Seja Feita a Vontade de Deus ou a Minha Vontade?

Você é cheio de vontade? Sabe… sinceramente somos especialistas em driblar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para satisfazer as migalhas dos desejos do nosso coração.

Há quatro tipos de vontade que podem exercer algum nível de influência sobre nós, dependendo de nós mesmos: a vontade de Deus, a minha vontade (da carne), a vontade de outros e a vontade do Diabo.

Quero aqui trocar uma ideia com você sobre:

  • Um vídeo bem humorado que mostra como gostamos de migalhas
  • A batalha: minha vontade x vontade de Deus
  • Características importantes sobre a vontade de Deus
  • Como fazer a vontade de Deus e estar no centro dela

Minha Vontade (Desejos do Meu Coração) x Vontade de Deus

Seja Feita Qual Vontade?

Dá uma olhada no camarada deste bem humorado  vídeo e note como essa relação entre a nossa vontade e a vontade de Deus está bem exemplificada.

Comentários Sobre o Vídeo e a Vontade de Deus

Este vídeo foi compartilhado por um pastor amigo no grupo do WhatsApp dos homens de minha igreja e alguns irmãos comentaram sobre o vídeo e sobre o que Deus havia falado com eles.

Um irmão nos disse: “Não importa o deserto que você esteja passando, Deus sempre vai guiar voce para um lugar de refrigério.”.

Outro irmão comentou: “Deus cria um manancial em pleno deserto para os que o temem.”.

Depois, eu o encaminhei para o grupo do Você Tem Acesso e alguns irmãos também comentaram.

Aline, uma jovem, disse: “Pra mim o vídeo mostra que Deus realmente sempre nos leva pra seguir o caminho certo. E muitas das vezes não damos ouvidos.”.

Pastora Áurea comentou: “Esse vídeo fala das nossas convicções que se afloram e nos cegam, quando não estamos em sintonia com a Palavra de Deus, que é o próprio Deus falando conosco, nos dando direção.

Por esse motivo devemos ter a Palavra de Deus como um pão diário, nos dando sabedoria de Deus; como um pai aconselhando seu filho, porque o ama e quer o melhor para ele.”.

Pastora Tânia disse: “Às vezes, nós conseguimos só enxergar aquilo que queremos enxergar. Não entendemos os desígnios de Deus em nossas vidas. Queremos tanto algo e Deus não nos dá porque Ele sabe que, além daquilo, tem algo muito maravilhoso para nos dar, preparado para nós.

Às vezes, nós brigamos com Deus. Pelo que eu pude perceber no vídeo, ele estava brigando com Deus. Deus o tempo todo tentando livrá-lo e ele queria brigar com Deus, aborrecido com Deus, porque queria pegar naquela bica só uma gotinha d’água, quando na realidade Deus tinha um oásis, aquela água cristalina para derramar, para ele tomar banho, para ele se deleitar.

E ele brigando com Deus, limitando o poder de Deus, achando que atrás daquele deserto Deus não poderia trazer algo de maravilhoso para ele.

O que eu pude entender é que nós temos que deixar Deus agir em nossas vidas e não deixar que o inimigo nos cegue.

Porque ficamos tão cegos com os nossos quereres, os nossos prazeres, as nossas vontades e os nossos desejos e nos esquecemos que a nossa vida é direcionada por Deus, que a nossa vida tem de estar no centro da vontade de Deus.

E quando deixamos isso acontecer, o Senhor nos dá muito, muito, muito mais o que pensamos.”.

Eu comentei que…

Somos especialistas em driblar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para satisfazer as migalhas dos desejos do nosso coração.

Viu como Deus falou com cada um de maneira bem especial através do mesmo vídeo?

A partir deste vídeo e dos comentários é que compartilhei uma reflexão no pequeno grupo em que participo e ministrei uma mensagem um pouco mais aprofundada na igreja.

E aí é que vem a grande questão: fazer a minha vontade ou fazer a vontade de Deus? Seja feita qual vontade?

Desejos do Meu Coração x Vontade de Deus

Coração enganoso e desesperadamente corrupto

Quero que você imagine agora a batalha carne x Espírito, a “dualidade” entre minha vontade x vontade de Deus.

A Bíblia nos diz que os desejos do nosso coração serão satisfeitos: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” Salmos 37:4

Bom… já que Deus satisfará minha vontade, os desejos do meu coração, então está tudo certo. Será mesmo?

Jesus nos ensinou a orar pedindo que a vontade de Deus seja feita na terra da mesma maneira como é no céu: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” Mateus 6:9-10

Não dá para confiar no nosso coração, na nossa vontade, nos distanciando da vontade de Deus.

Jeremias 17:9-10
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Você e eu somos naturalmente inclinados a satisfazer nossa carne, corrompida pelo pecado. A vontade de Deus é infinitamente melhor.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9

Sem sombra de dúvidas, que seja feita a vontade de Deus. Mas como é a vontade de Deus?

Está gostando do artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores abençoados do Você Tem Acesso e ser o primeiro a receber novos conteúdos, aprender como ler a Bíblia e crescer espiritualmente.

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

A Vontade de Deus

a-vontade-de-deus

Encontramos diversos termos em que diferentes linhas teológicas classificam a vontade de Deus: universal, moral, soberana, diretiva, permissiva, geral, circunstancial, perfeita…

A Bíblia nos mostra que:

A vontade geral de Deus, chamada “providência divina”, é universal com os eternos planos e desígnios, bem como leis gerais: cósmicas, físicas, naturais, morais, cívicas e espirituais. Lendo a Palavra de Deus, encontramos estabelecidas muitas destas leis.

Há também a vontade de Deus individual, específica para cada indivíduo que não é determinista ou arbitrária, anulando a liberdade do homem. Mas é a que mostra o plano divino especialmente para cada um de nós.

Por não ser uma vontade determinista, é aí que não podemos deixar de falar sobre a “chamada” vontade permissiva de Deus.

“Dize ao povo: Santificai-vos para amanhã e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do SENHOR, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Íamos bem no Egito. Pelo que o SENHOR vos dará carne, e comereis.” Números 11:18

Há diversas discussões teológicas a respeito, uma vez que Deus é soberano e não poderia ser permissivo.

No bom popular, a “chamada” vontade permissiva de Deus se manifesta quando o Senhor sai da frente depois de querer nos conduzir por seu plano, diante da obstinação de nossos corações. Talvez nem devêssemos chamá-la de vontade de Deus.

Sabe quando você garganteia por aí que “está tranquilo, está favorável” (acho que agora você para de ler e nunca mais volta ao blog… rs) que as coisas estão acontecendo como planejou, mas na verdade sabe que está fazendo besteira porque para você o que importa é a sua vontade?

O vídeo exemplifica exatamente isto, onde vimos de forma bem humorada que a vontade de Deus é sempre melhor.

Mas e agora… como estar no centro da vontade de Deus? Como experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus?

O Centro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus

Estar no centro da vontade de Deus é maravilhoso, porque além de agradarmos a Deus pela obediência, vemos as nossas vidas andando para frente, apesar das adversidades.

Romanos 12:1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, nós precisamos:

  • Andar em santidade: princípio inegociável para acesso a Deus e desfrutar de intimidade com Ele.
  • Não tomarmos a forma do mundo: não significa nos alienarmos, mas não sermos uma esponja diante das situações da vida apresentadas por este mundo corrompido
  • Transformar-nos: não transformar o outro, mas transformar cada um a si mesmo, sermos individualmente a mudança que queremos para o mundo.
  •  Renovar a mente: oxigenar nossos pensamentos com as coisas lá do alto como a Palavra de Deus, a oração, o louvor, a adoração, o relacionamento saudável com o próximo e realizar a obra de Deus.

Sei que alcançarmos isto não é fácil, mas… olha esta pérola, esse ouro, esse tesouro na Palavra de Deus.

Jeremias 31:31-33
31 Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Através do profeta Jeremias, o Senhor declara que por saber da incapacidade do Seu povo seguir a primeira aliança, Ele mesmo colocaria a Sua Palavra em nós através do relacionamento com Jesus, na Nova Aliança.

Isso é demais!!!

No mesmo texto, temos outra preciosidade: na mente, a Palavra de Deus seria impressa; no coração, a Palavra de Deus seria inscrita.

Opa… “peraí”… Imprimir é diferente de inscrever.

Imprimir é escrever ou gravar por pressão sobre algo, por cima de algo, como um texto nas páginas de um livro. Uma impressão precisa ser em uma superfície limpa.

Depois de um tempo, pode ser borrada por alguma sujeira a que tenha contato, precisando ser renovada.

Em Jesus, o Senhor vai limpar a superfície, tirar os maus pensamentos, e imprimir a Palavra de Deus em nossas mentes e, com a renovação da nossa mente, seremos transformados para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!

Inscrever é escrever ou gravar esculpindo, tirando partes de algo para marcar, como o nome do cônjuge e a data de casamento em uma aliança.

Em Jesus, o Senhor vai tirar a sujeira do nosso coração para que a Palavra de Deus fique marcada em nosso interior e, se necessário for, Ele tirará o coração de pedra e nos dará um novo coração guiado pela vontade de Deus!

Mesmo com o que acabei de te dizer, você pode estar pensando que não consegue fazer a vontade de Deus… 

Calma aí… Há uma saída! Olha o que diz este texto de Filipenses…

Filipenses 2:12-13
12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;
13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Deus vai colocar dentro de você o desejo (o querer) e a capacidade de fazer (o realizar), segundo a sua boa vontade, em nome de Jesus!

É como eu costumo abençoar os aniversariantes dizendo:

Que os seus sonhos estejam alinhados aos propósitos de Deus e assim se realizem!

Desta maneira, se sonharmos a vontade de Deus, não teremos problema algum em termos realizados os desejos do coração.

Tiago 4:13-16
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.

E aí, o que Deus falou com você através do vídeo e desta reflexão? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza segundo a Sua boa vontade e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge