Como Se Aproximar de Deus [7 Princípios Bíblicos em Hebreus 10:19-22]

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Você está frio na fé e triste com o rumo em que está sua vida espiritual? Não desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde você aprende 3 princípios bíblicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fé. CLIQUE aqui e baixe sua cópia gratuita agora mesmo!

Você sabe como se aproximar de Deus? Estou te perguntando porque com a correria do dia-a-dia, muitas vezes, não priorizamos o relacionamento com Deus, negligenciamos as disciplinas espirituais, vamos enfraquecendo na fé e nos embaraçamos com o pecado que tenazmente nos assedia.

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Isaías 59:2

Assim, vamos nos distanciando do Senhor…

Mas não precisa ser assim! Liberte-se da tirania da pressão dos dias ocupados!

É possível viver alegre e contente, chegar mais perto de Deus, melhorar o relacionamento com Ele, ser fortalecido na fé, crescer espiritualmente, cometer menos erros e ser uma pessoa melhor.

Deus é Espírito. Seu ambiente é sobrenatural e só podemos chegar a Ele saindo do natural. Deus é santo. Nós só podemos chegar a Ele em santidade.

Leia também:

Vamos, então, aprender 7 princípios bíblicos que norteiam neste propósito de como se aproximar de Deus?

7 Princípios Bíblicos Ensinam Como Se Aproximar de Deus

Como se aproximar de Deus - Hebreus 10:19-22

Com base na carta aos Hebreus 10:19-22, eu quero compartilhar com você 7 princípios bíblicos que mostram como se aproximar de Deus.

“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” Hebreus 10:19-22

#1. Intrepidez

É necessário usar “intrepidez para entrar no Santo dos Santos”.

Santo dos Santos é o local de intimidade com Deus. No tabernáculo era a área mais reservada, de acesso apenas ao sumo-sacerdote uma vez ao ano, para consagrar a oferta de expiação.

Era lá que ficavam a Arca da Aliança e o propiciatório.

A arca da aliança era o símbolo da presença de Deus, o lugar onde ele se encontraria e falaria com Moisés. Nela seria colocado o Testemunho que o Senhor daria.

O propiciatório era a “tampa” da arca da aliança. Era feito de ouro puro, representando a natureza divina. Ele era o símbolo do trono de Deus, protegido por querubins.

Trazendo para nosso devocional, o propiciatório é o local de entronizarmos ao Senhor. É local de louvor e adoração, é o ambiente de Deus.

Espiritualmente falando, não dá para entrar num local assim, de intimidade com Deus, de forma retraída, acanhada, tímida, medrosa. É preciso ousadia, arrojo, bravura, coragem!

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:16

Intrepidez é um dos princípios para você guardar e usar sobre como se aproximar de Deus.

#2. Pelo sangue de Jesus

Somente “pelo sangue de Jesus” podemos chegar a Deus.

Os judeus entendem muito bem a afirmação de Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”, conforme nos diz João 14:6.

O acesso ao tabernáculo, que era pelo átrio, era conhecido pelos judeus como Caminho. O acesso ao lugar santo era conhecido pelos judeus como Verdade. O acesso ao Santo dos Santos, pelo véu, era conhecido pelos judeus como Vida.

No Dia da Expiação, o sumo sacerdote aspergia sobre e diante do propiciatório. Expiação significa o perdão de Deus aos pecados do pecador arrependido, levando-o a reconciliação com o Senhor.

Esta reconciliação precisa do sacrifício de alguém com sua vida, com sangue, em substituição ao pecador arrependido. No sangue está a vida e ele tem o poder de transformar o físico em espiritual, o natural em sobrenatural.

Leia também:

“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.” Efésios 2:13

Jesus entregou sua vida como sacrifício vivo por nós, pagando o preço de sangue por nossos pecados, fazendo expiação pelos nossos pecados, para nos reconciliar com Deus e termos os nossos pecados perdoados.

Pelo sangue de Jesus é um dos princípios para você guardar e usar sobre como se aproximar de Deus.

#3. Pelo Novo e Vivo Caminho

Chegar a Deus é “pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”.

Isto nos indica que existe um antigo caminho pelo qual não devemos andar, mas sim pela nova vida que Cristo conquistou para nós através de seu sacrifício.

“Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.” Jeremias 6:16

Com as velhas atitudes da velha criatura, não viveremos o novo caminho.

Mas talvez para você, neste exato momento, seu novo caminho seja retomar as veredas antigas da presença de Deus.

Preste atenção, é um caminho novo mas também é um caminho vivo. Jogue fora tudo aquilo que você sabe que está te conduzindo à morte espiritual e tome posse da vida que há em Cristo Jesus.

Pelo novo e vivo caminho é um dos princípios para você guardar e usar sobre como se aproximar de Deus.

#4. Com Sincero Coração

Chegar a Deus, somente “com sincero coração”.

Não dá para nos aproximarmos de Deus envolvidos por mentiras, fingimento, máscaras.

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24

Em vários acontecimentos na Bíblia, vemos o SENHOR perguntando aquilo que Ele já sabia (sempre sabe de todas as coisas) para extrair a sinceridade do coração: “Adão, onde estavas”, “Caim, onde está seu irmão”, “Elias, o que fazes aqui”, “Quem me tocou?”“Vai, chama teu marido e vem cá”.

Com sincero coração é um dos princípios para você guardar e usar sobre como se aproximar de Deus.

#5. Em Plena Certeza de Fé

Só consigo me aproximar de Deus “em plena certeza de fé”.

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador” Hebreus 11:6

Em plena certeza de fé é um dos princípios para você guardar e usar sobre como se aproximar de Deus.

#6. Coração Purificado de Má Consciência

Chegar a Deus precisa ser com um coração sincero que tem plena certeza de fé e que é um “coração purificado de má consciência”.

Muitas vezes nossa fé é provada, e o que Deus espera de nós, é que possamos andar segundo Sua vontade e segundo nossa consciência, para que desta forma sejamos pessoas bem-aventuradas.

“A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” Romanos 14:22

Uma boa consciência é alimentada com pensamentos com as coisas do alto.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8

Coração purificado de má consciência é um dos princípios para você guardar e usar sobre como se aproximar de Deus.

#7. Lavado o Corpo com Água Pura

Consigo chegar a Deus tendo “lavado o corpo com água pura”.

Quantas vezes bebemos e nos lavamos com água suja que contamina nosso interior e mancha nossas vestes espirituais?

É vital que nós mergulhemos nas Sagradas Escrituras, a água pura. A Palavra de Deus é que nos poda e nos limpa.

“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;” João 15:3

Resumo Como Se Aproximar de Deus

Vamos revisar os 7 princípios bíblicos que acabamos de estudar com base em Hebreus 10:19-22 e que ensinam como se aproximar de Deus?

  1. Intrepidez
  2. Pelo sangue de Jesus
  3. Pelo Novo e Vivo Caminho
  4. Com Sincero Coração
  5. Em Plena Certeza de Fé
  6. Coração Purificado de Má Consciência
  7. Lavado o Corpo com Água Pura

“Vai para dentro”! Não fique longe do nosso Pai!

Comente abaixo e compartilhe!

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso a se aproximar de Deus!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge