ūüďļ Livro de √äxodo – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de √äxodo - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de Êxodo, aprendemos muitos ensinamentos. Mas será que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bíblico sobre Êxodo, pincelando alguns textos, nos mostrará isto.

Gravei o v√≠deo √äxodo¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 2,¬†onde voc√™ aprender√°¬†princ√≠pios para compreender Deus, diretrizes para uma vida piedosa e princ√≠pios para uma vida s√°bia¬†no livro de √äxodo.

Este √© o 2¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de √äxodo. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios no livro de Êxodo para crescer espiritualmente.

#1. Princípios para Compreender Deus no Livro de Êxodo

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de Êxodo, são princípios para compreender Deus.

A vida cristã bem sucedida inicia quando se conhece quem é Deus. Em Êxodo, Deus revela parte da sua natureza e caráter.

O verdadeiro conhecimento de Deus afetará o nosso comportamento. Êxodo providencia quatro princípios que tornarão as nossas vidas mais fiéis e frutíferas.

Aplicando a Palavra

Êxodo 3:14-15
‚ÄúDisse Deus a Mois√©s: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim¬†dir√°s aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a v√≥s outros.¬†Disse Deus ainda mais a Mois√©s: Assim dir√°s aos filhos de¬†Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abra√£o, o¬†Deus de Isaque e o Deus de Jac√≥, me enviou a v√≥s outros; este √©¬†o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de gera√ß√£o¬†em gera√ß√£o.‚ÄĚ

Entenda que Deus √©! O Seu nome √© ‚ÄúEU SOU O QUE SOU‚ÄĚ!

Confie neste fundamento.

Esteja enraizado e estabelecido nele.

Êxodo 15:25-26
‚ÄúEnt√£o, Mois√©s clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou¬†uma √°rvore; lan√ßou-a Mois√©s nas √°guas, e as √°guas se¬†tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordena√ß√£o, e ali¬†os provou, e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus,¬†e fizeres o que √© reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos¬†seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos,¬†nenhuma enfermidade vir√° sobre ti, das que enviei sobre os¬†eg√≠pcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.‚ÄĚ

Receba Deus como ‚Äúo Senhor, que te sara‚ÄĚ.

Curar é parte da sua natureza; a sua vontade é que sejamos sãos.

Êxodo 17:10-16
“Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.

Quando Mois√©s levantava a m√£o, Israel prevalecia; quando,¬†por√©m, ele abaixava a m√£o, prevalecia Amaleque. Ora, as m√£os¬†de Mois√©s eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a¬†puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Ar√£o e Hur¬†sustentavam-lhe as m√£os, um, de um lado, e o outro, do outro;¬†assim lhe ficaram as m√£os firmes at√© ao p√īr-do-sol.

E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.

E Mois√©s edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR √Č Minha¬†Bandeira.

E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haver√° guerra do SENHOR¬†contra Amaleque de gera√ß√£o em gera√ß√£o.‚ÄĚ

Confie no Deus que √© ‚Äúo Senhor, a tua bandeira‚ÄĚ.

Quando voc√™ entrega-se a ele ‚Äď sua Vit√≥ria, Milagre e¬†Prote√ß√£o ‚Äď a sua luta contra a carne ser√° vitoriosa.

Êxodo 31:12-14
‚ÄúDisse mais o SENHOR a Mois√©s:¬†Tu, pois, falar√°s aos filhos de Israel e lhes dir√°s: Certamente,¬†guardareis os meus s√°bados; pois √© sinal entre mim e v√≥s nas¬†vossas gera√ß√Ķes; para que saibais que eu sou o SENHOR, que¬†vos santifica.‚ÄĚ

Busque a Deus que √© ‚Äúo Senhor que te santifica‚ÄĚ.

A Sua vida em nós torna a nossa santidade possível. A santidade gerada em nós é proteção contra o mundo mau.

Quem n√£o separa ao menos o domingo para cultuar a Deus,¬†deixando de congregar, com o passar do tempo vai¬†morrendo espiritualmente.¬†√Č como a brasa longe do braseiro que vai esfriando.

#2. Diretrizes para Uma Vida Piedosa no Livro de Êxodo

Agora que você já aprendeu alguns princípios para conhecer Deus, quero falar sobre diretrizes para uma vida piedosa que encontramos no livro de Êxodo.

Vida piedosa é viver com Deus em sua vida e com a vida dele em você. Ele nos dá orientação para ajudar-nos a construir as nossas vidas sobre os seus preceitos.

Deus nos chama a praticarmos atos de fé que edificam a piedade. Sem fé, os nossos atos se tornam religião.

A piedade inclui a pr√°tica piedosa e evita atos religiosos v√£os.

Aplicando a Palavra

Êxodo 3:1-3
“Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.

Ent√£o, disse consigo mesmo: Irei para l√° e verei essa grande¬†maravilha; por que a sar√ßa n√£o se queima?‚ÄĚ

Esteja vigilante para perceber a atuação de Deus.

Esta, com frequência, se manifesta de forma que nos são inesperadas.

Mesmo apascentando o rebanho de seu sogro, em meio a uma atividade que exigia a sua atenção, Moisés estava vigilante e percebeu a atuação de Deus.

Êxodo 12:15, 19-20
“Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.

Por sete dias, n√£o se ache nenhum fermento nas vossas casas;¬†porque qualquer que comer p√£o levedado ser√° eliminado da¬†congrega√ß√£o de Israel, tanto o peregrino como o natural da¬†terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas¬†habita√ß√Ķes, comereis p√£es asmos.‚ÄĚ

Participe regularmente da Ceia do Senhor. Assim nós compartilhamos da sua libertação e vida.

Em Êxodo, vemos a instituição da celebração da Páscoa, Pessach, significa passagem, representando a libertação dos hebreus do Egito.

Onde o anjo da morte passava pelas casas que tinham o sangue do cordeiro aspergido sobre os umbrais da portas, mas não entrava nelas.

Devemos lançar o fermento fora (o pecado) porque Cristo é a nossa Páscoa. (1 Coríntios 5:7).

Êxodo 14:13-14
‚ÄúMois√©s, por√©m, respondeu ao povo: N√£o temais; aquietai-vos¬†e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos far√°; porque¬†os eg√≠pcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.¬†O SENHOR pelejar√° por v√≥s, e v√≥s vos calareis.‚ÄĚ

Fique tranquilo enquanto Deus opera. Você verá a sua libertação.

Êxodo 16:4-5
‚ÄúEnt√£o, disse o SENHOR a Mois√©s: Eis que vos farei chover do c√©u¬†p√£o, e o povo sair√° e colher√° diariamente a por√ß√£o para¬†cada dia, para que eu ponha √† prova se anda na minha lei ou¬†n√£o.¬†Dar-se-√° que, ao sexto dia, preparar√£o o que colherem; e ser√°¬†o dobro do que colhem cada dia.‚ÄĚ

Seja zeloso em aplicar a Palavra de Deus.

Ele deseja que sigamos as suas instru√ß√Ķes.

Êxodo 23:16
‚ÄúGuardar√°s a Festa da Sega, dos primeiros frutos do teu¬†trabalho, que houveres semeado no campo, e a Festa da¬†Colheita, √† sa√≠da do ano, quando recolheres do campo o¬†fruto do teu trabalho.‚ÄĚ

Celebre as bênçãos que Deus lhe concede.

A Festa da Sega (Festa das Semanas ou o Dia de Pentecostes) era observada no terceiro mês (maio-junho), 50 dias após a Festa dos Pães Asmos (Páscoa) e comemorava o início da colheita.

A Festa da Colheita (Festa dos Tabernáculos) era uma festa no outono (setembro-outubro) para celebrar o fim da colheita.

Êxodo 25:8
‚ÄúE me far√£o um santu√°rio, para que eu possa habitar no meio¬†deles.”

Êxodo 33:15
“Ent√£o, lhe disse Mois√©s: Se a tua presen√ßa n√£o vai comigo, n√£o¬†nos fa√ßas subir deste lugar.‚ÄĚ

Habite e tenha prazer na presença de Deus. Isto nos distingue de todas as outras pessoas.

Vemos em Salmos 132 o prazer de Davi na presença do Senhor quando jurou não descansar enquanto não encontrasse um local para a arca repousar.

Sião foi o local desejado por Deus para habitar e tipifica Deus nos escolhendo como morada.

Êxodo 31.14-15
‚ÄĚSeis dias se trabalhar√°, por√©m o s√©timo dia √© o s√°bado do¬†repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do¬†s√°bado fizer alguma obra morrer√°.

Pelo que os filhos de Israel¬†guardar√£o o s√°bado, celebrando-o por alian√ßa perp√©tua nas¬†suas gera√ß√Ķes.

Entre mim e os filhos de Israel √© sinal para¬†sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os c√©us e a terra, e,¬†ao s√©timo dia, descansou, e tomou alento.‚ÄĚ

‚ÄúRespondeu-lhe: A minha presen√ßa ir√° contigo, e eu te darei¬†descanso.‚ÄĚ √äxodo 33:14

Descanse no sábado de Deus. O seu descanso nos dá descanso das nossas próprias obras (Hebreus 4:10-11).

#3. Princípios para Uma Vida Sábia no Livro de Êxodo

Aprendidos alguns princípios para conhecer a Deus, diretrizes para uma vida piedosa, quero falar sobre alguns princípios para uma vida sábia que encontramos no livro de Êxodo.

Deus chama o seu povo à sabedoria. Sabedoria é saber como aplicar a verdade.

O Livro de Êxodo oferece princípios que nos ensinam a viver sabiamente e a agradar a Deus. Ele também nos ensina determinadas práticas sábias.

O Espírito Santo nos treinará para praticar a sabedoria como uma disciplina que levará à plenitude da vida.

Aplicando a Palavra

Êxodo 19:8
‚ÄĚEnt√£o, o povo respondeu √† uma: Tudo o que o SENHOR falou¬†faremos. E Mois√©s relatou ao SENHOR as palavras do povo.”

Êxodo 24:3, 7
“Veio, pois, Mois√©s e referiu ao povo todas as palavras do¬†SENHOR e todos os estatutos; ent√£o, todo o povo respondeu a¬†uma voz e disse: Tudo o que falou o SENHOR faremos. (…)

E¬†tomou o livro da alian√ßa e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo¬†o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos.”

Não confie em si mesmo para obedecer à Palavra de Deus.

Nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto.

Dependa do seu Espírito Santo, que nos ensina todas as coisas. Depender é diferente de precisar.

Êxodo 20:1-17
“1 Ent√£o, falou Deus todas estas palavras:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 N√£o ter√°s outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
‚ÄĚ5 N√£o as adorar√°s, nem lhes dar√°s culto; porque eu sou o¬†SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniq√ľidade dos pais¬†nos filhos at√© √† terceira e quarta gera√ß√£o daqueles que me¬†aborrecem
6 e fa√ßo miseric√≥rdia at√© mil gera√ß√Ķes daqueles que me amam e¬†guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia de s√°bado, para o santificar.
9 Seis dias trabalhar√°s e far√°s toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os c√©us e a terra, o mar e¬†tudo o que neles h√° e, ao s√©timo dia, descansou; por isso, o¬†SENHOR aben√ßoou o dia de s√°bado e o santificou.‚ÄĚ
12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
13 N√£o matar√°s.
14 N√£o adulterar√°s.
15 N√£o furtar√°s.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 N√£o cobi√ßar√°s a casa do teu pr√≥ximo. N√£o cobi√ßar√°s a¬†mulher do teu pr√≥ximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem¬†o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que perten√ßa¬†ao teu pr√≥ximo.‚ÄĚ

Medite regularmente sobre os Dez Mandamentos para aprender a natureza moral e o caráter de Deus.

Êxodo 20:18-20
‚ÄĚTodo o povo presenciou os trov√Ķes, e os rel√Ęmpagos, e o¬†clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo,¬†observando, se estremeceu e ficou de longe.

Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.

Respondeu Mois√©s ao povo: N√£o temais; Deus veio para vos¬†provar e para que o seu temor esteja diante de v√≥s, a fim de¬†que n√£o pequeis.”

Aprenda a ser reverente diante do Senhor, isto lhe afastará do pecado.

Êxodo 23:2-3
“Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito.

Nem com o pobre ser√°s parcial na sua demanda.”

Suspeite da opini√£o da maioria que prop√Ķe afastamento de¬†Deus.

O mal, com frequência, é popular, porém desobedece a Deus.

Êxodo 23:15
‚ÄúGuardar√°s a Festa dos P√£es Asmos; sete dias comer√°s p√£es¬†asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no m√™s de abibe,¬†porque nele sa√≠ste do Egito; ningu√©m apare√ßa de m√£os vazias¬†perante mim.‚ÄĚ

Ofereça todo o tempo que você congregar-se com o povo de Deus para o culto.

Isto demonstra que você crê que Ele proverá para você.

No texto que lemos, o povo se reunia para celebrar (guardar a festa) não só para estarem juntos e comemorar (comerás pães asmos), mas para entregar o culto ao Senhor (não aparecer de mãos vazias).

Êxodo 32:1
‚ÄúMas, vendo o povo que Mois√©s tardava em descer do¬†monte, acercou-se de Ar√£o e lhe disse: Levanta-te, faze-nos¬†deuses que v√£o adiante de n√≥s; pois, quanto a este Mois√©s, o¬†homem que nos tirou do Egito, n√£o sabemos o que lhe ter√°¬†sucedido.‚ÄĚ

N√£o fique impaciente com Deus.

Impaci√™ncia levas √†s d√ļvidas que levam √†s dedu√ß√Ķes.

E isto leva ao pecado.

Êxodo 35:30-35
‚ÄúDisse Mois√©s aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR chamou¬†pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Jud√°, e¬†o Esp√≠rito de Deus o encheu de habilidade, intelig√™ncia e¬†conhecimento (‚Ķ) Tamb√©m lhe disp√īs o cora√ß√£o para ensinar¬†a outrem, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de D√£.¬†Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de mestre, at√© a¬†mais engenhosa, e a do bordador em estofo azul, em p√ļrpura,¬†em carmesim e em linho fino, e a do tecel√£o, sim, toda sorte de¬†obra e a elaborar desenhos.‚ÄĚ

Reconheça que qualquer dom ou habilidade que você tem é dom de Deus.

Seja agradecido por estas d√°divas evitando orgulho.

Compartilhe aquilo que sabe com outras pessoas.

Conclus√£o

Falamos sobre princípios para conhecer a Deus, diretrizes para uma vida piedosa e também princípios para uma vida sábia.

Assista ao próximo vídeo livro de Levítico, a aula 3 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de √äxodo?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de √äxodo - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge