đŸ“ș Livro de Rute – Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus

Slides Livro de Rute - LiçÔes da Bíblia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de Rute, aprendemos muitos ensinamentos. Mas serå que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bĂ­blico sobre Rute, pincelando alguns textos, nos mostrarĂĄ isto.

Gravei o vĂ­deo Rute – LiçÔes da BĂ­blia para Crescimento Espiritual – Aula 8, onde vocĂȘ aprenderĂĄ princĂ­pios para relacionamentos piedosos e diretrizes para crescer em piedade no livro de Rute.

Este Ă© o 8Âș vĂ­deo da sĂ©rie Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus, em que apresento alguns princĂ­pios bĂ­blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristĂŁ e que estĂŁo registrados em cada livro da BĂ­blia.

Com base no quadro Verdade em Ação que encontramos na Bíblia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplicação pråtica no livro de Rute. São verdades que nos convocam a tomarmos algumas açÔes.

Confira o vídeo com princípios no livro de Rute para crescer espiritualmente.

#1. Princípios para Relacionamentos Piedosos no Livro de Rute

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de Rute, são princípios para relacionamentos piedosos e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

O Livro de Rute estå repleto de princípios de justiça e relacionamentos piedosos.

Rute Ă© um exemplo supremo de alguĂ©m que priorizou os relacionamentos pessoais. Ela exemplifica lealdade, serviço, diligĂȘncia e retidĂŁo moral.

Muito sofrimento pode ser evitado quando aprendemos a nos relacionar uns com os outros em amor e percebemos as reais implicaçÔes disso em nossos relacionamentos.

Rute 1:9-14
“O SENHOR vos dĂȘ que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porĂ©m, choraram em alta voz e lhe disseram: NĂŁo! Iremos contigo ao teu povo.

Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?

Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperå-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido?

NĂŁo, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mĂŁo.

EntĂŁo, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porĂ©m Rute se apegou a ela.”

NĂŁo assuma compromissos muito rapidamente.

Espere atĂ© que vocĂȘ compreenda todas as implicaçÔes de qualquer compromisso que vier a assumir com outros.

Rute 1:15-17
“Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; tambĂ©m tu, volta apĂłs a tua cunhada.

Disse, porĂ©m, Rute: NĂŁo me instes para que te deixe e me obrigue a nĂŁo seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo Ă© o meu povo, o teu Deus Ă© o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aĂ­ serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que nĂŁo seja a morte me separar de ti.”

Pratique a lealdade e entenda que uma pessoa leal prioriza os seus relacionamentos acima de vantagens e comodidades pessoais.

NĂŁo abandone um compromisso assumido com um amigo, mesmo que isso signifique sacrifĂ­cio pessoal.

Rute 2:1-7
“Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz.

Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrĂĄs daquele que mo favorecer. Ela lhe disse:

Vai, minha filha! Ela se foi, chegou ao campo e apanhava apĂłs os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da famĂ­lia de Elimeleque.

Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe! Depois, perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça?

Respondeu-lhe o servo: Esta Ă© a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe. Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas e ajuntĂĄ-las entre as gavelas apĂłs os segadores. Assim, ela veio; desde pela manhĂŁ atĂ© agora estĂĄ aqui, menos um pouco que esteve na choça.”

Aprenda a servir.

Saiba que Deus nos chama a servir aqueles a quem amamos.

Creia que Deus honrarå aqueles com disposição a servir.

#2. Diretrizes para Crescer em Piedade no Livro de Rute

Agora que vocĂȘ jĂĄ aprendeu princĂ­pios para relacionamentos piedosos, quero falar sobre diretrizes para crescer em piedade que encontramos no livro de Rute e que vĂŁo nos ajudar no crescimento espiritual.

Hospitalidade significa mostrar bondade e generosidade aos estranhos.

A maioria trata bem os seus amigos, porém pessoas piedosas tratam os estranhos da mesma forma como tratam os amigos.

Aplicando a Palavra

Rute 2:8-16
“EntĂŁo, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, nĂŁo vĂĄs colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porĂ©m aqui ficarĂĄs com as minhas servas. EstarĂĄs atenta ao campo que segarem e irĂĄs apĂłs elas. NĂŁo dei ordem aos servos, que te nĂŁo toquem?

Quando tiveres sede, vai Ă s vasilhas e bebe do que os servos tiraram.

EntĂŁo, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como Ă© que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira?

Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mĂŁe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes nĂŁo conhecias. O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refĂșgio.

Disse ela: Tu me favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas.

À hora de comer, Boaz lhe disse: Achega-te para aqui, e come do pão, e molha no vinho o teu bocado. Ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu grãos tostados de cereais; ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou.

Levantando-se ela para rebuscar, Boaz deu ordem aos seus servos, dizendo: AtĂ© entre as gavelas deixai-a colher e nĂŁo a censureis. Tirai tambĂ©m dos molhos algumas espigas, e deixai-as, para que as apanhe, e nĂŁo a repreendais.”

Pratique a hospitalidade.

NĂŁo recuse bĂȘnçãos daqueles que nĂŁo lhe sĂŁo familiares.

Saiba que Deus recompensa e honra tal generosidade.

ConclusĂŁo

Bem… Falamos sobre princĂ­pios para relacionamentos piedosos e diretrizes para crescer em piedade.

Assista ao próximo vídeo livro de 1 Samuel, a aula 9 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, entĂŁo…? O que vocĂȘ pensa sobre estes princĂ­pios que encontramos no livro de Rute sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e não deixe de fazer download dos 2 presentes que eu falo no final do vídeo. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso!

Slides Livro de Rute - LiçÔes da Bíblia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do EspĂ­rito Santo, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge