7 Dicas de Jesus na Bíblia para Controlar a Ansiedade [a #6 é minha preferida]

Você é ou conhece alguém ansioso? Um discípulo de Cristo precisa aprender como controlar a ansiedade na Bíblia.

Você perde a paz, ansioso por algo? Você tem crise de ansiedade? Você sabe como lidar com esta ansiedade?

Dizem que a depressão é excesso de passado em nossas mentes e a ansiedade excesso de futuro. E que a cura está em cuidar do presente.

“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” Salmos 94:19

Mas… ansiedade é doença? Ansiedade é pecado? Ansiedade é um sentimento? Ansiedade é um defeito?

Nesta reflexão, você saberá:

  • O que é ansiedade e seus sintomas na visão médica
  • A perspectiva bíblica sobre ansiedade e se é pecado ou não
  • 7 dicas de Jesus para você acabar com a ansiedade
  • Um teste para saber se você sofre de ansiedade

Como Controlar a Ansiedade na Bíblia

O Que é Ansiedade?

No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, temos a seguinte definição para o que é ansiedade:

1. Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
2. Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.

Segundo o Dr. Isaac Efraim, a ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo.

Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado Noradrenalina, que é produzido nas suprarrenais, lócus cerúleos e núcleo amigdaloide.

O médico também ensina que a ansiedade pode ser confundida com o medo. A diferença é que o medo é desencadeado por algo real e palpável, já na ansiedade o estímulo é mais subjetivo e que quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (crise ansiosa aguda).

Dr. Isaac é médico Psiquiatra e foi professor dos cursos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Universidade Santo Amaro. Escreveu o livro “Tudo o que a grande mente capta”, que analisa e dá possibilidades de modificação do comportamento.

O psiquiatra foi apresentador de quadros e programas de rádio e televisão onde inovou por falar de maneira simples, acessível, clara, objetiva e divertida a abordagem de um psicoterapeuta aos problemas emocionais.

Atuou na área de Consultoria Organizacional em empresas de grande porte e também já realizou palestras, workshops e treinamentos em diversas companhias.

Sintomas de Ansiedade

O Dr. Isaac ainda ensina que a ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos, como:

  • Taquicardia (batedeira)
  • Sudorese
  • Tremores
  • Tensão muscular
  • Aumento das secreções (urinárias e fecais)
  • Aumento da motilidade intestinal, e
  • Cefaleia (dor de cabeça).

A Ansiedade na Bíblia

Por mais que tenhamos a visão médica, definições e até tratamento para ansiedade, precisamos enxergar sob a perspectiva bíblica.

ansiedade na Bíblia

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7

Por este texto de Paulo aos Filipenses, já vemos que a ansiedade na Bíblia é algo muito ruim. E que devemos ser gratos a Deus por aquilo que já temos vivido e falar com Ele aquilo que precisamos.

Como consequência, receberemos paz de Deus, que não conseguimos compreender, e assim nossos corações e mentes estarão guardados na presença do Senhor Jesus.

“- Ok, Geraldo Augusto… mas ansiedade é pecado?”, você deve estar perguntando agora.

Vamos ver?

Ansiedade é pecado?

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1 Pedro 5:6-7

Após ensinar que Deus resiste ao soberbo, mas que dá graça ao humilde, o apóstolo Pedro mostra que tratar a ansiedade, lançando-a sobre Deus, é atitude de quem anda em humildade. O contrário disto é orgulho.

Andando ansioso, você está tentando realizar o trabalho de Deus. Isso mostra que você pensa que o Senhor não se importa o suficiente contigo ou que não tem o controle da situação. Assim, você está dizendo que sabe lidar melhor com a situação do que Deus saberia. Isto é orgulho!

Sabemos que orgulho é pecado. Logo, ansiedade é pecado!

Toda ansiedade é pecado? Não.

Existe aquela ansiedade que não tem origem em uma desculpa mental ou física, mas sim porque a natureza dessa ansiedade é diferente. Algo que tende mais para zelo ou anseio do que preocupação.

É uma ansiedade que busca fazer a vontade de Deus, que busca o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar.

Exemplos de quando a ansiedade não é pecado, no sentido de zelo e anseio:

  • A preocupação de Paulo pelas igrejas: “Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.” 2 Coríntios 11:28
  • A preocupação de uma pessoa casada para agradar seu cônjuge em contraste com o anseio em agradar ao Senhor: “O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido.” 1 Coríntios 7:32-34

7 Dicas de Jesus na Bíblia para Controlar a Ansiedade [a #6 é minha preferida]

Além de termos uma ordem de Jesus para não andarmos ansiosos, nos mostrando mais uma vez que é pecado, vemos ao menos 7 dicas do Senhor sobre como combater a ansiedade no texto de Mateus 6:25-34.

Como lidar com a ansiedade

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.

Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mateus 6:25-34

#1. Saiba Quem Você É

Jesus ensinou: “Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”.

Na nossa cultura, muitas vezes ter é mais valorizado do que ser. Na verdade, ser é mais importante do que ter e a ordem correta das coisas é: 1º ser, 2º fazer, 3º ter.

É fundamental saber quem você é. Além de tantas coisas que poderíamos conversar, se você entregou sua vida a Jesus, você foi feito filho de Deus.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” João 1:12

Ter a consciência de quem é você, principalmente no mundo espiritual, é muito importante para saber como controlar a ansiedade na Bíblia.

Na Bíblia, de capa a capa, você pode aprender quem você é, segundo a visão de Deus.

#2. Valorize-se

Jesus disse: “Observai as aves do céu… Considerai como crescem os lírios do campo”.

Deus cuida da natureza. Mas observe e considere que você é coroa da criação. Saiba que você vale mais do que a natureza.

“Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.” Salmos 8:5-8

Criado à imagem de Deus (Gênesis 1:26), o homem foi feito um pouco abaixo de Deus e, assim, é a coroa de glória da grande criação de Deus.

Muitos podem desvalorizar você, mas para Deus você é especial, feito à sua imagem e semelhança.

Valorizar-se é muito importante para saber como controlar a ansiedade na Bíblia.

#3. Confie no Cuidado de Deus

Jesus disse: “Ora, se Deus… quanto mais a vós outros, homens de pequena fé”.

“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.” Salmos 125:1

Confiar no cuidado de Deus é muito importante para saber como controlar a ansiedade na Bíblia.

#4. Esteja Próximo de Deus

Jesus ensinou: “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas”.

Os gentios são os não judeus, representando todos os que não conhecem a Deus e por isso, estão longe dele. Aprendemos com essa afirmação de Cristo que estar ansioso é coisa de quem está distante de Deus.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” Tiago 4:8

O que nos separa de Deus é o pecado. Não buscá-lo nos deixa distante dele.

Estar perto de Deus é muito importante para saber como controlar a ansiedade na Bíblia.

#5. Tenha Experiências com o Deus da Provisão

Jesus disse: “pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas… e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

O Senhor é Deus da pré (conhece) e da provisão (supre).

“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.

Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.” 2 Coríntios 9:8-11

Ter experiências com o Deus provedor é muito importante para saber como controlar a ansiedade na Bíblia.

#6. Valorize as Coisas Espirituais

Jesus disse: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça”.

Buscar as coisas espirituais deve ser prioridade para todos nós: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17.

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6:19-21

Valorizar as coisas espirituais é muito importante para saber como controlar a ansiedade na Bíblia.

Você sabia que pessoas comuns estão dando uma virada na vida espiritual?

#7. Coloque Seu Futuro nas Mãos de Deus

Jesus disse: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (…) Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”.

É natural planejarmos e projetarmos nossas vidas. Mas Deus é que tem o governo e não nós.

“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Tiago 4:14-15

Colocar seu futuro nas mãos de Deus é muito importante para saber como controlar a ansiedade na Bíblia.

Você Sofre de Ansiedade?

Você já teve aquela impressão de que cada vez mais os dias, as semanas e os anos estão passando mais rápido?

Vivemos em uma sociedade urgente e de consumo, intoxicada digitalmente, na qual não temos tempo para as coisas mais importantes da nossa história, muito menos para conversar conosco.

Segundo a Universidade de Michigan, 1 em cada 2 pessoas do mundo (cerca de 3 BILHÕES de indivíduos), cedo ou tarde, desenvolverão transtornos psiquiátricos devido à ansiedade.

A ansiedade tem afetado diretamente a vida de pessoas comuns e impactado em TODAS AS ÁREAS DA SUAS VIDAS. Crianças, adolescentes e adultos estão desenvolvendo coletivamente a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

Talvez você esteja se perguntando… “Será que sou ansioso?”

O Dr. Augusto Cury escreveu um artigo onde revela como a Síndrome do Pensamento Acelerado tem adoecido, rapidamente e coletivamente, a sociedade.

Ele é médico psiquiatra e psicoterapeuta, contabilizando mais de 20 mil sessões particulares nos seus mais de 30 anos de carreira.

Considerado pela Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da última década. Possui 47 obras publicadas em mais de 70 países. Somente no Brasil, mais de 25 milhões de pessoas já foram impactadas com seus livros.

PhD pela Florida Christian University (EUA), ele é pesquisador e autor da Teoria Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos. Sua teoria é objeto de estudo acadêmico nos EUA, Europa e Brasil.

Neste artigo, o Dr. Augusto Cury também aponta alguns dos principais sintomas das pessoas ansiosas.

Se você disser SIM para pelo menos 2 desses sintomas, saiba que você pode ser uma vítima do mal do século: a ansiedade. São sintomas que revelam um grito de alerta para você: “Não dá mais! Você precisa mudar o seu estilo de vida!”

Conclusão

Jesus argumentou sobre as coisas mais básicas e elementares das nossas necessidades e nos deu 7 dicas preciosas para sabermos como combater a ansiedade:

  1. Saiba quem você é e saiba como controlar a ansiedade
  2. Valorize-se e saiba como controlar a ansiedade
  3. Confie no cuidado de Deus e saiba como controlar a ansiedade
  4. Esteja próximo de Deus e saiba como controlar a ansiedade
  5. Tenha experiências com o Deus da provisão e saiba como controlar a ansiedade
  6. Valorize as coisas espirituais e saiba como controlar a ansiedade
  7. Coloque seu futuro nas mãos de Deus e saiba como controlar a ansiedade

Ou seja, se você não deve se preocupar com as coisas mais elementares necessárias para viver, então pelo que você deveria se preocupar? Por nada.

Se não confiamos que o SENHOR tem capacidade de cuidar daquilo que é mais básico em nossas vidas, será que realmente confiamos em Deus?

Quando você confia em Deus, aprende como se livrar da ansiedade, se torna livre dela e é capacitado a não andar mais ansioso.

E aí… Aprendeu mais sobre como vencer a ansiedade? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso a saber como controlar a ansiedade na Bíblia!

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge