Como Ser Cheio do EspĂ­rito Santo 🚰【Estudo EfĂ©sios 5:18】

Antes de vocĂȘ prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: VocĂȘ estĂĄ frio na fĂ© e triste com o rumo em que estĂĄ sua vida espiritual? NĂŁo desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde vocĂȘ aprende 3 princĂ­pios bĂ­blicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fĂ©. CLIQUE aqui e baixe sua cĂłpia gratuita agora mesmo!

Como ser cheio do EspĂ­rito Santo se vocĂȘ o recebeu por completo quando entregou sua vida a Jesus? EfĂ©sios 5:18 nos exorta: “NĂŁo vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do EspĂ­rito.

Muitas vezes, nĂŁo sĂł deixamos de nos encher do EspĂ­rito como tambĂ©m O deixamos de lado quando a direção de Deus Ă©: “NĂŁo apagueis o EspĂ­rito.” 1 Tessalonicenses 5:19.

Encher-se do EspĂ­rito Santo nĂŁo Ă© recebĂȘ-lo em pequenas porçÔes, sendo um pouco mais cheio a cada dia, a cada devocional, a cada culto, a cada evento, porque Ele jĂĄ estĂĄ por completo em nĂłs.

Ou temos o EspĂ­rito Santo ou nĂŁo temos.

“VĂłs, porĂ©m, nĂŁo estais na carne, mas no EspĂ­rito, se, de fato, o EspĂ­rito de Deus habita em vĂłs. E, se alguĂ©m nĂŁo tem o EspĂ­rito de Cristo, esse tal nĂŁo Ă© dele.” Romanos 8:9

Quero, então, te ajudar neste estudo de Efésios 5:18 a entender como ser cheio do Espírito Santo.

Como Ser Cheio do EspĂ­rito Santo – Estudo EfĂ©sios 5:18

Como ser cheio do EspĂ­rito Santo

“E nĂŁo vos embriagueis com vinho, no qual hĂĄ dissolução, mas enchei-vos do EspĂ­rito, falando entre vĂłs com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cĂąnticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” EfĂ©sios 5:18-21

VocĂȘ precisa pensar em como ser cheio do EspĂ­rito Santo sempre em oposição ao embriagar-se com vinho.

Embriagar-se com o vinho aponta para uma alegria momentĂąnea que trarĂĄ mĂĄs consequĂȘncias. Ser cheio do EspĂ­rito Santo aponta para uma alegria de quem vive o Reino de Deus.

“Porque o reino de Deus nĂŁo Ă© comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no EspĂ­rito Santo.” Romanos 14:17

Paulo nos mostra em Efésios 5 que ser cheio do Espírito Santo é gerado em:

#1. Compartilhar as verdades de Deus: “falando entre vĂłs com salmos”.

#2. Louvor: “Entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cĂąnticos espirituais”.

#3. GratidĂŁo a Deus: “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

#4. ComunhĂŁo: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

Ou seja, eu sou cheio do EspĂ­rito Santo quando eu tenho a Palavra de Deus em meus lĂĄbios, eu louvo a Deus, eu sou grato a Deus e eu tenho comunhĂŁo com os irmĂŁos.

Mas vamos nos aprofundar em como ser cheio do EspĂ­rito Santo?

EspĂ­rito Enche a Minha Vida – Harpa CristĂŁ 688

A mĂșsica EspĂ­rito Enche a Minha Vida jĂĄ foi gravada por intĂ©rpretes como MinistĂ©rio Koinonya de Louvor, Quatro Por Um e Samuel Barbosa.

Creio que vocĂȘ jĂĄ cantou esta canção que certamente marcou momentos especiais da sua vida com Deus em busca de como ser cheio do EspĂ­rito Santo.

EspĂ­rito,enche a minha vida
Enche-me com o teu poder
Pois de ti eu quero ser
EspĂ­rito, enche o meu ser

As minhas mĂŁos eu quero levantar
Em teu louvor te adorar
Meu coração eu quero derramar
Diante do teu altar

O CombustĂ­vel No Final dos Tempos

Na paråbola das virgens, o óleo extra na lùmpada tipifica o Espírito Santo em nós. Porém, não simplesmente os dons do Espírito, mas o fruto do Espírito.

Porque da mesma maneira que as virgens imprudentes não são reconhecidas por Jesus no final, os servos que expulsaram demÎnios e curaram no nome dele também não são reconhecidos por Cristo.

Por quĂȘ? Porque filho de Deus Ă© aquele que Ă© dirigido pelo EspĂ­rito Santo.

“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo EspĂ­rito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que sĂŁo guiados pelo EspĂ­rito de Deus sĂŁo filhos de Deus.” Romanos 8:13-14

EntĂŁo, encher-se do EspĂ­rito Santo aponta para uma vida guida por um EspĂ­rito que, por ser santo, nos conduz a exercitar atitudes santas.

SĂŁo atitudes originadas do EspĂ­rito, tal qual o fruto do EspĂ­rito. Por isso, andai no EspĂ­rito e vocĂȘ serĂĄ cheio do EspĂ­rito Santo.

Isto é fundamental para a minha e para a sua vida neste tempo final porque somente assim o coração arderå aguardando a volta de Cristo.

Jå que isto é vital, vamos aprender um pouco mais neste estudo de Efésios 5:18 sobre como ser cheio do Espírito Santo?

Andar no EspĂ­rito

Para saber como ser cheio do Espírito Santo, eu preciso entender que andar no Espírito é alimentar-se do fruto do Espírito. No dia a dia, sempre misturamos o fruto do Espírito e o dom do Espírito.

Jå veremos a diferença mais à frente e como isto se aplica em como ser cheio do Espírito Santo.

“Digo, porĂ©m: andai no EspĂ­rito e jamais satisfareis Ă  concupiscĂȘncia da carne.

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Mas, se sois guiados pelo EspĂ­rito, nĂŁo estais sob a lei.

Ora, as obras da carne sĂŁo conhecidas e sĂŁo: prostituição, impureza, lascĂ­via, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciĂșmes, iras, discĂłrdias, dissensĂ”es, facçÔes, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como jĂĄ, outrora, vos preveni, que nĂŁo herdarĂŁo o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Mas o fruto do EspĂ­rito Ă©: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidĂŁo, domĂ­nio prĂłprio. Contra estas coisas nĂŁo hĂĄ lei.

E os que sĂŁo de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixĂ”es e concupiscĂȘncias.

Se vivemos no EspĂ­rito, andemos tambĂ©m no EspĂ­rito.” GĂĄlatas 5:16-25

Fruto do EspĂ­rito x Dom do EspĂ­rito

No dia a dia, muitas vezes acabamos por misturar o fruto do EspĂ­rito e o dom do EspĂ­rito.

PorĂ©m, entender a diferença entre eles Ă© algo que creio que te edificarĂĄ muito, pois sĂŁo bĂȘnçãos vindas do EspĂ­rito de Deus que habita em nĂłs.

Aprenda neste vĂ­deo do Prof. Robert Amorim exatamente o que Ă© um, o que Ă© outro e para que serve cada um.

O dom do Espírito é importantíssimo pois é uma ferramenta derramada por Deus para que eu faça algo para Ele no seu reino. Ele tem o objetivo de abençoar outras pessoas no exercício ministerial.

JĂĄ o fruto do EspĂ­rito Ă© o resultado da vida de Cristo em mim na caminhada cristĂŁ.

Vamos aprender mais neste estudo de Efésios 5:18 sobre como ser cheio do Espírito Santo?

Creia nas Promessas da Palavra de Deus

O pastor John Piper, em um devocional da sua série Alegria Inabalåvel, compartilha sua visão sobre como ser cheio pelo Espírito.

Ele Ă© doutor em Teologia pela Universidade de Munique, fundador do desiringGod.org, chanceler no Bethlehem College & Seminary e autor de diversos livros, incluindo Uma GlĂłria Peculiar (Fiel) e Em busca de Deus (Shedd).

“VersĂ­culo do dia: Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciĂȘncia e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. (Romanos 15.4)

Como podemos ser cheios com o EspĂ­rito Santo? Como podemos experimentar um derramamento do EspĂ­rito Santo sobre nossa igreja que nos encha de alegria indomĂĄvel e nos liberte e capacite a amarmos aqueles que nos rodeiam de maneiras tĂŁo autĂȘnticas que eles sejam ganhos para Cristo?

Resposta: Medite de dia e de noite sobre as incomparĂĄveis ​​promessas Deus, as quais dĂŁo esperança. Como o versĂ­culo acima nos mostra, foi dessa forma que Paulo manteve seu coração cheio de esperança, alegria e amor.”

E diz mais…

“A esperança nĂŁo Ă© alguma emoção vaga que surge do nada, como uma dor de estĂŽmago. A esperança Ă© a confiança de que o maravilhoso futuro prometido pela Palavra do EspĂ­rito realmente se tornarĂĄ realidade. Portanto, o modo de ser cheio com o EspĂ­rito Ă© ser cheio com a sua Palavra. O caminho para ter o poder do EspĂ­rito Ă© crer nas promessas da sua Palavra.

Pois Ă© a palavra da promessa que nos enche de esperança, a esperança nos enche de alegria e a alegria transborda no poder e na liberdade de amar o prĂłximo. E essa Ă© a plenitude do EspĂ­rito Santo.”

Creia nas promessas da Palavra de Deus para ser cheio do EspĂ­rito Santo!

Ser Cheio do Espírito Santo É Viver a Palavra de Deus

O pastor John MacArthur que é um dos líderes evangélicos mais preeminentes de nossos dias, apesar de defender que parte dos dons do Espírito cessaram de existir, brilhantemente ensina que quando falamos sobre como ser cheio do Espírito Santo, falamos sobre ser controlado pelo Espírito.

E que, quando estamos mergulhados na Palavra de Deus e ela nos domina, o Espírito nos controla e a Palavra se apodera de nossas mentes, de nossas emoçÔes e de nossas vontades.

Não é algo místico, não é o falar em línguas, não é receber dons espirituais, não é algo que recebemos com imposição de mãos, mas é quando o Espírito Santo aplica a Palavra de Deus no nosso dia-a-dia. Algo que só acontece quando conhecemos as Escrituras Sagradas.

É exatamente por isso que o Senhor me direcionou a gravar as aulas da sĂ©rie Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus, onde caminhamos livro a livro da BĂ­blia, estudando como aplicar alguns versĂ­culos na caminhada cristĂŁ.

Em EfĂ©sios 5:18, a palavra enchei-vos Ă© a palavra “pleroo” no grego. Em quase todos os versĂ­culos em que esta palavra aparece, ela significa algo a ser cumprido, completado.

John MacArthur conta uma interessante ilustração a respeito. É como um efervescente num copo, um poder compacto que entra na vida de uma pessoa completamente, mas cuja ação ainda não está liberada.

Esta ação do Espírito Santo, que estå completamente em nós, é liberada quando mergulhamos na Palavra de Deus.

Este vídeo do pastor Douglas Gonçalves do Jesuscopy mostra esta ilustração.

É importante observar que na sequĂȘncia, apĂłs falar sobre encher-se do EspĂ­rito Santo, o apĂłstolo Paulo começa a mostrar o que Ă© uma vida cheia do EspĂ­rito com orientaçÔes para maridos, esposas, filhos, pais e profissionais em EfĂ©sios 5:22-33; 6:1-9.

É a mesma lista que Paulo nos dĂĄ em Colossenses 3:16-22; 4:1, com a diferença que ele substitui “enchei-vos do EspĂ­rito” por “habite, ricamente, em vĂłs a palavra de Cristo”, onde claramente compreendemos como ser cheio do EspĂ­rito Santo.

A Palavra de Deus habitando ricamente em nĂłs Ă© como a ĂĄgua derramada no copo com o efervescente.

Ou seja, quando mergulhamos na Palavra de Deus, a ação do Espírito Santo é liberada pela Palavra trazendo mudanças nas diferentes esferas das nossas vidas.

ConclusĂŁo

Aprendemos neste estudo de Efésios 5:18 sobre como ser cheio do Espírito Santo que:

  • NĂŁo Ă© receber um pouquinho mais dele a cada dia, pois jĂĄ o recebemos por completo
  • Precisa ser em oposição Ă  alegoria do embriagar-se com vinho
  • A alegria que isto traz Ă© caracterĂ­stica do Reino de Deus
  • É o combustĂ­vel no final dos tempos
  • Andar no EspĂ­rito é alimentar-se do fruto do EspĂ­rito
  • Fruto do EspĂ­rito Ă© diferente de dom do EspĂ­rito
  • Crer nas promessas de Deus
  • A Palavra de Deus na minha vida libera a ação do EspĂ­rito Santo
  • É viver a Palavra de Deus nas diferentes esferas da minha vida

Como ser cheio do EspĂ­rito Santo? Mergulhe na Palavra de Deus e o EspĂ­rito Santo te conduzirĂĄ a praticĂĄ-la!

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso a como ser cheio do EspĂ­rito Santo!

5 (100%) 1 voto

Guia PrĂĄtico e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge