ūüėęNo Mundo Tereis Afli√ß√Ķes, Mas Como Superar as Adversidades?

Voc√™ j√° reparou que olhando √† nossa volta sempre encontramos uma afli√ß√£o, uma tribula√ß√£o, uma adversidade? Pois √©… no mundo tereis afli√ß√Ķes e o¬†Senhor Jesus nos alertou a respeito.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por afli√ß√Ķes; mas tende bom √Ęnimo; eu venci o mundo.” Jo√£o 16:33

Muitas s√£o as afli√ß√Ķes do justo. Parece que depois que entregamos a vida a Jesus, muitas situa√ß√Ķes pioraram. A grande b√™n√ß√£o √© que mesmo em meio √† persegui√ß√£o h√° uma paz¬†na certeza da vit√≥ria de Cristo.

Leia também:

Mas como superar as afli√ß√Ķes deste tempo presente?¬†O¬†que fazer quando est√° triste com o que nos acontece? Como n√£o ficar angustiado com as adversidades?

A B√≠blia nos mostra atrav√©s de instru√ß√Ķes diretas de Deus e das vidas¬†de homens e mulheres comuns, que as tribula√ß√Ķes s√£o reais. Ao mesmo tempo, somos encorajados a superar estas afli√ß√Ķes.

Reflita nesta palavra de superação para quem está aflito.

Continue lendo para saber mais sobre:

Se voc√™ j√° gostou do assunto dessa¬†reflex√£o, n√£o deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas saibam como superar as tribula√ß√Ķes.

No Mundo Tereis Afli√ß√Ķes, Mas Como Super√°-las?

No Mundo Tereis Afli√ß√Ķes

“Em tudo somos atribulados, por√©m n√£o angustiados” 2 Cor√≠ntios 4:8a

As tribula√ß√Ķes n√£o podem nos angustiar. Infelizmente, muitas pessoas sofrem demais com as afli√ß√Ķes da vida, chegando mesmo at√© um est√°gio de ansiedade ou at√© s√≠ndrome do p√Ęnico.

Leia também:

Mas como superar as adversidades? Vamos primeiro conhecer um pouco do que a B√≠blia nos diz que podemos aprender com as tribula√ß√Ķes?

Aprendendo com as Tribula√ß√Ķes

Tribula√ß√Ķes

Jesus disse: “no mundo tereis afli√ß√Ķes”, ok. Sabemos que as afli√ß√Ķes fazem parte da vida.

“Foi-me bom ter eu passado pela afli√ß√£o, para que aprendesse os teus decretos.” Salmos 119:71

No mundo tereis afli√ß√Ķes¬†e o nosso grande desafio √© saber tirar o m√°ximo proveito delas.¬†E o que podemos aprender com as tribula√ß√Ķes?

No Mundo Tereis Afli√ß√Ķes, Mas Deus Nos Livra de Todas

“Muitas s√£o as afli√ß√Ķes do justo, mas o SENHOR de todas o livra. Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer ser√° quebrado.” Salmos 34:19-20

A B√≠blia nos mostra que muitas s√£o as afli√ß√Ķes do justo, mas tamb√©m nos ensina que o SENHOR nos livra n√£o de uma ou outra, mas Ele nos livra de todas as afli√ß√Ķes.

No mundo tereis afli√ß√Ķes, mas em Deus h√° livramento de todas!

No Mundo Tereis Afli√ß√Ķes, Mas Elas S√£o Leves e¬†Moment√Ęneas

“Porque a nossa leve e moment√Ęnea tribula√ß√£o produz para n√≥s eterno peso de gl√≥ria, acima de toda compara√ß√£o, n√£o atentando n√≥s nas coisas que se v√™em, mas nas que se n√£o v√™em; porque as que se v√™em s√£o temporais, e as que se n√£o v√™em s√£o eternas.” 2 Cor√≠ntios 4:17-18

A Bíblia nos mostra que não devemos empenhar muita energia na tribulação, mas colocá-la em seu devido lugar.

No mundo tereis afli√ß√Ķes, mas elas s√£o leves e moment√Ęneas!

No Mundo Tereis Afli√ß√Ķes, Mas Elas¬†nos Forjam para o Reino de Deus

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos disc√≠pulos, voltaram para Listra, e Ic√īnio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos disc√≠pulos, exortando-os a permanecer firmes na f√©; e mostrando que, atrav√©s de muitas tribula√ß√Ķes, nos importa entrar no reino de Deus.” Atos 14:21-22

No mundo tereis afli√ß√Ķes, mas elas nos preparam para a vida eterna!

No Mundo Tereis Afli√ß√Ķes, Mas Elas N√£o Se Comparam¬†√† Vida Eterna

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente n√£o podem ser comparados com a gl√≥ria a ser revelada em n√≥s.” Romanos 8:18

No mundo tereis afli√ß√Ķes, mas os sofrimentos desta vida n√£o se comparam √† vida eterna!

No Mundo Tereis Afli√ß√Ķes, Mas Elas¬†N√£o Podem Nos Separar de Deus

“Quem nos separar√° do amor de Cristo? Ser√° tribula√ß√£o, ou ang√ļstia, ou persegui√ß√£o, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,¬†nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder√° separar-nos do amor de Deus, que est√° em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:35-39

No mundo tereis afli√ß√Ķes, mas elas n√£o podem nos separar do amor de Deus!

O Que N√£o Fazer Para Superar as¬†Tribula√ß√Ķes

Quem canta, seus males espanta

H√° aquele dito popular: “cantar seus males espanta”. Mas ser√° mesmo? O que a B√≠blia nos diz?

Você canta quando está aflito? Você consegue louvar na aflição? Sabia que isto não é bíblico?

“√Äs margens dos rios da Babil√īnia, n√≥s nos assent√°vamos e chor√°vamos, lembrando-nos de Si√£o.

Nos salgueiros que l√° havia, pendur√°vamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam can√ß√Ķes, e os nossos opressores, que f√īssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos c√Ęnticos de Si√£o.

Como, por√©m, haver√≠amos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?” Salmos 137:1-4

“Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim √© o que entoa can√ß√Ķes junto ao cora√ß√£o aflito.” Prov√©rbios 25:20

Cantar na aflição é como colocar o dedo na ferida. Sim, eu sei que quando cantamos em meio à tristeza, nos emocionamos bastante.

Isto acontece porque nossos sentimentos tristes s√£o remexidos. √Č o ressentimento, piorando ainda mais as coisas. Mas ouvir a voz de Deus n√£o √© sentimento. Vida com Deus n√£o √© sentimento.

Eu te choquei??? Muitos louvores dizem o contr√°rio. Muitos pregadores dizem o contr√°rio. Muitos pastores dizem o contr√°rio.

Você certamente já ouviu alguém pregar que o segredo é cantar na prova, louvar em meio as lutas e se estiver aflito e triste.

Ok, eu assumo. Eu mesmo j√° cometi esse grave erro pregando, mas aprendi.

Pois √©… h√° coisas na B√≠blia que v√£o contra o que aprendemos, mesmo que tenha muito tempo. Mesmo que tenha sido desde a Escola B√≠blica ou a salinha das crian√ßas durante os cultos.

Hoje em dia, nossos louvores têm as letras muito pobres e infiéis à Bíblia. Isso mesmo!

E sabe a razão? Nós não entendemos e não conhecemos o suficiente a Palavra de Deus, consequentemente não conhecemos a Deus. Falta leitura bíblica regular e estudo bíblico sistemático.

At√© o pastor Paulo J√ļnior j√°¬†fez este alerta sobre o que est√£o fazendo com o louvor.

A Ora√ß√£o √Č a Chave para Superar as Tribula√ß√Ķes

Vencer as tribula√ß√Ķes, ora√ß√£o da ang√ļstia, clamor

“Est√° algu√©m entre v√≥s sofrendo? Fa√ßa ora√ß√£o. Est√° algu√©m alegre? Cante louvores.” Tiago 5:13

N√£o devemos cantar em meio √†s afli√ß√Ķes, apesar de sabermos que a adora√ß√£o atrai a presen√ßa de Deus. O que n√≥s precisamos fazer √© orar. Falar com Deus √© a chave para superar as tribula√ß√Ķes.

“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de pris√£o escutavam.” Atos 16:25

Apesar de muitos só se lembrarem que Paulo e Silas louvaram na prisão, lembre-se que eles primeiro oraram. Leia o texto novamente.

Com a oração, colocamos para fora aquilo que nos está remoendo, resolvendo o problema da aflição. Aliviados, então, sabendo que aquela tribulação será superada, conseguimos cantar.

J√° experimentou em um dia de afli√ß√£o chegar ao culto coletivo e simplesmente come√ßar a louvar. Voc√™ vai travar. √Č normal.

Você precisa primeiro orar, consagrando aquele tempo ao Senhor e entregando a Ele o fardo e o jugo.

“- Ah, Geraldo Augusto… e Josaf√°? Ele n√£o colocou os levitas na frente para vencer a guerra? O louvor n√£o √© importante para vencer as lutas?”.

Vamos ler a Bíblia?

“Ent√£o, Josaf√° teve medo e se p√īs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Jud√°. Jud√° se congregou para pedir socorro ao SENHOR; tamb√©m de todas as cidades de Jud√° veio gente para buscar ao SENHOR.” 2 Cr√īnicas 20:3-4

O rei Josaf√° primeiro orou sozinho a Deus. Depois, proclamou um jejum para todo o reino. O povo junto o que fez? Orou ao Senhor.

Depois da oração, Deus responde e diz que Ele daria a vitória. A partir daí é que vem o louvor.

Sem a oração, Josafá não saberia o que fazer e não teria a confiança da garantia da vitória para então louvar a Deus.

Até mesmo Josué e Gideão que conduziram o povo à vitória usando como uma das ferramentas o grito, segundo instrução do próprio Senhor, primeiro buscaram a Deus em oração.

Lendo os textos com cuidado e atenção, você perceberá que Josué foi falar com Deus primeiro e que Gideão esteve o tempo todo falando com Deus. Eles primeiro oraram.

Salmos 107, que abre o Livro 5 de Salmos, nos convida ao longo de 43 vers√≠culos a¬†render gra√ßas a Deus porque Ele √© bom e misericordioso, nos salvando de todas as tribula√ß√Ķes.

As a√ß√Ķes de gra√ßas¬†v√™m quando eu j√° orei na minha ang√ļstia e tenho a certeza do livramento.

O detalhe √© que neste texto h√°¬†4 vers√≠culos id√™nticos que afirmam categoricamente que o livramento das tribula√ß√Ķes vem atrav√©s da ora√ß√£o no tempo da ang√ļstia.

“Ent√£o, na sua ang√ļstia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribula√ß√Ķes.” Salmos 107:6, 13, 19, 28

Quando Deus nos Livra das Tribula√ß√Ķes

Vencendo tribula√ß√Ķes, superando adversidades

Os vers√≠culos de Salmos 116 nos revelam que amar ao Senhor √© a resposta que o cora√ß√£o de Deus deseja como resultado dos livramentos das tribula√ß√Ķes em nossas vidas.

Este texto tamb√©m nos ensina que, quando ang√ļstia, tribula√ß√£o e tristeza vierem, precisamos invocar ao Senhor, orar a Deus.

“Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas s√ļplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invoc√°-lo-ei enquanto eu viver.

La√ßos de morte me cercaram, e ang√ļstias do inferno se apoderaram de mim; ca√≠ em tribula√ß√£o e tristeza.

Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.

Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.

Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.

Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.Salmos 116:1-8

Quando oramos na ang√ļstia recebemos o livramento em meio √† tribula√ß√£o, podemos ter a convic√ß√£o que Deus:

  • Preservar√° nossa vida (“livraste da morte a minha alma”)
  • Transformar√° tristeza em alegria (“das l√°grimas, os meus olhos”)
  • Conduzir√° nossos caminhos (“da queda, os meus p√©s”).

Oh, gl√≥ria! A nossa ora√ß√£o na ang√ļstia √© ouvida pelo nosso Deus e Pai que nos livra!

Acho que voc√™ j√° entendeu, n√£o √©…?!

Conclus√£o

N√≥s podemos at√© passar por tribula√ß√Ķes, ali√°s muitas s√£o as afli√ß√Ķes dos justos. Aprendemos que, apesar de nos forjarem para entrar no Reino de Deus, elas s√£o leves e moment√Ęneas, n√£o se comparam √† vida eterna e n√£o podem nos separar do amor de Deus que nos livra de todas elas.

Somos encorajados pelo Senhor Jesus a ter bom √Ęnimo, mas n√£o conseguimos fazer isto de bra√ßos cruzados, murmurando e nem louvando, mas falando com Deus, clamando a Ele e o invocando.

Olha que doideira… Parece contradi√ß√£o, mas n√£o √©… rs

S√≥ para deixar mais f√°cil ainda de entender, eu vou mostrar uma can√ß√£o que expressa que¬†√© a ora√ß√£o que nos ajuda a superar as adversidades. √Č a can√ß√£o Posso Clamar, da Eyshila.

Mas, ent√£o, j√° que a ora√ß√£o √© a sa√≠da para superar as tribula√ß√Ķes, que tal aprender¬†como orar a Deus?

Baixe gratuitamente o e-book Como Orar a Deus, do Prof. Robert Amorim, da Escola do Chamado.

√Č um livro digital, um guia gratuito em PDF, que ensina como falar com Deus de maneira eficaz.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso ao livramento do Pai!

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge