7 Revelações Sobre a Identidade de Jesus Cristo, o Filho de Deus

A prioridade das nossas vidas é amar a Deus sobre todas as coisas. Estabelecer um relacionamento com Deus só pode acontecer por intermédio de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Exercendo a nossa fé em Jesus, o Salvador do mundo, através de seu sacrifício na cruz, temos acesso a Deus.

Caminhando para Cesareia de Filipe, Pedro tem uma revelação divina declarando “– Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo!”, em resposta à pergunta do Senhor Jesus sobre quem os discípulos diziam que Ele era.

Se naquela caminhada os discípulos tivessem perguntado sobre como, então, as pessoas creriam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, talvez o Senhor dissesse: – Eu continuarei fazendo sinais diante de vocês, meus discípulos, e João registrará para que as pessoas creiam e, assim, tenham vida em meu nome..

“Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20:31

Jesus Cristo, Filho de Deus - Identidade Revelada nos 7 Eu Sou

A Identidade de Jesus Cristo, o Filho de Deus, no Evangelho de João, Através dos 7 Eu Sou

Continuando a conversa ilustrativa acima, Jesus poderia ter dito: – Ah! Além de registrar os sinais que estou fazendo, João também anotará o que eu mesmo digo quem eu sou. Ele vai mostrar a minha identidade. Certo, João?.

Vemos no Evangelho de Jesus, segundo João, a identidade de Jesus Cristo, o Filho de Deus, com 7 declarações dele mesmo sobre quem Ele é, declarando: – Eu sou!. São os chamados 7 “Eu Sou”.

Certamente a expressão “Eu Sou” nos remete ao que Deus declarou a Moisés quando o chamou para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito, afirmando quem Ele é.

Êxodo 3:13-14
13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.

Conheça agora os 7 Eu Sou de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

#1. Pão da Vida

Jesus disse em João 6:35, 51: "Eu sou o pão da vida"

“Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.” João 6:35

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” João 6:51

Jesus é o pão vivo que desceu dos céus. Ele é mais do que aquele que multiplica pães como ele havia feito anteriormente, ele é mais do que o maná que descia a cada dia para o povo no deserto, ainda que Ele o faça.

Jesus é o pão da vida que dá saúde e sustento ao corpo. Jesus é o pão da vida que preenche o interior, que dá saúde emocional, que renova nossos pensamentos, que nos dá novas vontades, que nos transforma em pessoas inteiras.

Quem vai até Jesus, terá sua fome saciada com o pão vivo que desceu do céu e será alimentado não simplesmente para esta vida, mas terá vida eterna.

Jesus é o pão da vida! Este é o 1º dos 7 “Eu Sou” registrados em João.

#2. A Luz do Mundo

Jesus disse em João 8:12: "Eu sou a luz do mundo"

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12

“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” João 9:5

Quem anda com Jesus, consegue detectar as situações ao redor, enxerga caminhos onde antes não enxergava, encontra saídas onde antes não encontrava.

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Colossenses 1:13-14

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9

Mas acima de tudo, quem está em Jesus é resgatado do império das trevas, tem seus pecados perdoados, recebe a salvação, tem luz para iluminar seus pensamentos, suas atitudes e suas ações como alguém que agora é uma nova criatura.

Jesus é a luz do mundo! Este é o 2º dos 7 “Eu Sou” registrados em João.

#3. A Porta das Ovelhas

Jesus disse em João 10:7, 9: "Eu sou a porta das ovelhas"

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. (…) Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” João 10:7, 9

Jesus é a porta das ovelhas. Entrar no aprisco através de Jesus é uma ação que leva à salvação e traz cuidado no cotidiano das ovelhas.

Como ovelha do rebanho de Deus, quem está em Jesus está seguro e protegido na sua vida diária. Isso nos remete especialmente ao Salmo 121.

Salmos 121
1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
3 Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
8 O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Jesus é a porta das ovelhas! Este é o 3º dos 7 “Eu Sou” registrados em João.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores abençoados do Você Tem Acesso e ser o primeiro a receber novos conteúdos, aprender como ler a bíblia e crescer espiritualmente.

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

#4. O Bom Pastor

Jesus disse em João 10:11, 14-15: "Eu sou o bom pastor"

João 10:11, 14-15
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (…) Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

Não há ninguém melhor para nos apascentar, nos pastorear, cuidar de nós do que o Senhor! Ele é o bom pastor que deu a sua vida por nós!

Uma importante característica das ovelhas é que elas ouvem a voz pastoral. Precisamos ouvir a voz do Senhor, conhecer a sua vontade e a sua direção para nós.

Salmos 23
1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

Jesus é o bom pastor! Este é o 4º dos 7 “Eu Sou” registrados em João.

#5. A Ressurreição e a Vida

Jesus disse em João 11:25: "Eu sou a ressurreição e a vida"

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” João 11:25-26

Morte! Está aí algo inevitável para nós quando se trata do nosso corpo físico. Aliás, além do próprio Lázaro, Jesus ressuscitou outras pessoas.

Além do corpo físico, muitas vezes, áreas da vida podem acabar definhando, deteriorando, chegando até a morrer: emocional, família, casamento, amizades, vida profissional. Eu te afirmo que em Jesus, você encontrará ressurreição e vida!

Infelizmente, acontece também a morte espiritual e quando a morte física chegar, o que se encontrará é a morte eterna.

A chave é que você e eu devemos ter vida espiritual, pois quando a morte física chegar, nós teremos vida eterna. Quem crê em Jesus e o tem vivendo dentro e através de si, tem a vida eterna.

Jesus é a ressurreição e a vida! Este é o 5º dos 7 “Eu Sou” registrados em João.

#6. O Caminho, a Verdade e a Vida

Jesus disse em João 14:6, 7: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida"

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.” João 14:6-7

O acesso ao tabernáculo, que era pelo átrio, era conhecido pelos judeus como Caminho. O acesso ao lugar santo era conhecido pelos judeus como Verdade. O acesso ao Santo dos Santos, pelo véu, era conhecido pelos judeus como Vida.

Por isto, os judeus entendem muito bem esta afirmação de Jesus que estava dizendo ser Ele as 3 portas que davam acesso ao local de intimidade com Deus.

Somente por Jesus Cristo temos acesso a Deus e passamos a conhecê-Lo.

Contrapondo a esta afirmação de Jesus, o diabo quer nos desviar do caminho, quer nos trazer a mentira e quer nos trazer a morte da vida de Cristo em nós e através de nós.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida! Este é o 6º dos 7 “Eu Sou” registrados em João.

#7. A Videira Verdadeira

Jesus disse em João 15:1-5: "Eu sou a videira verdadeira"

João 15:1-5
1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Esta afirmação descreve o relacionamento entre Jesus e seus discípulos. Seu pano de fundo é o texto de Isaías 5:1-7 onde Israel é comparado a uma vinha que está sob os cuidados de Deus.

“Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor.” Isaías 5:7

O grande detalhe da afirmação de Cristo é que Ele é a verdadeira videira, real, genuína e não Israel.

O destino do ramo que não dá fruto, não estando na videira, é a destruição. Algo que nos leva a refletir se realmente temos a vida de Cristo em nós e através de nós.

Se estamos frutificando, o agricultor celeste, nosso Pai, nos limpa por sua Palavra para que estejamos em Cristo e demos mais frutos ainda porque sem Jesus não temos capacidade de realizar nada.

Jesus é a videira verdadeira! Este é o 7º dos 7 “Eu Sou” registrados em João.

Conclusão

Existem muitos atributos, características e nomes que a Palavra de Deus nos diz quem é Jesus Cristo.

Mas pelo Evangelho segundo João, que tem o propósito de apresentar a Jesus como Filho de Deus, vemos a identidade de Cristo declarada por Ele mesmo, através dos 7 “Eu Sou”:

  1. O Pão da Vida – João 6:35, 51
  2. A Luz do Mundo – João 8:12; 9:5
  3. A Porta das Ovelhas – João 10:7, 9
  4. O Bom Pastor – João 10:11, 14
  5. A Ressurreição e a Vida – João 11:25
  6. O Caminho, a Verdade e a Vida – João 14:6
  7. A Videira Verdadeira – João 15:1

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Deus nos enviou o seu Filho amado e porque Ele não está morto, mas ressuscitou, você e eu podemos crer no amanhã! Não tema! Coloque sua vida nas mãos de Jesus, o Filho de Deus, que vivo está!

Entregue a sua vida ao Senhor, creia que Jesus é o Filho de Deus, viva a vida de Cristo em você e através de você!

Conhecendo a Cristo

Conhecer a Cristo, o nosso Senhor e Salvador, sua sabedoria, sua conduta e sua motivação é uma obrigação de todo aquele que é nascido de novo.

Se você quer conhecer mais sobre Jesus, estou deixando logo abaixo o link do treinamento em vídeos Conhecendo a Cristo da Escola do Chamado que certamente vai te ajudar.

E aí, você já conhecia os 7 “Eu Sou” do Filho de Deus sobre quem Ele é? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos! 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe sua vida! Você tem acesso!

(crédito das imagens: wallpaperscristaos.com.br)

5 (100%) 2 votos

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge