😁Tende Bom Ânimo, Mais Que Vencedor! [Mensagem Para Quem Está Triste 😢]

A vida é um desafio e sempre vão acontecer coisas que nos desanimam. Tende bom ânimo, mais que vencedor! Às vezes, ficar desanimado é normal. Mas viver sempre desanimado, não podemos. Não é isto que Deus quer para mim e para você.

Se essa não é a vontade de Deus, você e eu precisamos saber como lutar contra isto que nos impede ou nos limita a viver o que Deus reservou para nós.

Em Jesus, temos força e perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que vier pela frente.

Ou seja, se você está triste ou desanimado: Tende bom ânimo, mais que vencedor!

Às vezes, pensamos que não vamos suportar alguns acontecimentos da vida. O Grupo Logos expressou isso muito bem através da bela canção Situações. Ouça e relembre (ou conheça, rs…).

Encontramos por aí muitas frases de ânimo como “Vai dar tudo certo”. Precisamos ir além de uma frase corriqueira, precisamos estar firmados na Palavra de Deus.

Neste mesmo versículo que lemos, Jesus nos dá a dica: “tende bom ânimo”. Mas como é isso, mais que vencedor?

Num dos devocionais de um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, John Piper, na série Alegria Inabalável compartilhada pelo blog Voltemos ao Evangelho, ele diz o seguinte.

Agora você pode estar passando por coisas que estão dolorosamente preparando-lhe para algum serviço precioso a Jesus e ao seu povo.

Quando uma pessoa atinge o fundo do poço com uma sensação de nulidade ou desamparo, pode descobrir que atingiu a Rocha Eterna.

(…)

Você não pode afundar tão fundo ao desesperar dos seus próprios recursos a ponto de Deus não ver e se importar. Na verdade, ele está no fundo esperando para te segurar.

Como Moisés diz: “O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos” (Deuteronômio 33.27).

Uau! Parece que Deuteronômio 33:27 surgiu na minha Bíblia agora… rs

Reflita nesta palavra de ânimo para quem está se sentindo triste.

Continue lendo para saber mais sobre:

Se você já gostou do assunto dessa reflexão, não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas tenham bom ânimo e vençam a tristeza.

Tende Bom Ânimo, Mais Que Vencedor

Tende Bom Ânimo, Mais Que Vencedor

O Senhor Jesus nos deu a dica, nos encorajando a termos bom ânimo porque ele havia vencido o mundo.

Portanto, mais que vencedor, tende bom ânimo porque a vida é um desafio!

Mas o que é ânimo?

Qual o Significado de Ânimo?

O meu papel e o seu papel é termos bom ânimo para vencer os desafios do dia-a-dia. Mas o que significa ânimo?

No Novo Testamento, a palavra ânimo foi traduzida da palavra em Grego “tharseo” ou dependendo do versículo “euthumeo”. Significa tomar coragem, ter esperança, não ter medo, não perder a fé, animar-se, e é traduzida de variadas maneiras.

No Antigo Testamento, a palavra ânimo foi traduzida da palavra em Hebraico “chazaq” que, entre outras coisas, significa: fortalecer, prevalecer, tornar-se forte, ser corajoso, ser ou ficar firme, ser resoluto, ser persistente, ficar seguro, sustentar, encorajar.

O nome do rei Ezequias vem daí (chizqiyah, ychizqiyah) e significa: “Jeová fortalece”. O nome do profeta Ezequiel também vem daí (ychezqe’l) e significa: “Deus fortalece”.

Jesus era (e ainda é) mestre em encorajar as pessoas. Foi assim, por exemplo, com o paralítico em Cafarnaum levado até onde o Senhor estava.

“E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.” Mateus 9:2

Dar Ânimo É Dom Espiritual

Você sabia que dar ânimo às pessoas é um dom? Isso mesmo…

“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12:6-8 (NVI)

Em outras versões da Bíblia, este dom foi traduzido como exortar.

Paulo muitas vezes experimentou a bênção da prática deste dom por um irmão.

“Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas; antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar.” 2 Timóteo 1:16-17

Por isso, saiba que no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, mais que vencedor!

Vamos aprender com alguns versículos sobre ânimo?

10 Versículos Sobre Ânimo Para Te Encorajar

Versículos sobre ânimo

Após a morte de Moisés, quando Josué assume a liderança para conduzir o povo de Israel rumo à conquista da Terra Prometida, Deus o dá ânimo por diversas vezes: “Esforça-te, e tem bom ânimo”.

O Senhor é especialista em nos animar e deixou muitos versículos sobre ânimo na Bíblia. Há quem diga que a palavra ânimo aparece 42 vezes na Bíblia.

Eu não contei, mas se você quiser contar, fique à vontade (rs). O importante agora é você entender que Deus fez questão de deixar estes textos para você e para mim nas Sagradas Escrituras. E não foi em vão. Vamos ver alguns versículos sobre ânimo?

#1. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para enfrentar a guerra: “Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.” 2 Crônicas 32:8

#2. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para trabalhar: “Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.” Neemias 4:6

#3. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para eliminar o pecado e renovar sua vida com Deus: “Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta, filho de Odede, cobrou ânimo e lançou as abominações fora de toda a terra de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara na região montanhosa de Efraim; e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR.” 2 Crônicas 15:8

#4. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para esperar no Senhor: “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.” Salmos 27:14

#5. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para ter entendimento: “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.” Provérbios 14:29

Longânimo é aquele que suporta as adversidades e que prossegue em seu empenho, apesar dos obstáculos.

#6. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para apaziguar: “Levantando-se contra ti a indignação do governador, não deixes o teu lugar, porque o ânimo sereno acalma grandes ofensores.” Eclesiastes 10:4

#7. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para não temer aquilo que você desconhece ou não reconhece: “Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” Marcos 6:49-50

#8. Tende bom ânimo, que deve ser constante, mais que vencedor, para agradar a Deus com sua fé: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:7-8

#9. Tende bom ânimo, que precisa ser firme, mais que vencedor, para andar em santidade: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” Tiago 4:8

#10. Tende bom ânimo, mais que vencedor, para exercitar o amor ao próximo: “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” 1 Pedro 3:8-9

Tende Bom Ânimo, Confie em Deus

Confiar em Deus

Com tantos versículos assim, podemos aprender que ter bom ânimo significa encarar a vida com confiança. Picos de euforia e alegrias passageiras não são ter bom ânimo, pois confiar é algo duradouro.

Mas… onde está a sua confiança??? Nas suas posses? Na sua posição social, ministerial, profissional? Nos amigos? Na sua família? No que você faz? Em um líder? Numa figura humana? Em algum ser espiritual?

“Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.” Atos 27:25

A nossa confiança precisa estar em Deus!

O apóstolo Paulo entendia isto e instruiu assim a igreja em Corinto.

“Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.” 2 Coríntios 5:6-8

É claro que as promessas de Deus, principalmente a da vida eterna, habitando com o Senhor, nos inspiram e nos encorajam. Elas são a base para o bom ânimo.

Porém, você precisa entender que estas promessas são condicionais. Isso mesmo…

É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis.

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” 2 Coríntios 5:9-10

Somos salvos pela graça. Mas a vida eterna está condicionada à nossa resposta correta à graça. Não pense que o que você decide fazer com sua vida não tem a menor relação com a morada eterna. “Na-na-ni-na-não…”

Passa diretamente ao empenho em agradar ao Senhor pelo nosso viver. A Bíblia diz isto, você acabou de ler e pode ler mais ainda na carta aos Romanos.

“Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:

a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;

mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.

Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas.” Romanos 2:5-11

Leia também:

Portanto, confie em Deus, na Sua Palavra e nas Suas promessas. Viva de modo a fazer a vontade de Deus.

Tende bom ânimo, mais que vencedor!

Conclusão

Você aprendeu que, essencialmente, ânimo é tomar coragem, tornar-se forte, ficar firme, persistir.

Você viu também que Jesus era especialista nisto. E que dar ânimo é um dom espiritual.

Ah, claro… Não podemos deixar de revisar agora as 10 razões para ter bom ânimo:

  1. para enfrentar a guerra
  2. para trabalhar
  3. para eliminar o pecado e renovar a vida espiritual
  4. para esperar no Senhor
  5. para ter entendimento
  6. para apaziguar
  7. para não temer o desconhecido
  8. para agradar a Deus
  9. para andar em santidade
  10. para exercitar o amor ao próximo

Você viu também que nesse processo de ter bom ânimo, nossa confiança precisa estar depositada em Deus e que isso tem total ligação viver de modo a fazer a vontade de Deus.

Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:36-37

Espero com esta reflexão ter te encorajado a seguir em frente. Tende bom ânimo, mais que vencedor!

Compartilhe esta reflexão com seus amigos e deixe seu comentário. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Tende bom ânimo porque você tem acesso, mais que vencedor!

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge