ūüďļ Livro de Ju√≠zes – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de Ju√≠zes - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de Juízes, aprendemos muitos ensinamentos. Mas será que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bíblico sobre Juízes, pincelando alguns textos, nos mostrará isto.

Gravei o v√≠deo Ju√≠zes¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 7,¬†onde voc√™ aprender√° diretrizes para crescer em piedade, princ√≠pios para uma vida s√°bia, princ√≠pios fundamentais para a f√© e passos para desenvolver a humildade no livro de Ju√≠zes.

Este √© o 7¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de Ju√≠zes. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios no livro de Juízes para crescer espiritualmente.

#1. Diretrizes para Crescer em Piedade no Livro de Juízes

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de Juízes, são diretrizes para crescer em piedade e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Juízes enfatiza a necessidade de confiar na presença de Deus e nos recursos divinos mais do que em nossas capacidades.

Mesmo aqueles talentos e habilidades que temos desde o nascimento estão corrompidos pelo pecado e devem ser transformados pelo Espírito Santo, a fim de produzir fruto para Deus.

Aplicando a Palavra

Juízes 6:14-16
“Ent√£o, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua for√ßa e livra Israel da m√£o dos midianitas; porventura, n√£o te enviei eu?

E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.

Tornou-lhe o SENHOR: J√° que eu estou contigo, ferir√°s os midianitas como se fossem um s√≥ homem.‚ÄĚ

Creia que Deus fortalece aqueles a quem Ele chama e comissiona.

Confie na promessa da sua presença permanente.

Juízes 10:10-16
“Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, dizendo: Contra ti havemos pecado, porque deixamos o nosso Deus e servimos aos baalins.

Por√©m o SENHOR disse aos filhos de Israel: Quando os eg√≠pcios, e os amorreus, e os filhos de Amom, e os filisteus, e os sid√īnios, e os amalequitas, e os maonitas vos oprimiam, e v√≥s clam√°veis a mim, n√£o vos livrei eu das suas m√£os?‚ÄĚ

Contudo, vós me deixastes a mim e servistes a outros deuses, pelo que não vos livrarei mais. Ide e clamai aos deuses que escolhestes; eles que vos livrem no tempo do vosso aperto.

Mas os filhos de Israel disseram ao SENHOR: Temos pecado; faze-nos tudo quanto te parecer bem; por√©m livra-nos ainda esta vez, te rogamos. E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao SENHOR; ent√£o, j√° n√£o p√īde ele reter a sua compaix√£o por causa da desgra√ßa de Israel.‚ÄĚ

Preste atenção à admoestação de Deus: Não continue a confiar em sua sabedoria e habilidade carnais, ficando, assim, limitado a estes recursos humanos.

Ao invés disso, Deus quer liberar a sua sabedoria e poder através de você.

#2. Princípios para Uma Vida Sábia no Livro de Juízes

Agora que você já aprendeu algumas diretrizes para crescer em piedade, quero falar sobre princípios para uma vida sábia que encontramos no livro de Juízes e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Sabedoria é conhecer como aplicar aquilo que você sabe que é verdadeiro. No entanto, a sabedoria exige que você assegure-se da orientação e liderança de Deus em sua vida.

De igual modo, Juízes adverte contra o pressuposto de que toda a forma de liderança é verdadeira.

A autojustiça e o sentimento religioso podem ser fontes de engano muito sério.

Aplicando a Palavra

Juízes 6:36-38
“Disse Gide√£o a Deus: Se h√°s de livrar a Israel por meu interm√©dio, como disseste, eis que eu porei uma por√ß√£o de l√£ na eira; se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, ent√£o, conhecerei que h√°s de livrar Israel por meu interm√©dio, como disseste.

E assim sucedeu, porque, ao outro dia, se levantou de madrugada e, apertando a lã, do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água.

Disse mais Gideão: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que mais esta vez faça eu a prova com a lã; que só a lã esteja seca, e na terra ao redor haja orvalho.

E Deus assim o fez naquela noite, pois s√≥ a l√£ estava seca, e sobre a terra ao redor havia orvalho.‚ÄĚ

Teste e confirme qualquer percepção de liderança divina.

Recuse-se a agir por impulso.

Esteja seguro da orientação de Deus; isto resulta em maior confiança.

Juízes 17:1-3
‚ÄúHavia um homem da regi√£o montanhosa de Efraim cujo nome era Mica, o qual disse a sua m√£e: Os mil e cem siclos de prata que te foram tirados, por cuja causa deitavas maldi√ß√Ķes e de que tamb√©m me falaste, eis que esse dinheiro est√° comigo; eu o tomei.

Então, lhe disse a mãe: Bendito do SENHOR seja meu filho! Assim, restituiu os mil e cem siclos de prata a sua mãe, que disse: De minha mão dedico este dinheiro ao SENHOR para meu filho, para fazer uma imagem de escultura e uma de fundição, de sorte que, agora, eu to devolvo.

Porém ele restituiu o dinheiro a sua mãe, que tomou duzentos siclos de prata e os deu ao ourives, o qual fez deles uma imagem de escultura e uma de fundição; e a imagem esteve em casa de Mica.

E, assim, este homem, Mica, veio a ter uma casa de deuses; fez uma estola sacerdotal e √≠dolos do lar e consagrou a um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.‚ÄĚ

Saiba que Deus rejeita qualquer idolatria, independente de qu√£o religioso ou sincero possa ser o sentimento da pessoa.

Esteja precavido contra o engano religioso.

#3. Princípios Fundamentais Para a Fé no Livro de Juízes

Já aprendemos algumas diretrizes para crescer em piedade, princípios para uma vida sábia, vamos a alguns princípios fundamentais para fé que encontramos no livro de Juízes e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

A f√© enxerga al√©m das tenta√ß√Ķes e obst√°culos, sabendo que Deus √© soberano sobre tudo isto e usa as dificuldades para nos moldar e fortalecer para batalhas futuras.

A fé também conta com o Deus sempre presente, que oferece respostas necessárias e supre as necessidades atuais.

Aplicando a Palavra

Juízes 2:20-22
‚ÄúPelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha alian√ßa que eu ordenara a seus pais e n√£o deu ouvidos √† minha voz, tamb√©m eu n√£o expulsarei mais de diante dele nenhuma das na√ß√Ķes que Josu√© deixou quando morreu; para, por elas, p√īr Israel √† prova, se guardar√° ou n√£o o caminho do SENHOR, como seus pais o guardaram.‚ÄĚ

Juízes 3:1-4
‚ÄúS√£o estas as na√ß√Ķes que o SENHOR deixou para, por elas, provar a Israel, isto √©, provar quantos em Israel n√£o sabiam de todas as guerras de Cana√£. Isso t√£o-somente para que as gera√ß√Ķes dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos as gera√ß√Ķes que, dantes, n√£o sabiam disso:
(…)
Estes ficaram para, por eles, o SENHOR p√īr Israel √† prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por interm√©dio de Mois√©s.‚ÄĚ

Aceite a adversidade e acolha a oposição.

Creia que Deus as usará para treiná-lo na obediência e para fortalecê-lo na luta espiritual.

Juízes 4:4-9
“Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos.

Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.

Ela respondeu: Certamente, irei contigo, por√©m n√£o ser√° tua a honra da investida que empreendes; pois √†s m√£os de uma mulher o SENHOR entregar√° a S√≠sera. E saiu D√©bora e se foi com Baraque para Quedes.‚ÄĚ

Evite contar com o ser humano devido à falta de confiança na presença de Deus.

A fé em Deus o honra. O resultado final é que você receberá aquilo que Ele tenciona para você.

#4. Passos para Desenvolver a Humildade no Livro de Juízes

Aprendemos algumas diretrizes para crescer em piedade, princípios para uma vida sábia, princípios fundamentais para fé, chegou a vez de aprendermos alguns passos para desenvolver a humildade que encontramos no livro de Juízes e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Juízes salienta que humildade significa reconhecer que quaisquer atos bons ou justos que venhamos a fazer resultam da operação de Deus através de nós.

Com frequência, pensamos que humildade implica em rebaixar-se com fraqueza, quando, na verdade, trata-se duma confiança corajosa num Deus fiel.

Aplicando a Palavra

Juízes 7:1-8
“Então, Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré.

Disse o SENHOR a Gide√£o: √Č demais o povo que est√° contigo, para eu entregar os midianitas nas suas m√£os; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha pr√≥pria m√£o me livrou. Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for t√≠mido e medroso, volte e retire-se da regi√£o montanhosa de Gileade. Ent√£o, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Disse mais o SENHOR a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas.

Então, o SENHOR lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.

Foi o n√ļmero dos que lamberam, levando a m√£o √† boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a √°gua.

Ent√£o, disse o SENHOR a Gide√£o: Com estes trezentos homens que lamberam a √°gua eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas m√£os; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.

Tomou o povo provis√Ķes nas m√£os e as trombetas. Gide√£o enviou todos os homens de Israel cada um √† sua tenda, por√©m os trezentos homens reteve consigo. Estava o arraial dos midianitas abaixo dele, no vale.‚ÄĚ

Entenda que a vitória espiritual de Deus não depende de forças ou habilidades naturais.

Confie totalmente na capacitação e fortalecimento provenientes de Deus.

Juízes 8:22-27
“Então, os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu como teu filho e o filho de teu filho, porque nos livraste do poder dos midianitas. Porém Gideão lhes disse: Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o SENHOR vos dominará.

Disse-lhes mais Gideão: Um pedido vos farei: dai-me vós, cada um as argolas do seu despojo (porque tinham argolas de ouro, pois eram ismaelitas). Disseram eles: De bom grado as daremos. E estenderam uma capa, e cada um deles deitou ali uma argola do seu despojo.

O peso das argolas de ouro que pediu foram mil e setecentos siclos de ouro (afora os ornamentos em forma de meia-lua, as arrecadas e as vestes de p√ļrpura que traziam os reis dos midianitas, e afora os ornamentos que os camelos traziam ao pesco√ßo).

Desse peso fez Gide√£o uma estola sacerdotal e a p√īs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali ap√≥s ela; a estola veio a ser um la√ßo a Gide√£o e √† sua casa.‚ÄĚ

Recuse-se a erigir quaisquer monumentos aos seus próprios sucessos e vitórias.

Saiba que estes se tornarão boa oportunidade de tropeço para você mesmo e para os outros.

‚ÄúN√£o a n√≥s, SENHOR, n√£o a n√≥s, mas ao teu nome d√° gl√≥ria, por amor da tua miseric√≥rdia e da tua fidelidade.‚ÄĚ Salmos 115:1

‚ÄúPorque dele, e por meio dele, e para ele s√£o todas as coisas. A ele, pois, a gl√≥ria eternamente. Am√©m!‚ÄĚ Romanos 11:36

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre diretrizes para crescer em piedade, princ√≠pios para uma vida s√°bia, princ√≠pios fundamentais para a f√© e passos para desenvolver a humildade.

Assista ao próximo vídeo livro de Rute, a aula 8 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de Ju√≠zes¬†sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de Ju√≠zes - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge