❤ Conhecer a Deus [Nosso Maior Propósito de Vida]

O grande objetivo de vida que todos deveríamos ter é conhecer a Deus. O nosso maior alvo, a nossa maior e principal busca, a razão para a nossa maior conquista, o “prêmio da soberana vocação”.

Um texto bíblico muito conhecido e que muito provavelmente você já tenha ouvido falar bastante dele é: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” Oséias 6:3a.

Não seria apenas conhecer a Deus, mas continuar conhecendo a Deus.

Você lembra da canção Te Conhecer do Toque no Altar? Eu me lembrei dela e coloquei aqui para sua edificação e ajudar a afofar a terra do seu coração.

Leia também:

O SENHOR nos conhece muito bem, mas… o que é conhecer a Deus?

É exatamente sobre isso que quero compartilhar com você. Continue lendo para saber mais sobre:

Conhecer a Deus [Nosso Maior Propósito de Vida]

 

Conhecer a Deus - Nosso Propósito de Vida

Será que este é o nosso propósito de vida? Será que a nossa prioridade de vida é essa?

Será que nosso amor a Deus é sobre todas as coisas? Será que buscamos primeiro o Reino de Deus e sua justiça?

Vamos entender o que é conhecer a Deus?

O Que É Conhecer a Deus?

O detalhe que faz toda a diferença para compreendermos o que é conhecer a Deus é que essa palavra “conhecer” do texto, em Hebraico, é “yada”.

Nahum Sarna escreveu: “Na concepção bíblica, o conhecimento não está essencialmente, nem mesmo primariamente, enraizado no intelecto e na atividade mental. Em vez disso, é mais experimental e está embutido nas emoções, de modo que possa abranger qualidades tais como contato, intimidade, preocupação, parentesco e reciprocidade.” (Êxodo, JPS, Comentário à Torá, pág. 5 em inglês).

Conhecer a Deus, segundo o Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento, “é estar num relacionamento correto com ele, com características de amor, confiança, respeito e comunicação aberta” (II: 313).

Segundo o Léxico Teológico do Antigo Testamento em inglês, quando se refere a Deus, “yada” significa um “envolvimento intenso… que vai além de um mero relacionamento cognitivo”.

É ter um relacionamento vital com ele, caracterizado por fidelidade e enraizado em amor, confiança e profunda e constante consideração.

Conhecer a Deus É Ter Intimidade com Ele

Em Gênesis, a palavra “yada” é usada por 12 vezes. Sendo que 10 destas 12 vezes se referem a coabitar: a relação sexual, a intimidade.

Por exemplo, em Gênesis 4:1“E conheceu Adão a Eva, sua mulher…” seria “E Adão yada Eva, sua mulher…”. Tanto que algumas versões o texto é: “Coabitou o homem com Eva, sua mulher…”.

Pense em “yada”, em conhecer ao Senhor como uma relação de intimidade, assim como marido e esposa.

Só conseguimos conhecer ao Senhor com essa profundidade de intimidade, com o tempo a sós com Deus, o que eu chamo de TSD.

5 Características do Bom Devocional

Existem 5 características muito importantes deste TSD, deste devocional que nos conduz a aprofundar a intimidade em conhecer a Deus:

#1. Privacidade: um lugar secreto onde ninguém tem acesso.

#2. Exclusividade: só você e Deus, com a atenção que não é dividida com mais ninguém.

#3. Ambiente e tempo: Bíblia, água, lugar confortável, escolher o melhor momento no dia para se dedicar a Deus.

#4. Nudez: são necessários transparência da alma, dos pecados, momento de arrependimento e confissão. Quando somos íntimos, confiamos. Quando confiamos, podemos nos expor sem medo de sermos rejeitados.

#5. Vida: quando marido e mulher têm intimidade, podem gerar um novo ser. Em relação a Deus, o TSD gera vida em nós. Projetos são gerados, surgem palavras que alimentarão outras pessoas, sonhos que estavam mortos são ressuscitados. Ganhamos vida abundante.

Mas… só entregamos tempo de qualidade para o que priorizamos.

Nós só priorizamos quem amamos. Você ama a Deus sobre todas as coisas?

Conhecer a Deus É Conhecer a Jesus

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.

Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.

Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.” João 14:6-11

Você crê que Jesus Cristo é o filho de Deus?

Você crê que Jesus Cristo é o Verbo que se fez carne e que morreu no seu lugar para perdão dos seus pecados?

Você crê que Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está à direita do Pai? Você crê que Jesus voltará para te buscar?

Jesus Cristo é seu Senhor e Salvador? Você obedece a seus mandamentos?

Jesus Cristo vive em você e através de você?

Se você respondeu sim, então, você conhece a Jesus e consequentemente conhece Deus.

Veja também:

Conhecer a Deus Constitui a Glória do Homem

A Bíblia nos mostra que Deus abomina a ideia de vanglória pessoal.

Outro dia, li uma frase muito interessante: “O sol não precisa tocar a trombeta para avisar que ele é o sol! Ele brilha calado pois sabe que o seu brilho foi dado por Deus!”.

Quando tomamos para nós a exaltação, nos envaidecendo, nos gabando, nos “achando”, tomando a glória para nós e para nossos feitos, estamos pecando gravemente.

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” Jeremias 9:23-24

Muito cuidado com frases que podem esconder uma raiz de vanglória pessoal como: “Eu fiz isso…”, “Eu fiz aquilo…”, “Eu sou bom nisso ou naquilo…”, “Eu fiz acontecer tal coisa…”.

Quando trilhamos um caminho para que prossigamos no conhecimento de Deus, a glória pessoal não pode existir.

Conhecer a Deus É Mais Glorioso do Que a Sabedoria

Até Salomão que buscou sabedoria em Deus para conduzir o povo, chegou em determinado momento da vida que tomou a glória desta mesma sabedoria para ele mesmo: “Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.” Eclesiastes 2:9.

Não nos gloriemos na sabedoria.

Conhecer a Deus É Mais Glorioso do Que a Força

O gigante Golias era um guerreiro fortíssimo e de enorme estatura. Sem falar na sua couraça e na sua lança.

Assim, tentou se gloriar nessa força, afrontando o exército do povo de Deus: “Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.” 1 Samuel 17:10.

O final da história, com a derrota para o pequeno Davi, nós já conhecemos. Golias foi ao chão, provando que o homem não se estabelece pela sua força.

Não nos gloriemos na força.

Conhecer a Deus É Mais Glorioso do Que as Riquezas

Certa vez, um homem riquíssimo perguntava a Jesus como herdar a vida eterna. Jesus falou sobre os mandamentos e prontamente aquele homem afirmou que a tudo cumpria.

Porém, Jesus mostrou que ninguém pode se estabelecer por suas riquezas: “Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo.” Lucas 18:22-23.

Não nos gloriemos nas riquezas.

A Glória Precisa Ser Devolvida a Deus

Nem a sabedoria, nem a força, nem as riquezas devem ser motivo de glória pessoal.

“Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.” Salmos 115:1

Quando conhecemos a Deus, sabemos que, se somos capazes em alguma coisa, a nossa capacidade vem de Deus!

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11:36

Por isso, prossigamos em conhecer a Deus!

Conhecer a Deus Não Só de Ouvir Falar

Conhecer a Deus não só de ouvir falar

Você já deve ter ouvido falar e lido bastante sobre Deus. Acredito que possa estar bem familiarizado sobre as coisas de Deus. Mas na vida espiritual é muito importante conhecer a Deus não só de ouvir falar.

Conhecer sobre Deus é estudar, aprender, ensinar, falar, pregar, debater e até mesmo ler a Bíblia.

Tudo isto é muito válido! Eu estou fazendo isto exatamente agora neste estudo.

O grande problema é estarmos familiares e não íntimos ao conhecimento de Deus.

Sabe por quê? Porque familiaridade gera incredulidade e desvalorização, mas a intimidade gera fé e valorização.

Quanto mais íntimos de Deus, mais o valorizaremos e Ele será a nossa prioridade.

Douglas Gonçalves do JesusCopy comentou a respeito neste vídeo.

Então, vamos conhecer a Deus em intimidade!

O Conhecimento de Deus

Quando eu falo sobre conhecer a Deus ser diferente de conhecer de Deus, eu estou dizendo que é para não estudar a Bíblia? Lógico que não!

O conhecimento de Deus é muito importante e a Bíblia nos afirma isto.

Se você quiser aprender mais sobre o Criador e aspectos fundamentais sobre Ele como a Trindade, a existência, a natureza, os atributos e a vontade de Deus, eu te indico o treinamento em vídeos Conhecendo a Deus da Escola do Chamado.

Jesus disse que quem guarda a Palavra de Deus é quem o ama: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” João 14:21.

Jesus também disse que quando não conhecemos a Palavra de Deus, erramos: “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mateus 5:22.

O apóstolo Pedro nos alerta que para permanecermos firmes, precisamos crescer no conhecimento: “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” 2 Pedro 3:18a.

Aprendemos também que o conhecimento de Deus nos preserva: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oseias 6:4a.

Que tal aprender mais a Bíblia para sua vida com Deus, estar preparado para compartilhar quem Ele é e exercer seu ministério com excelência?

Veja também:

Entendeu? O conhecimento de Deus é algo muito importante quando nosso desejo é prosseguir conhecendo Deus e fazendo sua vontade, mas… Isso não é conhecer a Deus.

O que estou dizendo é que precisamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor dizendo: “Olha… te conhecia, Senhor, somente em palavras. Antes, eu te conhecia de ouvir falar… Mas agora é diferente! Agora eu tenho intimidade contigo e cada dia mais quero me aprofundar nesta nossa relação. Senhor, meu objetivo principal é te conhecer e prosseguir em te conhecer.”.

Conhecer a Deus É Vida Com Deus

Muitas vezes, apenas conhecer sobre Deus pode nos levar a uma vida de questionamentos, de querer saber de tudo, de querer ter todas as respostas.

Temos um exemplo clássico disto em Jó, entre os capítulos 38 e 41.

Por mais que tivesse recebido testemunho sobre sua vida diretamente de Deus, em determinado momento de sua vida, Jó compreendeu que ele conhecia a Deus só de ouvir falar.

“Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.

Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” Jó 42:1-6

Conhecer a Deus é caminhar com Ele! É investir tempo de qualidade em intimidade com Ele, na sala do trono!

Conhecer a Deus é viver com Deus, sensível a Sua voz, desfrutando de Sua presença, através da vida de Cristo em nós.

Conhecer a Deus é viver para Deus, submetendo-se à vontade do Senhor, também pela vida de Cristo em nós, cumprindo Seu propósito em nós e através de nós.

Conclusão

Que bênção, não? Espero que tenha te ajudado. Nós aprendemos que conhecer a Deus é…

  • ter intimidade com Ele desenvolvendo um bom devocional
  • conhecer a Jesus vivendo para Ele
  • melhor do que sabedoria, riquezas, e força
  • prática de vida com Ele, não só de ouvir falar

Mas… e como prosseguir para o alvo, prosseguindo em conhecer a Deus? É assunto para nossa próxima reflexão.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso a conhecer a Deus!

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge