ūüďļ Livro de 2 Reis – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de 2 Reis - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de 2 Reis, aprendemos muitos ensinamentos. Mas será que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bíblico sobre 2 Reis, pincelando alguns textos, nos mostrará isto.

Gravei o v√≠deo 2 Reis – Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 12,¬†onde voc√™ aprender√° passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica, princ√≠pios fundamentais para a f√© e princ√≠pios para uma vida s√°bia no livro de 2¬†Reis.

Este √© o 12¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de 2¬†Reis. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios no livro de 2 Reis para crescer espiritualmente.

#1. Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica no Livro de 2 Reis

Os primeiros¬†fundamentos e ensinos¬†que quero compartilhar¬†sobre¬†o livro de 2¬†Reis,¬†s√£o passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica¬†e que v√£o nos ajudar no crescimento espiritual.

Procure ouvir de novo um tema que sempre se repete: Deus quer que os nossos cora√ß√Ķes sejam totalmente dedicados a Ele.

Mesmo que um coração não dedicado seja zeloso, não é o que agrada a Deus.

Aplicando a Palavra

2 Reis 10:28-31
‚ÄúAssim, Je√ļ exterminou de Israel a Baal. Por√©m n√£o se apartou Je√ļ de seguir os pecados de Jerobo√£o, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, a saber, dos bezerros de ouro que estavam em Betel e em D√£. Pelo que disse o SENHOR a Je√ļ: Porquanto bem executaste o que √© reto perante mim e fizeste √† casa de Acabe segundo tudo quanto era do meu prop√≥sito, teus filhos at√© √† quarta gera√ß√£o se assentar√£o no trono de Israel. Mas Je√ļ n√£o teve cuidado de andar de todo o seu cora√ß√£o na lei do SENHOR, Deus de Israel, nem se apartou dos pecados que Jerobo√£o fez pecar a Israel.‚ÄĚ

Dedique-se a Deus de todo o seu coração.

Dedique sua vida a Ele e aos seus propósitos.

#2. Princípios Fundamentais Para a Fé no Livro de 2 Reis

Agora que voc√™ j√° aprendeu passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica, vamos falar sobre princ√≠pios fundamentais para a f√©¬†que encontramos no livro de 2¬†Reis e que v√£o nos ajudar no crescimento espiritual.

Fé é, em sua essência, aceitar Deus como Ele se manifesta em sua Palavra e aceitar sua Palavra como muito valiosa.

Deus tem abund√Ęncia de recursos que s√£o ilimitados para todos aqueles que confiam nEle e lhe obedecem.

O temor de que não teremos o suficiente em momentos de necessidade insulta o Deus que tem se revelado como Javé-Jiré, como o Senhor, nosso Provedor.

Aplicando a Palavra

2 Reis 4:1-7
‚ÄúCerta mulher, das mulheres dos disc√≠pulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. √Č chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos.

Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Ent√£o, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, n√£o poucas. Ent√£o, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; p√Ķe √† parte a que estiver cheia.

Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.

Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: N√£o h√° mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.

Ent√£o, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua d√≠vida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.‚ÄĚ

Creia que Deus é capaz de atender as suas necessidades, mesmo quando você nem tenha ideia de como o fará.

Saiba que Deus promete cuidar do seu povo mesmo em épocas de crise.

Isto também se aplica à dimensão espiritual: os recursos espirituais de Deus para você são ilimitados, mesmo em tempo de aridez espiritual.

2 Reis 4:43-44
‚ÄúPor√©m seu servo lhe disse: Como hei de eu p√īr isto diante de cem homens? Ele tornou a dizer: D√°-o ao povo, para que coma; porque assim diz o SENHOR: Comer√£o, e sobejar√°.

Ent√£o, lhos p√īs diante; comeram, e ainda sobrou, conforme a palavra do SENHOR.‚ÄĚ

Opte por crer que você sempre terá recursos suficientes para fazer a vontade de Deus.

#3. Princípios Para Uma Vida Sábia no Livro de 2 Reis

J√° aprendemos sobre passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica, princ√≠pios fundamentais para a f√© e agora vamos a princ√≠pios para uma vida s√°bia que encontramos no livro de 2¬†Reis e que v√£o nos ajudar no crescimento espiritual.

O Deus que é nossa sabedoria e distribui livremente da sua sabedoria para os que nEle confiam também se preocupa em, cuidadosamente, ensinar-nos os seus caminhos.

Aquele que é sábio jamais se afastará dos claros conselhos de sabedoria encontrados na Palavra de Deus.

Aplicando a Palavra

2 Reis 4:39-41
“Então, saiu um ao campo a apanhar ervas e achou uma trepadeira silvestre; e, colhendo dela, encheu a sua capa de colocíntidas; voltou e cortou-as em pedaços, pondo-os na panela, visto que não as conheciam.

Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozinhado, exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! E não puderam comer.

Por√©m ele disse: Trazei farinha. Ele a deitou na panela e disse: Tira de comer para o povo. E j√° n√£o havia mal nenhum na panela.‚ÄĚ

Conheça a fonte de qualquer ensino que você receba ou passe a outros.

Sempre avalie o aprendizado recebido de acordo com os critérios estabelecidos pela Palavra de Deus.

2 Reis 18:1-4
“No terceiro ano de Os√©ias, filho de El√°, rei de Israel, come√ßou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Jud√°. Tinha vinte e cinco anos de idade quando come√ßou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusal√©m; sua m√£e se chamava Abi e era filha de Zacarias.

Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai. Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.

Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés.

Assim, foi o SENHOR com ele; para onde quer que sa√≠a, lograva bom √™xito; rebelou-se contra o rei da Ass√≠ria e n√£o o serviu.‚ÄĚ

Siga o Senhor, e Ele dará a você sucesso espiritual.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica, princ√≠pios fundamentais para a f√© e princ√≠pios para uma vida s√°bia.

Assista em breve ao pr√≥ximo v√≠deo livro de 1 Cr√īnicas, a aula 13 desta s√©rie de estudos¬†b√≠blicos com princ√≠pios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de 2¬†Reis¬†sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de 2 Reis - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge