đŸ“ș Colossenses – Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus

Antes de vocĂȘ prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: VocĂȘ estĂĄ frio na fĂ© e triste com o rumo em que estĂĄ sua vida espiritual? NĂŁo desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde vocĂȘ aprende 3 princĂ­pios bĂ­blicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fĂ©. CLIQUE aqui e baixe sua cĂłpia gratuita agora mesmo!

Lendo Colossenses, aprendemos muitos ensinamentos e encontramos princĂ­pios para o crescimento espiritual.

Nesta série de vídeos, apresento alguns princípios bíblicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristã e que estão registrados em cada livro da Bíblia.

Gravei o vĂ­deo Colossenses – LiçÔes da BĂ­blia para Crescimento Espiritual – Aula 55, onde vocĂȘ aprenderĂĄ sobre:

  1. Uma Definição de Piedade
  2. Passos Para Santidade
  3. LiçÔes Para Líderes
  4. PrincĂ­pios Para Uma Vida SĂĄbia
  5. Passos Para Uma Devoção Dinùmica
  6. PrincĂ­pios Para Relacionamentos Piedosos

Este Ă© o 55Âș vĂ­deo da sĂ©rie Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus, em que apresento alguns princĂ­pios bĂ­blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristĂŁ e que estĂŁo registrados em cada livro da BĂ­blia.

Aprenda fundamentos e ensinos com aplicação pråtica na Carta aos Colossenses. São verdades que nos convocam a tomarmos algumas açÔes.

Confira o vídeo com princípios em Colossenses para crescer espiritualmente.

#1. Uma Definição de Piedade em Colossenses

Esta passagem define concisa e completamente a piedade do Novo Testamento.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 1:10-11
“10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,”

Acredite que o “viver dignamente diante do Senhor”,

1) agrada o Senhor,

2) Ă© frutĂ­fero em boas obras,

3) cresce no conhecimento de Deus e

4) Ă© fortalecido pelo pode de Deus.

#2. Passos Para Santidade em Colossenses

De acordo com o Antigo Testamento, o sistema da lei sĂł permitia acesso limitado a Deus.

O Novo Testamento não mais impÔe regras para purificação, mas invoca a fé e aceitação da palavra completada de Jesus.

Não devemos permitir que nada além da Palavra de Deus nos controle ou nos julgue.

Nós não somos julgados como santos ou ímpios por regulamentos externos, mas de acordo com a condição de nosso coração.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 2:16-23
“16 NinguĂ©m, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sĂĄbados,
17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
18 Ninguém se faça årbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visÔes, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivĂȘsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21 nĂŁo manuseies isto, nĂŁo proves aquilo, nĂŁo toques aquiloutro,
22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com efeito, tĂȘm aparĂȘncia de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascĂ©tico; todavia, nĂŁo tĂȘm valor algum contra a sensualidade.”

Rejeite regras que procuram purificar o espírito através de regulamentos inventados pelo homem.

Perceba que, em Cristo, vocĂȘ nĂŁo estĂĄ mais sujeito Ă  sabedoria ou obra humanas, mas a Deus.

Colossenses 3:1-11
“1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lĂĄ do alto, nĂŁo nas que sĂŁo aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida estĂĄ oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6 por estas coisas Ă© que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediĂȘncia].
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 Agora, porĂ©m, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicĂȘncia, linguagem obscena do vosso falar.
9 NĂŁo mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 no qual nĂŁo pode haver grego nem judeu, circuncisĂŁo nem incircuncisĂŁo, bĂĄrbaro, cita, escravo, livre; porĂ©m Cristo Ă© tudo em todos.”

Coloque seu pensamento e afeiçÔes em Jesus Cristo e construa seu relacionamento com Ele.

Não permita que perseguiçÔes do mundo desperdicem sua energia mental ou emocional.

#3. LiçÔes Para Líderes em Colossenses

Líderes såbios enfocam seus ministérios em Jesus Cristo e evitam doutrinas presunçosas e passageiras.

Precisamos priorizar a maturidade do crente, ressaltando a obra concluĂ­da de Cristo.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 1:28-29
“28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso Ă© que eu tambĂ©m me afadigo, esforçando-me o mais possĂ­vel, segundo a sua eficĂĄcia que opera eficientemente em mim.”

LĂ­deres, concentre-se na maturidade espiritual de seu povo.

Diminuam a ĂȘnfase em quaisquer programas que nĂŁo fomentem a maturidade.

Colossenses 2:2-3
“2 para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistĂ©rio de Deus, Cristo,
3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.”

LĂ­deres, enfoquem Jesus Cristo.

Construam a unidade de sua congregação e o entendimento sobre ele.

Colossenses 2:11-15
“11 Nele, tambĂ©m fostes circuncidados, nĂŁo por intermĂ©dio de mĂŁos, mas no despojamento do corpo da carne, que Ă© a circuncisĂŁo de Cristo,
12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
13 E a vós outros, que eståveis mortos pelas vossas transgressÔes e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expîs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

Líderes, ensinem seu povo a basear toda sua vida na obra realizada neles através da morte e ressurreição de Cristo.

#4. PrincĂ­pios Para Uma Vida SĂĄbia em Colossenses

Muitos crentes tem um crescimento espiritual mais lento por falta de sabedoria. Algumas vezes, o ensino desse ĂĄrduo crescimento espiritual Ă© apoiado com entusiasmo, pois os crentes nĂŁo conhecem as Escrituras.

Devemos levar em consideração a advertĂȘncia de Paulo contra escutar pessoas que favorecem as coisas da carne, em vez de edificarem-se na verdade.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 2:8
“Cuidado que ninguĂ©m vos venha a enredar com sua filosofia e vĂŁs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e nĂŁo segundo Cristo;”

Saiba que a filosofia humana e a tradição religiosa errÎnea são contrårias a Cristo. Não se engane.

Colossenses 2:18-23
“18 NinguĂ©m se faça ĂĄrbitro contra vĂłs outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visĂ”es, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,
19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivĂȘsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:
21 nĂŁo manuseies isto, nĂŁo proves aquilo, nĂŁo toques aquiloutro,
22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
23 Tais coisas, com efeito, tĂȘm aparĂȘncia de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascĂ©tico; todavia, nĂŁo tĂȘm valor algum contra a sensualidade.”

Agarre-se a Cristo e honre-o para agradar o Pai.

Seja sĂĄbio em avaliar as “experiĂȘncias espirituais”, sabendo que elas nĂŁo deve causar orgulho ou elitismo.

Conheça a importùncia do compromisso com uma igreja local e da submissão a uma autoridade espiritual correta.

Colossenses 3:18-22
“18 Esposas, sede submissas ao prĂłprio marido, como convĂ©m no Senhor.
19 Maridos, amai vossa esposa e nĂŁo a trateis com amargura.
20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazĂȘ-lo Ă© grato diante do Senhor.
21 Pais, nĂŁo irriteis os vossos filhos, para que nĂŁo fiquem desanimados.
22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilñncia, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.”

Entregue-se Ă  ordem disposta por Deus no lar, na Igreja e no local de trabalho.

#5. Passos Para Uma Devoção Dinùmica em Colossenses

No Novo Testamento, o chamamento para o discipulado dedicado sempre é acompanhado de um chamamento para uma vida de devoção.

Devotar-se Ă© “concentrar-se em um propĂłsito ou objetivo especĂ­fico”. Uma vida de devoção a Cristo vai em busca de seu propĂłsito – o seu ser reproduzido em nĂłs.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 1:24-29
“24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vĂłs; e preencho o que resta das afliçÔes de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que Ă© a igreja;
25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:
26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das geraçÔes; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;
27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nĂłs anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso Ă© que eu tambĂ©m me afadigo, esforçando-me o mais possĂ­vel, segundo a sua eficĂĄcia que opera eficientemente em mim.”

Compreenda que toda esperança de verdadeira “glĂłria” estĂĄ na simples descoberta da vida de Cristo em vocĂȘ.

Colossenses 3:16-17
“16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cñnticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Seja diligente no estudo da Bíblia e pratique a memorização e meditação da Escritura.

Deixe a Palavra em vocĂȘ produzir louvor a Deus e edificação dos outros.

Sirva os propósitos de Deus em cada pensamento, palavra e ação.

Colossenses 4:2-6
“2 Perseverai na oração, vigiando com açÔes de graças.
3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;
4 para que eu o manifeste, como devo fazer.
5 Portai-vos com sabedoria para com os que sĂŁo de fora; aproveitai as oportunidades.
6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”

Torne-se uma pessoa de oração.

Arrependa-se de qualquer falta de oração em sua vida.

Reconheça o dom divino do tempo e saiba uså-lo com sabedoria.

Fale com graça e sabedoria ao responder a tudo.

#6. PrincĂ­pios Para Relacionamentos Piedosos em Colossenses

Os relacionamentos humanos foram designados para serem abastecidos e preenchidos pela justiça.

Conforme o grau que dermos ao desejo de nossa natureza carnal, nĂłs fracassaremos ao experimentar relacionamentos corretos e gratificantes.

Conforme o grau que praticarmos das coisas que Deus manda, nossos relacionamentos se tornarão uma amostra do céu na terra.

Aplicando a Palavra de Deus

Colossenses 3:5-11
“5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixĂŁo lasciva, desejo maligno e a avareza, que Ă© idolatria;
6 por estas coisas Ă© que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediĂȘncia].
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 Agora, porĂ©m, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicĂȘncia, linguagem obscena do vosso falar.
9 NĂŁo mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 no qual nĂŁo pode haver grego nem judeu, circuncisĂŁo nem incircuncisĂŁo, bĂĄrbaro, cita, escravo, livre; porĂ©m Cristo Ă© tudo em todos.”

Rejeite, afaste-se e se recuse a praticar qualquer forma de injustiça ou pecado nos relacionamentos: atividade sexual errada, acessos de raiva, atitudes ciumentas ou invejosas, desejo ganancioso pelas coisas, fofoca ou humor grosseiro.

Colossenses 3:12-14
“12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
14 acima de tudo isto, porĂ©m, esteja o amor, que Ă© o vĂ­nculo da perfeição.”

Adote e pratique diligentemente cada forma de justiça nos relacionamentos: amor, compaixĂŁo, atitudes humildes, atitudes generosas, perdĂŁo de livre e espontĂąnea vontade e paciĂȘncia com os outros.

Colossenses 3:15
“Seja a paz de Cristo o ĂĄrbitro em vosso coração, Ă  qual, tambĂ©m, fostes chamados em um sĂł corpo; e sede agradecidos.”

Escolha a paz para governar todos os seus relacionamentos.

ConclusĂŁo

Bem… Falamos sobre piedade, santidade, liçÔes para lĂ­deres, vida sĂĄbia, devoção dinĂąmica, relacionamentos piedosos.

Assista ao próximo vídeo, 1 Tessalonicenses, a aula 56 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, entĂŁo…? O que vocĂȘ pensa sobre estes princĂ­pios que encontramos em Colossenses sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e não deixe de fazer download dos 2 presentes que eu falo no final do vídeo. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso!

Avalie este artigo

Guia PrĂĄtico e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge