Morte Espiritual ⚰️ [10 Atitudes Para Você Fugir 🏃💨 Ainda Hoje]

Antes de você prosseguir com sua leitura, permita-me te perguntar algo: Você está frio na fé e triste com o rumo em que está sua vida espiritual? Não desista! Baixe o 📕 Guia Renovar Vida Espiritual, um estudo revelador, onde você aprende 3 princípios bíblicos simples e poderosos para ser renovado mesmo sendo novo convertido ou experiente na fé. CLIQUE aqui e baixe sua cópia gratuita agora mesmo!

Você sabia que a morte espiritual é o estado em que nascemos? Outro dia, vi uma imagem no WhatsApp, atribuída à Rádio Novo, que pontuava 10 atitudes que levam à morte espiritual.

Quando entregamos nossa vida a Cristo, recebemos vida espiritual. Mas será que você está matando sua vida espiritual?

Antes, vamos entender 3 tipos de mortes e como acontecem? Assista a este vídeo em que o Prof. Robert Amorim da Escola do Chamado explica sobre morte física, morte espiritual e morte eterna.

10 Atitudes Que Levam à Morte Espiritual

10 Atitudes Morte Espiritual

Agora que você entendeu sobre esta classificação sobre a morte em física, espiritual e eterna, vamos refletir juntos sobre cada uma destas 10 atitudes que devemos fugir?

#1. Parar de Ler a Bíblia

“Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Mateus 4:4

A Palavra de Deus é alimento. Se o alimento mantém a vida, parar de ler a Bíblia é uma péssima atitude e que conduz à morte espiritual.

#2. Deixar de Orar

“Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5:17

“Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:

Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.

Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário.

Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.

Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.

Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?

Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Lucas 18:1-8

Orar é falar com Deus. Se a vida espiritual está no relacionamento com Deus, deixar de orar é uma péssima atitude e que conduz à morte espiritual.

#3. Ficar Longe da Igreja

“Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,” Romanos 12:4-5

“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.” 1 Coríntios 12:27

“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:24-25

A Igreja é o corpo de Cristo. Se cada um de nós é membro deste corpo e quanto mais perto de Jesus voltar estamos, ficar longe da Igreja é uma péssima atitude e que conduz à morte espiritual.

#4. Adorar Tudo o Que Você Quiser

“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” Mateus 4:10

Se somente Deus deve ser adorado, adorar tudo o que você quiser é uma péssima atitude e que conduz à morte espiritual.

#5. Não Honrar a Deus

“Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 5:13

“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” 1 Timóteo 5:17

Não honrar a Deus é uma péssima atitude e que conduz à morte espiritual.

#6. Negar o Perdão

“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?

Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mateus 18:21-22

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:13-14

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15

Se Deus nos orienta a perdoar e, se assim fizermos seremos perdoados, não perdoar é uma péssima atitude que conduz à morte espiritual.

#7. Falar Mal dos Outros

“Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.” Colossenses 3:8

“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,” 1 Pedro 2:1

Se precisamos nos despojar da maledicência, falar mal dos outros é uma péssima atitude que conduz à morte espiritual.

#8. Ter a Diversão Como Sua Prioridade

“A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.” Lucas 8:14

“Aquela, porém, que é verdadeiramente viúva e não tem amparo espera em Deus e persevera em súplicas e orações, noite e dia; entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta.” 1 Timóteo 5:5-6

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” 2 Timóteo 3:5

“Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Tiago 4:2-3

Se precisamos priorizar as coisas espirituais, ter a diversão como sua prioridade é uma péssima atitude que conduz à morte espiritual.

#9. Julgar Sem Saber

“Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.

Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.

Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?” Romanos 2:1-3

“Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.” João 7:24

“Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.

Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. João 8:15-16

Julgue atitudes, com conhecimento, primeiro fazendo uma auto-análise e de acordo com o que Deus diz. Julgar sem saber é uma péssima atitude que conduz à morte espiritual.

#10. Fazer as Coisas Mesmo Sabendo Que São Erradas

“Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.

Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tiago 1:14-15

“Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal.” Eclesiastes 8:11

“Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.

Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.

E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte.

Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.

Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.

Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.

Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.

Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.

Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.

Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.” Romanos 7:8-25

Fazer as coisas mesmo sabendo que são erradas é uma péssima atitude que conduz à morte espiritual.

Conclusão

Vamos rever as 10 atitudes que levam à morte espiritual e que estudamos hoje?

  1. Parar de Ler a Bíblia
  2. Deixar de Orar
  3. Ficar Longe da Igreja
  4. Adorar Tudo o Que Você Quiser
  5. Não Honrar a Deus
  6. Negar o Perdão
  7. Falar Mal dos Outros
  8. Ter a Diversão Como Sua Prioridade
  9. Julgar Sem Saber
  10. Fazer as Coisas Mesmo Sabendo Que São Erradas

Lembra o que vimos lá em cima? Já nascemos mortos espiritualmente. Quando entregamos a vida a Jesus Cristo, recebemos vida.

Se estamos cometendo alguma destas atitudes, estamos morrendo espiritualmente e, quando a morte física chegar, estaremos mortos eternamente. Fujamos destas 10 atitudes que levam à morte espiritual!

Busque ao Senhor em intimidade diariamente, aprofunde-se neste relacionamento, conheça a Deus e prossiga em conhecer ao Senhor.

Quer ajuda para priorizar sua vida espiritual, amando a Deus sobre todas as coisas?

Clique no botão abaixo para download do estudo bíblico que revela princípios e ações práticas para você priorizar seu relacionamento com Deus, usando passos simples.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Guia Prático e Exclusivo Revela Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor e empreendedor digital. Ama a Palavra de Deus. Autor dos e-books Crescendo em Amor e Casamento em 3D.

Website: https://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge