ūüéĮūüŹÉūüí®Prosseguindo Para o Alvo, Prossigamos em Conhecer a Deus

√Č mais importante continuar¬†prosseguindo para o alvo do que a velocidade com que se vai.¬†E por qu√™? Porque voc√™ tem uma dire√ß√£o certa a seguir.

A vida anda muito corrida, por escolhas nossas ou n√£o: s√£o tantos projetos, tantas tarefas, tantas atividades, tantos compromissos.

Com todo este volume de quest√Ķes com que nos vemos cercados, √© bem f√°cil sermos distra√≠dos do foco…

Perder o foco √© distorcer a vis√£o. Voc√™ tem enxergando a vida segundo a √≥tica de Deus ou segundo as circunst√Ęncias?

Sigamos em frente, debaixo da visão de Deus. Prosseguindo para o alvo, prossigamos em conhecer a Deus!

Prosseguindo Para o Alvo, Prossigamos em Conhecer a Deus

Prosseguindo Para o Alvo

“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.

Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;

para o conhecer, e o poder da sua ressurrei√ß√£o, e a comunh√£o dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcan√ßar a ressurrei√ß√£o dentre os mortos.” Filipenses 3:7-11

O apóstolo Paulo nos ensina que abriu mão do que antes era para ele muito valioso para avançar prosseguindo para o alvo e conhecer a Deus, ganhar a Cristo, ser encontrado em Cristo, morrer com Cristo, alcançar a ressurreição.

N√£o consigo pensar nisso e n√£o me lembrar da can√ß√£o Senhor, Te Quero do Vineyard: “Prosseguindo para o alvo eu vou / A coroa conquistar / Vou lutando nada pode me impedir, eu vou te seguir / Conhecer-te eu quero mais”.

“N√£o que eu o tenha j√° recebido ou tenha j√° obtido a perfei√ß√£o; mas prossigo para conquistar aquilo para o que tamb√©m fui conquistado por Cristo Jesus.

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.

Todavia, andemos de acordo com o que j√° alcan√ßamos.” Filipenses 3:12-16

Quando escreve aos Filipenses, Paulo já havia alcançado o ápice na vida espiritual? Ele entendia que não.

Mas permanecia prosseguindo para o alvo porque haveria um prêmio a receber.

Se você entende que tem um caminho a percorrer e que ainda não alcançou este prêmio, guarde o seu coração e que esta reflexão sirva para sua edificação, prosseguindo para o alvo.

Se você pensa de maneira diferente e se conformou com uma vida espiritual rasa ou distante de Deus, limpe o seu coração e que esta reflexão sirva para sua edificação, prosseguindo para o alvo.

Meu Alvo √Č Cristo

Meu alvo é Cristo

Ser√° que nosso alvo est√° correto? Ser√° que nosso alvo realmente √© Cristo? Ser√° que nossa prioridade est√° no Reino de Deus e sua justi√ßa? Ser√° que…?

Se sim, e estamos com dificuldades para prosseguir em conhecer a Deus, prosseguindo para o alvo, precisamos olhar urgentemente para Cristo.

Temos uma carreira a correr, uma vida crist√£, prosseguindo para o alvo, como lemos em Hebreus 12:1: “corramos, com perseveran√ßa, a carreira que nos est√° proposta”.

Mas a vida cristã não é uma vida sem objetivo, a esmo, sem rumo. Muito pelo contrário, na vida cristã temos uma meta.

“N√£o sabeis v√≥s que os que correm no est√°dio, todos, na verdade, correm, mas um s√≥ leva o pr√™mio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.

Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.

Mas esmurro o meu corpo e o reduzo √† escravid√£o, para que, tendo pregado a outros, n√£o venha eu mesmo a ser desqualificado.” 1 Cor√≠ntios 9:24-27

Como um viajante inicia sua trajetória, percorre estradas e chega ao seu destino, nós somos peregrinos nesta terra rumo ao nosso alvo. E qual é o seu alvo?

Meu alvo é Cristo!

Não se esqueça: nós temos uma meta e vamos prosseguir em conhecer a Deus.

Nosso alvo é Cristo. Persevere, prosseguindo para o alvo!

Livre-se do Peso e do Pecado

“Portanto, tamb√©m n√≥s, visto que temos a rodear-nos t√£o grande nuvem de testemunhas, desembara√ßando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia…” Hebreus 12:1

O contexto das testemunhas mencionadas em¬†Hebreus √© que a¬†vida dos her√≥is da f√© nos d√° testemunho, j√° que eles venceram com sucesso. √Č s√≥ voc√™ ler o cap√≠tulo 11 e ver que a palavra “portanto”, iniciando Hebreus 12, faz a liga√ß√£o entre eles.

Podemos fazer uma analogia de pessoas bem-sucedidas em alguma área que vão presenciar a apresentação de alguém que está lutando para também vencer.

Seria como um jogador de futebol famoso que vai assistir a jogos de atletas ainda sem t√≠tulos. Ou um cantor¬†famoso que vai assistir a uma apresenta√ß√£o de um m√ļsico sem pr√™mios e reconhecimento.

Lógico que também somos rodeados por testemunhas humanas que observam a nossa postura. Aliás, por que será que as pessoas sem Jesus não perguntam mais para os filhos de Deus sobre a razão da nossa fé?

Sem falar nas testemunhas espirituais das trevas que nos analisam e nos mapeiam descobrindo, assim, nossos pontos fracos para sempre nos colocar ciladas exatamente l√°.

Já que somos rodeados de muitas testemunhas, vamos nos livrar de todo peso e do pecado que está sempre à espreita?

Precisamos abandonar tudo que atrasa nosso avanço, progresso, em especial, o pecado.

Muitos culpam a caminhada cristã como sendo pesada. Ora, vida com Deus não é peso. Servir ao Senhor não é pesado.

“Porque este √© o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos n√£o s√£o penosos…” 1 Jo√£o 5:3

Est√° bem… Eu sei que as dificuldades surgem. Deus tamb√©m sabe e nos deixou importantes ensinamentos em Sua Palavra a respeito.

O ap√≥stolo Pedro escreveu que devemos deixar o orgulho e entregar a Deus toda a ansiedade: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa m√£o de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lan√ßando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de v√≥s.” 1 Pedro 5:7.

Leia também:

Jesus nos ensinou que nele somos aliviados e encontramos descanso: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre v√≥s o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de cora√ß√£o; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo √© suave, e o meu fardo √© leve.” Mateus 11:28-30.

Ent√£o, livre-se do peso e avance prosseguindo para o alvo!

Para te ajudar a vencer o pecado, eu recomendo a meditação na reflexão que escrevi a respeito de 3 importantes segredos espirituais:

Perseveran√ßa √Č Fundamental

Prosseguir em conhecer a Deus é caminhar prosseguindo para o alvo, pois temos uma meta. Isto você já entendeu.

Mas e quando surgem as adversidades? D√° para continuar? D√° para seguir em frente?

Sim, √© poss√≠vel prosseguir para o alvo, para o pr√™mio da soberana voca√ß√£o. A estrat√©gia que Hebreus nos ensina √© “corramos, com perseveran√ßa…”.

“Meus irm√£os, tende por motivo de toda alegria o passardes por v√°rias prova√ß√Ķes, sabendo que a prova√ß√£o da vossa f√©, uma vez confirmada, produz perseveran√ßa.

Ora, a perseveran√ßa deve ter a√ß√£o completa, para que sejais perfeitos e √≠ntegros, em nada deficientes.” Tiago 1:2-3

As tribula√ß√Ķes produzem em n√≥s perseveran√ßa: “E n√£o somente isto, mas tamb√©m nos gloriamos nas pr√≥prias tribula√ß√Ķes, sabendo que a tribula√ß√£o produz perseveran√ßa; e a perseveran√ßa, experi√™ncia; e a experi√™ncia, esperan√ßa.” Romanos 5:3-4.

Em algumas vers√Ķes da B√≠blia, a¬†experi√™ncia, gerada¬†pela perseveran√ßa, √© traduzida como car√°ter aprovado.

Cuidado! O diabo quer apagar toda a caminhada cristã que temos até aqui, querendo zerar nossa história com Deus, nos levando a um estágio inicial, ao ponto de partida.

Rejeite isto, em nome de Jesus! Olhe para Jesus, prosseguindo para o alvo.

Olhando Para Cristo

“…olhando firmemente para o Autor e Consumador da f√©, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, n√£o fazendo caso da ignom√≠nia, e est√° assentado √† destra do trono de Deus.” Hebreus 12:2

Quando lemos ‚Äúolhando firmemente para o Autor e Consumador da f√©‚ÄĚ, devemos compreender que o que nos ajusta o foco da vis√£o, nos livrando do pecado e da tribula√ß√£o, √©… olhar para Cristo.

O corredor n√£o deve olhar para os concorrentes, mas deve manter o olhar fixo em Jesus.

A palavra¬†“Autor” √© a tradu√ß√£o de¬†archegon¬†que significa l√≠der, pioneiro ou capit√£o. A palavra¬†“Consumador” √© a tradu√ß√£o de teleioten¬†que significa aperfei√ßoador, que completa.

Ent√£o, Jesus √© o “Autor e Consumador da f√©” porque foi o Pioneiro a terminar perfeitamente a corrida e, por isso, est√° habilitado a nos liderar durante nossa corrida, como nosso Aperfei√ßoador.

Lembra de Pedro que quando olhou para as ondas desanimou e afundou?

“Reparando, por√©m, na for√ßa do vento, teve medo; e, come√ßando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!” Mateus 14:30

Sabe… Jesus suportou a cruz passando por toda aquela vergonha e dor por nada? Claro que n√£o! N√£o desista!

Considere isto, prosseguindo para o alvo.

Olhe para Jesus, Ele é o nosso alvo! Conte com Ele! Viva para Ele! Permita que Cristo viva em você e através de você!

Semeando Atitudes Espirituais

Semeando atitudes espirituais

“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltar√° com j√ļbilo, trazendo os seus feixes.” Salmos 126:6

Olha… √Äs vezes, n√£o conseguimos correr.¬†Se necess√°rio, ande prosseguindo para o alvo, mas n√£o pare!

Lembre-se que estamos sendo forjados para a vida eterna: ‚ÄúE, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos disc√≠pulos, voltaram para Listra, e Ic√īnio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos disc√≠pulos, exortando-os a permanecer firmes na f√©; e mostrando que, atrav√©s de muitas tribula√ß√Ķes, nos importa entrar no reino de Deus.‚ÄĚ Atos 14:21-22.

Ande, sempre prosseguindo para o alvo, semeando atitudes espirituais e as regando com as l√°grias do seu clamor a Deus. Quando voc√™ chegar ao alvo, a colheita ser√° com j√ļbilo.

A¬†m√ļsica Quebrantado Cora√ß√£o cantada por Fernanda Brum tem alguns versos muito interessantes:¬†‚ÄúConhecer a Deus √© ir mais al√©m / √Č rasgar o c√©u com o cora√ß√£o / √Č tocar a Deus com uma can√ß√£o / De um quebrantado cora√ß√£o‚Ķ‚ÄĚ.

Prosseguindo para o alvo, devemos ir além, pois para conhecer a Deus precisamos de um coração quebrantado.

“Perto est√° o SENHOR dos que t√™m o cora√ß√£o quebrantado e salva os de esp√≠rito oprimido.” Salmos 34:18

“O SENHOR edifica Jerusal√©m e congrega os dispersos de Israel; sara os de cora√ß√£o quebrantado e lhes pensa as feridas.” Salmos 147:2-3

O SENHOR se aproxima de quem tem um cora√ß√£o quebrantado e os sara. Ali√°s, em Isa√≠as 61:1, lemos profeticamente uma declara√ß√£o de Jesus: “…enviou-me a curar os quebrantados de cora√ß√£o…”.

Hummm… Voc√™ est√° entendendo este segredo espiritual?

Deus disse por meio de seu profeta como o rei Josias valorizava as coisas espirituais: ‚ÄúAcaso, teu pai n√£o comeu, e bebeu, e n√£o exercitou o ju√≠zo e a justi√ßa? Por isso, tudo lhe sucedeu bem. Julgou a causa do aflito e do necessitado; por isso, tudo lhe ia bem. Porventura, n√£o √© isso conhecer-me? ‚Äď diz o SENHOR.‚ÄĚ Jeremias 22:15b, 16.

Ir além, prosseguindo em conhecer ao Senhor, prosseguindo para o alvo, precisa ser com o coração quebrantado, guardando e praticando os valores da cultura de Deus e de seu reino.

“Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Aquele que n√£o ama n√£o conhece a Deus, pois Deus √© amor.‚Ä̬†1¬†Jo√£o 4:6-8

Sabemos que algu√©m conhece a Deus quando √© sens√≠vel √†s quest√Ķes espirituais.

Também sabemos que alguém conhece a Deus quando ama. Quem não evidencia amor, não evidencia que é nascido de Deus, logo não conhece a Deus.

Então, amando e sensíveis às coisas celestiais, estamos avançando, prosseguindo para o alvo.

Conclus√£o

Espero que eu tenha sido, de alguma maneira, instrumento de Deus para te abençoar com esta reflexão.

Nós vimos que é importante avançar, prosseguindo para o alvo que é Cristo e que precisamos: nos livrar do peso e do pecado, perseverar, olhar para Jesus.

Aprendemos também que mesmo que não dê para correr, não podemos parar, mas andar, semeando atitudes espirituais e as regando com oração.

Leia também:

Comente abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso, sempre prosseguindo para o alvo!

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge