ūüďļ Livro de G√™nesis – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de G√™nesis - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de Gênesis, aprendemos muitos ensinamentos. Mas será que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bíblico sobre Gênesis, pincelando alguns textos, nos mostrará isto.

Muitos irmãos que acompanham o Você Tem Acesso pediram e o Senhor me direcionou a gravar uma série de vídeos em que apresento alguns princípios bíblicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristã e que estão registrados em cada livro da Bíblia.

O¬†v√≠deo G√™nesis – Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 1¬†√© o 1¬ļ da s√©rie Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, onde voc√™ aprender√°¬†princ√≠pios para compreender Deus e outros fundamentais para a f√©¬†no livro de G√™nesis.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de G√™nesis. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios no livro de Gênesis para crescer espiritualmente.

#1. Princípios para Compreender Deus no Livro de Gênesis

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de Gênesis, são princípios para compreender Deus.

Deus é Criador e apenas Ele tem auto-existência. Nós somos seres criados.

Deus criou todos os seres viventes para se reproduzirem conforme a sua espécie.

Leia G√™nesis 1:1 ‚Äď 2:25; 22:14.

Aplicando a Palavra

Gênesis 1:11-12; 21-28
“E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
(…)
Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve tarde e manhã, o quinto dia.

Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

Tamb√©m disse Deus: Fa√ßamos o homem √† nossa imagem, conforme a nossa semelhan√ßa; tenha ele dom√≠nio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos c√©us, sobre os animais dom√©sticos, sobre toda a terra e sobre todos os r√©pteis que rastejam pela terra.¬†Criou Deus, pois, o homem √† sua imagem, √† imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.¬†E Deus os aben√ßoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos c√©us e sobre todo animal que rasteja pela terra.”

Entenda que, como criatura, voc√™ √© respons√°vel em¬†√ļltima an√°lise, perante o Criador.

Entenda que você pode reproduzir apenas aquilo que você mesmo é. Portanto, busque a semelhança com
Cristo.

J√° parou para pensar por que os¬†animais seguem um padr√£o de comportamento segundo cada esp√©cie?¬†√Č exatamente porque o SENHOR quando os criou determinou que¬†eles teriam o instinto animal “de f√°brica”.

Diferente dos animais, o homem foi criado à imagem e à semelhança de Deus. Logo, nós só sabemos quem somos quando nos aprendemos diretamente do nosso Criador.

‚ÄúE p√īs Abra√£o por nome √†quele lugar ‚Äď O SENHOR Prover√°.¬†Da√≠ dizer-se at√© ao dia de hoje: No monte do SENHOR se¬†prover√°.‚Ä̬†G√™nesis 22:14

Entenda que cuidar da sua cria√ß√£o faz parte da natureza¬†de Deus. Ele revela-se como o ‚ÄúSENHOR que prov√™‚ÄĚ.

#2. Princípios Fundamentais para a Fé no Livro de Gênesis

Os outros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de Gênesis, são princípios fundamentais para a fé.

Abraão é o pai da fé e dos fiéis. A fé exemplificada através de sua vida.

Deste ‚Äúamigo de Deus‚ÄĚ (Tiago 2:23), aprendemos que f√©¬†n√£o √© um car√°ter perfeito ou integridade.¬†Antes, f√© √© apropriar-se de Deus em sua Palavra.¬†Fazendo assim, Abra√£o tornou-se o modelo de f√© para o¬†crente.

A sua vida demonstra como somos beneficiados quando cremos no que Deus diz, apesar das evidências ao
contr√°rio.

Leia Gênesis 12:1-9; 15:6; 16:1-4; 22:1-14.

Aplicando a Palavra

Gênesis 12:1-4
‚ÄúOra, disse o SENHOR a Abr√£o: Sai da tua terra, da tua¬†parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te¬†mostrarei; de ti farei uma grande na√ß√£o, e te aben√ßoarei, e te¬†engrandecerei o nome. S√™ tu uma b√™n√ß√£o! Aben√ßoarei os que¬†te aben√ßoarem e amaldi√ßoarei os que te amaldi√ßoarem; em ti¬†ser√£o benditas todas as fam√≠lias da terra. Partiu, pois, Abr√£o,¬†como lho ordenara o SENHOR, e L√≥ foi com ele. Tinha Abr√£o¬†setenta e cinco anos quando saiu de Har√£.‚ÄĚ

Não tema quando a orientação de Deus toma alguma direção que você não compreende. Ele sabe o que está fazendo.

‚ÄúEle creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justi√ßa.‚Ä̬†G√™nesis 15:6

Creia nas promessas de Deus para você. Ele sabe como cumpri-las, embora você possa não saber.

‚ÄúOra, Sarai, mulher de Abr√£o, n√£o lhe dava filhos; tendo,¬†por√©m, uma serva eg√≠pcia, por nome Agar, disse Sarai a¬†Abr√£o: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar √† luz¬†filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com¬†filhos por meio dela. E Abr√£o anuiu ao conselho de Sarai.¬†Ent√£o, Sarai, mulher de Abr√£o, tomou a Agar, eg√≠pcia, sua¬†serva, e deu-a por mulher a Abr√£o, seu marido, depois de ter¬†ele habitado por dez anos na terra de Cana√£. Ele a possuiu, e¬†ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora¬†por ela desprezada.‚Ä̬†G√™nesis 16:1-4

Evite tentar cumprir as promessas de Deus pelas suas forças. Tal atitude sempre tem consequências e produzir resultados indesejáveis.

‚ÄúDepois dessas coisas, p√īs Deus Abra√£o √† prova e lhe disse:¬†Abra√£o! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus:¬†Toma teu filho, teu √ļnico filho, Isaque, a quem amas, e vai-te¬†√† terra de Mori√°; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos¬†montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abra√£o de¬†madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo¬†dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o¬†holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.¬†Ao terceiro dia, erguendo Abra√£o os olhos, viu o lugar de¬†longe. Ent√£o, disse a seus servos: Esperai aqui, com o¬†jumento; eu e o rapaz iremos at√© l√° e, havendo adorado,
voltaremos para junto de vós.

(…)

Tendo Abra√£o erguido os olhos, viu atr√°s de si um carneiro¬†preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abra√£o o¬†carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E¬†p√īs Abra√£o por nome √†quele lugar ‚Äď O SENHOR Prover√°. Da√≠¬†dizer-se at√© ao dia de hoje: No monte do SENHOR se prover√°.‚Ä̬†G√™nesis 22:1-5; 13-14

Confie que Deus proverá conforme as suas promessas. Velar pelos seus é parte da sua natureza.

Lembre: A providência de Deus se acha estrategicamente localizada ao longo do caminho da obediência fiel.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre¬†princ√≠pios para conhecer Deus e princ√≠pios fundamentais para f√©.

Assista ao próximo vídeo livro de Êxodo, a aula 2 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de G√™nesis?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de G√™nesis - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge