras.

Porém, mais assustador do que todas essas tragédias é nossa separação eterna de Deus.

Jesus deixou claro que os seres humanos jamais poderiam criar uma ponte para Deus por esforço próprio – jamais poderemos atender as exigências de Deus, e por isso temos um dilema.

“Não há nenhum justo, nem um sequer; pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Romanos 3:10,23

Entenda que o pecado nos deixa perdidos.

Deus é justo e santo, mas mesmo assim nos ama eternamente. É por isso que Ele tomou o castigo que o juízo traria sobre cada pessoa e entregou o próprio Filho. Jesus pagou por nossos pecados na cruz.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Jesus ressuscitou dos mortos! Ele está vivo e está esperando a sua resposta.

Você não consegue chegar a Deus realizando boas obras, meditando, nem indo à igreja — só existe um caminho para Deus: volte-se para Jesus e aceite o que Ele fez por você, peça Seu perdão e o siga.

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Romanos 10:9

Você quer se consertar com Deus nesse momento?

Você crê que Jesus morreu na cruz por seus pecados? Você crê no Jesus salvador? Mesmo que você esteja dizendo não a princípio, a sua fé pode estar crescendo neste exato momento em que leu minha pergunta.

Crê que Jesus ressuscitou dos mortos? A fé não é um sentimento; ela começa com uma decisão.

Deseja receber Jesus em seu coração neste momento? Creia que Jesus é o Filho de Deus e que ele morreu por seus pecados. Arrependa-se dos seus pecados, confesse-os a Deus, peça perdão e peça que Cristo entre em seu coração.

Reconheça-o como seu único, exclusivo, suficiente e eterno Salvador e Senhor!

Agora, busque uma igreja que pregue o verdadeiro evangelho para congregar, ser edificado na caminhada cristã e servir.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso a guardar firme esta esperança em Cristo!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge