ūüďļ Colossenses – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Antes de voc√™ prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Voc√™ est√° frio na f√© e triste com o rumo em que est√° sua vida espiritual? N√£o desista! Baixe o ūüďē Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde voc√™ aprende 3 princ√≠pios b√≠blicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na f√©. CLIQUE aqui e baixe sua c√≥pia gratuita agora mesmo!

Lendo Colossenses, aprendemos muitos ensinamentos e encontramos princípios para o crescimento espiritual.

Nesta série de vídeos, apresento alguns princípios bíblicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristã e que estão registrados em cada livro da Bíblia.

Gravei o v√≠deo Colossenses – Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual – Aula 55,¬†onde voc√™ aprender√° sobre:

  1. Uma Definição de Piedade
  2. Passos Para Santidade
  3. Li√ß√Ķes Para L√≠deres
  4. Princípios Para Uma Vida Sábia
  5. Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica
  6. Princípios Para Relacionamentos Piedosos

Este √© o 55¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica na Carta aos Colossenses. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios em Colossenses para crescer espiritualmente.

#1. Uma Definição de Piedade em Colossenses

Esta passagem define concisa e completamente a piedade do Novo Testamento.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 1:10-11
“10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a for√ßa da sua gl√≥ria, em toda a perseveran√ßa e longanimidade; com alegria,‚ÄĚ

Acredite que o ‚Äúviver dignamente diante do Senhor‚ÄĚ,

1) agrada o Senhor,

2) é frutífero em boas obras,

3) cresce no conhecimento de Deus e

4) é fortalecido pelo pode de Deus.

#2. Passos Para Santidade em Colossenses

De acordo com o Antigo Testamento, o sistema da lei só permitia acesso limitado a Deus.

O Novo Testamento n√£o mais imp√Ķe regras para purifica√ß√£o, mas invoca a f√© e aceita√ß√£o da palavra completada de Jesus.

Não devemos permitir que nada além da Palavra de Deus nos controle ou nos julgue.

Nós não somos julgados como santos ou ímpios por regulamentos externos, mas de acordo com a condição de nosso coração.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 2:16-23
“16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
18 Ningu√©m se fa√ßa √°rbitro contra v√≥s outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em vis√Ķes, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21 n√£o manuseies isto, n√£o proves aquilo, n√£o toques aquiloutro,
22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com efeito, t√™m apar√™ncia de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor asc√©tico; todavia, n√£o t√™m valor algum contra a sensualidade.‚ÄĚ

Rejeite regras que procuram purificar o espírito através de regulamentos inventados pelo homem.

Perceba que, em Cristo, você não está mais sujeito à sabedoria ou obra humanas, mas a Deus.

Colossenses 3:1-11
“1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas l√° do alto, n√£o nas que s√£o aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida est√° oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9 N√£o mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 no qual n√£o pode haver grego nem judeu, circuncis√£o nem incircuncis√£o, b√°rbaro, cita, escravo, livre; por√©m Cristo √© tudo em todos.‚ÄĚ

Coloque seu pensamento e afei√ß√Ķes em Jesus Cristo e construa seu relacionamento com Ele.

N√£o permita que persegui√ß√Ķes do mundo desperdicem sua energia mental ou emocional.

#3. Li√ß√Ķes Para L√≠deres em Colossenses

Líderes sábios enfocam seus ministérios em Jesus Cristo e evitam doutrinas presunçosas e passageiras.

Precisamos priorizar a maturidade do crente, ressaltando a obra concluída de Cristo.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 1:28-29
“28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso √© que eu tamb√©m me afadigo, esfor√ßando-me o mais poss√≠vel, segundo a sua efic√°cia que opera eficientemente em mim.‚ÄĚ

Líderes, concentre-se na maturidade espiritual de seu povo.

Diminuam a ênfase em quaisquer programas que não fomentem a maturidade.

Colossenses 2:2-3
“2 para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo,
3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento est√£o ocultos.‚ÄĚ

Líderes, enfoquem Jesus Cristo.

Construam a unidade de sua congregação e o entendimento sobre ele.

Colossenses 2:11-15
“11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,
12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
13 E a v√≥s outros, que est√°veis mortos pelas vossas transgress√Ķes e pela incircuncis√£o da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os exp√īs ao desprezo, triunfando deles na cruz.‚ÄĚ

Líderes, ensinem seu povo a basear toda sua vida na obra realizada neles através da morte e ressurreição de Cristo.

#4. Princípios Para Uma Vida Sábia em Colossenses

Muitos crentes tem um crescimento espiritual mais lento por falta de sabedoria. Algumas vezes, o ensino desse árduo crescimento espiritual é apoiado com entusiasmo, pois os crentes não conhecem as Escrituras.

Devemos levar em consideração a advertência de Paulo contra escutar pessoas que favorecem as coisas da carne, em vez de edificarem-se na verdade.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 2:8
‚ÄúCuidado que ningu√©m vos venha a enredar com sua filosofia e v√£s sutilezas, conforme a tradi√ß√£o dos homens, conforme os rudimentos do mundo e n√£o segundo Cristo;‚ÄĚ

Saiba que a filosofia humana e a tradi√ß√£o religiosa err√īnea s√£o contr√°rias a Cristo. N√£o se engane.

Colossenses 2:18-23
‚Äú18 Ningu√©m se fa√ßa √°rbitro contra v√≥s outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em vis√Ķes, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21 n√£o manuseies isto, n√£o proves aquilo, n√£o toques aquiloutro,
22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com efeito, t√™m apar√™ncia de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor asc√©tico; todavia, n√£o t√™m valor algum contra a sensualidade.‚ÄĚ

Agarre-se a Cristo e honre-o para agradar o Pai.

Seja s√°bio em avaliar as ‚Äúexperi√™ncias espirituais‚ÄĚ, sabendo que elas n√£o deve causar orgulho ou elitismo.

Conhe√ßa a import√Ęncia do compromisso com uma igreja local e da submiss√£o a uma autoridade espiritual correta.

Colossenses 3:18-22
“18 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
19 Maridos, amai vossa esposa e n√£o a trateis com amargura.
20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
21 Pais, n√£o irriteis os vossos filhos, para que n√£o fiquem desanimados.
22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, n√£o servindo apenas sob vigil√Ęncia, visando t√£o-somente agradar homens, mas em singeleza de cora√ß√£o, temendo ao Senhor.‚ÄĚ

Entregue-se à ordem disposta por Deus no lar, na Igreja e no local de trabalho.

#5. Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica em Colossenses

No Novo Testamento, o chamamento para o discipulado dedicado sempre é acompanhado de um chamamento para uma vida de devoção.

Devotar-se √© ‚Äúconcentrar-se em um prop√≥sito ou objetivo espec√≠fico‚ÄĚ. Uma vida de devo√ß√£o a Cristo vai em busca de seu prop√≥sito ‚Äď o seu ser reproduzido em n√≥s.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 1:24-29
‚Äú24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por v√≥s; e preencho o que resta das afli√ß√Ķes de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que √© a igreja;
25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:
26 o mist√©rio que estivera oculto dos s√©culos e das gera√ß√Ķes; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;
27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso √© que eu tamb√©m me afadigo, esfor√ßando-me o mais poss√≠vel, segundo a sua efic√°cia que opera eficientemente em mim.‚ÄĚ

Compreenda que toda esperan√ßa de verdadeira ‚Äúgl√≥ria‚ÄĚ est√° na simples descoberta da vida de Cristo em voc√™.

Colossenses 3:16-17
‚Äú16 Habite, ricamente, em v√≥s a palavra de Cristo; instru√≠-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e c√Ęnticos espirituais, com gratid√£o, em vosso cora√ß√£o.
17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em a√ß√£o, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele gra√ßas a Deus Pai.‚ÄĚ

Seja diligente no estudo da Bíblia e pratique a memorização e meditação da Escritura.

Deixe a Palavra em você produzir louvor a Deus e edificação dos outros.

Sirva os propósitos de Deus em cada pensamento, palavra e ação.

Colossenses 4:2-6
‚Äú2 Perseverai na ora√ß√£o, vigiando com a√ß√Ķes de gra√ßas.
3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;
4 para que eu o manifeste, como devo fazer.
5 Portai-vos com sabedoria para com os que s√£o de fora; aproveitai as oportunidades.
6 A vossa palavra seja sempre agrad√°vel, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.‚ÄĚ

Torne-se uma pessoa de oração.

Arrependa-se de qualquer falta de oração em sua vida.

Reconheça o dom divino do tempo e saiba usá-lo com sabedoria.

Fale com graça e sabedoria ao responder a tudo.

#6. Princípios Para Relacionamentos Piedosos em Colossenses

Os relacionamentos humanos foram designados para serem abastecidos e preenchidos pela justiça.

Conforme o grau que dermos ao desejo de nossa natureza carnal, nós fracassaremos ao experimentar relacionamentos corretos e gratificantes.

Conforme o grau que praticarmos das coisas que Deus manda, nossos relacionamentos se tornarão uma amostra do céu na terra.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 3:5-11
“5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9 N√£o mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 no qual n√£o pode haver grego nem judeu, circuncis√£o nem incircuncis√£o, b√°rbaro, cita, escravo, livre; por√©m Cristo √© tudo em todos.‚ÄĚ

Rejeite, afaste-se e se recuse a praticar qualquer forma de injustiça ou pecado nos relacionamentos: atividade sexual errada, acessos de raiva, atitudes ciumentas ou invejosas, desejo ganancioso pelas coisas, fofoca ou humor grosseiro.

Colossenses 3:12-14
“12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
14 acima de tudo isto, por√©m, esteja o amor, que √© o v√≠nculo da perfei√ß√£o.‚ÄĚ

Adote e pratique diligentemente cada forma de justi√ßa nos relacionamentos: amor, compaix√£o, atitudes humildes, atitudes generosas, perd√£o de livre e espont√Ęnea vontade e paci√™ncia com os outros.

Colossenses 3:15
‚ÄúSeja a paz de Cristo o √°rbitro em vosso cora√ß√£o, √† qual, tamb√©m, fostes chamados em um s√≥ corpo; e sede agradecidos.‚ÄĚ

Escolha a paz para governar todos os seus relacionamentos.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre piedade, santidade, li√ß√Ķes para l√≠deres, vida s√°bia, devo√ß√£o din√Ęmica, relacionamentos piedosos.

Assista ao próximo vídeo, 1 Tessalonicenses, a aula 56 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos em Colossenses sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Avalie este artigo

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge