ūüďú Antigo Testamento e Novo Testamento [A Diferen√ßa Revelada em Estudo B√≠blico]

Você sabe a diferença entre Antigo Testamento e Novo Testamento? Você sabe por que são chamados assim?

Talvez sua Bíblia tenha uma folha em branco entre o Antigo e o Novo Testamento. Você já reparou nela? O Novo substitui o Antigo? A Lei foi abolida?

Voc√™ pode estar dizendo: “Eu j√° ouvi falar sobre¬†Antiga Alian√ßa e Nova Alian√ßa, tem alguma rela√ß√£o com Antigo e Novo Testamento?”.

Continue lendo para saber mais sobre:

Se você já gostou dos assuntos deste estudo, não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais servos de Deus dedicados entendam a diferença entre o Antigo e o Novo Testamento.

O Que Quer Dizer Antigo Testamento e Novo Testamento

Antigo Testamento e Novo Testamento

Algumas Bíblias têm uma folha em branco entre o Antigo e o Novo Testamento. Esta folha representa os 400 anos de silêncio em que Deus não falou ao povo.

Os termos Antigo Testamento e Novo Testamento começaram a ser utilizados pelos cristãos a partir do século II.

Mas o que é o Antigo Testamento e o que é o Novo Testamento?

O Que √Č o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento, também conhecido como Escrituras Hebraicas, constitui a primeira grande parte da Bíblia cristã, e a totalidade da Bíblia hebraica Tanakh.

Existem muitas perguntas sobre o Antigo Testamento:

  • Quem escreveu o Velho Testamento?
  • Onde foi escrito o Antigo Testamento?
  • Quando foi escrito o Antigo Testamento?
  • Quantos cap√≠tulos tem o Velho Testamento?
  • Quantos livros tem o Antigo Testamento?
  • Como o Antigo Testamento √© dividido?
  • Quais s√£o os livros do Antigo Testamento?

O Que é o Novo Testamento?

Novo Testamento √© o nome dado √† cole√ß√£o de livros que comp√Ķe a segunda parte da B√≠blia crist√£. Seu conte√ļdo foi escrito ap√≥s a morte, ressurrei√ß√£o e ascens√£o de Jesus Cristo e √© dirigido explicitamente aos crist√£os.

Lembrando que, para os crist√£os, tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento s√£o considerados, em conjunto, Escrituras Sagradas.

Também existem muitas perguntas sobre o Novo Testamento.

  • Quem escreveu o Novo¬†Testamento?
  • Onde foi escrito o Novo¬†Testamento?
  • Quando foi escrito o Novo¬†Testamento?
  • Quantos cap√≠tulos tem o Novo¬†Testamento?
  • Quantos livros tem o Novo¬†Testamento?
  • Quais s√£o os livros do Novo Testamento?

Para saber mais sobre a estrutura e divisão sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, leia também:

Hummm… Antigo Testamento e Novo Testamento… A palavra Testamento corresponde √† palavra hebraica berith¬†que significa alian√ßa, contrato, pacto.

Então, os livros do Antigo Testamento apontam para a Antiga Aliança e os livros do Novo Testamento apontam para a Nova Aliança.

No Antigo Testamento, vemos Deus tratando com o povo. No Novo Testamento, vemos Deus tratando com pessoas, individualmente.

A Antiga Aliança

Antiga Aliança

Estamos estudando sobre Antigo Testamento e Novo Testamento e precisamos entender o que é a Antiga Aliança.

A aliança estabelecida entre Deus e o povo de Israel foi selada com sangue, de holocaustos e sacrifícios pacíficos ao Senhor, aspergido sobre o povo por Moisés.

“E tomou o livro da alian√ßa e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos.

Ent√£o, tomou Mois√©s aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da alian√ßa que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.” √äxodo 24:7-8

A Antiga Aliança Precisou Ser Substituída

Ok… Entendemos sobre a Antiga Alian√ßa. Mas por que Antigo Testamento e Novo Testamento? Por que uma Nova Alian√ßa se j√° tinha a primeira?

Esta Antiga Aliança, foi quebrada pela infidelidade do povo. Então, foi necessário estabelecer uma Nova Aliança para substituir a primeira. Algo profetizado em Jeremias 31:31-32 e lembrado na carta aos Hebreus.

“Agora, com efeito, obteve Jesus minist√©rio tanto mais excelente, quanto √© ele tamb√©m Mediador de superior alian√ßa institu√≠da com base em superiores promessas.

Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda.

E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor.

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.

Pois, para com as suas iniq√ľidades, usarei de miseric√≥rdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido est√° prestes a desaparecer.” Hebreus 8:6-13

Este texto de Hebreus é importantíssimo para nosso entendimento sobre Antigo Testamento e Novo Testamento.

Jesus Aboliu a Lei?

Jesus aboliu a lei? Jesus cumpriu a lei

Olha… uma grande pol√™mica no estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento¬†√© a quest√£o se Jesus aboliu o primeiro ou n√£o.

Vamos ver se Jesus anulou o Antigo Testamento?

“N√£o penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; n√£o vim para revogar, vim para cumprir.

Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, ser√° considerado m√≠nimo no reino dos c√©us; aquele, por√©m, que os observar e ensinar, esse ser√° considerado grande no reino dos c√©us.” Mateus 5:17-19

Entendendo 3 pontos importantíssimos sobre o que Jesus disse neste texto:

  1. Jesus não veio para revogar (derrubar, subverter ou destruir) a Lei, mas veio para cumprir.
  2. Cumprir significa completar, levar até o fim, realizar ou obedecer. Jesus não pretendia derrubar a lei, ele pretendia cumpri-la, a levando até o seu determinado fim.
  3. A lei não passaria até ser cumprida. A palavra usada (traduzida até, até que, ou enquanto) significa algo que chega até um certo ponto e termina.

Jesus não revogou a Lei, mas a cumpriu. A Lei não passaria até ser cumprida. Mas como ela foi cumprida, logo ela passou.

Nesse nosso estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, precisa ficar muito claro em nossas mentes que Jesus veio cumprir a Lei.

Jesus Veio Cumprir a Lei

Ou seja, se Jesus veio para cumprir a Lei, o que realmente fez, a Lei não tem mais validade jurídica sobre nós.

Por√©m, isto n√£o quer dizer que o Antigo Testamento n√£o tem mais valor. Muito pelo contr√°rio… O objetivo de Jesus n√£o era impedir a sua realiza√ß√£o. Ele honrou, amou, obedeceu e cumpriu a lei.

Ele cumpriu as emiss√Ķes prof√©ticas da Lei sobre Si mesmo:¬†“A seguir, Jesus lhes disse: S√£o estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim est√° escrito na Lei de Mois√©s, nos Profetas e nos Salmos.” Lucas 24:44.

Ele cumpriu as exig√™ncias da Lei Mosaica de uma obedi√™ncia perfeita para que uma “maldi√ß√£o” n√£o fosse imposta (veja “Todos quantos, pois, s√£o das obras da lei est√£o debaixo de maldi√ß√£o; porque est√° escrito: “Maldito todo aquele que n√£o permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para pratic√°-las.(…) Cristo nos resgatou da maldi√ß√£o da lei, fazendo-se ele pr√≥prio maldi√ß√£o em nosso lugar (porque est√° escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),”¬†G√°latas 3:10,13.

Assim, a Lei vai ter um efeito duradouro e cumprir√° a finalidade para a qual foi proferida porque Jesus a cumpriu.

Se pensamos que a Lei de Moisés tem a mesma relação com os homens de hoje como tinha antes de Cristo vir, então ela não foi cumprida, e Jesus falhou em sua missão.

Agora, se o Senhor realizou o que Ele veio cumprir e a Lei foi realmente cumprida, então ela não é uma instituição jurídica vinculativa para os dias de hoje.

Se o entendimento for de que a Lei ainda permanece como um sistema jurídico vinculativo, ela é um sistema totalmente obrigatório e não parcial.

Nada da Lei era para falhar até que tivesse alcançado seu objetivo por completo. Jesus cumpriu a lei. Jesus cumpriu toda a lei.

Ou Jesus cumpriu todas as obriga√ß√Ķes legais, ou nada cumpriu. O que a morte de Jesus significa para o sistema de sacrif√≠cio tamb√©m significa para os outros aspectos da Lei.

Algo que precisa ficar muito claro para nós neste estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento é que uma coisa é cumprir outra coisa é desvalorizar a Lei, os Profetas e todo o contexto ao redor.

Leia também:

A Nova Aliança

Continuando nosso estudo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, precisamos entender que a Nova Aliança foi estabelecida através do sangue de Jesus Cristo derramado na cruz por nós.

“Semelhantemente, depois de cear, tomou o c√°lice, dizendo: Este √© o c√°lice da nova alian√ßa no meu sangue derramado em favor de v√≥s.” Lucas 22:20

Cristo é o mediador da Nova Aliança para servirmos ao Deus vivo e guardarmos a promessa da eterna herança.

Lembre-se que para uma herança, existe um testamento. O derramamento do sangue de Cristo estabeleceu este Novo Testamento quando Cristo se tornou o mediador da Nova Aliança.

Cristo Mediador da Nova Aliança

Falando sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, já entendemos que o primeiro simboliza a Antiga Aliança que precisou ser substituída pela Nova Aliança mediante o sangue de Cristo. E como é isso?

Atrav√©s do sangue de Cristo que purifica nossa consci√™ncia da velha conduta pecaminosa.¬†Este √© um sacrif√≠cio √ļnico, n√£o precisamos de outro mais.

“Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto √† purifica√ß√£o da carne,¬†muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Esp√≠rito eterno, a si mesmo se ofereceu sem m√°cula a Deus, purificar√° a nossa consci√™ncia de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Por isso mesmo, ele √© o Mediador da nova alian√ßa, a fim de que, intervindo a morte para remiss√£o das transgress√Ķes que havia sob a primeira alian√ßa, recebam a promessa da eterna heran√ßa aqueles que t√™m sido chamados.

(…)

Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.

Ora, neste caso, seria necess√°rio que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a funda√ß√£o do mundo; agora, por√©m, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrif√≠cio de si mesmo, o pecado.” Hebreus 9:13-15;¬†24-26

A Nova e Eterna Aliança

Entendendo sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, vemos que a Nova Aliança é eterna e também é renovada.

A Nova Alian√ßa √© eterna: “Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna alian√ßa” Hebreus 13:20.

A Nova Alian√ßa √© renovada quando participamos da Ceia do Senhor ou Santa Ceia: “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou tamb√©m o c√°lice, dizendo: Este c√°lice √© a nova alian√ßa no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em mem√≥ria de mim.” 1 Cor√≠ntios 11:25.

Nós somos ministros desta Nova Aliança que não é da letra da Lei, mas do Espírito que traz vida.

“E √© por interm√©dio de Cristo que temos tal confian√ßa em Deus;¬†n√£o que, por n√≥s mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de n√≥s; pelo contr√°rio, a nossa sufici√™ncia vem de Deus,¬†o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova alian√ßa, n√£o da letra, mas do esp√≠rito; porque a letra mata, mas o esp√≠rito vivifica.” 2 Cor√≠ntios 3:4-6

Conclusão  Sobre Antigo Testamento e Novo Testamento

Possivelmente, você já sabia de tudo isto ou da maioria do que compartilhei sobre Antigo Testamento e Novo Testamento, Antiga Aliança e Nova Aliança. Mas é bom ficar bem claro em sua mente.

Comente a respeito e compartilhe com seus amigos e familiares. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso a ser ministro da nova aliança!

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge