ūüďļ Livro de 1 Samuel – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de 1 Samuel - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de 1 Samuel, aprendemos muitos ensinamentos. Mas será que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bíblico sobre 1 Samuel, pincelando alguns textos, nos mostrará isto.

Gravei o v√≠deo 1 Samuel¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 9,¬†onde voc√™ aprender√° diretrizes para crescer em piedade, princ√≠pios fundamentais para a f√©, princ√≠pios para uma vida s√°bia, como dominar a l√≠ngua no livro de 1 Samuel.

Este √© o 9¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de 1 Samuel. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios no livro de 1 Samuel para crescer espiritualmente.

#1. Diretrizes para Crescer em Piedade no Livro de 1 Samuel

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de 1 Samuel, são diretrizes para crescer em piedade e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Como pais, temos uma grande responsabilidade no destino dos nossos filhos.

Ofereça-os ao Senhor, para que Ele cumpra os seus propósitos através deles e continue a treiná-los para que frutifiquem em vida piedosa.

Nosso papel é viver e transmitir a cultura de Deus aos nossos filhos.

Aplicando a Palavra

1 Samuel 8:1-7
“Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel.

O primogênito chamava-se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba.

Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito.

Ent√£o, os anci√£os todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ram√°, e lhe disseram: V√™, j√° est√°s velho, e teus filhos n√£o andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre n√≥s, para que nos governe, como o t√™m todas as na√ß√Ķes.

Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe.

Ent√£o, Samuel orou ao SENHOR. Disse o SENHOR a Samuel: Atende √† voz do povo em tudo quanto te diz, pois n√£o te rejeitou a ti, mas a mim, para eu n√£o reinar sobre ele.‚ÄĚ

Crie filhos piedosos.

Compreenda que falhar em fazer isto pode trazer como resultado grande impiedade.

1 Samuel 1:11, 22, 28
“E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (…)

Ana, porém, não subiu e disse a seu marido: Quando for o menino desmamado, levá-lo-ei para ser apresentado perante o SENHOR e para lá ficar para sempre. (…)

Pelo que tamb√©m o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.‚ÄĚ

Dedique os seus filhos ao Senhor.

Lembre-se de que eles são herança e bênção do Senhor.

#2. Princípios Fundamentais para a Fé no Livro de 1 Samuel

Agora que você já aprendeu diretrizes para crescer em piedade, quero falar sobre princípios fundamentais para fé que encontramos no livro de 1 Samuel e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Creia nos resultados da obediência; o que praticamos oferece evidência da nossa fé.

Fé não é meramente uma afirmação dogmática.

Gera ação, produz obediência, e, por meio da vitória, torna-se frutífera.

Aplicando a Palavra

1 Samuel 3:8-10
“O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste.

Ent√£o, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem.

Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.

Ent√£o, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.‚ÄĚ

Esteja pronto para obedecer à Palavra do Senhor.

Saiba que Deus continua a falar somente àqueles que fazem o que Ele diz.

1 Samuel 15:2-3; 7-9; 13-21
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito.

Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.

Então, feriu Saul os amalequitas, desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada.

E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.

Veio, pois, Samuel a Saul, e este lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; executei as palavras do SENHOR.

Então, disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço?

Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente.

Ent√£o, disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta noite. Respondeu-lhe Saul: Fala.

Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o SENHOR rei sobre ele? Enviou-te o SENHOR a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los. Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mau aos olhos do SENHOR?

Ent√£o, disse Saul a Samuel: Pelo contr√°rio, dei ouvidos √† voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destru√≠ totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado √† destrui√ß√£o para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal.‚ÄĚ

Compreenda que obediência incompleta é o mesmo que desobediência.

Obedeça plenamente ao Senhor e não se afaste dele.

1 Samuel 15:22-23
“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

Porque a rebeli√£o √© como o pecado de feiti√ßaria, e a obstina√ß√£o √© como a idolatria e culto a √≠dolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele tamb√©m te rejeitou a ti, para que n√£o sejas rei.‚ÄĚ

Não substitua obediência incompleta é o mesmo que desobediência.

Saiba que desobediência e rebelião são como bruxaria aos olhos de Deus.

Entenda que ouvir a Palavra de Deus e não praticá-la (obedecer) é o mesmo que rejeitá-la.

1 Samuel 17:45-50
“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. Davi meteu a m√£o no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.

Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; por√©m n√£o havia espada na m√£o de Davi.‚ÄĚ

Não tenha medo de oposição, mesmo quando pareça forte e difícil de ser suportada.

Esteja seguro de que Deus pode usar até os seus poucos recursos quando acompanhados por uma grande fé, para vencer qualquer obstáculo que você enfrente.

#3. Princípios para uma Vida Sábia no Livro de 1 Samuel

Aprendidos diretrizes para crescer em piedade e princípios fundamentais para fé, quero falar sobre princípios para uma vida sábia que encontramos no livro de 1 Samuel e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Sabedoria é, em grande medida, a compreensão dos princípios pelos quais Deus governa o universo moral.

Crescer em sabedoria significa aprender a pensar como Deus pensa, valorizando as coisas que Ele valoriza e desprezando as coisas que Ele despreza.

Aprender sabedoria é apropriar-se da perspectiva que procede da adoção dos valores divinos e da rejeição dos valores que este mundo adota.

1 Samuel 8:18-19
“Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia.

Por√©m o povo n√£o atendeu √† voz de Samuel e disse: N√£o! Mas teremos um rei sobre n√≥s. Para que sejamos tamb√©m como todas as na√ß√Ķes; o nosso rei poder√° governar-nos, sair adiante de n√≥s e fazer as nossas guerras.

Para que sejamos tamb√©m como todas as na√ß√Ķes; o nosso rei poder√° governar-nos, sair adiante de n√≥s e fazer as nossas guerras.

Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu perante o SENHOR.

Ent√£o, o SENHOR disse a Samuel: Atende √† sua voz e estabelece-lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel: Volte cada um para sua cidade.‚ÄĚ

Tenha consciência de que, se você continua orando de forma não sábia ou impiedosa, Deus pode dar o que você está pedindo como uma forma de disciplina, o que poderia ter sido desnecessário se a sua atitude tivesse sido diferente.

1 Samuel 14:6
‚ÄúDisse, pois, J√īnatas ao seu escudeiro: Vem, passemos √† guarni√ß√£o destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudar√° nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento h√° de livrar com muitos ou com poucos.‚ÄĚ

N√£o valorize muito o tamanho.

Lembre-se: o Senhor realiza grandes coisas por meio de n√ļmeros insignificantes.

1 Samuel 16:6-7; 10-12
“Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.

Por√©m o SENHOR disse a Samuel: N√£o atentes para a sua apar√™ncia, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR n√£o v√™ como v√™ o homem. O homem v√™ o exterior, por√©m o SENHOR, o cora√ß√£o.‚ÄĚ

Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes.

Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.

Ent√£o, mandou cham√°-lo e f√™-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa apar√™ncia. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este √© ele.‚ÄĚ

Saiba que Deus olha o coração, não a aparência externa.

Não julgue com base no que você vê.

1 Samuel 17:34-37
“Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do le√£o e das do urso; ele me livrar√° das m√£os deste filisteu. Ent√£o, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.‚ÄĚ

N√£o despreze pequenas oportunidades.

Compreenda que elas nos preparam para batalhas muito maiores.

#4. Como Dominar a Língua no Livro de 1 Samuel

Já vimos diretrizes para crescer em piedade, princípios fundamentais para a fé e também princípios para uma vida sábia. Agora, quero falar sobre como dominar a língua que encontramos no livro de 1 Samuel e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Dominar a língua implica saber que certas coisas que você não deveria dizer a outros podem, com frequência, ser ditas a Deus.

Aplicando a Palavra

1 Samuel 1:7-16
“E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do SENHOR, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.

Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR, levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.

E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!

Por√©m Ana respondeu: N√£o, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de esp√≠rito; n√£o bebi nem vinho nem bebida forte; por√©m venho derramando a minha alma perante o SENHOR. N√£o tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha afli√ß√£o √© que tenho falado at√© agora.‚ÄĚ

Conte as suas prov√°veis queixas apenas ao Senhor.

Lembre-se de que a vingança deve vir apenas pelas mãos do Senhor.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre diretrizes para crescer em piedade, princ√≠pios fundamentais para a f√©, princ√≠pios para uma vida s√°bia e como dominar a l√≠ngua.

Assista ao próximo vídeo livro de 2 Samuel, a aula 10 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de 1 Samuel sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de 1 Samuel - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

 

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge