ūüďļ Livro de 1 Reis – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de 1 Reis - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de 1 Reis, aprendemos muitos ensinamentos. Mas será que encontramos princípios para o crescimento espiritual?

Certamente, um breve estudo bíblico sobre 1 Reis, pincelando alguns textos, nos mostrará isto.

Gravei o v√≠deo 1 Reis – Li√ß√Ķes da B√≠blia¬†para Crescimento Espiritual – Aula 11,¬†onde voc√™ aprender√° diretrizes para crescer em piedade, passos para desenvolver humildade, princ√≠pios para uma vida s√°bia, passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica, princ√≠pios fundamentais para a f√©¬†no livro de 1 Reis.

Este √© o 11¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de 1 Reis. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios no livro de 1 Reis para crescer espiritualmente.

#1. Diretrizes para Crescer em Piedade no Livro de 1 Reis

Os primeiros fundamentos e ensinos que quero compartilhar sobre o livro de 1 Reis, são diretrizes para crescer em piedade e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

A pessoa que vive de acordo com a Palavra de Deus sabe que Deus cuida do seu car√°ter, conserva a sua fidelidade e integridade e recompensa aqueles que o seguem fielmente.

Aplicando a Palavra

1 Reis 1:29-30
‚ÄúEnt√£o, jurou o rei e disse: T√£o certo como vive o SENHOR, que remiu a minha alma de toda a ang√ļstia, farei no dia de hoje, como te jurei pelo SENHOR, Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salom√£o reinar√° depois de mim e se assentar√° no meu trono, em meu lugar.”

Lembre-se e cumpra os votos e as promessas que você fez.

Você pode ter a certeza de que o Senhor o ouviu e vai ajudar você a cumpri-los.

1 Reis 2:3
‚ÄúGuarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus ju√≠zos, e os seus testemunhos, como est√° escrito na Lei de Mois√©s, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores;‚ÄĚ

Lembre-se de que o Senhor dá prosperidade e concede sucesso àqueles que andam nos seus caminhos.

#2. Passos Para Desenvolver Humildade no Livro de 1 Reis

Agora que você já aprendeu diretrizes para crescer em piedade, quero falar sobre passos para desenvolver humildade que encontramos no livro de 1 Reis e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

A humildade repele a autopromoção ou a auto-exaltação, confiando que é o Senhor quem traz crescimento.

Rapidamente atribui ao Senhor o mérito de algo que fez e foi reconhecido, pois sabe que todas as conquistas são realizadas por meio da mão de Deus.

Aplicando a Palavra

1 Reis 1:5, 29-30
‚ÄúEnt√£o, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinq√ľenta homens que corressem adiante dele.

Ent√£o, jurou o rei e disse: T√£o certo como vive o SENHOR, que remiu a minha alma de toda a ang√ļstia, farei no dia de hoje, como te jurei pelo SENHOR, Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salom√£o reinar√° depois de mim e se assentar√° no meu trono, em meu lugar.‚ÄĚ

Evite autopromover-se.

Confie que o Senhor fará isto por você.

Lembre-se: aquele que se exalta ser√° humilhado.

‚ÄúQuem a si mesmo se exaltar ser√° humilhado; e quem a si mesmo se humilhar ser√° exaltado.‚ÄĚ Mateus 23:12

1 Reis 8:26-28
“Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai.

Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.

Atenta, pois, para a ora√ß√£o de teu servo e para a sua s√ļplica, √≥ SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a ora√ß√£o que faz, hoje, o teu servo diante de ti.‚ÄĚ

Esteja ciente de que a sua vida é apenas um conduto ou um reflexo da vida de Deus.

Saiba que até mesmo as maiores coisas que você construir manifestarão apenas uma pequena parte da glória de Deus.

#3. Princípios Para Uma Vida Sábia no Livro de 1 Reis

Aprendidos diretrizes para crescer em piedade e passos para desenvolver a humildade, quero falar sobre princípios para uma vida sábia que encontramos no livro de 1 Reis e que vão nos ajudar no crescimento espiritual.

Deus √© a √ļnica fonte da verdadeira sabedoria, e Ele promete d√°-la a todo aquele que pedir por ela.

A sabedoria começa com o temor ao Senhor e encontra o seu cumprimento no amor pelos outros.

Aplicando a Palavra

1 Reis 3:7-14
“Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar.

Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?

Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salom√£o pedido tal coisa.

Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.

Tamb√©m at√© o que me n√£o pediste eu te dou, tanto riquezas como gl√≥ria; que n√£o haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.n Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias.‚ÄĚ

Não pense que você sabe como fazer o que o Senhor o chamou para fazer.

Mantenha-se fiel ao Senhor.

Dependa dele para obter sabedoria.

1 Reis 3:16-28
“Então, vieram duas prostitutas ao rei e se puseram perante ele.

Disse-lhe uma das mulheres: Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos na mesma casa, onde dei à luz um filho. No terceiro dia, depois do meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma outra pessoa se achava conosco na casa; somente nós ambas estávamos ali. De noite, morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.

Levantou-se à meia-noite, e, enquanto dormia a tua serva, tirou-me a meu filho do meu lado, e o deitou nos seus braços; e a seu filho morto deitou-o nos meus. Levantando-me de madrugada para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, reparando nele pela manhã, eis que não era o filho que eu dera à luz.

Então, disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho; o teu é o morto. Porém esta disse: Não, o morto é teu filho; o meu é o vivo. Assim falaram perante o rei.

Então, disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho é o morto; e esta outra diz: Não, o morto é teu filho, e o meu filho é o vivo. Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. Trouxeram uma espada diante do rei. Disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo e dai metade a uma e metade a outra.

Então, a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque o amor materno se aguçou por seu filho) e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem meu nem teu; seja dividido.

Então, respondeu o rei: Dai à primeira o menino vivo; não o mateis, porque esta é sua mãe.

Todo o Israel ouviu a senten√ßa que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justi√ßa.‚ÄĚ

Opte por crer que Deus dar√° sabedoria a todo aquele que pedi-la.

‚ÄúSe, por√©m, algum de v√≥s necessita de sabedoria, pe√ßa-a a Deus, que a todos d√° liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-√° concedida.‚ÄĚ Tiago 1:5

1 Reis 8:39-40
‚Äúouve tu nos c√©us, lugar da tua habita√ß√£o, perdoa, age e d√° a cada um segundo todos os seus caminhos, j√° que lhe conheces o cora√ß√£o, porque tu, s√≥ tu, √©s conhecedor do cora√ß√£o de todos os filhos dos homens; para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.‚ÄĚ

Esteja seguro de que somente Deus conhece o coração do homem; nós não temos este alcance.

Permita que este conhecimento produza em você espírito de gratidão.

#4.¬†Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica no Livro de 1 Reis

Aprendidos¬†diretrizes para crescer em piedade, passos para desenvolver a humildade e princ√≠pios¬†para uma vida s√°bia,¬†quero falar sobre ¬†passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica¬†que encontramos no livro de 1 Reis e que v√£o nos ajudar no crescimento espiritual.

Não cometa nenhum erro nesta equação: Deus manifesta um reconhecimento todo especial àqueles que entregam o seu coração totalmente a Ele.

Engana-se quem pensa que uma vida dedicada ocasionalmente a Deus pode trazer tanta bênção quanto uma vida de total de dedicação a Ele.

Aplicando a Palavra

1 Reis 8:61
‚ÄúSeja perfeito o vosso cora√ß√£o para com o SENHOR, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis.‚ÄĚ

Esteja certo de que as promessas do Senhor s√£o para aqueles cujos cora√ß√Ķes est√£o totalmente comprometidos com Ele e com o seu caminho.

Examine-se para testar se você não tem qualquer sinal de indiferença que precisa confessar.

1 Reis 11:1-3
‚ÄúOra, al√©m da filha de Fara√≥, amou Salom√£o muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sid√īnias e het√©ias, mulheres das na√ß√Ķes de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: N√£o caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o cora√ß√£o, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salom√£o pelo amor.

Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

Sendo j√° velho, suas mulheres lhe perverteram o cora√ß√£o para seguir outros deuses; e o seu cora√ß√£o n√£o era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salom√£o seguiu a Astarote, deusa dos sid√īnios, e a Milcom, abomina√ß√£o dos amonitas.

Assim, fez Salom√£o o que era mau perante o SENHOR e n√£o perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.

Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.

Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.‚ÄĚ

Seja cuidadoso para não permitir que pessoas vinculadas afetivamente a você o desviam de sua inteira devoção a Deus.

#5. Princípios Fundamentais Para a Fé no Livro de 1 Reis

J√° passamos por¬†diretrizes para crescer em piedade, passos para desenvolver a humildade, princ√≠pios¬†para uma vida s√°bia¬†e passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica. Agora, quero concluir com princ√≠pios fundamentais para a f√©¬†que encontramos no livro de 1 Reis e que v√£o nos ajudar no crescimento espiritual.

Tenha presente no seu coração que, onde o Senhor serve de guia, Ele também sustenta.

Onde Ele guia, também provê.

A fé não permite que uma ameaça de privação altere o curso que o Senhor estabeleceu.

Aplicando a Palavra

1 Reis 17:1-2
“Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe:

T√£o certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haver√° nestes anos, segundo a minha palavra.

Veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo:

Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem.

Foi, pois, e fez segundo a palavra do SENHOR; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.

Mas, passados dias, a torrente secou, porque n√£o chovia sobre a terra.

Ent√£o, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo:

Disp√Ķe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher vi√ļva que te d√™ comida.‚ÄĚ

Não deixe que a ameaça de um salário reduzido o leve a desobedecer a orientação do Senhor para a sua vida.

Opte por crer que o Senhor sabe como cuidar dos seus servos.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre diretrizes para crescer em piedade, passos para desenvolver humildade, princ√≠pios para uma vida s√°bia, passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica e princ√≠pios fundamentais para a f√©.

Assista em breve ao próximo vídeo livro de 2 Reis, a aula 12 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de 1 Reis¬†sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de 1 Reis - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge