📜 Antigo Testamento e Novo Testamento [A Diferença Revelada em Estudo Bíblico]

VocĂȘ sabe a diferença entre Antigo Testamento e Novo Testamento? VocĂȘ sabe por que sĂŁo chamados assim?

Talvez sua BĂ­blia tenha uma folha em branco entre o Antigo e o Novo Testamento. VocĂȘ jĂĄ reparou nela? O Novo substitui o Antigo? A Lei foi abolida?

VocĂȘ pode estar dizendo: “Eu jĂĄ ouvi falar sobre Antiga Aliança e Nova Aliança, tem alguma relação com Antigo e Novo Testamento?”.

Continue lendo para saber mais sobre:

Se vocĂȘ jĂĄ gostou dos assuntos deste estudo, nĂŁo deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais servos de Deus dedicados entendam a diferença entre o Antigo e o Novo Testamento.

O Que Quer Dizer Antigo Testamento e Novo Testamento

Antigo Testamento e Novo Testamento

Algumas BĂ­blias tĂȘm uma folha em branco entre o Antigo e o Novo Testamento. Esta folha representa os 400 anos de silĂȘncio em que Deus nĂŁo falou ao povo.

Os termos Antigo Testamento e Novo Testamento começaram a ser utilizados pelos cristãos a partir do século II.

Mas o que Ă© o Antigo Testamento e o que Ă© o Novo Testamento?

O Que É o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento, também conhecido como Escrituras Hebraicas, constitui a primeira grande parte da Bíblia cristã, e a totalidade da Bíblia hebraica Tanakh.

Existem muitas perguntas sobre o Antigo Testamento:

  • Quem escreveu o Velho Testamento?
  • Onde foi escrito o Antigo Testamento?
  • Quando foi escrito o Antigo Testamento?
  • Quantos capĂ­tulos tem o Velho Testamento?
  • Quantos livros tem o Antigo Testamento?
  • Como o Antigo Testamento Ă© dividido?
  • Quais sĂŁo os livros do Antigo Testamento?

O Que Ă© o Novo Testamento?

Novo Testamento Ă© o nome dado Ă  coleção de livros que compĂ”e a segunda parte da BĂ­blia cristĂŁ. Seu conteĂșdo foi escrito apĂłs a morte, ressurreição e ascensĂŁo de Jesus Cristo e Ă© dirigido explicitamente aos cristĂŁos.

Lembrando que, para os cristĂŁos, tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento sĂŁo considerados, em conjunto, Escrituras Sagradas.

Também existem muitas perguntas sobre o Novo Testamento.

  • Quem escreveu o Novo Testamento?
  • Onde foi escrito o Novo Testamento?
  • Quando foi escrito o Novo Testamento?
  • Quantos capĂ­tulos tem o Novo Testamento?
  • Quantos livros tem o Novo Testamento?
  • Quais sĂŁo os livros do Novo Testamento?

Para saber mais sobre a estrutura e divisão sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, leia também:

Hummm… Antigo Testamento e Novo Testamento… A palavra Testamento corresponde Ă  palavra hebraica berith que significa aliança, contrato, pacto.

Então, os livros do Antigo Testamento apontam para a Antiga Aliança e os livros do Novo Testamento apontam para a Nova Aliança.

No Antigo Testamento, vemos Deus tratando com o povo. No Novo Testamento, vemos Deus tratando com pessoas, individualmente.

A Antiga Aliança

Antiga Aliança

Estamos estudando sobre Antigo Testamento e Novo Testamento e precisamos entender o que é a Antiga Aliança.

A aliança estabelecida entre Deus e o povo de Israel foi selada com sangue, de holocaustos e sacrifícios pacíficos ao Senhor, aspergido sobre o povo por Moisés.

“E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos.

EntĂŁo, tomou MoisĂ©s aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.” Êxodo 24:7-8

A Antiga Aliança Precisou Ser Substituída

Ok… Entendemos sobre a Antiga Aliança. Mas por que Antigo Testamento e Novo Testamento? Por que uma Nova Aliança se jĂĄ tinha a primeira?

Esta Antiga Aliança, foi quebrada pela infidelidade do povo. Então, foi necessårio estabelecer uma Nova Aliança para substituir a primeira. Algo profetizado em Jeremias 31:31-32 e lembrado na carta aos Hebreus.

“Agora, com efeito, obteve Jesus ministĂ©rio tanto mais excelente, quanto Ă© ele tambĂ©m Mediador de superior aliança instituĂ­da com base em superiores promessas.

Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda.

E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aĂ­ vĂȘm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de JudĂĄ, nĂŁo segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mĂŁo, para os conduzir atĂ© fora da terra do Egito; pois eles nĂŁo continuaram na minha aliança, e eu nĂŁo atentei para eles, diz o Senhor.

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

E não ensinarå jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.

Pois, para com as suas iniqĂŒidades, usarei de misericĂłrdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido estĂĄ prestes a desaparecer.” Hebreus 8:6-13

Este texto de Hebreus Ă© importantĂ­ssimo para nosso entendimento sobre Antigo Testamento e Novo Testamento.

Jesus Aboliu a Lei?

Jesus aboliu a lei? Jesus cumpriu a lei

Olha… uma grande polĂȘmica no estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento é a questĂŁo se Jesus aboliu o primeiro ou nĂŁo.

Vamos ver se Jesus anulou o Antigo Testamento?

“NĂŁo penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; nĂŁo vim para revogar, vim para cumprir.

Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passarå da Lei, até que tudo se cumpra.

Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, serĂĄ considerado mĂ­nimo no reino dos cĂ©us; aquele, porĂ©m, que os observar e ensinar, esse serĂĄ considerado grande no reino dos cĂ©us.” Mateus 5:17-19

Entendendo 3 pontos importantíssimos sobre o que Jesus disse neste texto:

  1. Jesus não veio para revogar (derrubar, subverter ou destruir) a Lei, mas veio para cumprir.
  2. Cumprir significa completar, levar até o fim, realizar ou obedecer. Jesus não pretendia derrubar a lei, ele pretendia cumpri-la, a levando até o seu determinado fim.
  3. A lei não passaria até ser cumprida. A palavra usada (traduzida até, até que, ou enquanto) significa algo que chega até um certo ponto e termina.

Jesus não revogou a Lei, mas a cumpriu. A Lei não passaria até ser cumprida. Mas como ela foi cumprida, logo ela passou.

Nesse nosso estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, precisa ficar muito claro em nossas mentes que Jesus veio cumprir a Lei.

Jesus Veio Cumprir a Lei

Ou seja, se Jesus veio para cumprir a Lei, o que realmente fez, a Lei não tem mais validade jurídica sobre nós.

PorĂ©m, isto nĂŁo quer dizer que o Antigo Testamento nĂŁo tem mais valor. Muito pelo contrĂĄrio… O objetivo de Jesus nĂŁo era impedir a sua realização. Ele honrou, amou, obedeceu e cumpriu a lei.

Ele cumpriu as emissĂ”es profĂ©ticas da Lei sobre Si mesmo: “A seguir, Jesus lhes disse: SĂŁo estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim estĂĄ escrito na Lei de MoisĂ©s, nos Profetas e nos Salmos.” Lucas 24:44.

Ele cumpriu as exigĂȘncias da Lei Mosaica de uma obediĂȘncia perfeita para que uma “maldição” nĂŁo fosse imposta (veja “Todos quantos, pois, sĂŁo das obras da lei estĂŁo debaixo de maldição; porque estĂĄ escrito: “Maldito todo aquele que nĂŁo permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticĂĄ-las.(…) Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele prĂłprio maldição em nosso lugar (porque estĂĄ escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),” GĂĄlatas 3:10,13.

Assim, a Lei vai ter um efeito duradouro e cumprirĂĄ a finalidade para a qual foi proferida porque Jesus a cumpriu.

Se pensamos que a Lei de Moisés tem a mesma relação com os homens de hoje como tinha antes de Cristo vir, então ela não foi cumprida, e Jesus falhou em sua missão.

Agora, se o Senhor realizou o que Ele veio cumprir e a Lei foi realmente cumprida, então ela não é uma instituição jurídica vinculativa para os dias de hoje.

Se o entendimento for de que a Lei ainda permanece como um sistema jurĂ­dico vinculativo, ela Ă© um sistema totalmente obrigatĂłrio e nĂŁo parcial.

Nada da Lei era para falhar até que tivesse alcançado seu objetivo por completo. Jesus cumpriu a lei. Jesus cumpriu toda a lei.

Ou Jesus cumpriu todas as obrigaçÔes legais, ou nada cumpriu. O que a morte de Jesus significa para o sistema de sacrifício também significa para os outros aspectos da Lei.

Algo que precisa ficar muito claro para nós neste estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento é que uma coisa é cumprir outra coisa é desvalorizar a Lei, os Profetas e todo o contexto ao redor.

Leia também:

A Nova Aliança

Continuando nosso estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, precisamos entender que a Nova Aliança foi estabelecida através do sangue de Jesus Cristo derramado na cruz por nós.

“Semelhantemente, depois de cear, tomou o cĂĄlice, dizendo: Este Ă© o cĂĄlice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vĂłs.” Lucas 22:20

Cristo é o mediador da Nova Aliança para servirmos ao Deus vivo e guardarmos a promessa da eterna herança.

Lembre-se que para uma herança, existe um testamento. O derramamento do sangue de Cristo estabeleceu este Novo Testamento quando Cristo se tornou o mediador da Nova Aliança.

Cristo Mediador da Nova Aliança

Falando sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, jå entendemos que o primeiro simboliza a Antiga Aliança que precisou ser substituída pela Nova Aliança mediante o sangue de Cristo. E como é isso?

AtravĂ©s do sangue de Cristo que purifica nossa consciĂȘncia da velha conduta pecaminosa. Este Ă© um sacrifĂ­cio Ășnico, nĂŁo precisamos de outro mais.

“Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto Ă  purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo EspĂ­rito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mĂĄcula a Deus, purificarĂĄ a nossa consciĂȘncia de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Por isso mesmo, ele Ă© o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissĂŁo das transgressĂ”es que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que tĂȘm sido chamados.

(…)

Porque Cristo não entrou em santuårio feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.

Ora, neste caso, seria necessĂĄrio que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porĂ©m, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifĂ­cio de si mesmo, o pecado.” Hebreus 9:13-15; 24-26

A Nova e Eterna Aliança

Entendendo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, vemos que a Nova Aliança é eterna e também é renovada.

A Nova Aliança Ă© eterna: “Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança” Hebreus 13:20.

A Nova Aliança Ă© renovada quando participamos da Ceia do Senhor ou Santa Ceia: “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou tambĂ©m o cĂĄlice, dizendo: Este cĂĄlice Ă© a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memĂłria de mim.” 1 CorĂ­ntios 11:25.

Nós somos ministros desta Nova Aliança que não é da letra da Lei, mas do Espírito que traz vida.

“E Ă© por intermĂ©dio de Cristo que temos tal confiança em Deus; nĂŁo que, por nĂłs mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nĂłs; pelo contrĂĄrio, a nossa suficiĂȘncia vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, nĂŁo da letra, mas do espĂ­rito; porque a letra mata, mas o espĂ­rito vivifica.” 2 CorĂ­ntios 3:4-6

Conclusão  Sobre Antigo Testamento e Novo Testamento

Possivelmente, vocĂȘ jĂĄ sabia de tudo isto ou da maioria do que compartilhei sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, Antiga Aliança e Nova Aliança. Mas Ă© bom ficar bem claro em sua mente.

Comente a respeito e compartilhe com seus amigos e familiares. 🙂

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! VocĂȘ tem acesso a ser ministro da nova aliança!

5 (100%) 1 voto

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 PrincĂ­pios BĂ­blicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do EspĂ­rito Santo, discĂ­pulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge