Como Ser Cheio do Esp√≠rito Santo ūüöį„ÄźEstudo Ef√©sios 5:18„ÄĎ

Antes de voc√™ prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Voc√™ est√° frio na f√© e triste com o rumo em que est√° sua vida espiritual? N√£o desista! Mais cedo ou mais tarde, voc√™ far√° o download do ūüďē Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde voc√™ aprende 3 princ√≠pios b√≠blicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na f√©. CLIQUE aqui e baixe sua c√≥pia gratuita agora mesmo!

Como ser cheio do Esp√≠rito Santo se voc√™ o¬†recebeu por completo quando¬†entregou sua vida a Jesus? Ef√©sios 5:18¬†nos exorta: “N√£o vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Esp√≠rito.

Muitas vezes, n√£o s√≥ deixamos de nos encher do Esp√≠rito como tamb√©m O deixamos de lado quando a dire√ß√£o de Deus √©: “N√£o apagueis o Esp√≠rito.” 1 Tessalonicenses 5:19.

Encher-se do Esp√≠rito Santo n√£o √© receb√™-lo em pequenas por√ß√Ķes, sendo um pouco mais cheio a cada dia, a cada devocional, a cada culto, a cada evento, porque Ele j√° est√° por completo em n√≥s.

Ou temos o Espírito Santo ou não temos.

“V√≥s, por√©m, n√£o estais na carne, mas no Esp√≠rito, se, de fato, o Esp√≠rito de Deus habita em v√≥s. E, se algu√©m n√£o tem o Esp√≠rito de Cristo, esse tal n√£o √© dele.” Romanos 8:9

Quero, então, te ajudar neste estudo de Efésios 5:18 a entender como ser cheio do Espírito Santo.

Como Ser Cheio do Espírito Santo РEstudo Efésios 5:18

Como ser cheio do Espírito Santo

“E n√£o vos embriagueis com vinho, no qual h√° dissolu√ß√£o, mas enchei-vos do Esp√≠rito, falando entre v√≥s com salmos, entoando e louvando de cora√ß√£o ao Senhor com hinos e c√Ęnticos espirituais, dando sempre gra√ßas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Ef√©sios 5:18-21

Você precisa pensar em como ser cheio do Espírito Santo sempre em oposição ao embriagar-se com vinho.

Embriagar-se com o vinho aponta para uma alegria moment√Ęnea que trar√° m√°s consequ√™ncias. Ser cheio do Esp√≠rito Santo aponta para uma alegria de quem vive o Reino de Deus.

“Porque o reino de Deus n√£o √© comida nem bebida, mas justi√ßa, e paz, e alegria no Esp√≠rito Santo.” Romanos 14:17

Paulo nos mostra em Efésios 5 que estar cheio do Espírito Santo resulta em:

#1. Compartilhar as verdades de Deus: “falando entre v√≥s com salmos”.

#2. Louvor: “Entoando e louvando de cora√ß√£o ao Senhor com hinos e c√Ęnticos espirituais”.

#3. Gratid√£o a Deus: “dando sempre gra√ßas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

#4. Comunh√£o: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

Ou seja, quando estou cheio do Espírito Santo, eu tenho a Palavra de Deus em meus lábios, eu louvo a Deus, eu sou grato a Deus e eu tenho comunhão com os irmãos.

Mas vamos nos aprofundar em como ser cheio do Espírito Santo?

Espírito Enche a Minha Vida РHarpa Cristã 688

A m√ļsica Esp√≠rito Enche a Minha Vida j√° foi gravada por int√©rpretes como Minist√©rio Koinonya de Louvor, Quatro Por Um.

Creio que você já cantou esta canção que certamente marcou momentos especiais da sua vida com Deus em busca de como ser cheio do Espírito Santo.

Espírito,enche a minha vida
Enche-me com o teu poder
Pois de ti eu quero ser
Espírito, enche o meu ser

As minhas m√£os eu quero levantar
Em teu louvor te adorar
Meu coração eu quero derramar
Diante do teu altar

O Combustível No Final dos Tempos

Na par√°bola das virgens, o √≥leo extra na l√Ęmpada tipifica o Esp√≠rito Santo em n√≥s. Por√©m, n√£o simplesmente os dons do Esp√≠rito, mas o fruto do Esp√≠rito.

Porque da mesma maneira que as virgens imprudentes n√£o s√£o reconhecidas por Jesus no final, os servos que expulsaram dem√īnios e curaram no nome dele tamb√©m n√£o s√£o reconhecidos por Cristo.

Por quê? Porque filho de Deus é aquele que é dirigido pelo Espírito Santo.

“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Esp√≠rito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que s√£o guiados pelo Esp√≠rito de Deus s√£o filhos de Deus.” Romanos 8:13-14

Então, encher-se do Espírito Santo aponta para uma vida guida por um Espírito que, por ser santo, nos conduz a exercitar atitudes santas.

São atitudes originadas do Espírito, tal qual o fruto do Espírito. Por isso, andai no Espírito e você será cheio do Espírito Santo.

Isto é fundamental para a minha e para a sua vida neste tempo final porque somente assim o coração arderá aguardando a volta de Cristo.

Já que isto é vital, vamos aprender um pouco mais neste estudo de Efésios 5:18 sobre como ser cheio do Espírito Santo?

Andar no Espírito

Para saber como ser cheio do Espírito Santo, eu preciso entender que andar no Espírito é alimentar-se do fruto do Espírito. No dia a dia, sempre misturamos o fruto do Espírito e o dom do Espírito.

Já veremos a diferença mais à frente e como isto se aplica em como ser cheio do Espírito Santo.

“Digo, por√©m: andai no Esp√≠rito e jamais satisfareis √† concupisc√™ncia da carne.

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

Ora, as obras da carne s√£o conhecidas e s√£o: prostitui√ß√£o, impureza, lasc√≠via, idolatria, feiti√ßarias, inimizades, porfias, ci√ļmes, iras, disc√≥rdias, dissens√Ķes, fac√ß√Ķes, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como j√°, outrora, vos preveni, que n√£o herdar√£o o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

E os que s√£o de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paix√Ķes e concupisc√™ncias.

Se vivemos no Esp√≠rito, andemos tamb√©m no Esp√≠rito.” G√°latas 5:16-25

Fruto do Espírito x Dom do Espírito

No dia a dia, muitas vezes acabamos por misturar o fruto do Espírito e o dom do Espírito.

Porém, entender a diferença entre eles é algo que creio que te edificará muito, pois são bênçãos vindas do Espírito de Deus que habita em nós.

Aprenda neste vídeo do Prof. Robert Amorim exatamente o que é um, o que é outro e para que serve cada um.

O dom do Espírito é importantíssimo pois é uma ferramenta derramada por Deus para que eu faça algo para Ele no seu reino. Ele tem o objetivo de abençoar outras pessoas no exercício ministerial.

Já o fruto do Espírito é o resultado da vida de Cristo em mim na caminhada cristã.

Vamos aprender mais neste estudo de Efésios 5:18 sobre como ser cheio do Espírito Santo?

Creia nas Promessas da Palavra de Deus

O pastor John Piper, em um devocional da sua série Alegria Inabalável, compartilha sua visão sobre como ser cheio pelo Espírito.

Ele é doutor em Teologia pela Universidade de Munique, fundador do desiringGod.org, chanceler no Bethlehem College & Seminary e autor de diversos livros, incluindo Uma Glória Peculiar (Fiel) e Em busca de Deus (Shedd).

“Vers√≠culo do dia: Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paci√™ncia e pela consola√ß√£o das Escrituras, tenhamos esperan√ßa. (Romanos 15.4)

Como podemos ser cheios com o Espírito Santo? Como podemos experimentar um derramamento do Espírito Santo sobre nossa igreja que nos encha de alegria indomável e nos liberte e capacite a amarmos aqueles que nos rodeiam de maneiras tão autênticas que eles sejam ganhos para Cristo?

Resposta: Medite de dia e de noite sobre as incompar√°veis ‚Äč‚Äčpromessas Deus, as quais d√£o esperan√ßa. Como o vers√≠culo acima nos mostra, foi dessa forma que Paulo manteve seu cora√ß√£o cheio de esperan√ßa, alegria e amor.”

E diz mais…

“A esperan√ßa n√£o √© alguma emo√ß√£o vaga que surge do nada, como uma dor de est√īmago. A esperan√ßa √© a confian√ßa de que o maravilhoso futuro prometido pela Palavra do Esp√≠rito realmente se tornar√° realidade. Portanto, o modo de ser cheio com o Esp√≠rito √© ser cheio com a sua Palavra. O caminho para ter o poder do Esp√≠rito √© crer nas promessas da sua Palavra.

Pois √© a palavra da promessa que nos enche de esperan√ßa, a esperan√ßa nos enche de alegria e a alegria transborda no poder e na liberdade de amar o pr√≥ximo. E essa √© a plenitude do Esp√≠rito Santo.”

Creia nas promessas da Palavra de Deus para ser cheio do Espírito Santo!

Ser Cheio do Esp√≠rito Santo √Č Viver a Palavra de Deus

O pastor John MacArthur que é um dos líderes evangélicos mais preeminentes de nossos dias, apesar de defender que parte dos dons do Espírito cessaram de existir, brilhantemente ensina que quando falamos sobre como ser cheio do Espírito Santo, falamos sobre ser controlado pelo Espírito.

E que, quando estamos mergulhados na Palavra de Deus e ela nos domina, o Esp√≠rito nos controla e a Palavra se apodera de nossas mentes, de nossas emo√ß√Ķes e de nossas vontades.

Não é algo místico, não é o falar em línguas, não é receber dons espirituais, não é algo que recebemos com imposição de mãos, mas é quando o Espírito Santo aplica a Palavra de Deus no nosso dia-a-dia. Algo que só acontece quando conhecemos as Escrituras Sagradas.

√Č exatamente por isso que o Senhor me direcionou a gravar as aulas da s√©rie Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, onde caminhamos livro a livro da B√≠blia, estudando como aplicar alguns vers√≠culos na caminhada crist√£.

Em Ef√©sios 5:18, a¬†palavra enchei-vos √© a palavra “pleroo” no grego. Em quase todos os vers√≠culos em que esta palavra aparece, ela significa algo a ser cumprido, completado.

John MacArthur conta uma interessante ilustra√ß√£o a respeito. √Č como um efervescente num copo, um poder compacto que entra na vida de uma pessoa completamente, mas cuja a√ß√£o ainda n√£o est√° liberada.

Esta ação do Espírito Santo, que está completamente em nós, é liberada quando mergulhamos na Palavra de Deus.

Este vídeo do pastor Douglas Gonçalves do Jesuscopy mostra esta ilustração.

√Č importante observar que na sequ√™ncia, ap√≥s falar sobre encher-se do Esp√≠rito Santo, o ap√≥stolo Paulo come√ßa a mostrar o que √© uma vida cheia do Esp√≠rito com orienta√ß√Ķes para maridos, esposas, filhos, pais e profissionais em Ef√©sios 5:22-33; 6:1-9.

√Č a mesma lista que Paulo nos d√° em Colossenses 3:16-22; 4:1, com a diferen√ßa que ele substitui “enchei-vos do Esp√≠rito” por “habite, ricamente, em v√≥s a palavra de Cristo”, onde claramente compreendemos como ser cheio do Esp√≠rito Santo.

A Palavra de Deus habitando ricamente em nós é como a água derramada no copo com o efervescente.

Ou seja, quando mergulhamos na Palavra de Deus, a ação do Espírito Santo é liberada pela Palavra trazendo mudanças nas diferentes esferas das nossas vidas.

Conclus√£o

Aprendemos neste estudo de Efésios 5:18 sobre como ser cheio do Espírito Santo que:

  • N√£o √© receber um pouquinho mais dele a cada dia, pois j√° o recebemos por completo
  • Precisa ser em oposi√ß√£o √† alegoria do embriagar-se com vinho
  • A alegria que isto traz √© caracter√≠stica do Reino de Deus
  • √Č o combust√≠vel no final dos tempos
  • Andar no Esp√≠rito¬†√© alimentar-se do fruto do Esp√≠rito
  • Fruto do Esp√≠rito √© diferente de dom do Esp√≠rito
  • Crer nas promessas de Deus
  • A Palavra de Deus na minha vida libera a a√ß√£o do Esp√≠rito Santo
  • √Č viver a Palavra de Deus nas diferentes esferas da minha vida

Como ser cheio do Espírito Santo? Mergulhe na Palavra de Deus e o Espírito Santo te conduzirá a praticá-la!

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso a como ser cheio do Espírito Santo!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge