Como Entender a Vontade de Deus 【Princípios, Propósito e Resultado】

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Você está frio na fé e triste com o rumo em que está sua vida espiritual? Não desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde você aprende 3 princípios bíblicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fé. CLIQUE aqui e baixe sua cópia gratuita agora mesmo!

Você já se perguntou como entender a vontade de Deus? Aprenda com Colossenses 1:9-12 princípios, propósito e resultado de entender a vontade de Deus para nossas vidas.

Como filhos de Deus, você e eu precisamos aceitar a vontade de Deus com alegria e fé porque a Bíblia nos ensina claramente que a vontade de Deus é boa perfeita e agradável e nos convida a experimentá-la.

Sabe… entender a vontade de Deus nem sempre é fácil. Muitos têm dúvidas sobre como saber a vontade de Deus. Há até quem chegue ao absurdo de questionar sobre quais motivos para fazer a vontade de Deus.

Que seja feita a vontade de Deus aqui na terra como nos céus!

Mas, afinal, como entender a vontade de Deus? É sobre isso que quero trocar uma ideia com você.

Esta reflexão é uma ampliação da mensagem que tive a alegria e a responsabilidade de ministrar.

Mensagem Como Entender a Vontade de Deus

Como Entender a Vontade de Deus

A fé e o amor dos irmãos de Colossos, gerados pela pregação do Evangelho genuíno, motivam Paulo a glorificar a Deus por suas vidas.

E, por isso, Paulo intercede pelos colossenses para que eles alcancem e sejam controlados pelo conhecimento da vontade de Deus, pois estavam surgindo “novos conhecimentos”, diferentes do verdadeiro evangelho.

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.” Colossenses 1:9-12

Paulo nos dá uma grande pista de como devemos entender a vontade de Deus: transbordar de pleno conhecimento desta vontade.

Era como se ele dissesse: “É necessária a renovação do vosso entendimento”. E aí está a chave!

Princípios Sobre Como Entender a Vontade de Deus

Nós precisamos transbordar de pleno conhecimento da vontade de Deus através de 2 importantes princípios bíblicos que Colossenses 1:9 nos mostra: em sabedoria e em entendimento espiritual.

“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma;” Provérbios 24:3

“Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” Provérbios 2:6

Entender a Vontade de Deus em Sabedoria

Antes, preciso desenvolver um raciocínio com você sobre o que é sabedoria. Sabedoria é a aplicação de um conhecimento adquirido.

Cada letra que estou digitando aqui é um dado. Quando formam palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam este texto, temos que o conjunto destes dados se tornou uma informação.

Porém, se você não ler esta informação, esta reflexão, é apenas uma informação. Mas quando você lê esta reflexão, esta informação se transforma em conhecimento.

Mas de nada adianta você ter este conhecimento se não aplicá-lo em sua vida. Quando você aplicar o conhecimento que está aprendendo aqui, você será sábio.

Somente ler e meditar na Palavra de Deus, ouvir pregações e não colocar em prática, de nada adianta. A comunidade cristã está repleta de irmãos que têm muito conhecimento das coisas de Deus, mas que não praticam no dia-a-dia.

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” Tiago 1:22-25

Colossenses 1:9 nos ensina que transbordamos do pleno conhecimento da vontade de Deus em sabedoria quando praticamos a Palavra de Deus.

Entender a Vontade de Deus em Discernimento Espiritual

As coisas de Deus são espirituais, portanto, muitas vezes apenas fazer a vontade de Deus, sem inteligência espiritual, sem discernimento espiritual talvez não seja o suficiente.

Discernimento é sabedoria para entender o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso, sensato ou perigoso: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor.” Efésios 5:8-10.

Discernimento é algo que Deus dá a quem busca ter a mente de Cristo.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2:14-16

Colossenses 1:9 nos ensina que transbordamos do pleno conhecimento da vontade de Deus em entendimento espiritual quando discernimos espiritualmente.

Agora que você já aprendeu como conhecer a vontade de Deus plenamente, vamos aprender o propósito de entender a vontade de Deus, na oração de Paulo pelos colossenses?

O Propósito de Entender a Vontade de Deus

Segundo Paulo, em Colossenses 1:10-12, o propósito de transbordarmos do pleno conhecimento da vontade de Deus é andar dignamente do Senhor.

Não tem jeito… Nós precisamos ser diferentes: diante de Deus, diante da família, diante da igreja, diante dos vizinhos, diante dos colegas de trabalho, diante dos funcionários, diante dos chefes, em qualquer lugar, diante de todos.

Se somos filhos de Deus, precisamos ser diferentes e não nos conformarmos com este mundo, não tomarmos a forma do que temos por aí.

O amanhecer é certo e está muito próximo, precisamos despertar do sono e andar como se já estivéssemos na luz.

Resultado de Entender a Vontade de Deus

E quando seguimos neste propósito, vivemos 4 realidades fundamentais da vida cristã.

#1. Agradamos ao Senhor

Precisamos entender a vontade de Deus para agradarmos ao Senhor.

“É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis.” 2 Coríntios 5:9

#2. Frutificamos No Que É Bom

Precisamos entender a vontade de Deus para darmos bons frutos.

“E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.” Lucas 3:9

#3. Crescemos no Conhecimento de Deus

Precisamos entender a vontade de Deus para crescermos no conhecimento de Deus. Nosso papel é conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor.

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oseias 6:3

#4. Somos Fortalecidos no Poder de Deus

Precisamos entender a vontade de Deus para sermos fortalecidos no poder e na glória do Senhor, com perseverança, paciência, longanimidade, com alegria e gratidão porque, afinal, fomos salvos.

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.” Salmos 27:14

“Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 2:1

Conclusão

Hoje, aprendemos sobre como entender a vontade de Deus: em sabedoria que é a prática do conhecimento e em entendimento espiritual que é o discernimento do conhecimento.

Aprendemos também que o propósito de entender a vontade de Deus é andarmos dignamente no Senhor e que isto resulta em:

  • Agradar a Deus
  • Frutificar no que é bom
  • Crescer no conhecimento de Deus
  • Ser fortalecido no poder de Deus

Minha oração é que você seja edificado com esta reflexão e que eu tenha te ajudado a saber como entender a vontade de Deus para estar no centro dela.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge