Como Tocar Teclado ou Piano de Ouvido, Cuidar da Audição Musical e Tocar Qualquer MĂșsica Somente de Ouvir

Todo mĂșsico, por mais experiente que seja, deve sempre cuidar de sua audição musical. Para tanto, seja vocĂȘ pianista ou tecladista, ou ainda busca aprender como tocar teclado, saber “tocar de ouvido”, lhe ajudarĂĄ muito e facilitarĂĄ a sua carreira musical.

Este Ă© um assunto de muitos paradigmas, conceitos e mitos. Mas possuir esta habilidade, nĂŁo Ă© impossĂ­vel, e te elevarĂĄ para um nĂ­vel diferenciado se vocĂȘ buscar desenvolver esta tĂ©cnica.

EntĂŁo, fique atento! Neste post trataremos um pouco do assunto e lhe darei dicas de como vocĂȘ pode daqui a alguns meses tocar qualquer mĂșsica, somente ao ouvir.

Como Tocar Teclado, Como Tocar de Ouvido

Como Tocar de Ouvido e Ser Um Tecladista Independente

Possuir sensibilidade musical, é algo que muitos que iniciam aprender um instrumento, vão adquirindo com o passar do tempo. Hå alguns que jå nascem com uma facilidade incrível, um dom.

Estes desenvolvem uma capacidade autodidata de compÎr e até mesmo aprender um instrumento sozinho, como por exemplo o teclado.

Bem, mas se vocĂȘ Ă© como eu, nĂŁo nasceu com este dom, mas consegue as coisas com esforço e suor, quero te dizer que Ă© possĂ­vel aprender teclado e tirar as mĂșsicas de ouvido!

Como Aprender Tocar Teclado Online

Existe um método com aulas de teclado online que ensina o aluno a ser independente. Como assim? Simplesmente não ter que ficar dependendo sempre de partituras e cifras pra tocar.

UsĂĄ-las somente como apoio, e o mesmo produzir, ou seja, “tirar de ouvido” as mĂșsicas, depois cifrĂĄ-las e partiturĂĄ-las. Começamos todo um trabalho para que o aluno em pouco tempo, comece a desenvolver o seu ouvido musical.

SĂŁo tĂ©cnicas e exercĂ­cios tanto para a digitação, quanto para o mais rĂĄpido possĂ­vel, o aluno seja um mĂșsico independente.

Pegando mĂșsicas de ouvido, tocando como se fosse realmente um pianista cover, tendo a liberdade depois de elaborar e construir arranjos.

Veja Como Tocar Teclado e Desenvolver Outras AtribuiçÔes

como-tocar-de-ouvido-teclado-sintetizador

Se vocĂȘ escolheu ser um tecladista, jĂĄ deve ter percebido, que temos outras atribuiçÔes como mĂșsico, isto porque, o teclado nos abre um mundo de possibilidades na esfera de arranjos para outros instrumentos, bem como, desenvolver-se a cada dia para o nĂ­vel de produção musical.

Observe que 99% dos produtores musicais que vocĂȘ conhece ou jĂĄ ouviu falar, sĂŁo o que? Adivinha
 rs

Uma entre outras missĂ”es do mĂ©todo teclado gospel, neste curso, Ă© preparar o aluno para ser um arranjador. Produzir mĂșsicas, partituras, cifras e arranjos e liderar uma banda.

VocĂȘ verĂĄ com o tempo, que faz parte de quem Ă© pianista ou tecladista esta função.

NĂŁo que outros mĂșsicos de outros instrumentos, nĂŁo venham a desenvolver esta habilidade, mas o teclado em especial, facilita por natural a liderança musical de uma banda, mesmo que este instrumento nĂŁo seja muitas vezes o solista de tal.

Mas o seus recursos e possibilidades, o fazem liderar qualquer forma de arranjo, atĂ© em mĂșsicas que sua participação possa ser pequena, geralmente tecladistas desenvolvem estas habilidades, que tambĂ©m compĂ”em as percepçÔes auditivas.

Exercício para Melhorar a Percepção Auditiva Musical

Uma sacada muito simples e que vocĂȘ pode ainda hoje colocar em prĂĄtica, Ă© acostumar tocar vĂĄrias mĂșsicas no mesmo tom.

Faça desta forma:

  • separe 12 mĂșsicas pra treinar: 3 no tom D (RĂ© Maior), 3 em G (Sol Maior), 3 em Bm (Si Menor) e 3 em Em (Mi menor).
  • toque por semana somente 2 tons de cada vez, intercalando entre Maior e Relativo. Ex: D e Bm; na outra semana: G e Em.
  • na 3ÂȘ semana repita os passos D e Bm;
  • 4ÂȘ semana G e Em.

Estes e mais conteĂșdos, sacadas e tĂ©cnicas vocĂȘ verĂĄ em como aprender teclado-MĂ©todo Gospel.

ConsideraçÔes Finais

Este simples exercĂ­cio harmĂŽnico farĂĄ que dentre de 1 mĂȘs, seu ouvido jĂĄ esteja acostumado com estes 4 tons harmĂŽnicos.

Lembrando, que este exercício é somente para aperfeiçoar o ouvido no sentido harmÎnico, para o melódico, serå necessårio, praticar as escalas diatÎnicas e solfejå-las.

Se quiser saber mais como aprender teclado e se o nosso curso se encaixa com o seu perfil, aprender a tirar mĂșsicas de ouvido, e ser um tecladista versĂĄtil e independente, conheça o Curso Teclado para Igrejas.

Quero Conhecer o Curso Teclado para Igrejas

Fonte: Universidade da BĂ­blia

3 ComentĂĄrios

  1. Carlos Ferreira da Silva

    Parabéns pelo artigo, realmente o nosso desejo e aprender a tocar teclado de cabeça , ficou de primeira essas dicas e que o nosso senhor jesus consiga abençoar todos os dias o seu trabalho com essas dicas maravilhosas.

    • Beleza, Carlos. Essas dicas nĂŁo sĂŁo minhas, mas de pessoas especializadas. Vamos em frente.

      • Carlos Ferreira da Silva

        Vamos em frente sim, obrigado por responder o comentĂĄrio…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *