ūüďļ Livro de Deuteron√īmio – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de Deuteron√īmio - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura b√≠blica no¬†livro de Deuteron√īmio, aprendemos muitos¬†ensinamentos. Mas ser√° que encontramos princ√≠pios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo b√≠blico sobre Deuteron√īmio, pincelando alguns textos, nos mostrar√° isto.

Gravei o v√≠deo Deuteron√īmio¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 5,¬†onde voc√™ aprender√° passos para conhecer a Deus e seus caminhos, passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica e diretrizes para crescer em piedade no livro de Deuteron√īmio.

Este √© o 5¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de Deuteron√īmio. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o v√≠deo com¬†princ√≠pios no livro de Deuteron√īmio para crescer espiritualmente.

#1. Passos Para Conhecer a Deus e Seus Caminhos no Livro de¬†Deuteron√īmio

Os primeiros¬†fundamentos e ensinos¬†que quero compartilhar¬†sobre¬†o livro de Deuteron√īmio,¬†s√£o passos para conhecer a Deus e seus caminhos.

Deuteron√īmio enfoca a maneira como Deus conduz o seu¬†povo √† maturidade.

Ele não permitirá que pulemos qualquer dos passos do processo e garantirá que o completemos.

Aplicando a Palavra

Deuteron√īmio 2:14
‚ÄúO tempo que caminhamos, desde Cades-Barn√©ia at√©¬†passarmos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, at√© que¬†toda aquela gera√ß√£o dos homens de guerra se consumiu do¬†meio do arraial, como o SENHOR lhes jurara.‚ÄĚ

Saiba que Deus o trará sempre de volta para encarar qualquer parte do crescimento que você tenha tentado pular.

Deuteron√īmio 7:22
‚ÄúO SENHOR, teu Deus, lan√ßar√° fora estas na√ß√Ķes, pouco a¬†pouco, de diante de ti; n√£o poder√°s destru√≠-las todas de pronto,¬†para que as feras do campo se n√£o multipliquem contra ti.‚ÄĚ

Não despreze os pequenos avanços e os pequenos começos gerados.

‚ÄúAs m√£os de Zorobabel lan√ßaram os fundamentos desta casa,¬†elas mesmas a acabar√£o, para que saibais que o SENHOR dos¬†Ex√©rcitos √© quem me enviou a v√≥s outros. Pois quem despreza o¬†dia dos humildes come√ßos, esse alegrar-se-√° vendo o prumo na¬†m√£o de Zorobabel. Aqueles sete olhos s√£o os olhos do SENHOR,¬†que percorrem toda a terra.‚ÄĚ Zacarias 4:10

O processo em direção à maturidade é feito principalmente de pequenos passos, ao invés de grandes.

Deuteron√īmio 32:9-12
“Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.

Como a √°guia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus¬†filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas,¬†assim, s√≥ o SENHOR o guiou, e n√£o havia com ele deus¬†estranho.‚ÄĚ

Descanse no cuidado acalentador de Deus.

Saiba que Ele se comprometeu a cuidar de você, a guiar e a levar à maturidade.

#2. Passos para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica no Livro de Deuteron√īmio

Agora que voc√™ j√° aprendeu alguns passos para conhecer a Deus e seus caminhos, quero falar sobre passos¬†para uma devo√ß√£o din√Ęmica¬†que encontramos no livro de Deuteron√īmio.

Deuteron√īmio acrescenta muito √† nossa compreens√£o de¬†ser devoto a Deus de cora√ß√£o e alma.

Enfatiza a necessidade de um compromisso sincero.

Deus chama o seu povo a segui-lo com toda a sua força.

Deuteron√īmio 1:42
‚ÄúDisse-me o SENHOR: Dize-lhes: N√£o subais, nem pelejeis, pois¬†n√£o estou no meio de v√≥s, para que n√£o sejais derrotados¬†diante dos vossos inimigos.‚ÄĚ

Procure e dependa da presença de Deus.

Sem ela, a vitória é improvável, se não impossível.

Deuteron√īmio 4:1-2; 6-8
“Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dá.

Nada acrescentareis √† palavra que vos mando, nem diminuireis¬†dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso¬†Deus, que eu vos mando.‚ÄĚ

(…)

Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão:

Certamente, este¬†grande povo √© gente s√°bia e inteligente. Pois que grande na√ß√£o¬†h√° que tenha deuses t√£o chegados a si como o SENHOR, nosso¬†Deus, todas as vezes que o invocamos? E que grande na√ß√£o h√°¬†que tenha estatutos e ju√≠zos t√£o justos como toda esta lei que eu¬†hoje vos proponho?‚ÄĚ

Estude a Palavra de Deus fiel e cuidadosamente.

Aplique-a a tudo o que você pensa e faz.

Deus lhe mostrar√° a sua bondade e grandeza.

Deuteron√īmio 4:29
‚ÄúDe l√°, buscar√°s ao SENHOR, teu Deus, e o achar√°s, quando o¬†buscares de todo o teu cora√ß√£o e de toda a tua alma.‚ÄĚ

Deuteron√īmio 6:4-5
‚ÄúOuve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, √© o √ļnico SENHOR.¬†Amar√°s, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu cora√ß√£o, de¬†toda a tua alma e de toda a tua for√ßa.‚ÄĚ

Procure continuamente a face de Deus. Não negligencie a oração e a meditação da Escritura.

Ame a Deus sobre todas as coisas com todo o seu ser. Saiba como amar a Deus sobre todas as coisas.

#3.¬†Diretrizes para Crescer em Piedade no Livro de Deuteron√īmio

Aprendidos alguns passos para conhecer a Deus e seus caminhos e outros passos¬†para uma devo√ß√£o din√Ęmica, quero falar sobre¬†diretrizes para crescer em piedade¬†que encontramos no livro de Deuteron√īmio.

Deuteron√īmio d√° muita aten√ß√£o para as pr√°ticas que o¬†ajudar√£o a viver com uma consci√™ncia voltada¬†continuamente para Deus, aumentando cada vez mais o¬†espa√ßo dEle na sua vida.

Pessoas piedosas são cuidadosas em manter comportamentos e disciplinas adequados nos seus relacionamentos.

Deuteron√īmio explora tamb√©m como¬†manter uma estima apropriada pela autoridade que a¬†Palavra de Deus tem na nossa vida e conduta.

Deuteron√īmio 8:10-20
‚ÄúComer√°s, e te fartar√°s, e louvar√°s o SENHOR, teu Deus, pela¬†boa terra que te deu. Guarda-te n√£o te esque√ßas do SENHOR,¬†teu Deus, n√£o cumprindo os seus mandamentos, os seus ju√≠zos¬†e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para n√£o suceder que,¬†depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres¬†edificado boas casas e morado nelas; depois de se¬†multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a¬†tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se¬†eleve o teu cora√ß√£o, e te esque√ßas do SENHOR, teu Deus, que te¬†tirou da terra do Egito, da casa da servid√£o(…)

Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.

Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.

Se te¬†esqueceres do SENHOR, teu Deus, e andares ap√≥s outros deuses,¬†e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra v√≥s outros que¬†perecereis. Como as na√ß√Ķes que o SENHOR destruiu de diante de¬†v√≥s, assim perecereis; porquanto n√£o quisestes obedecer √† voz¬†do SENHOR, vosso Deus.‚ÄĚ

Previna-se contra o orgulho em meio às bênçãos de Deus.

Saiba que a prosperidade normalmente traz arrog√Ęncia,¬†fazendo com que nos esque√ßamos que Deus √© a fonte de¬†todas as b√™n√ß√£os.

Deuteron√īmio 12:4, 8, 13
‚ÄúN√£o fareis assim para com o SENHOR, vosso Deus, mas¬†buscareis o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher de todas¬†as vossas tribos, para ali p√īr o seu nome e sua habita√ß√£o; e¬†para l√° ireis.
(…)
Não procedereis em nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos, porque, até agora, não entrastes no descanso e na herança que vos dá o SENHOR, vosso Deus.
(…)
Guarda-te, n√£o ofere√ßas os¬†teus holocaustos em todo lugar que vires; mas, no lugar que o¬†SENHOR escolher numa das tuas tribos, ali oferecer√°s os teus¬†holocaustos e ali far√°s tudo o que te ordeno.‚ÄĚ

Avalie regularmente sua conduta e comportamento de acordo com a Palavra de Deus.

Salmos 139:23-24
‚ÄúSonda-me, √≥ Deus, e conhece o meu cora√ß√£o, prova-me e¬†conhece os meus pensamentos; v√™ se h√° em mim algum¬†caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”

Faça frequentemente esta oração, pedindo a Deus que veja se existe algum mau caminho e que te guie pelo bom caminho.

Deuteron√īmio 13:1-5
“Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser:

Vamos ap√≥s outros deuses,¬†que n√£o conheceste, e sirvamo-los, n√£o ouvir√°s as palavras¬†desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus,¬†vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo¬†o vosso cora√ß√£o e de toda a vossa alma.‚ÄĚ

Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.

Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele.

Assim, eliminar√°s o mal do¬†meio de ti.‚ÄĚ

Deuteron√īmio 18:21-22
“Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?

Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a¬†palavra dele se n√£o cumprir, nem suceder, como profetizou, esta¬†√© palavra que o SENHOR n√£o disse; com soberba, a falou o tal¬†profeta; n√£o tenhas temor dele.‚ÄĚ

Teste todo ministério pela Palavra de Deus.

Rejeite qualquer ministério que contrarie a Bíblia.

Inclusive o meu. Isso mesmo, teste o Voc√™ Tem Acesso pela Palavra de Deus.¬†Se este conte√ļdo que compartilho contraria a B√≠blia, simplesmente rejeite.

Deuteron√īmio 21:18-21
“Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão.

Ent√£o, todos os homens da sua cidade o apedrejar√£o at√© que¬†morra; assim, eliminar√°s o mal do meio de ti; todo o Israel¬†ouvir√° e temer√°.‚ÄĚ

Dê atenção à disciplina paternal e apropriada. Filhos rebeldes envergonham os seus pais e desonram o Senhor.

Transmita a cultura de Deus a eles e n√£o os irritem.

Celebre um culto em família, ao menos 1 vez por semana.

Fa√ßa refei√ß√Ķes √† mesa com a fam√≠lia, pois √© oportunidade de comunica√ß√£o, de la√ßos e de cura nos relacionamentos.

Abençoe seus filhos e profetize sobre suas vidas.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre passos para conhecer a Deus e seus caminhos, passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica e diretrizes para crescer em piedade.

Assista ao próximo vídeo livro de Josué, a aula 6 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de Deuteron√īmio?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de Deuteron√īmio - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge