Um Menino, a Bíblia, o Valor do Ouro, o Sabor do Mel e a Janela 4-14

Há quem tenha alergia a usar ouro. Há também quem não goste de mel. Mas não há como negar o valor do ouro e o sabor do mel.

Outro dia, recebi uma ilustração pelo WhatsApp que me fez refletir sobre a importância da Palavra de Deus por dois aspectos que assim que você acabar de ler esta ilustração logo abaixo, eu vou comentar com você.

Neste artigo, você verá sobre:

  • a ilustração de um menino, a Bíblia, o valor do ouro e o sabor do mel
  • meus comentários sobre 2 aspectos primordiais nesta ilustração
  • uma importante mobilização pelo Reino de Deus

Você vem comigo?

Um Menino, a Bíblia, o Valor do Ouro, o Sabor do Mel e a Janela 4-14

A Ilustração do Menino, a Bíblia, o Valor do Ouro e o Sabor do Mel

Há muitos anos, em uma véspera de ano novo, um homem muito rico que não tinha mulher, filhos, nem qualquer outro familiar, decidiu presentear todos os empregados de sua mansão.

Na hora do jantar, ele chamou os funcionários e pediu para que eles se assentassem à mesa.

À frente de cada um havia uma Bíblia e uma pequena quantidade em dinheiro. Depois que todos se acomodaram, o homem perguntou:

“O que vocês preferem receber de presente: esta Bíblia ou este valor em dinheiro? Não fiquem tímidos, vocês podem escolher o que quiserem.”

O primeiro empregado a se manifestar foi o zelador:

“Senhor, eu gostaria muito de receber a Bíblia, mas como não aprendi a ler, o dinheiro será mais útil para mim.”

O jardineiro foi o segundo a falar:

Senhor, minha esposa está muito doente, e por esta razão eu tenho mais necessidade do dinheiro. Caso contrário, escolheria a Bíblia, com certeza!”

A terceira foi a cozinheira:

“Senhor, eu sei ler. Para falar a verdade, é uma das coisas que mais gosto de fazer.

Porém, eu trabalho tanto que nunca consigo arranjar tempo nem para folhear uma revista, quanto mais ler a Bíblia. Por isso, vou aceitar o dinheiro.”

Por fim, chegou a vez do menino que cuidava dos animais da mansão. Como o senhor sabia que a família do garoto era muito pobre, ele se adiantou:

“É claro que você vai pegar o dinheiro, não é mesmo, rapaz!? Você pode comprar alimentos para fazer uma boa ceia em sua casa, além de comprar uns sapatos novos.”

O menino, então, surpreendeu a todos com a sua resposta:

“Não seria nada mal comprar um peru e outras comidas saborosas para dividir com meus pais e meus irmãos.

Eu também preciso de um par de sapatos novos, já que os meus estão muito velhos. Mas, mesmo assim, vou escolher a Bíblia. Sempre quis ter uma.

Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus vale mais do que o ouro e é mais saborosa que um favo de mel.”

Ao receber a Bíblia, o menino imediatamente a folheou e encontrou dentro dela dois envelopes. No primeiro, havia um cheque com valor 10 vezes maior do que o dinheiro deixado pelo senhor em cima da mesa.

Já no segundo, havia um documento que fazia daquele que escolheu a Bíblia, o herdeiro de toda a fortuna do homem rico!

Diante da emoção do garoto e do espanto dos outros empregados, o senhor abriu uma das Bíblias e leu em voz alta para que todos ouvissem:

“A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.” Salmos 19:7-10

Que Deus nos ajude a fazer escolhas certas em nosso caminhar!

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores abençoados do Você Tem Acesso e ser o primeiro a receber novos conteúdos, aprender como ler a bíblia e crescer espiritualmente.

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

#1. Priorizar a Palavra de Deus

Podemos ressaltar vários detalhes desta ilustração, mas quero destacar apenas dois pontos que muito me chamaram a atenção.

E o primeiro ponto é que mesmo que o menino e sua família tivessem suas necessidades, ele sabia que escolher a Bíblia era a melhor atitude, pois priorizando a Palavra de Deus, tudo o que precisava seria acrescentado.

O menino sabia que a Palavra de Deus tem mais valor do que o ouro e é mais saborosa do que o mel.

Por isso, eu insisto tanto em te mostrar a importância da leitura bíblica e também em te dar dicas sobre como ler e entender a Bíblia.

#2. Vale à Pena Ensinar o Menino no Caminho em Que Deve Andar

O segundo ponto que quero destacar nesta ilustração que te contei é que o menino toma sua decisão em preferir a Bíblia, justificando que sua mãe o havia ensinado o valor e o sabor da Palavra de Deus.

Às vezes, pode parecer “chavão” gospel, frase pronta para ser pronunciada pelo nosso “Evangeliquês”, mas esta é uma verdade bíblica, um princípio no Reino de Deus.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

A Janela 4-14

Acredito que você já tenho ouvido falar da Janela 10-40, termo criado pelo norte-americano Luis Bush, em torno de 1989.

A Janela 10-40 se refere à região correspondente aos países que tem o paralelo 40° Norte e o paralelo 10° Norte dos continentes africano, europeu e asiático.

Janela 10-40

São quase 80 países, onde estão os povos menos alcançadas pelo evangelho, em sua maioria muçulmanos, budistas e hindus.

É uma área retangular do globo terrestre entre as latitudes 10 e 40 graus, acima da linha do Equador, com exceção da América.

Mas e a Janela 4-14, você já ouviu falar?

O missionário Dan Brewster criou o termo “Janela 4-14” para se referir às crianças e jovens com menos de 15 anos de todo o mundo que ainda não conheceram a Jesus Cristo.

A fé de 8 em cada 10 cristãos é definida na infância.

É estimado que, daqueles que entregam suas vidas a Jesus, que decidem seguir a Jesus Cristo, 85% fazem isso entre os 4 e os 14 anos de idade.

Diferente dos adultos que muitas vezes precisam mudar sua visão do mundo, as crianças ainda estão formando esta visão.

Nós não podemos perder esta geração!

Basicamente, há cinco razões porque a igreja deveria investir na Janela 4-14:

  • Aos 5 anos: melhor época para a aprendizagem.
  • Aos 6 anos: Os valores morais estão sendo definidos.
  • Aos 9 anos: A visão de mundo é formada.
  • Aos 12 anos: A maturidade começa a chegar, as convicções são reforçadas.
  • Aos 13: A escolha por uma religião a ser seguida já existe.

Em 2009, foi realizado o primeiro grande encontro global sobre a Janela 4/14 em Nova York.

Neste encontro, os participantes pediram o perdão de Deus porque a igreja não estava fazendo o que poderia e deveria pelas crianças do mundo, que já são mais de dois bilhões de habitantes do planeta.

Anualmente, é realizada uma campanha de oração mundial pelas crianças nessa faixa etária.

O Preparo para Ensinar as Crianças e Não Perdermos Esta Geração

Quem ama crianças e entende a importância de investimento na “Janela 4-14”, sabe que uma capacitação é fundamental para preparar esta geração. É fundamental aprender como instruir a criança no caminho em que deve andar.

Infelizmente, muitos irmãos (na maioria das vezes são as mulheres, né?) sentem que não estão preparados para formar a próxima geração.

Mas olha que bênção que minha esposa e eu descobrimos: uma formação para professores líderes do ministério infantil, mesmo para quem ainda não começou ou mesmo quem é experiente e quer se reciclar. Eles ainda disponibilizam um kit infantil com muito material.

Quando minha esposa começou no Ministério Infantil há mais de 20 anos (ela começou cedo, aos 12 anos… rs), as opções eram poucas e não existia nada online.

Hoje, quando ela reencontra seus antigos alunos ou os pais destes ex-pequeninos e sabe que eles estão firmes servindo ao Senhor, se sente muito feliz e recompensada por ter contribuído sendo canal de Deus para abençoá-los.

Conheça a Formação de Professores e Líderes para o Ministério Infantil

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe sua vida! Você tem acesso!

Comente abaixo o que você achou desta ilustração e sobre a Janela 4-14. Compartilhe com seus amigos! 🙂

3 (60%) 2 votos

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge