👀💓Abra os Olhos do Meu Coração – A Cura do Cego de Jericó – Marcos 10:46-52

O que fazer quando o coração está pesado, fechado, endurecido, sujo, cansado e não conseguimos nos derramar diante de Deus? Precisamos orar: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te fazer uma rápida pergunta: 📖 Você quer descobrir como em poucos dias melhorar em, no mínimo, 💯% sua leitura e entendimento da Bíblia em 2018 mesmo sem experiência, assim como pessoas comuns estão aprendendo? 😀 Se você respondeu SIM, clique aqui e assista a este vídeo antes que saia do ar!

Falo isso porque existem impedimentos no cotidiano que são vencidos com dedicação e esforço, como a mulher do fluxo de sangue. Porém, há também aqueles que são vencidos com o derramar de todo o coração, assim como foi com Ana para gerar Samuel.

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:13

A Bíblia nos ensina em Mateus 6:22-23 que os olhos são a lâmpada do corpo e, se forem bons, todo o corpo será luminoso e que, se os olhos forem maus, todo o corpo estará em trevas.

Com base no texto de Marcos 10:46-52sobre a cura do cego de Jericó, a cura de Bartimeu, podemos refletir coisas muito importantes para que tornemos a ver com olhos que iluminem o coração para, então, conseguirmos nos derramar por completo.

Foi o que tive o privilégio e a honra de ministrar na minha casa espiritual, Igreja Enviar.

Assista à gravação e reflita nesta mensagem Abra os Olhos do Meu Coração. Minha filha de 1 ano e alguns meses tem participação direta nesta mensagem e eu conto no início do vídeo.

Abra os Olhos do Meu Coração Foi Minha Oração

Certa vez, eu cometi a burrada de terminar meu noivado de 3 anos com minha hoje esposa. Eu até contei um pouco desta experiência neste post aqui.

Logo em seguida ao término do relacionamento, eu me envolvi em um namoro equivocado que só me ajudou a me distanciar do centro da vontade de Deus, por culpa minha e de mais ninguém.

Eu mal conseguia congregar e praticar as disciplinas espirituais como meditação bíblica, oração, jejum, adoração.

Um dia no trabalho, à noite, ouvindo como de costume uma rádio cristã, eu acompanhava a transmissão de um evento musical na praia de Copacabana e começa a tocar a música Abre os Olhos do Meu Coração Quatro Por Um, gravada por David Quinlan Abra os Olhos do Meu Coração.

Originando as versões em Português, Abra os Olhos do Meu Coração em Inglês é Open the Eyes of My Heart, uma canção escrita por Paul Baloche com base em Efésios 1:18 e também foi gravada por Michael W. Smith.

Eu falo um pouco sobre o capítulo 1 da carta de Paulo aos irmãos em Éfeso aqui:

Naquela ocasião, meu coração começou a queimar, sendo esmiuçado pelo Espírito Santo que me convencia!

Eu caí em mim e me prostrei ao Senhor, lançado ao chão da minha sala de trabalho, arrependido pelos meus pecados que me distanciavam do meu Pai.

Letra Abra os Olhos do Meu Coração

Você se lembra da letra de Abre os Olhos do Meu Coração Quatro Por Um?

Abre, Senhor, os meus olhos,
Olhos do meu coração
quero te ver, Senhor,quero te ver

Exaltado sobre os céus
brilhando em nós a luz da tua glória
derramando amor e poder,
quando cantamos, santo, santo.

Santo, Santo, Santo
Santo, Santo, Santo
Santo, Santo, Santo
Quero Te ver, Senhor!

A Cura do Cego de Jericó – Marcos 10:46-52

Bartimeu nasceu cego? O cego Bartimeu era cego de nascença? Alguns afirmam certos relatos tidos como históricos sobre quem era o pai de Bartimeu e sua história ligando ao fato dele ter ficado cego.

Biblicamente, não temos detalhes de quem era Timeu pai de Bartimeu.

Se você procura por um estudo sobre o cego de Jericó, saiba que esta é uma reflexão com base em uma pregação sobre o cego de Jericó. Não chega a ser um estudo sobre o cego Bartimeu, filho de Timeu.

Jericó era cidade de grande alfândega das mercadorias que saíam do Oriente para a Palestina.

Também era a cidade de Zaqueu que, provavelmente enriquecia ilicitamente como publicano, pelo o que interpretamos de sua confissão a Jesus, cobrando impostos para o Império Romano às vezes além da conta.

Há detalhes importantes para meditar sobre a cura do cego de Jericó, o cego Bartimeu, conforme escrito em Marcos 10:46-52 e que me ajuda para que eu abra os olhos do meu coração.

“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.

Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.

Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.

Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” Marcos 10:46-52

#1. Sair da Zona de Conforto e Comodidade

No texto de Marcos 10:46-52, dentro deste contexto da cidade de Jericó que já conversamos, provavelmente, transitava um bom dinheiro entrando e saindo da cidade e, mesmo que o cego fosse impelido pelas circunstâncias e pela sociedade a mendigar à beira do caminho, será que não estava de certa maneira cômodo para ele?

Por aquilo que vimos na sequência do texto, o cego Bartimeu tomou uma atitude para sair da zona de conforto e comodidade e parar de mendigar à beira do caminho.

Muitas vezes, estamos à beira do caminho, fora do centro da vontade de Deus, mendigando espiritualmente, emocionalmente, ministerialmente e em tantas outras áreas da vida.

Saia da zona de conforto e comodidade, volte para o centro da vontade de Deus e não mendigue mais porque você é filho de Deus!

Leia também:

Saindo da zona de conforto e comodidade, nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

#2. Atentar ao Som da Movimentação Espiritual

No texto de Marcos 10:46-52, o cego Bartimeu ouviu que era Jesus. Já o texto de Lucas 18:35-43 nos detalha mais ainda mostrando que o cego de Jericó ouviu a multidão e, então, pergunta quem é e o respondem que era Jesus.

O importante é que aquele cego ouviu a movimentação espiritual. Quando nossa visão está afetada, nossa audição espiritual precisa estar atenta.

Nós temos ouvido a voz de Deus?

Atentos ao som da movimentação espiritual, nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor fez na cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

#3. Orar Reconhecendo de Onde Vem o Socorro

No texto de Marcos 10:46-52, quando o cego de Jericó ouviu quem estava ali, imediatamente ele passou a clamar “Jesus Filho de Davi tenha compaixão de mim” , um título que atestava o reconhecimento da descendência da linhagem de Davi e de que Jesus era o Messias prometido: aquele de onde vem a salvação.

Como musica, Jesus Filho de Davi, foi tema de diversas canções gravadas por muitos irmãos: Marcelo Nascimento – Um Milagre em Jericó, Tony Allysson – Filho de Davi, Harpa Cristã 476, Andrea Fontes – Jesus em Jericó, Filho de Davi – Quatro Por Um, Filho de Davi – Marquinhos Gomes…

Além, claro de uma que fez parte de muitos períodos de louvor e adoração nos cultos na década de 2000: Filho de Davi – David Quinlan.

Como aquele homem pediu “Jesus Filho de Davi me cura“, quando orarmos, precisamos reconhecer que nosso socorro e salvação vêm do Senhor.

Reconhecendo de onde vem o socorro e a salvação, nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

#4. Perseverar em Orar

No texto de Marcos 10:46-52, impedimentos surgiram para que o cego Bartimeu continuasse a clamar. Mas ele parou nos impedimentos ou perseverou em clamar? Ele gritava mais ainda: “Filho de Davi tem misericórdia de mim”.

Não quer dizer que Deus só nos ouve se gritarmos, lógico que não é disso que estou falando. Mas de uma força que nos conduz a perseverar.

Sei que é difícil ter uma vida de oração constante, mas perseverar em oração é um princípio importantíssimo.

Leia também:

Nosso papel é buscar estratégias para mantermos nossa constância na vida de oração.

Perseverando em orar, nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

#5. Animar-se em Deus

No texto de Marcos 10:46-52, quando o cego de Jericó perseverou em clamar, Jesus o mandou chamar. Quando o chamaram, o que disseram? Disseram ao cego Bartimeu: “tenha ânimo”.

Eu sei que circunstâncias querem tirar a vida de Deus em nós, tirando nossas forças e disposição. Mas eu preciso te dizer:

“Tenha ânimo, o Senhor te chama!”

Leia também:

Reanimando-nos em Deus, nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

#6. Livrar-se Do Que Te Descaracteriza

No texto de Marcos 10:46-52, por mais que aquela capa pudesse ser útil ao cego de Jericó, era algo que o caracterizava como cego. Por isso, ele logo lançou a capa quando Jesus o chamou.

Meu pastor, o Prof. Robert Amorim da Escola do Chamado, sempre fala que não somos o que estamos passando. Isto é uma realidade, pois muitas vezes as circunstâncias querem nos descaracterizar.

Despoje-se do que te descaracteriza, lance fora a capa, abandone o pecado, as velhas manias, as atitudes da velha criatura. Você é filho de Deus!

Leia também:

Livrando-nos do que nos descaracteriza, nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

#7. Disposição Para Entrar na Presença de Deus

No texto de Marcos 10:46-52, após lançar fora a capa, o cego Bartimeu levantou-se de um salto, mostrando sua disposição para falar com aquele que ele sabia de onde viria seu socorro e salvação.

Você, eu, todos nós, precisamos de disposição para entrar na presença de Deus. O que acontece muitas é que somos letárgicos, lentos, morosos, desinteressados para buscar a Deus.

São as disciplinas espirituais deixadas para qualquer momento, isso se der tempo ao longo do dia, da semana do mês…

Sem falar nos atrasamos para prestar nosso culto congregacional a Deus. E estando reunidos com os irmãos, demonstramos falta de interesse em louvar, adorar, orar ou ouvir a Palavra de Deus durante o culto.

Não abrimos a Bíblia, se é que levamos, nem que seja no celular.

Não fique chateado comigo, mas desse jeito, qualquer um de nós tem grande chance de morrer espiritualmente e, quando a morte física chegar ou Jesus voltar, a morte eterna virá.

Leia também:

Dispondo-nos para ir ao encontro de Deus, nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

#8. Reconhecer Que Precisamos Ter a Visão Curada

 

O que lemos de Bartimeu na Bíblia na versão Revista e Atualizada, em Marcos 10:46-52, nos mostra que o cego Bartimeu pediu “que eu torne a ver” e Jesus respondeu “recupera a tua vista”.

Bartimeu era cego de nascença ou não? Interpretando o texto bíblico, compreendemos que o cego de Jericó em algum momento via e parou de ver.

O cego de Jericó certamente tinha uma lista de pedidos e necessidades a apresentar a Jesus, mas o que aquele homem entendia que mais precisava era de tornar a ver. Era algo que ele tinha muito vivo em seu interior.

Nós precisamos reconhecer que precisamos ter a visão curada como uma das prioridades para tornarmos a enxergar:

  • a Deus
  • a nós mesmos
  • ao próximo
  • a beleza da vida, da caminhada cristã, da família, do ministério, do trabalho, dos amigos, das pessoas
  • caminhos, saídas e estratégias
  • as ciladas do diabo

Nossa oração precisa ser: “Pai, abra os olhos do meu coração assim como o Senhor realizou a cura do cego de Jericó, que eu torne a ver com os olhos bons, consiga me derramar e te buscar de todo o coração…”.

Conclusão

Aquele homem quando teve sua visão curada, passou a seguir a Jesus indo pela estrada.

Nós precisamos sair da beira do caminho, mas seguir por aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida: Jesus.

Lucas 18 nos mostra que o cego Bartimeu passou a glorificar a Deus e as pessoas que o viram também glorificam ao Senhor.

Que as nossas vidas façam a diferença e a vida de Cristo em nós mostre às pessoas quem Deus é para que Ele seja glorificado!

Quando temos a visão curada, conforme meditamos em Marcos 10:46-52, com os olhos do coração abertos, conseguiremos, então, nos derramar por completo e buscar a Deus de todo o coração.

Comente abaixo sobre esta mensagem “Abra os Olhos do Meu Coração – A Cura do Cego de Jericó”.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Quer Receber Um Alimento Diário?

Que tal receber diariamente no seu Messenger um ​📺 vídeo devocional e uma 📖 leitura bíblica do dia, seguindo um plano de leitura anual para sua 💓 edificação espiritual? 😀 Se você respondeu SIM, clique aqui e inscreva-se gratuitamente (vagas limitadas)!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge