đŸ“ș Livro de Neemias – Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus

Slides Livro de Neemias - LiçÔes da Bíblia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de Neemias, aprendemos muitos ensinamentos. Mas serå que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bĂ­blico sobre Neemias, pincelando alguns textos, nos mostrarĂĄ isto.

Gravei o vĂ­deo Neemias – LiçÔes da BĂ­blia para Crescimento Espiritual – Aula 16, onde vocĂȘ aprenderĂĄ sobre crescer em piedade, vida sĂĄbia, fundamentos da fĂ© e vida generosa no livro de Neemias.

Este Ă© o 16Âș vĂ­deo da sĂ©rie Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus, em que apresento alguns princĂ­pios bĂ­blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristĂŁ e que estĂŁo registrados em cada livro da BĂ­blia.

Com base no quadro Verdade em Ação que encontramos na Bíblia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplicação pråtica no livro de Neemias. São verdades que nos convocam a tomarmos algumas açÔes.

Confira o vídeo com princípios no livro de Neemias para crescer espiritualmente.

#1. Diretrizes Para Crescer em Piedade no Livro de Neemias

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de Neemias são diretrizes para crescer em piedade e que nos ajudarão no crescimento espiritual.

Viver de forma como Deus quer implica em fazer das prioridades de Deus nossas prioridades, elas sĂŁo diferentes das nossas. Deus ainda realiza todas as coisas por meio da sua Palavra.

Portanto, as Escrituras servem de guia para orientar as nossas vidas de acordo com a vontade de Deus.

Compreender a sua Palavra e obedecer a ela produz alegria.

As Escrituras também nos ensinam a reconhecer que a mão de Deus estå por trås de todos os nossos sucessos.

Aplicando a Palavra

Neemias 1:4-11
“Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos cĂ©us.

E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.

Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.

Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.

Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lå os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.

Estes ainda sĂŁo teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mĂŁo poderosa.

Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos Ă  oração do teu servo e Ă  dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dĂĄ-lhe mercĂȘ perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.”

Faça do bem-estar do povo de Deus um valor mais alto do que o seu próprio bem-estar.

Entenda que um pecado geral do povo de Deus também é seu pecado e, por isso, também deve ser confessado.

Neemias 8:1-2
“Em chegando o sĂ©timo mĂȘs, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um sĂł homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de MoisĂ©s, que o SENHOR tinha prescrito a Israel.

Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sĂ©timo mĂȘs.

E leu no livro, diante da praça, que estå fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.

Esdras, o escriba, estava num pĂșlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; estavam em pĂ© junto a ele, Ă  sua direita, Matitias, Sema, AnaĂ­as, Urias, Hilquias e MaasĂ©ias; e Ă  sua esquerda, PedaĂ­as, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e MesulĂŁo.

Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pÎs em pé.

Esdras bendisse ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: AmĂ©m! AmĂ©m! E, levantando as mĂŁos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.”

Crie oportunidades para a leitura pĂșblica das Escrituras como fonte de entendimento e encorajamento.

Neemias 8:10
“Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porçÔes aos que nĂŁo tĂȘm nada preparado para si; porque este dia Ă© consagrado ao nosso Senhor; portanto, nĂŁo vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR Ă© a vossa força.”

Cultive e promova a alegria do Senhor entre o povo de Deus como uma poderosa fonte de poder espiritual.

Neemias 12:27; 30; 43
“Na dedicação dos muros de JerusalĂ©m, procuraram aos levitas de todos os seus lugares, para fazĂȘ-los vir a fim de que fizessem a dedicação com alegria, louvores, canto, cĂ­mbalos, alaĂșdes e harpas.
(…)
Purificaram-se os sacerdotes e os levitas, que também purificaram o povo e as portas e o muro.
(…)
No mesmo dia, ofereceram grandes sacrifĂ­cios e se alegraram; pois Deus os alegrara com grande alegria; tambĂ©m as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que o jĂșbilo de JerusalĂ©m se ouviu atĂ© de longe.”

Observe a celebração regular do sucesso santo e do progresso espiritual.

Dedique as suas obras ao Senhor, sabendo que Ă© Ele quem possibilita todo o sucesso e progresso.

#2. PrincĂ­pios Para Uma Vida SĂĄbia no Livro de Neemias

Falamos sobre crescer em piedade, vamos agora falar sobre princípios para uma vida såbia que encontramos no livro de Neemias e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

A sabedoria reconhece que o Senhor é a fonte de qualquer avanço espiritual.

TambĂ©m tem consciĂȘncia de que nem todo progresso vem sem oposição, mas que vai encontrar-se com oposição espiritual, algumas vezes expressa por meio de intermediação humana.

Portanto, atue com discernimento. O sĂĄbio saberĂĄ diferenciar a verdadeira origem de muitos ataques verbais como uma incursĂŁo motivada pelo nosso adversĂĄrio espiritual.

Aplicando a Palavra

Neemias 1:11
“Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos Ă  oração do teu servo e Ă  dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dĂĄ-lhe mercĂȘ perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.”

Compreenda e creia que o sucesso e os favores concedidos aos homens proveem do Senhor.

Neemias 2:12-13
“EntĂŁo, Ă  noite me levantei, e uns poucos homens, comigo; nĂŁo declarei a ninguĂ©m o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em JerusalĂ©m. NĂŁo havia comigo animal algum, senĂŁo o que eu montava.

De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo.

Passei à Porta da Fonte e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o animal que eu montava. Subi à noite pelo ribeiro e contemplei ainda os muros; voltei, entrei pela Porta do Vale e tornei para casa.

NĂŁo sabiam os magistrados aonde eu fora nem o que fazia, pois atĂ© aqui nĂŁo havia eu declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra.”

Compreenda que sabedoria implica em examinar bem determinado tema antes de emitir qualquer decisĂŁo ou decreto.

Adie a comunicação aos outros atĂ© que vocĂȘ tenha prescrutado a mente do Senhor.

Neemias 2:19
“PorĂ©m Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e GesĂ©m, o arĂĄbio, quando o souberam, zombaram de nĂłs, e nos desprezaram, e disseram: Que Ă© isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?”

Espere e nĂŁo se surpreenda ou desmaie diante da hostilidade que se manifesta quando vocĂȘ tem a intenção de executar a vontade do Senhor.

Neemias 2:10
“Disto ficaram sabendo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita; e muito lhes desagradou que alguĂ©m viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.”

Saiba que qualquer favor demonstrado ao povo de Deus vai encher de ira o nosso adversĂĄrio espiritual.

Saiba discernir o fato de que muitas inimizades humanas são motivadas por razÔes espirituais.

Neemias 6:12
“Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram.”

Saiba discernir e rejeitar profecias negativas provenientes de fontes suspeitas.

#3. PrincĂ­pios Fundamentais Para a FĂ© no Livro de Neemias

Estudamos sobre crescer em piedade e princípios para uma vida såbia, agora chegou a vez de princípios fundamentais para a fé que encontramos no livro de Neemias e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

A fé aceita a Deus como Ele se då a conhecer em sua Palavra. Não questiona suas promessas.

Por meio da fé, podemos falar com confiança, dando louvor a Ele pelas promessas que produzirão bons resultados.

Aplicando a Palavra

Neemias 2:4-6
“Disse-me o rei: Que me pedes agora? EntĂŁo, orei ao Deus dos cĂ©us e disse ao rei: se Ă© do agrado do rei, e se o teu servo acha mercĂȘ em tua presença, peço-te que me envies a JudĂĄ, Ă  cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

EntĂŁo, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durarĂĄ a tua ausĂȘncia? Quando voltarĂĄs? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo.”

Ore para que as suas respostas em situaçÔes difíceis venham do Senhor.

NĂŁo responda com impetuosidade ou arrogĂąncia.

Neemias 2:7-8
“E ainda disse ao rei: Se ao rei parece bem, dĂȘem-se-me cartas para os governadores dalĂ©m do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em JudĂĄ, como tambĂ©m carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dĂȘ madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me.

E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo.”

Expresse gratidĂŁo por toda riqueza e favor recebidos.

#4. PrincĂ­pios Para Uma Vida Generosa no Livro de Neemias

Agora que vocĂȘ jĂĄ aprendeu sobre crescer em piedade, vida sĂĄbia e fundamentos da fĂ©, vamos falar sobre princĂ­pios para uma vida generosa que encontramos no livro de Neemias e que vĂŁo nos ajudar no crescimento espiritual.

Devemos, em primeiro lugar, mostrar nossa generosidade para com a obra de Deus, fazendo do cuidado dos seus servos uma alta prioridade.

Aplicando a Palavra

Neemias 13:10-11
“TambĂ©m soube que os quinhĂ”es dos levitas nĂŁo se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam o serviço, tinham fugido cada um para o seu campo.

EntĂŁo, contendi com os magistrados e disse: Por que se desamparou a Casa de Deus? Ajuntei os levitas e os cantores e os restituĂ­ a seus postos.

EntĂŁo, todo o JudĂĄ trouxe os dĂ­zimos dos cereais, do vinho e do azeite aos depĂłsitos.

Por tesoureiros dos depĂłsitos pus Selemias, o sacerdote, Zadoque, o escrivĂŁo, e, dentre os levitas, PedaĂ­as; como assistente deles, HanĂŁ, filho de Zacur, filho de Matanias; porque foram achados fiĂ©is, e se lhes encarregou que repartissem as porçÔes para seus irmĂŁos.”

Assegure-se de que os servos de Deus estĂŁo sendo atendidos de forma adequada.

Evite qualquer tendĂȘncia de negligĂȘncia para com a obra de Deus em favor de preocupaçÔes pessoais ou ambiçÔes egoĂ­stas.

ConclusĂŁo

Bem… Falamos sobre crescer em piedade, vida sĂĄbia, fundamentos da fĂ© e vida generosa.

Assista em breve ao próximo vídeo livro de Ester, a aula 17 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, entĂŁo…? O que vocĂȘ pensa sobre estes princĂ­pios que encontramos no livro de Neemias sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e não deixe de fazer download dos 2 presentes que eu falo no final do vídeo. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso!

Slides Livro de Neemias - LiçÔes da Bíblia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do EspĂ­rito Santo, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge