Entenda a Trilogia Quadrada da Salvação: o Jesus Salvador, a Mensagem da Cruz e a Nova Criatura

Conhecer mais sobre a missão do Jesus salvador, a mensagem da cruz e as atitudes da nova criatura, é o ponto crucial da minha e da sua existência para tomarmos uma direção.

É literalmente uma questão de vida ou morte.

É como decidir tomar a pílula azul ou a vermelha na trilogia de filmes Matrix, em que muitos associam elementos do filme à salvação.

Você ouviu falar que Jesus salva, mas não entende bem como é isto?

Você já se decidiu por Jesus, mas quer saber quais são os próximos passos e ter uma vida espiritual saudável?

Você é cristão e deseja saber como contribuir para a expansão do Reino de Deus compartilhando o evangelho de maneira simples?

Não é por acaso que você chegou aqui!

Aliás, quero compartilhar uma trilogia quadrilateral da salvação.

Continue comigo na leitura deste artigo e você conhecerá esta trilogia quadrilateral da salvação:

  • Características daquele que tem poder para salvar
  • Como compartilhar a mensagem da salvação de maneira simples
  • Como deve ser a nova vida de quem é salvo

Entenda a Trilogia Quadrilateral da Salvação: o Jesus Salvador, a Mensagem da Cruz e a Nova Criatura

 

Jesus salva, Evangelho, pecador arrependido

Além de Matrix, muitas outra trilogias fizeram sucesso nas telas de cinema como De Volta Para o Futuro, Toy Story, Corra que a Polícia Vem Aí, As Crônicas de Nárnia e várias outras.

“- Hã…? Trilogia quadrilateral? Já começou falando de Matrix, depois com essa trilogia quadrilateral e agora mais trilogias? Sei não, hein…”, talvez você esteja dizendo agora.

Calma… que eu te explico.

Uma trilogia é o conjunto de três trabalhos artísticos, geralmente em literatura ou cinema, que estão conectados, mas que podem ser vistos tanto como trabalho único quanto como obras individuais.

Uma trilogia é o conjunto de três unidades ou de três pessoas.

Eu chamei de trilogia quadrilateral, porque são 3 partes ou melhor, 3 papéis, na salvação: o Jesus salvador, a mensagem do Evangelho e aquele que é salvo.

Quadrilateral porque cada um dos papéis tem 4 lados ou 4 pontos importantes a serem compreendidos.

Vamos entender cada uma das 3 partes e os 4 lados de cada uma delas?

O Jesus Salvador em 4 Atributos

jesus-salvador

Nossa trilogia começa com o agente da salvação, aquele que tem poder para salvar, que é o protagonista da salvação, Jesus salvador.

Jesus Cristo é o Filho de Deus e foi enviado pelo Pai por amor a mim e a você para nossa salvação.

Através do sacrifício de Cristo na cruz, morrendo em nosso lugar, Ele levou sobre si nossas enfermidades, nossas maldições, nossos medos e aflições, nossa condenação.

Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, nos reconciliando com Deus.

Vamos falar sobre Jesus salvador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus é o Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador.

#1. Jesus, o Único Salvador

“Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4:11-12

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” 1 Timóteo 2:5-6

Não existe outra salvação, não há como chegar a Deus por outro caminho, não existe outro mediador, não existe outro reconciliador.

Jesus salvador, o único salvador.

#2. Jesus, o Suficiente Salvador

“Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus” Hebreus 10:12

O sacrifício de Jesus foi definitivo para perdão dos pecados. Isto é suficiente.

“…Cristo é tudo em todos.” Colossenses 3:11

Jesus é tudo! Ele é tudo em todos!

Jesus salvador, o suficiente salvador.

#3. Jesus, o Exclusivo Salvador

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:18

A salvação é pessoal, individual, exclusiva. É necessário colocar a sua fé pessoal e confiança em Jesus. Mediante a fé individual de cada um, não a fé dos outros, alguém pode ser salvo.

Jesus salvador, o exclusivo salvador.

#4. Jesus, o Eterno Salvador

“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” 1 João 5:13

A salvação não é para um momento, não é para um instante, não é para esta vida terrena, mas para a eternidade.

“Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.” Apocalipse 21:6

E só quem é eterno, o princípio e o fim, poderia nos resgatar para uma salvação eterna.

Jesus salvador, o eterno salvador.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores abençoados do Você Tem Acesso e ser o primeiro a receber novos conteúdos, aprender como ler a Bíblia e crescer espiritualmente.

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

A Mensagem da Cruz em 4 Passos Simples

Mensagem da salvação compartilhada de modo simples

Continuando a trilogia, temos a mensagem da salvação. O Evangelho do Jesus salvador é a melhor mensagem do mundo e é o único caminho para a salvação.

Falando assim, você pode achar que é complicado, mas não é. Por isso, eu quero compartilhar o evangelho de um modo simples de você entender em apenas 4 passos simples que encontrei num excelente material do movimento de evangelização G.O.D., em inglês Global Outreach Day, Dia de Evangelização Global ou Dia de Alcance Global.

G.O.D. é um movimento de mobilização em massa do corpo de Cristo para cumprir a Grande Missão em nossa geração.

Falando nisto, você conhece a eterna canção Rude Cruz?

E você? Também ama a mensagem da cruz?

#1. Plano de Deus

Deus criou o homem com um maravilhoso plano em mente: viver em comunhão com Ele. No momento da criação, todas as coisas do mundo estavam em ordem.

Não havia guerra, injustiça, doença nem pecado. O homem vivia em harmonia com o Criador no paraíso.

“E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom.” Gênesis 1:31

O plano de Deus para sua vida é o melhor que você pode ter.

#2. O Problema

O homem se separou do Criador e preferiu seguir por conta própria. Hoje, vemos as consequências dessa decisão: ao invés de viver em paz e harmonia uns com os outros, vivemos em ódio, ciúmes, doenças e guerras.

Porém, mais assustador do que todas essas tragédias é nossa separação eterna de Deus. Jesus deixou claro que os seres humanos jamais poderiam criar uma ponte para Deus por esforço próprio – jamais poderemos atender as exigências de Deus, e por isso temos um dilema.

“Não há nenhum justo, nem um sequer; pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Romanos 3:10,23

Entenda que o pecado nos deixa perdidos.

#3. O Amor de Deus

Deus é justo e santo, mas mesmo assim nos ama eternamente. É por isso que Ele tomou o castigo que o juízo traria sobre cada pessoa e entregou o próprio Filho. Jesus pagou por nossos pecados na cruz.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

#4. A Decisão

Jesus ressuscitou dos mortos! Ele está vivo e está esperando a sua resposta.

Você não consegue chegar a Deus realizando boas obras, meditando, nem indo à igreja — só existe um caminho para Deus: volte-se para Jesus e aceite o que Ele fez por você, peça Seu perdão e o siga.

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Romanos 10:9

Você quer se consertar com Deus nesse momento?

Você crê que Jesus morreu na cruz por seus pecados? Você crê no Jesus salvador? Mesmo que você esteja dizendo não a princípio, a sua fé pode estar crescendo neste exato momento em que leu minha pergunta.

Crê que Jesus ressuscitou dos mortos? A fé não é um sentimento; ela começa com uma decisão.

Deseja receber Jesus em seu coração neste momento?

Não quero forçar nem manipular ninguém, mas não estamos falando sobre entrar para um clube — é questão de vida ou morte, lembra?!

Agora, quero te pedir que repita esta oração em voz alta.

“Senhor Jesus, creio que Você é o Filho de Deus. Creio que o Senhor morreu por meus pecados. Por favor, perdoe-me e entre em meu coração. Creio que o Senhor ressuscitou dos mortos e que hoje vive. Eu o aceito como meu Senhor e Salvador. Eu o seguirei pelo resto da vida. Amém.”

Se você tomou a decisão e orou comigo, quero te perguntar…

Você entende o que acabou de fazer?

Você foi sincero?

O que você vai fazer se seus amigos ou parentes fizerem piada ou disserem que você está louco?

Se você está convicto de sua decisão, eu quero agora te explicar os quatro pontos mais importantes da vida cristã.

A Nova Criatura em 4 Fundamentos da Vida Cristã

Pecador arrependido, nova criatura, vida cristã

Já falamos do Jesus salvador, do Evangelho compartilhado de maneira simples e, agora finalizando a trilogia da salvação, temos aquele que recebe a ação da salvação.

Estou falando do pecador arrependido que, mediante a fé no Filho de Deus, torna-se participante do sacrifício de Cristo e é transformado em uma nova criatura, em alguém que agora tem uma nova vida pela frente, uma vida cristã.

“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2:19-20

Ainda falando sobre o material do movimento G.O.D., vemos um resumo em 4 pontos cruciais para uma vida cristã saudável e que agrada a Deus.

#1. Oração

Fale com Deus e construa um relacionamento com Jesus. Lembre-se sempre que esta é a única maneira de falar com o Senhor. Aprenda como orar a Deus.

#2. Bíblia

Leia a Palavra de Deus, para aprender mais sobre Ele e seus caminhos. Aprenda como ler e entender a Bíblia.

#3. Igreja

Conheça outros cristãos e faça amizade com eles. Esteja na comunhão do Corpo de Cristo, congregue.

#4. Missão

Compartilhe com outras pessoas o evangelho e as experiências que você teve. Aprenda qual sua missão aqui na Terra e como atender ao seu chamado.

E, então, esta troca de ideias sobre salvação te ajudou? Entendeu mais sobre o Jesus salvador, a mensagem da cruz e a nova criatura? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 2 votos

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

2 Comentários

  1. Paulo

    Interessante essa sua reflexão. Ainda não tinha analisado essa trilogia. Vi muito sobre a trilogia de cristo, de que o número 3 está sempre relacionado a ele.

    Parabéns pelo seu raciocínio Geraldo.

    • Paulo Joaquim ou Joaquim Paulo,

      A glória é de Deus! Continue acompanhando o Você Tem Acesso.

      PS: Martinho está fazendo escola! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge