Esperar no Senhor Renova as Forças e Recarrega as Baterias

A bateria descarregou? Você certamente já leu e ouviu a frase mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, que é um texto bíblico muito aplicado nos ensinando a esperar no Senhor como uma mensagem de força.

Este é um texto no livro do profeta Isaías para quem está cansado, seja no corpo físico, na alma ou ainda espiritualmente.

Talvez você esteja achando que Deus não se importa com o que tem acontecido com você, mas creia que esta é a resposta do Senhor à sua oração “O Senhor não está vendo o que está acontecendo comigo? Eu não aguento mais… Renova-me Senhor, dai-me forças!.

Esperar no Senhor Renova as Forças e Recarrega as Baterias

“Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40:27-31

Nesta reflexão, quero compartilhar com você:

  • Porque este texto bíblico é uma mensagem de força
  • O que é esperar no Senhor
  • A importância da renovação diária

Esperar no Senhor é Uma Mensagem de Força

Certa vez, em meu devocional, eu estava meditando nestes versículos e o Espírito Santo me chamou a atenção para a distinção entre as palavras utilizadas neste texto.

Além de algo bem claro sobre como renovar as forças, o Senhor me ministrou sobre níveis de força, razões para perda de forças e características de quem perde as forças.

Níveis de Força

Este texto de Isaías nos conta que Deus aplica cargas de força em intensidades diferentes para quem está em níveis de força diferentes.

O Senhor fez questão de diferenciar fazer forte x multiplicar forças.

Níveis de Bateria

Nível Crítico

Imagine um telefone celular em que a bateria está totalmente descarregada. Logo, o aparelho precisa de força, pois não tem qualquer carga.

“Faz forte ao cansado” significa que Deus restaura quem está sem forças.

Podemos fazer uma alegoria de que aquele que está cansado, sem forças, precisa de uma bela refeição urgentemente.

Nível de Atenção

Agora, imagine um telefone celular em que o nível de bateria está baixo e o aparelho exibe mensagens informando a necessidade de carga. Logo, o aparelho tem força, mas precisa aumentá-la, multiplicá-la.

“Multiplica as forças a quem não tem nenhum vigor” significa que Deus fortalece quem está fraco.

Já o que está sem vigor, se fizer um pequeno lanche, já “segura a onda”, como tomar um iogurte Vigor (propaganda gratuita… rsrs).

A Fórmula da Bateria Descarregada

Os versículos 30 e 31 nos dão o claro indicativo, que eu só enxerguei há poucos dias, das razões para perdermos força. É a fórmula da bateria descarregada.

  • Cansaço + Fadiga = Exaustão

Você já parou para pensar porque a Bíblia faz questão de nos mostrar em separado cansaço e fatiga?

A Correria Traz o Cansaço, Mas os Que Esperam no Senhor…

Se o texto nos diz “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças… correm e não se cansam, logo a correria traz cansaço.

Possivelmente, se eu te perguntar sobre como está sendo seu dia, sua semana, você me responderá que está uma correria e que você está cansado.

Está vendo? Sem esperar no Senhor, as várias atividades que decidimos nos envolver, fatalmente nos levarão ao cansaço.

A Caminhada Traz a Fatiga, Mas os Que Esperam no Senhor…

Se o texto nos diz “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças… caminham e não se fatigam, logo a caminhada traz fatiga.

Fatigar é causar aborrecimento ou enfado.

Possivelmente, se eu te perguntar sobre como está a vida, você responderá que em algumas áreas está no seu limite, está sem paciência para seguir em frente, que basta, que não quer mais continuar.

Viu novamente? Sem esperar no Senhor, a caminhada nos conduz ao enfado.

A Exaustão Leva à Queda, Mas os Que Esperam no Senhor…

Observando o texto “de exaustos caem, percebemos que, pelo contexto, quem cai é porque chegou ao esgotamento, a uma mistura de cansaço e enfado extremos.

Por isso, a fórmula cansaço + enfado = exaustão.

Sem esperar no Senhor, chegamos à exaustão que nos leva leva à queda.

Quem Perde as Forças?

Mais uma vez, a Palavra de Deus distingue duas expressões similares: jovens e moços.

Já observou atletas e diferentes classes de profissionais que conseguem ter um alto rendimento quando já estão maduros?

Os Jovens se Cansam e se Fatigam, Mas os Que Esperam no Senhor…

Ao jovem, falta idade. Com pouca idade, os jovens são dinâmicos, estão aqui e ali, correm de um lado a outro, estão envolvidos em diversas atividades e se preocupam em poupar energias. Afinal, são jovens.

Os Moços Ficam Exaustos, Mas os Que Esperam no Senhor…

Ao moço, falta experiência. Não é à toa que a Bíblia nos mostra os jovens auxiliares de homens de Deus como moços. Eles são aprendizes.

Ainda não têm conhecimento suficiente, preparo e experiência.

O Que É Esperar no Senhor?

Mas os que esperam no Senhor renovam as forças

Esperar é ter esperança em, contar com, confiar em. Mas o que é esperar no Senhor?

Não é ter esperança do verbo esperar que significa não agir, não tomar decisões, estar ou ficar à espera, aguardar.

Mas é ter esperança do verbo esperançar que significa dar ou ter esperança, animar ou ser animado, estimular ou ser estimulado.

Esperar no Senhor não é aguardar passivamente, é mover-se no mundo espiritual.

Esperar no Senhor é ter a atitude daquele que busca ao Senhor e nEle tem esperança e deposita sua confiança.

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.” Salmos 62:5

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:3-5

E esta esperança vem de Deus, forjada pelo Espírito Santo em nós, numa trajetória que começa em entender que todas as coisas, inclusive as tribulações, contribuem juntamente para o nosso bem.

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.” Salmos 27:14

Esperar no Senhor é ter bom ânimo, é ser corajoso, é ter o coração fortalecido.

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” Salmos 40:1

Esperar no Senhor é ter confiança que Ele ouve seu clamor.

Tiago 5:7-8
“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.

Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.”

Esperar no Senhor, além de fortalecer o coração, é ser paciente como um agricultor que aguarda a colheita, depois de ter preparado a terra, semeado e regado a semente.

Esperar no Senhor é saber que virão as primeiras chuvas, temporãs, que dão o crescimento, e as últimas chuvas, serôdias, que amadurecem o fruto.

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.” Isaías 64:4

Esperar no Senhor é conhecer esse Deus incomparável e Sua vontade.

Esperar no Senhor é ter este conhecimento que gera em nós disposição, coragem, segurança…, confiança em saber que Ele está agindo a nosso favor.

Provérbios 3:5-6
“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Esperar no Senhor é confiar em Deus, nos apoiando no que conhecemos dEle.

Esperar no Senhor é reconhecê-lo em cada área da vida.

“Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra.

A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã.

Mais do que os guardas pelo romper da manhã, espere Israel no SENHOR, pois no SENHOR há misericórdia; nele, copiosa redenção.” Salmos 130:5-7

Esperar no Senhor é desejá-lo, confiando em Sua Palavra, sabendo que Ele é misericordioso e nos redime de todo o pecado.

Renova-me Senhor… Dai-me Forças…

2 Coríntios 4:7-16
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.

De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.

Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.

Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

Já vimos anteriormente que o caminho que começa na tribulação nos conduza à esperança.

E, por este texto de Paulo aos coríntios, mesmo que atribulados em tudo, nosso homem interior se renova diariamente quando esperamos no Senhor.

Peça a Ele para te renovar, em nome de Jesus.

A Alegria do Senhor é Nossa Força

Lendo com atenção Neemias 8:1-12, vemos um conjunto de ações que nos mostram como ser renovado em Deus e receber força.

Neemias 8:1-12
Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha prescrito a Israel.

(…)

E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.
(…)

Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.

Esdras bendisse ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.

(…)

Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.

(…)

Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

  • O povo estava em unidade.
  • O povo desejou mais de Deus.
  • O povo teve reverência.
  • O povo consagrou aquele dia ao Senhor.
  • O povo exaltou a Deus.
  • O povo se rendeu a Deus.
  • O povo estudou a Palavra de Deus.
  • O povo se alegrou em Deus.

A Força Vem Quando Sabemos Esperar no Senhor

Tudo o que vimos até agora, com base no texto de Isaías 40:27-31, nos mostra que a nossa força espiritual, emocional e muitas vezes física, vem do esperar no Senhor.

Não uma espera passiva, mas uma esperança viva, uma confiança de que Deus tem o controle de todas as coisas.

“Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.” Hebreus 12:3

Existe uma enorme capacidade de nossas mentes de se concentrar no que quisermos considerar. Conseguimos usar o foco. Quando consideramos a Jesus e o que suportou por nós, somos renovados.

Esperar no Senhor renova as forças para subir, caminhar e correr.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

Corra para os braços de Jesus e encontre descanso para sua alma!

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge