Você Sabe Mesmo o Que É Teologia?

Muito se fala sobre o que é Teologia no meio acadêmico ou no meio popular. Aliás, se fala em Teologia, se faz Teologia e se discute Teologia.

Objetivamente, Teologia é o estudo sobre Deus, envolve o “conhecimento de Deus”.

Mas teólogo é aquele que é mestre ou doutor em teologia, ou qualquer que tenha opinião formada sobre Deus?

Poderíamos associar que quem não deseja estudar Teologia, não deseja… conhecer a Deus?

O Que É Teologia

Bom… Teologia é para todos! O renomado teólogo americano R. C. Sproul, citado por Dave Harvey em seu livro “Quando pecadores dizem ‘sim’” (Editora Fiel), afirma que:

“Todo cristão é um teólogo. Ele pode não ser um teólogo no sentido técnico ou profissional, mas ainda é um teólogo. A questão não é ser ou não ser um teólogo, mas se somos bons ou maus teólogos.” R. C. Sproul

Quero compartilhar um conteúdo bem interessante para você refletir se sabe mesmo o que é Teologia. Muitas vezes, nossa visão está distorcida, sem foco, por tantas situações que observamos a respeito deste tema.

Primeiro, um vídeo do R.C. Sproul definindo de maneira simples, objetiva e exemplificada o que é Teologia.

Depois, um texto com uma nova visão sobre o que é a Teologia e o que é ser teólogo.

Uma Nova Visão Sobre o Que é Teologia e o Que é Ser Teólogo

Em primeiro lugar, Teologia não é discutir religião, pois, embora seja necessário discutir alguns pontos das religiões não é, necessariamente, uma discussão sobre qual a melhor religião.

Teologia é, principalmente, apresentar os pontos de vistas teológicos das religiões e, consequentemente, relacioná-los com a sociedade onde o teólogo vive, partindo, da pergunta: o que isso contribuiu, contribui ou contribuirá para o melhoramento da sociedade em que vivemos?

Em segundo lugar, ser teólogo não é ser radical ou fundamentalista. Nada disso! Precisa-se colocar lado-a-lado a fé (para compreender Deus e sua justiça perfeita) e a razão (para suportar a fraqueza humana e levá-lo a reconhecer suas fragilidades).

Radicalismo e posicionamento teológico não podem ser confundidos. Enquanto este evidencia nossa opinião e crenças sobre determinados assuntos, aquele não nos permite enxergar o impacto de outras opiniões sobre as nossas.

Nenhuma vertente teológica cristã é um mundo em si mesmo. Sempre dependerá de outros posicionamentos para uma fundamentação equilibrada.

Em terceiro lugar, ser teólogo não é levantar questionamentos sem aplicação prática para as pessoas, para a Igreja ou para a sociedade.

Em quarto e último lugar: ser teólogo não é “plagiar” idéias. Além de ilegal é imoral. Isso não é teologia!

É certo que devemos ter como fundamentação teológica a Bíblia, bem como tantos outros teólogos influentes e importantes de tempos passados ou atuais… Mas, não podemos “plagiar” suas idéias… E pior, dizer que a idéia foi nossa. É ilegal e não reflete uma prática teológica cristã e equilibrada.

Ser teólogo e praticar teologia equilibrada é buscar compreender a influência que o divino exerce sobre o homem e a resposta humana mediante o poder dessa influência.

Ou seja, o teólogo levar o homem ao conhecimento das suas necessidades para empreender uma busca constante e um relacionamento sincero com Deus.

Esse trabalho também pode ser realizado no campo político, social, familiar, educacional, sentimental, profissional.

Por exemplo, você sabia que uma das áreas que mais dá visibilidade e retorno financeiro é a ÉTICA? Isso porque vivemos em tempos que a ética tem se tornado escassa.

As empresas estão loucas por profissionais éticos, as igrejas desesperadas por pastores éticos, a sociedade manifesta seu desejo por políticos éticos, as instituições sociais buscam avidamente por indivíduos éticos…

Não sei se você percebeu o EXTENSO campo que é aberto à exploração de um teólogo. Mas vou lhe adiantar: suas chances de crescer em seu ministério ou sua profissão são MUITO GRANDES.

Fonte: Universidade da Bíblia, do Curso Formação em Teologia.



5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

2 Comentários

  1. Priscila

    Muito bom o artigo, acredito que a teologia deveria ser o estudo basico e de facil acesso para todos os membro da congregação, e todos que tem cargos ministerias deveria ter teologia.

    • Olá, Priscila! Obrigado por comentar.

      Muitos querem sucesso através de um make, de algo “maquiado”. Quando, na verdade, sucesso é cumprir o propósito de Deus para cada um.

      Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge