đŸ“ș Livro de de 2 CrĂŽnicas – Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus

Slides Livro de 2 CrÎnicas - LiçÔes da Bíblia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de 2 CrÎnicas, aprendemos muitos ensinamentos. Mas serå que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bĂ­blico sobre 2 CrĂŽnicas, pincelando alguns textos, nos mostrarĂĄ isto.

Gravei o vĂ­deo 2 CrĂŽnicas – LiçÔes da BĂ­blia para Crescimento Espiritual – Aula 14, onde vocĂȘ aprenderĂĄ passos para uma devoção dinĂąmica, passos para desenvolver humildade, princĂ­pios fundamentais para a fĂ©, princĂ­pio para o contentamento no livro de 2 CrĂŽnicas.

Este Ă© o 14Âș vĂ­deo da sĂ©rie Como Crescer Espiritualmente com PrincĂ­pios na Palavra de Deus, em que apresento alguns princĂ­pios bĂ­blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida cristĂŁ e que estĂŁo registrados em cada livro da BĂ­blia.

Com base no quadro Verdade em Ação que encontramos na Bíblia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplicação pråtica no livro de 2 CrÎnicas. São verdades que nos convocam a tomarmos algumas açÔes.

Confira o vídeo com princípios no livro de 2 CrÎnicas para crescer espiritualmente.

#1. Passos Para uma Devoção Dinùmica no Livro de 2 CrÎnicas

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de 2 CrÎnicas, são passos para uma devoção dinùmica e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

As Escrituras mantĂȘm um testemunho contĂ­nuo de que aqueles cujos coraçÔes sĂŁo totalmente devotados a Deus sĂŁo abençoados por Ele.

Devoção parcial a Deus – atitude morna ou indiferente – resulta, inevitavelmente, em mediocridade espiritual e comunhão esporádica com o Senhor.

Aplicando a Palavra

2 CrĂŽnicas 1:10-12
“Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?

Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual.”

Tenha confiança de que Deus honra aqueles que buscam orientação na sua sabedoria para realizar a obra que foi designada a eles.

2 CrĂŽnicas 15:2-4
“Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o JudĂĄ, e Benjamim. O SENHOR estĂĄ convosco, enquanto vĂłs estais com ele; se o buscardes, ele se deixarĂĄ achar; porĂ©m, se o deixardes, vos deixarĂĄ.

Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei.

Mas, quando, na sua angĂșstia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado.”

Tenha confiança de que, se vocĂȘ buscar a Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma, vocĂȘ certamente o encontrarĂĄ.

2 CrĂŽnicas 15:2-4
“Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o JudĂĄ, e Benjamim. O SENHOR estĂĄ convosco, enquanto vĂłs estais com ele; se o buscardes, ele se deixarĂĄ achar; porĂ©m, se o deixardes, vos deixarĂĄ.

Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei.

Mas, quando, na sua angĂșstia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado.”

Tenha confiança de que, se vocĂȘ buscar a Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma, vocĂȘ certamente o encontrarĂĄ.

2 CrĂŽnicas 16:9
“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração Ă© totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverĂĄ guerras contra ti.”

Tenha um coração totalmente comprometido com o Senhor.

Saiba que o Senhor vem ao encontro de tais pessoas para fortalecĂȘ-las e fazer prosperar as suas obras.

#2. Passos Para Desenvolver Humildade no Livro de 2 CrĂŽnicas

Agora que vocĂȘ jĂĄ aprendeu passos para uma devoção dinĂąmica, vamos falar sobre passos para desenvolver humildade que encontramos no livro de 2 CrĂŽnicas e que vĂŁo nos ajudar no crescimento espiritual.

A pessoa humilde vĂȘ a si mesma Ă  luz do seu relacionamento com o Deus Todo-Poderoso.

O indivĂ­duo verdadeiramente humilde tem uma estima maior pelos outros do que por si mesmo, porque esta forma de ver as coisas coloca os demais numa perspectiva mais elevada.

Ao mesmo tempo, a pessoa humilde expressa gratidĂŁo pelo que recebeu do Senhor e nĂŁo se enaltece orgulhosamente com o sucesso e a prosperidade.

Aplicando a Palavra

2 CrĂŽnicas 2:5-6
“A casa que edificarei hĂĄ de ser grande, porque o nosso Deus Ă© maior do que todos os deuses.

No entanto, quem seria capaz de lhe edificar a casa, visto que os cĂ©us e atĂ© os cĂ©us dos cĂ©us o nĂŁo podem conter? E quem sou eu para lhe edificar a casa, senĂŁo para queimar incenso perante ele?”

Compreenda que Deus ocupa plenamente o universo.

Saiba que nada do que possamos construir pode contĂȘ-lo; o mĂĄximo que podemos chegar a fazer Ă© refletir a sua glĂłria.

2 CrĂŽnicas 7:14
“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, entĂŁo, eu ouvirei dos cĂ©us, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

Identifique pecados da sua nação, confessando-os como se fossem seus.

Arrependa-se e humilhe-se. Procure a face de Deus para restaurar a sua bĂȘnção e creia com todo o seu coração que Ele atenderĂĄ o seu clamor.

2 CrĂŽnicas 26:15-16
“Fabricou em JerusalĂ©m mĂĄquinas, de invenção de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras; divulgou-se a sua fama atĂ© muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, atĂ© que se tornou forte.

Mas, havendo-se jĂĄ fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua prĂłpria ruĂ­na, e cometeu transgressĂ”es contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.”

Cuidado com o teste da prosperidade.

2 CrĂŽnicas 32:25
“Mas nĂŁo correspondeu Ezequias aos benefĂ­cios que lhe foram feitos; pois o seu coração se exaltou. Pelo que houve ira contra ele e contra JudĂĄ e JerusalĂ©m.”

Guarde-se do orgulho quando vocĂȘ obter sucesso.

Esteja certo de que o orgulho o levarĂĄ Ă  ruĂ­na.

Arrependa-se caso traços de orgulho sejam encontrados em vocĂȘ.

#3. PrincĂ­pios Fundamentais Para a FĂ© no Livro de 2 CrĂŽnicas

Conversamos sobre passos para uma devoção dinùmica, passos para desenvolver humildade, vamos falar sobre princípios fundamentais para a fé que encontramos no livro de 2 CrÎnicas e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

A fé estå enraizada na confiança que se tem no testemunho a respeito de Deus registrado nas Escrituras e iluminado pelo seu Espírito Santo.

Consequentemente, para crescer na fé, é necessårio que se opte continuamente pela aceitação e pelo apego a este testemunho da Escritura, tornando-se leal à mesma.

2 CrĂŽnicas 20:20
“Pela manhĂŁ cedo, se levantaram e saĂ­ram ao deserto de Tecoa; ao saĂ­rem eles, pĂŽs-se JosafĂĄ em pĂ© e disse: Ouvi-me, Ăł JudĂĄ e vĂłs, moradores de JerusalĂ©m! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”

Desenvolva uma visĂŁo espiritual; opte por crer na BĂ­blia como Palavra de Deus no sentido absoluto.

Confie no que ela testemunha sobre a natureza, o carĂĄter e as promessas de Deus.

Creia nas palavras daqueles que proclamam a Palavra de Deus.

Aceite as “palavras” profĂ©ticas trazidas por homens e mulheres piedosos.

2 CrĂŽnicas 20:22
“Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pîs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”

Faça uso e creia no louvor como uma arma espiritual poderosa e eficiente.

#4. PrincĂ­pio Para o Contentamento no Livro de 2 CrĂŽnicas

Jå falamos sobre passos para uma devoção dinùmica, passos para desenvolver humildade, princípios fundamentais para a fé e agora um princípio para o contentamento que encontramos no livro de 2 CrÎnicas e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Satisfação é o resultado de saber que o Senhor é ajuda bem presente para aqueles que confiam nele.

2 CrĂŽnicas 25:9
“Disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? Respondeu-lhe o homem de Deus: Muito mais do que isso pode dar-te o SENHOR.”

Líderes, usem como fonte de coragem a promessa de que o Senhor se compromete a estar com aqueles que Ele chama até que a obra para a qual os chamou esteja concluída.

ConclusĂŁo

Bem… Falamos sobre passos para uma devoção dinĂąmica, passos para desenvolver humildade, princĂ­pios fundamentais para a fé e princĂ­pio para o contentamento.

Assista em breve ao próximo vídeo livro de Esdras, a aula 15 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, entĂŁo…? O que vocĂȘ pensa sobre estes princĂ­pios que encontramos no livro de 2 CrĂŽnicas sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e não deixe de fazer download dos 2 presentes que eu falo no final do vídeo. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso!

Slides Livro de 2 CrÎnicas - LiçÔes da Bíblia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do EspĂ­rito Santo, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

2 ComentĂĄrios

  1. Fabricio Souza

    Uma boa leitura bíblica fonte de inspiração a todos nós.

    • OlĂĄ, Fabricio! O livro de 2 CrĂŽnicas tem muito a nos ensinar.

      Estes ensinamentos sobre devoção dinĂąmica, passos para desenvolver humildade, princĂ­pios fundamentais para a fĂ© e princĂ­pio para o contentamento tambĂ©m podem ser utilizados para aqueles que estudam para concursos. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge