Os Dois Alicerces – Parábolas de Jesus

Em contribuição ao blog The Pescador, escrevi um artigo devocional sobre os dois alicerces, uma parábola de Jesus.

Neste devocional sobre os dois alicerces, eu comento sobre como ficamos consternados com as tragédias ocorridas em momentos de tempestade e como pensamos como aquela situação poderia ser diferente. Em seguida, comparo com as situações do cotidiano.

Eu falo também especificamente sobre os alicerces: o alicerce que devemos evitar e qual o melhor alicerce.

Confira o devocional “Os Dois Alicerces – Parábolas de Jesus” abaixo.

Os Dois Alicerces – Parábolas de Jesus

Os Dois Alicerces

Sabe quando assistimos a alguma reportagem sobre a destruição que uma tempestade causou em determinada comunidade, devastando vidas e suas histórias destruídas por casas que desmoronaram?

Motivos não faltam, mas sempre pensamos que poderia ser diferente. Pensamos que poderiam ter edificado estas casas em uma área com o solo seguro, com uma base sólida.

Assim como uma casa precisa ter sua construção edificada sobre um alicerce sólido, uma base firme, as áreas de nossas vidas precisam ser edificadas sobre a Rocha.

Aliás, Jesus, a Rocha, nos ensinou isto em uma de suas parábolas. Ele mesmo é o alicerce, ele é a Rocha com a letra “R” maiúscula mesmo, que nos sustenta e nos dá firmeza.

Mateus 7.24-27
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Nós não entendemos momentos da vida em que casamentos, famílias, amizades, relacionamentos de maneira geral desmoronando. Por vezes, saúde, emoções e até mesmo vida profissional e financeira.

Você e eu precisamos edificar, construir, basear as nossas vidas sobre algo sólido, assim como a casa sobre a rocha que a parábola nos conta.

E, sinceramente, não há nada melhor do que edificarmos nossas vidas sobre as palavras de Jesus.

Jesus, o Verbo de Deus, a Palavra, nos presenteia com os melhores ensinamentos e valores que qualquer um de nós poderia receber para ter uma vida feliz e plena.

Não que jamais passaremos por dificuldades assemelhadas a uma tempestade. Mas ao passarmos por estas dificuldades, estaremos firmados nos valores que temos enraizados em nós.

Valores estes que aprendemos através dos ensinamentos das palavras de Jesus, da Palavra de Deus.

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

O Alicerce que Devemos Evitar

Há um tempo, ouvi de um conhecido homem de Deus no Brasil uma frase que muito me marcou: “- Você não deve reclamar daquilo que você mesmo permitiu”.

Esta é uma realidade que pode parecer injusta, dolorida e chocante. Mas grande parte das dificuldades que vivemos é fruto do alicerce errado sobre o qual edificamos nossas vidas.

Não podemos desejar colher uvas, quando plantamos alface. Não podemos desejar colher laranja, quando plantamos feijão. O que semearmos, colheremos.

E, às vezes, esta semeadura é originada em pressa, ansiedade, vontade de seguir pelo caminho mais fácil, menos trabalhoso, um atalho que em nada poderia nos dar segurança.

Mesmo que às nossas vistas, pareça um vistoso caminho, uma vistosa semente, se não for autenticado pelos ensinamentos de Jesus, certamente é o alicerce que devemos evitar.

O Melhor Alicerce

Jó era um homem justo, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Certa vez, passando pelo momento mais difícil em sua vida, ele faz uma interessante declaração.

Jó 23.10-12
Mas ele sabe o meu caminho; prove-me, e sairei como o ouro. Nas suas pisadas os meus pés se afirmaram; guardei o seu caminho e não me desviei dele. Do preceito de seus lábios nunca me apartei e as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento.

Desejando se apresentar ao Senhor e confiando em sua misericórdia, Jó declara que Deus conhecia seus caminhos e, assim, seus pés se afirmaram nas pisadas de Deus. E mais, Jó afirma que dava mais importância às palavras de Deus do que ao seu próprio alimento.

Ou seja, Jó claramente afirmou que seu alicerce era Deus.

Medite neste texto do profeta Isaías.

Isaías 55.6-11
6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Busque ao Senhor, ande pelos altos caminhos, renove sua mente com os altos pensamentos, receba com alegria a Palavra de Deus e a pratique.

Desta maneira, mesmo que seja mais trabalhoso, mais demorado e, aos nossos olhos, mais dolorido, você estará edificando a sua vida no melhor alicerce: os ensinamentos que o Senhor nos deixou expressos em sua Palavra.

Qual dos dois alicerces você tem escolhido para edificar sua vida? Você tem construído sua casa na areia ou na rocha?

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe sua vida! Você tem acesso!

 

* Texto publicado originalmente no blog The Pescador

Avalie este artigo

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge