ūüíéMulher Virtuosa Quem Achar√°? [10 Mulheres da B√≠blia Para Te Inspirar]

Ah… mulher virtuosa quem achar√°? Meu cora√ß√£o se entristece quando vejo mulheres sendo desvalorizadas ou elas mesmas se desvalorizando, seja por palavras, atitudes ou a√ß√Ķes.

Sabemos que as mulheres ocupam e desempenham papel fundamental na sociedade. Cada vez mais, elas têm sido valorizadas por boa parte da sociedade quando, na verdade, já deveriam ser há muito tempo.

Mas… voc√™ sabia que Deus valorizou a mulher em todos os tempos?

No Dia Internacional da Mulher, vi no grupo de WhatsApp do Você Tem Acesso, uma mensagem com uma homenagem às mulheres.

Valorizando a mulher virtuosa, o texto dizia assim:

“Quando vejo as mulheres da B√≠blia ocupando posi√ß√Ķes estrat√©gicas de influ√™ncia e de lideran√ßa, sendo colocadas meticulosamente no lugar certo e na hora oportuna, percebo o quanto Deus valorizou a mulher em todos os tempos.

Percebo a forma maravilhosa como Deus a vestiu de for√ßa e dignidade, lhe vestiu de autoridade diante de diversas situa√ß√Ķes, conciliando obedi√™ncia e submiss√£o a Deus!

Em Seu gracioso plano de salva√ß√£o, envolveu mulheres das mais variadas classes e ocupa√ß√Ķes, numa √©poca em que pouco ou nenhum valor se dava √†s mulheres e assegurou que seus nomes e seus feitos ficassem registrados como testemunho para as pr√≥ximas gera√ß√Ķes. (…) #HerdeirasVirtuosas”

Então, eu me pergunto: Mulher virtuosa quem achará?

Continue lendo para saber mais sobre:

  • A express√£o mulher virtuosa
  • 2 caracter√≠sticas fundamentais da mulher de Deus
  • O valor da mulher virtuosa
  • 10 exemplos de mulheres da B√≠blia
  • O que a mulher virtuosa n√£o deve fazer

Se você já gostou do assunto dessa reflexão, não deixe de compartilhar com suas amigas para que cada vez mais mulheres virtuosas aprendam o valor que Deus sempre deu a elas.

Mulher Virtuosa Quem Achar√°?

Mulher Virtuosa Quem Achar√°?

Ouvimos e lemos bastante o termo “mulher virtuosa quem achar√°“. Certamente, voc√™ j√° sabe que o termo tem origem no vers√≠culo b√≠blico “para mulheres” Prov√©rbios 31:10, n√£o √©?

Provérbios 31:10
“Mulher virtuosa, quem a achar√°? O seu valor muito excede o de finas j√≥ias.”

O texto de Provérbios 31:10-31, que nos mostra diversas características de uma mulher virtuosa, é um poema em acróstico. Ou seja, cada versículo começa com uma letra do alfabeto hebraico.

Um exemplo de acróstico com o nome de Jesus:

  • J¬†unto ao rio Jord√£o o Filho do homem foi batizado
  • E¬†le se aproximou de Jo√£o Batista e lhe disse para batiz√°-lo
  • S¬†urpreso, Jo√£o batizou o Senhor Jesus na √°gua do rio
  • U¬†nig√™nito Filho de Deus, que ao homem veio para salv√°-lo
  • S¬†aiu da √°gua o Mestre, e uma voz do c√©u saudou-o dizendo: Esse √© meu Filho amado.

Alguns afirmam que Provérbios 31:10-31 é continuação dos ensinamentos da mãe de Lemuel (vv. 1-9), outros dizem que é um trecho independente, encerrando o livro de Provérbios.

Al√©m da fidelidade conjugal, a express√£o ‚Äúmulher virtuosa‚ÄĚ se refere aos valores da excel√™ncia, moralidade, capacidade e nobreza.

Uma mulher assim seria o modelo ideal de quem pratica a sabedoria, tema central do livro de Provérbios.

Mulher virtuosa quem achará? Podemos encontrá-la como uma mulher de oração e boa de Bíblia.

Mulher de Oração e Boa de Bíblia

N√£o √© de hoje que existe a¬†chamada B√≠blia da Mulher. Afinal, a maioria dos fi√©is nas congrega√ß√Ķes e das pessoas que se declaram crist√£s s√£o mulheres.

J√° foram lan√ßadas diversas varia√ß√Ķes da B√≠blia Sagrada da Mulher, como B√≠blia da Mulher com Harpa, B√≠blia da Mulher Que Ora, B√≠blia de Estudo da Mulher.

Não é incomum encontrarmos mulheres de Deus procurando na Internet por termos como: Bíblia online da mulher, baixar Bíblia da mulher, Bíblia da mulher grátis, baixar Bíblia de estudo da mulher e baixar Bíblia sagrada da mulher, por exemplo.

Uma mulher sábia e virtuosa lê, entende, medita e estuda a Bíblia. Afinal, ela deseja conhecer mais sobre Deus e Sua vontade.

A Bíblia também nos mostra diversas mulheres de oração. Certamente, esse é um dos segredos espirituais de uma mulher sábia e virtuosa que entende que falar com Deus precisa ser algo do seu dia-a-dia. Ela entende que precisa ter uma vida de oração.

Veja também:

E a√≠… Mulher virtuosa quem achar√°?

O Valor de uma Mulher Virtuosa Excede em Muito o Valor de Finas Joias!

Na Bíblia, vemos mulheres como muralhas, auxiliadoras, mães, profetizas e rainhas.

Encontramos mulheres jovens, outras n√£o t√£o¬†jovens. Mulheres sofredoras, est√©reis, mulheres s√°bias…

H√° aquelas mulheres simples, outras importantes. Algumas mulheres que n√£o tiveram seus nomes revelados.

A B√≠blia d√° exemplos de mulheres amigas, mulheres formosas, mulheres prontas a ofertar suas √ļltimas moedas, seu mais caro perfume, o sempre seu melhor aroma.

Vemos mulheres que testemunharam a gloriosa vis√£o do t√ļmulo vazio.

Mulheres de ontem que representam muito bem as mulheres cristãs de hoje: mulheres ungidas, comprometidas com a obra do Senhor e com o Senhor da obra!

Com isto em mente, mulher virtuosa quem achará? Vamos ver 10 exemplos de mulheres da Bíblia?

10 Mulheres da Bíblia Exemplificam o Valor da Mulher Virtuosa

Realmente, por toda as Sagradas Escrituras, vemos mulheres de Deus envolvidas e comprometidas com o plano de salvação, servindo como grandes exemplos.

Maria, mãe de Jesus, talvez tenha sido a mulher mais importante na Bíblia, por meio de quem nasceu o Salvador do mundo. Ela recebeu e cumpriu seu propósito de coração aberto e obediente.

“Ent√£o, disse Maria: Aqui est√° a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.” Lucas 1:38

Vamos ver sobre algumas destas mulheres da Bíblia e como elas representam mulheres de Deus nos dias atuais?

#1. Ana

Mulher virtuosa quem achar√°? Na B√≠blia, encontramos Ana que estava inserida no contexto eclesi√°stico, vivendo em suas ang√ļstias, mas exercitando sua f√©.

Ana da Bíblia e Samuel

“E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Ex√©rcitos, se benignamente atentares para a afli√ß√£o da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te n√£o esqueceres, e lhe deres um filho var√£o, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabe√ßa n√£o passar√° navalha.(…)

Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de tr√™s anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou √† Casa do SENHOR, a Sil√≥. Era o menino ainda muito crian√ßa.(…)” 1 Samuel 2:11, 24

Ana foi uma mulher s√°bia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#2. Débora

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Débora que assumiu posição de liderança e tomou atitudes capazes de mudar a vida de muitas pessoas.

Débora da Bíblia

“D√©bora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de D√©bora, entre Ram√° e Betel, na regi√£o montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a ju√≠zo. (…)

Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, at√© que eu, D√©bora, me levantei, levantei-me por m√£e em Israel.” Ju√≠zes 4:4-5; 5:7

Débora foi uma mulher sábia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#3. Dorcas

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Dorcas que estava envolvida em sua sociedade colaborando com seus ofícios.

Dorcas da Bíblia

“Havia em Jope uma disc√≠pula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela not√°vel pelas boas obras e esmolas que fazia.

(…) e todas as vi√ļvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe t√ļnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.” Atos 9:36; 39b

Dorcas foi uma mulher s√°bia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#4. Ester

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Ester que teceu um pano de fundo político, salvando vidas.

Rainha Ester

“Ent√£o, disse Ester que respondessem a Mordecai:

Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos.

Depois, irei ter com o rei, ainda que √© contra a lei; se perecer, pereci.” Ester 4:15-16

Ester foi uma mulher sábia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#5. Rute

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Rutes que prezou pelos valores da família.

Rute e Noemi

“Disse, por√©m, Rute: N√£o me instes para que te deixe e me obrigue a n√£o seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo √© o meu povo, o teu Deus √© o meu Deus.

Onde quer que morreres, morrerei eu e a√≠ serei sepultada; fa√ßa-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que n√£o seja a morte me separar de ti.”¬†Rute 1:16-17

Rute foi uma mulher sábia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#6. Sara

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Sara que foi chamada para crer em milagres.

Sara da Bíblia, Abraão e Isaque

“Disse o SENHOR a Abra√£o: Por que se riu Sara, dizendo: Ser√° verdade que darei ainda √† luz, sendo velha?

Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.

(…)

Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido.” G√™nesis 18:13-14;¬†21:1

Sara errou quando se precipitou e quando colocou em d√ļvida o cumprimento da promessa de Deus, mas foi¬†desafiada em sua f√© e, assim, uma mulher mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#7. Marta

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Marta que, hospitaleira, estava pronta para servir.

Marta da Bíblia

“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.” Lucas 10:38

Sabemos que, naquele momento com Jesus e sua irmã, ela não escolheu a melhor parte. Porém, na prontidão para servir hospedando ao Senhor, Marta foi uma mulher sábia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#8. Maria, Irm√£ de L√°zaro

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Maria que estava pronta para ouvir.

Maria, irm√£ de Marta e L√°zaro

“Tinha ela uma irm√£, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos p√©s do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.” Lucas 10:39

Maria foi uma mulher sábia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#9. Eunice

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos Eunice, mãe de Timóteo, que notoriamente transmitiu a cultura de Deus para a próxima geração.

Eunice da Bíblia, Mãe de Timóteo

“Lembrado das tuas l√°grimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recorda√ß√£o que guardo de tua f√© sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua av√≥ L√≥ide e em tua m√£e Eunice, e estou certo de que tamb√©m, em ti.” 2 Tim√≥teo 1:4-5

Eunice foi uma mulher sábia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

#10. Mulher Samaritana

Mulher virtuosa quem achará? Na Bíblia, encontramos a mulher samaritana que viveu uma transformação de vida e se tornou uma anunciadora das boas-novas.

Mulher Samaritana

“Quanto √† mulher, deixou o seu c√Ęntaro, foi √† cidade e disse √†queles homens:

Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Ser√° este, porventura, o Cristo?! (…)

Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.” Jo√£o 4:28-29, 39

A mulher samaritana foi uma mulher s√°bia, mulher virtuosa, exemplo para toda mulher de Deus.

Uma Mulher Sábia e Virtuosa Não Se Acomoda

Uma mulher virtuosa, uma mulher de Deus, é uma mulher sábia que não se acomoda em sua zona de conforto ou com as adversidades que está passando, mas deseja crescer espiritualmente e viver a bênção de Deus em sua família.

Eu realmente creio que a família é um projeto de Deus e que por isso precisa de um casamento bem estruturado, um casamento que agrada a Deus.

Você já parou para pensar na construção de uma ponte? Passam-se meses construindo uma ponte e, com apenas uma bomba, ela se desfaz em segundos. O mesmo acontece nos relacionamentos.

Voc√™ se esfor√ßa tanto para fazer tudo certo e‚Ķ pequenos erros p√Ķem tudo a perder. Felizmente isso n√£o precisa ser assim.

Você pode aprender a construir uma ponte sólida entre você e seu marido. Uma ponte indestrutível, embasada nos sólidos princípios bíblicos.

Creio que a maioria de vocês mulheres deseja isso: ter um companheiro amigo, uma família bem estruturada, um casamento realmente feliz!

O problema é que pequenos erros estragam tudo. Erros que são cometidos por puro desconhecimento. Não é sua culpa!

Mas às vezes, aprender alguns detalhes pode fazer uma mudança radical no casamento. E foi isso que aconteceu com a Cíntia. Ela finalmente entendeu os pequenos erros que estavam matando o amor entre ela e seu marido.

E descobriu, na Bíblia, a forma de neutralizá-los. Finalmente, a ponte do casamento dela foi restabelecida.

Clique no link abaixo, assista ao vídeo e entenda melhor essa história.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso, mulher virtuosa!

5 (100%) 2 votos

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge