ūüďļ Livro de Daniel – Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus

Slides Livro de Daniel - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

Com a leitura bíblica no livro de Daniel, aprendemos muitos ensinamentos, encontramos princípios para o crescimento espiritual.á isto.

Gravei o v√≠deo Daniel¬†– Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual – Aula 31,¬†onde voc√™ aprender√° sobre:

  • Conhecer a Deus,
  • Crescer em piedade,
  • Devo√ß√£o din√Ęmica,
  • Vida s√°bia e
  • Fundamentos da f√©.

Este √© o 31¬ļ v√≠deo da s√©rie¬†Como Crescer Espiritualmente com Princ√≠pios na Palavra de Deus, em que¬†apresento alguns princ√≠pios b√≠blicos para o crescimento espiritual que precisam ser praticados na vida crist√£ e que est√£o registrados em cada livro da B√≠blia.

Com base no quadro Verdade em A√ß√£o que encontramos na B√≠blia de Estudo Plenitude, aprenda fundamentos e ensinos com aplica√ß√£o pr√°tica no livro de Daniel. S√£o verdades que nos convocam a tomarmos algumas a√ß√Ķes.

Confira o vídeo com princípios no livro de Daniel para crescer espiritualmente.

#1. Passos Para Conhecer a Deus no Livro de Daniel

Vamos começar com passos para conhecer Deus que encontramos no livro de Daniel e que nos ajudam no crescimento espiritual.

Devemos saber que Deus julgar√° e que cada um prestar√° contas a Ele por sua conduta.

Aplicando a Palavra de Deus

Daniel 5:22-24
“Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto.

E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.

Ent√£o, da parte dele foi enviada aquela m√£o que tra√ßou esta escritura.‚ÄĚ

Compreenda que Deus considera como idolatria e blasf√™mia a arrog√Ęncia de toda pessoa que se recusa a honr√°-lo.

Daniel 5:25-28
“Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.

Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele.

TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta.

PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas.‚ÄĚ

Reconheça que Deus nos mede, julga ou recompensa segundo nossa conduta.

#2. Diretrizes Para Crescer em Piedade no Livro de Daniel

Aprendemos sobre conhecer Deus, chegou a vez de diretrizes para crescer em piedade que encontramos no livro de Daniel e que nos ajudam no crescimento espiritual.

Vida piedosa requer demonstração da fé em tempos de adversidade necessidade, bem como em tempos de prosperidade e paz.

Abrir mão da nossa fé, quando somos ameaçados por perseguição, significa perder as melhores oportunidades para Deus manifestar sua glória.

Aplicando a Palavra de Deus

Daniel 1:8-16
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.

Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.

Ent√£o, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias:

Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.

Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos.

Ele atendeu e os experimentou dez dias.

No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.

Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.‚ÄĚ

Mantenha-se firme aos seus princípios justos, apesar de ser pressionado para pecar. Deus providenciará meios para você escapar.

Confie que Deus lhe ser√° favor√°vel e lhe dar√° sabedoria atrav√©s de ‚Äúalternativas criativas‚ÄĚ.

Daniel 3:12
‚ÄúH√° uns homens judeus, que tu constitu√≠ste sobre os neg√≥cios da prov√≠ncia da Babil√īnia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, √≥ rei, n√£o fizeram caso de ti, a teus deuses n√£o servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste.‚ÄĚ

Rejeite abrir m√£o de suas convic√ß√Ķes crist√£s e recuse ‚Äúcorrer atr√°s da multid√£o‚ÄĚ para fazer o mal e adorar deuses falsos.

Daniel 6:4-9
“Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasi√£o alguma para acusar a este Daniel, se n√£o a procurarmos contra ele na lei do seu Deus.

Ent√£o, estes presidentes e s√°trapas foram juntos ao rei e lhe disseram: √ď rei Dario, vive eternamente!

Todos os presidentes do reino, os prefeitos e s√°trapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei estabele√ßa um decreto e fa√ßa firme o interdito que todo homem que, por espa√ßo de trinta dias, fizer peti√ß√£o a qualquer deus ou a qualquer homem e n√£o a ti, √≥ rei, seja lan√ßado na cova dos le√Ķes.

Agora, pois, ó rei, sanciona o interdito e assina a escritura, para que não seja mudada, segundo a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.

Por esta causa, o rei Dario assinou a escritura e o interdito.‚ÄĚ

Viva de tal maneira que nenhuma acusação (exceto seu comprometimento com a fé) possa ser encontrada em você.

Daniel 6:10-16
“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.

Ent√£o, aqueles homens foram juntos, e, tendo achado a Daniel a orar e a suplicar, diante do seu Deus, se apresentaram ao rei, e, a respeito do interdito real, lhe disseram:

N√£o assinaste um interdito que, por espa√ßo de trinta dias, todo homem que fizesse peti√ß√£o a qualquer deus ou a qualquer homem e n√£o a ti, √≥ rei, fosse lan√ßado na cova dos le√Ķes? Respondeu o rei e disse: Esta palavra √© certa, segundo a lei dos medos e dos persas, que se n√£o pode revogar.

Então, responderam e disseram ao rei: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, não faz caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes, três vezes por dia, faz a sua oração.

Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito penalizado e determinou consigo mesmo livrar a Daniel; e, at√© ao p√īr-do-sol, se empenhou por salv√°-lo.

Então, aqueles homens foram juntos ao rei e lhe disseram: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum interdito ou decreto que o rei sancione se pode mudar.

Ent√£o, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lan√ßassem na cova dos le√Ķes. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre.‚ÄĚ

Continue praticando a justiça, mesmo quando esta não é socialmente aceita ou quando é politicamente proibida.

Daniel 6:21-22
‚ÄúEnt√£o, Daniel falou ao rei: √ď rei, vive eternamente!

O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos le√Ķes, para que n√£o me fizessem dano, porque foi achada em mim inoc√™ncia diante dele; tamb√©m contra ti, √≥ rei, n√£o cometi delito algum.‚ÄĚ

Mantenha a consciência limpa, levando vida inculpável.

#3. Passos Para Uma Devo√ß√£o Din√Ęmica no Livro de Daniel

  • Estudamos¬†sobre conhecer a Deus e crescer em piedade. Agora, vamos aprender passos para uma devo√ß√£o din√Ęmica¬†que encontramos no livro de Daniel¬†e que nos ajudam no crescimento espiritual.

A pessoa devotada a Deus afirma que o Senhor é soberano e procura glorificar o nome dele.

Aplicando a Palavra de Deus

Daniel 2:20-21
‚ÄúDisse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele √© a sabedoria e o poder; √© ele quem muda o tempo e as esta√ß√Ķes, remove reis e estabelece reis; ele d√° sabedoria aos s√°bios e entendimento aos inteligentes.

Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que est√° em trevas, e com ele mora a luz.

A ti, √≥ Deus de meus pais, eu te rendo gra√ßas e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.‚ÄĚ

Reconhe√ßa e louve abertamente a Deus pela soberania dele sobre todas as situa√ß√Ķes, mesmo sobre aquelas que s√£o adversas para voc√™.

Confie que Deus equipará você na adversidade.

Daniel 9:4-6
‚ÄúOrei ao SENHOR, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e tem√≠vel, que guardas a alian√ßa e a miseric√≥rdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; temos pecado e cometido iniq√ľidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus ju√≠zos; e n√£o demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos pr√≠ncipes e nossos pais, como tamb√©m a todo o povo da terra.

A ti, √≥ Senhor, pertence a justi√ßa, mas a n√≥s, o corar de vergonha, como hoje se v√™; aos homens de Jud√°, os moradores de Jerusal√©m, todo o Israel, quer os de perto, quer os de longe, em todas as terras por onde os tens lan√ßado, por causa das suas transgress√Ķes que cometeram contra ti.

√ď SENHOR, a n√≥s pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos pr√≠ncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti.

Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele e não obedecemos à voz do SENHOR, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas.

Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para n√£o obedecer √† tua voz; por isso, a maldi√ß√£o e as impreca√ß√Ķes que est√£o escritas na Lei de Mois√©s, servo de Deus, se derramaram sobre n√≥s, porque temos pecado contra ti.

Ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós e contra os nossos juízes que nos julgavam, e fez vir sobre nós grande mal, porquanto nunca, debaixo de todo o céu, aconteceu o que se deu em Jerusalém.

Como est√° escrito na Lei de Mois√©s, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, n√£o temos implorado o favor do SENHOR, nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniq√ľidades e nos aplicarmos √† tua verdade.

Por isso, o SENHOR cuidou em trazer sobre nós o mal e o fez vir sobre nós; pois justo é o SENHOR, nosso Deus, em todas as suas obras que faz, pois não obedecemos à sua voz.

Na verdade, ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e a ti mesmo adquiriste renome, como hoje se vê, temos pecado e procedido perversamente.

√ď Senhor, segundo todas as tuas justi√ßas, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusal√©m, do teu santo monte, porquanto, por causa dos nossos pecados e por causa das iniq√ľidades de nossos pais, se tornaram Jerusal√©m e o teu povo opr√≥brio para todos os que est√£o em redor de n√≥s.

Agora, pois, √≥ Deus nosso, ouve a ora√ß√£o do teu servo e as suas s√ļplicas e sobre o teu santu√°rio assolado faze resplandecer o rosto, por amor do Senhor.

Inclina, √≥ Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desola√ß√£o e para a cidade que √© chamada pelo teu nome, porque n√£o lan√ßamos as nossas s√ļplicas perante a tua face fiados em nossas justi√ßas, mas em tuas muitas miseric√≥rdias.

√ď Senhor, ouve; √≥ Senhor, perdoa; √≥ Senhor, atende-nos e age; n√£o te retardes, por amor de ti mesmo, √≥ Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo s√£o chamados pelo teu nome.‚ÄĚ

Interceda junto a Deus, identificando-se com os pecados daqueles em favor de quem ora.

Fundamente todas as peti√ß√Ķes no desejo de glorificar o nome de Deus.

#4. Princípios Para Uma Vida Sábia no Livro de Daniel

J√° aprendemos sobre conhecer a Deus, crescer em piedade e devo√ß√£o din√Ęmica. Agora, vamos aprender princ√≠pios para uma vida s√°bia¬†que encontramos no livro de Daniel¬†e que nos ajudam no crescimento espiritual.

A sabedoria é necessária para alcançar o potencial espiritual pleno.

A pessoa espiritualmente sábia sabe quando deve quando não deve falar sobre coisas que tem visto e ouvido; sabe quando deve e quando não deve buscar certas experiências espirituais.

Aplicando a Palavra de Deus

Daniel 7:28
‚ÄúAqui, terminou o assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram, e o meu rosto se empalideceu; mas guardei estas coisas no cora√ß√£o.‚ÄĚ

Seja s√°bio e compreenda que alguns dos segredos e vis√Ķes de Deus n√£o se destinam √† divulga√ß√£o, mas devem ser guardados no seu cora√ß√£o.

Esteja certo de que, se você compartilhar os segredos de Deus de modo não inteligente, ele poderá não confiá-los mais a você.

‚ÄúEu, Daniel, enfraqueci e estive enfermo alguns dias; ent√£o, me levantei e tratei dos neg√≥cios do rei. Espantava-me com a vis√£o, e n√£o havia quem a entendesse.‚ÄĚ Daniel 8:27

‚ÄĚFiquei, pois, eu s√≥ e contemplei esta grande vis√£o, e n√£o restou for√ßa em mim; o meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e n√£o retive for√ßa alguma.

Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo-a, ca√≠ sem sentidos, rosto em terra.‚ÄĚ Daniel 10:8-9

Daniel 10:15-17
“Ao falar ele comigo estas palavras, dirigi o olhar para a terra e calei.

E eis que uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então, passei a falar e disse àquele que estava diante de mim: meu senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma.

Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, n√£o me resta j√° for√ßa alguma, nem f√īlego ficou em mim.‚ÄĚ

Compreenda que experimentar a realidade espiritual de vis√Ķes e outros encontros divinos pode ter consequ√™ncias psicol√≥gicas.

N√£o os busque furtiva e levianamente.

#5. Princípios Fundamentais Para a Fé no Livro de Daniel

Estudamos sobre conhecer a Deus, crescer em piedade,¬†devo√ß√£o din√Ęmica e vida s√°bia. Finalizando, vamos aprender princ√≠pios para a f√©¬†que encontramos no livro de Daniel¬†e que nos ajudam no crescimento espiritual.

Daniel e seus amigos fornecem o modelo para o testemunho fiel sob ameaças de tortura e morte.

Embora poucos crist√£os, por enquanto, se encontram em situa√ß√Ķes de enfrentar a prova pior ‚Äď a morte -, aqueles, por√©m, que a enfrentam recebem a maior honra nos registros do c√©u.

Aplicando a Palavra de Deus

Daniel 2:11-16
“A coisa que o rei exige é difícil, e ninguém há que a possa revelar diante do rei, senão os deuses, e estes não moram com os homens.

Ent√£o, o rei muito se irou e enfureceu; e ordenou que matassem a todos os s√°bios da Babil√īnia.

Saiu o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os s√°bios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.

Ent√£o, Daniel falou, avisada e prudentemente, a Arioque, chefe da guarda do rei, que tinha sa√≠do para matar os s√°bios da Babil√īnia.

E disse a Arioque, encarregado do rei: Por que é tão severo o mandado do rei? Então, Arioque explicou o caso a Daniel.

Foi Daniel ter com o rei e lhe pediu designasse o tempo, e ele revelaria ao rei a interpreta√ß√£o.‚ÄĚ

Confie em Deus para lhe dar palavras s√°bias e apropriadas.

Quando falar com pessoas que oferecem oposição, procure dizer palavras suplicantes e não ameaçadoras.

Daniel 2:17-18
‚ÄúEnt√£o, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem miseric√≥rdia ao Deus do c√©u sobre este mist√©rio, a fim de que Daniel e seus companheiros n√£o perecessem com o resto dos s√°bios da Babil√īnia.‚ÄĚ

Quando enfrentar circunst√Ęncias amea√ßadoras, volte-se rapidamente para Deus em busca de ajuda.

Daniel 2:27-28
‚ÄúRespondeu Daniel na presen√ßa do rei e disse: O mist√©rio que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astr√≥logos o podem revelar ao rei; mas h√° um Deus no c√©u, o qual revela os mist√©rios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que h√° de ser nos √ļltimos dias.

O teu sonho e as vis√Ķes da tua cabe√ßa, quando estavas no teu leito, s√£o estas:‚ÄĚ

Esteja certo de que Deus capacita voc√™ para vencer situa√ß√Ķes que de outra forma s√£o imposs√≠veis.

Confie que Deus ainda realiza milagres.

Daniel 3:16-18
‚ÄúResponderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: √ď Nabucodonosor, quanto a isto n√£o necessitamos de te responder.

Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.

Se n√£o, fica sabendo, √≥ rei, que n√£o serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.‚ÄĚ

Confie que Deus √© capaz de livrar voc√™ das situa√ß√Ķes mais dif√≠ceis.

Esteja disposto a sofrer a morte ao invés de negar sua fé no poder de Deus, que é capaz de livrar você.

Conclus√£o

Bem… Falamos sobre conhecer a Deus, crescer em piedade, devo√ß√£o din√Ęmica, vida s√°bia e fundamentos da f√©.

Assista em breve, se o SENHOR permitir,  ao próximo vídeo Oséias, a aula 32 desta série de estudos bíblicos com princípios para o crescimento espiritual.

E, ent√£o…?¬†O que voc√™ pensa sobre estes princ√≠pios que encontramos no livro de Daniel¬†sobre crescimento espiritual?

Compartilhe, curta, comente e n√£o deixe de fazer¬†download dos 2 presentes que eu falo no final do v√≠deo. ūüôā

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Slides Livro de Daniel - Li√ß√Ķes da B√≠blia para Crescimento Espiritual e o Guia Aquecer Vida Espiritual

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge