Recordar as Promessas de Deus Arrumando a Gaveta da Bagunça

Deus nos tem dado promessas lindas e maravilhosas. As promessas de Deus têm o propósito de nos fazer participantes da própria natureza de Deus e de escaparmos da corrupção moral e espiritual.

Claro, elas incluem a segunda vinda do Senhor, resgate da noiva, herdar o Reino de Deus. E também todas as promessas bíblicas, expressas na Palavra de Deus.

Sem falar nas promessas de Deus manifestadas individualmente a cada filho.

2 Pedro 1:4
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

Nesta reflexão, você verá:

  • Um jogador de futebol que se lembrou da promessa
  • O que torna as promessas esquecidas
  • O que precisamos fazer para recordar as promessas de Deus

Recordar promessas, arrumando a gaveta da bagunça

Um Jogador de Futebol Que Lembrou a Promessa

Vejamos o exemplo do jogador de futebol Adriano, chamado de “Imperador”. Sua mãe, cristã, teve um sonho em que ele liderava e conquistava uma batalha muito importante.

Na final da Copa América de 2004, contra a seleção da Argentina, o jogo estava difícil, 2 x 1 para o adversário.

Após 45 minutos do 2º tempo, o Adriano olha para o céu, ergue o braço e diz: “Pai, o Senhor me prometeu!”.

Logo em seguida, o jogador fez o gol de empate aos 48 minutos do 2º tempo, levando a decisão para os pênaltis que foi vencida pela seleção brasileira de futebol.

O jogador saiu como artilheiro da competição e um dos heróis daquele título.

Você reparou no que o Adriano fez? Ele agiu no sobrenatural, com a promessa viva em seu coração, a promessa do Pai.

Ele discerniu espiritualmente que aquele era um momento chave. Se a seleção brasileira não empatasse o jogo naquele curtíssimo espaço de tempo, seríamos eliminados.

O Que Torna as Promessas de Deus Esquecidas ou Pouco Lembradas

As promessas muitas vezes são esquecidas ou pouco lembradas, deixadas na gaveta da bagunça, misturadas a coisas sem utilidade que entulham a gaveta do nosso coração:

  • Tampa de caneta
  • Caneta que não escreve
  • Moeda com pouco ou sem valor
  • Chave antiga
  • Comprovante de cartão de crédito ou débito
  • Clipe enferrujado
  • Folheto antigo

Vamos lá?

Tampa de Caneta

Antes, a tampa servia para proteger a caneta. Agora, serve para coçar os ouvidos, arrancar grampos em papéis, limpar as unhas, aliviar o estresse mastigando-a. Mas não para seu propósito original.

Podemos fazer um comparativo com o sal que quando perde seu propósito original de salgar e conservar é pisado pelos homens.

Talvez você esteja desta forma, uma tampa sem a caneta, um sal insípido, sem propósito.

Mateus 5:13
Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

2 Pedro 1:10
Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.

Caneta que Não Escreve

Uma caneta que não escreve perdeu a utilidade. Não dá para escrever uma palavra, um recado, uma carta, uma canção, uma história. O que já foi escrito por ela passou, valeu, mas ficou para trás.

E, às vezes, o passado se mistura às suas promessas e você não consegue enxergá-las facilmente. Jogue esta caneta fora.

Deus tem uma caneta especial, com tinta celestial, para escrever uma nova história, um novo tempo sobre sua vida.

2 Coríntios 5:17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Moeda com Pouco ou Sem Valor

Não dá para comprar mais nada com uma moeda antiga que, se não for de colecionador, é de pouco ou quase sem valor de mercado.

Queremos guardar muitas vezes o que não tem valor ou o que achamos que tem valor. Quando valorizamos o que não deveria ser valorizado, isto nos atrapalha de enxergar as promessas.

Mateus 6:19-21
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Chave Antiga

Uma chave antiga não abre mais a fechadura. Há portas que parecem fechadas diante de você? Você tenta abrir a porta, de determinada maneira que sempre abriu, mas agora ela não abre?

Mateus 16:15-19
Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.

Comprovante de Gasto no Cartão de Crédito ou Débito

A compra já foi feita há tanto tempo que o texto do comprovante de gasto está apagado. Às vezes guardamos para nos organizarmos e pagar a fatura que virá do cartão de crédito ou acompanhar o extrato na conta bancária.

Quando pagamos, esquecemos e deixamos o cupom na gaveta.

Fazemos assim também na nossa vida espiritual. A dívida foi paga, você não deve nada!

Colossenses 2:13-15
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Clipe Enferrujado

Ainda serve para prender papéis, mas enferrujado, deixa marcas de sujeira naquilo onde ele se prende.

Queremos anexar pessoas e atitudes às nossas vidas, que trazem marcas de sujeira.

Efésios 5:25-27, 32
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.

Gálatas 6.17
Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.

Folheto Antigo

Um folheto antigo tem propaganda antiga. Divulga, anuncia, produto ou serviço que não existe, saiu de linha ou que não está mais à disposição naquelas condições.

Na propaganda antiga, anunciávamos engano, mentira, palavra torpe, murmuração, lamentos, palavras de tristeza, de derrota.

Será que ainda não estamos anunciando algo assim? O que temos anunciado?

Lucas 6:43-45
Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

Salmos 37.30-31
A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo. No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.

Precisamos Dar Visibilidade às Promessas de Deus

Mas quando arrumamos a gaveta da bagunça, separamos as promessas, deixando-as livres das inutilidades, elas ficam mais fáceis de serem encontradas por nós.

Aliás, precisamos colocá-las visíveis no porta-retratos do nosso coração. Sempre à mostra, para nos lembrarmos.

As lembranças servem para que a família recorde sua história e relacione as promessas com as realizações.

Precisamos trazer as promessas à tona, recorrer a elas como combustível para nossa fé.

Lamentações 3:21-24
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

Como você tem lidado com suas promessas? Vamos conversar a respeito?

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge