ūüďļ Livro de N√ļmeros – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de N√ļmeros - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura b√≠blica no¬†livro de N√ļmeros, aprendemos muitos¬†ensinamentos. Mas ser√° que encontramos princ√≠pios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo b√≠blico sobre N√ļmeros, pincelando alguns textos, nos mostrar√° isto.

Gravei o v√≠deo N√ļmeros¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 4,¬†onde voc√™ aprender√° passos para conhecer a Deus e seus caminhos, passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica e princ√≠pios para o contentamento no livro de N√ļmeros.

Este √© o 4¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de N√ļmeros. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o v√≠deo com¬†princ√≠pios no livro de N√ļmeros¬†para crescer espiritualmente.

#1. Passos Para Conhecer a Deus e Seus Caminhos no Livro de N√ļmeros

Os primeiros¬†fundamentos e ensinos¬†que quero compartilhar¬†sobre¬†o livro de N√ļmeros,¬†s√£o passos para conhecer a Deus e seus caminhos.

N√ļmeros revela muito sobre o car√°ter e os caminhos de¬†Deus.

A oração de Moisés em Êxodo 33:13 deveria ser dominante no coração de cada crente.

Pode-se aprender muito sobre Deus e seus caminhos se observarmos seu modo de lidar com Israel.

Aplicando a Palavra

N√ļmeros 22:32-33
‚ÄúEnt√£o, o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que j√° tr√™s vezes¬†espancaste a jumenta? Eis que eu sa√≠ como teu advers√°rio,¬†porque o teu caminho √© perverso diante de mim; a jumenta me¬†viu e j√° tr√™s vezes se desviou de diante de mim; na verdade, eu,¬†agora, te haveria matado e a ela deixaria com vida.‚ÄĚ

Saiba que nem toda restrição ou oposição é do mal. Deus normalmente se oporá àqueles cujos costumes são
imprudentes perante ele.

Deus tamb√©m se opor√° √†queles que andam prudentemente¬†quando Ele tem um prop√≥sito maior:¬†‚ÄúE, percorrendo a regi√£o fr√≠gio-g√°lata, tendo sido impedidos¬†pelo Esp√≠rito Santo de pregar a palavra na √Āsia, defrontando¬†M√≠sia, tentavam ir para Bit√≠nia, mas o Esp√≠rito de Jesus n√£o o¬†permitiu.‚ÄĚ Atos 16:6-7

N√ļmeros 23:19
‚ÄúDeus n√£o √© homem, para que minta; nem filho de homem,¬†para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, n√£o o¬†far√°? Ou, tendo falado, n√£o o cumprir√°?‚ÄĚ

Compreenda que Deus é imutável: sua natureza, caráter ou o que Ele diz nunca mudam. A expressão “Deus é fiel“ significa exatamente isto.

O SENHOR n√£o muda:¬†‚ÄúPorque eu, o SENHOR, n√£o mudo; por isso, v√≥s, √≥ filhos de Jac√≥,¬†n√£o sois consumidos.‚Ä̬†Malaquias 3:6.

Jesus √© o mesmo: ‚ÄúJesus Cristo, ontem e hoje, √© o mesmo e o ser√° para sempre.‚Ä̬†Hebreus 13:8.

N√ļmeros 23:23
‚ÄúPois contra Jac√≥ n√£o vale encantamento, nem adivinha√ß√£o¬†contra Israel; agora, se poder√° dizer de Jac√≥ e de Israel: Que¬†coisas tem feito Deus!‚ÄĚ

N√ļmeros 24:10
‚ÄúEnt√£o, a ira de Balaque se acendeu contra Bala√£o, e bateu ele¬†as suas palmas. Disse Balaque a Bala√£o: Chamei-te para¬†amaldi√ßoares os meus inimigos; por√©m, agora, j√° tr√™s vezes,¬†somente os aben√ßoaste.‚ÄĚ

Saiba que Deus é para você.

Ele até transformará blasfêmias em bênçãos e usará o mal contra você para seu próprio bem.

Lembre-se:¬†‚ÄúSabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles¬†que amam a Deus, daqueles que s√£o chamados segundo o seu¬†prop√≥sito.‚Ä̬†Romanos 8:28.

#2. Passos Para¬†Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica no Livro de N√ļmeros

Agora que voc√™ j√° aprendeu alguns passos para conhecer a Deus e seus caminhos, quero falar sobre princ√≠pios para uma devo√ß√£o din√Ęmica¬†que encontramos no livro de N√ļmeros.

A devo√ß√£o que Deus deseja de seu povo √© um tema que¬†continua em N√ļmeros.

A lei do nazireado e as vidas de Calebe e Josué fornecem exemplos importantes da devoção que Deus honra.

Elas est√£o em forte contraste com a infidelidade de Israel.

Aplicando a Palavra

N√ļmeros 6:1-8
“Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém, seja homem seja mulher, fizer voto especial, o voto de nazireu, a fim de consagrar-se para o SENHOR, absterse-á de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas.

Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da vinha, desde as sementes até às cascas. Todos os dias do seu voto de nazireado não passará navalha pela cabeça; até que se cumpram os dias para os quais se consagrou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente a cabeleira. Todos os dias da sua consagração para o SENHOR, não se aproximará de um cadáver.

Por seu pai, ou por sua m√£e,¬†ou por seu irm√£o, ou por sua irm√£, por eles se n√£o¬†contaminar√°, quando morrerem; porquanto o nazireado do seu¬†Deus est√° sobre a sua cabe√ßa. Por todos os dias do seu¬†nazireado, santo ser√° ao SENHOR.‚ÄĚ

Comprometa-se a ser totalmente dedicado ao Senhor.

Deus invoca todo seu povo para levar vidas completamente separadas para Ele.

N√ļmeros 14:6-9
‚ÄúE Josu√©, filho de Num, e Calebe, filho de Jefon√©, dentre os que¬†espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a¬†congrega√ß√£o dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da¬†qual passamos a espiar √© terra muit√≠ssimo boa. Se o SENHOR se¬†agradar de n√≥s, ent√£o, nos far√° entrar nessa terra e no-la dar√°,¬†terra que mana leite e mel. T√£o-somente n√£o sejais rebeldes¬†contra o SENHOR e n√£o temais o povo dessa terra, porquanto,¬†como p√£o, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo;¬†o SENHOR √© conosco; n√£o os temais.‚ÄĚ

N√ļmeros 14:24, 29-30
“Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
(…)
Neste deserto, cair√° o vosso cad√°ver, como tamb√©m todos os¬†que de v√≥s foram contados segundo o censo, de vinte anos para¬†cima, os que dentre v√≥s contra mim murmurastes; n√£o entrareis¬†na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo¬†Calebe, filho de Jefon√©, e Josu√©, filho de Num.‚ÄĚ

Permita que o Senhor desenvolva em você o espírito de Calebe e Josué.

Siga o Senhor com dedicação.

#3. Princ√≠pios Para o Contentamento no Livro de N√ļmeros

Aprendidos alguns passos para conhecer a Deus e seus caminhos e princ√≠pios para uma devo√ß√£o din√Ęmica, quero falar sobre¬†princ√≠pios para o contentamento¬†que encontramos no livro de N√ļmeros.

N√ļmeros ressalta que o povo de Deus deve se contentar¬†com a provis√£o de Deus. O descontentamento revela uma¬†falta de f√© em Deus.

Ele sabe do que precisamos e atenderá essa necessidade no momento adequado.

A fé está disposta a esperar por esse tempo e basear-se em sua provisão atual.

O apóstolo Paulo foi um grande exemplo de contentamento.

“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual tamb√©m j√° t√≠nheis antes, mas vos faltava oportunidade.¬†Digo isto, n√£o por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situa√ß√£o.

Tanto sei estar humilhado como tamb√©m ser honrado; de tudo e em todas as circunst√Ęncias, j√° tenho experi√™ncia, tanto de fartura como de fome; assim de abund√Ęncia como de escassez;¬†tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:10-13

Aplicando a Palavra

N√ļmeros 2:1-2, 34
“Disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Os filhos de Israel se acamparão junto ao seu estandarte, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, de frente para a tenda da congregação, se acamparão.
(…)
Assim fizeram os filhos de Israel; conforme tudo o que o¬†SENHOR ordenara a Mois√©s, se acamparam segundo os seus¬†estandartes e assim marcharam, cada qual segundo as suas¬†fam√≠lias, segundo a casa de seus pais.”

Aceite o lugar que Deus lhe colocou no corpo dele.

Baseie-se no fato de que Ele o colocou onde Ele quer que você esteja.

Lembre-se:¬†‚ÄúMas Deus disp√īs os membros, colocando cada um deles no¬†corpo, como lhe aprouve. Se todos, por√©m, fossem um s√≥¬†membro, onde estaria o corpo? O certo √© que h√° muitos¬†membros, mas um s√≥ corpo.‚Ä̬†1 Cor√≠ntios 12:18.

N√ļmeros 11:1-3
‚ÄúQueixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR;¬†ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR¬†ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial. Ent√£o, o¬†povo clamou a Mois√©s, e, orando este ao SENHOR, o fogo se¬†apagou. Pelo que chamou aquele lugar Taber√°, porque o fogo¬†do SENHOR se acendera entre eles.”

N√£o se queixe de dificuldades.

Deus as designa a nós para nos treinar para a maturidade.

‚ÄúDisse tamb√©m o SENHOR a Ar√£o: Na sua terra, heran√ßa¬†nenhuma ter√°s e, no meio deles, nenhuma por√ß√£o ter√°s. Eu sou¬†a tua por√ß√£o e a tua heran√ßa no meio dos filhos de Israel.¬†(…)
Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. (…)
E n√£o ter√£o eles nenhuma heran√ßa no meio dos filhos de Israel.”¬†N√ļmeros 18:20-24

Regozije! Saiba que o Senhor é sua herança, pois Ele lhe deu seu Filho e a vida eterna.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre passos para conhecer a Deus e seus caminhos, princ√≠pios para uma devo√ß√£o din√Ęmica¬†e princ√≠pios para o contentamento.

Assista ao pr√≥ximo v√≠deo livro de Deuteron√īmio, a aula 5¬†desta s√©rie de estudos¬†b√≠blicos com princ√≠pios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de N√ļmeros?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de N√ļmeros - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge