A Bíblia em Emojis para a Geração Y, os Millennials

Você conhece a Bíblia em emojis, a “Bible Emoji: Scripture 4 Millenials”?

Ferramentas e dicas para ler e entender a Palavra de Deus mais facilmente são muito bem vindas, pois afinal você já deve saber a importância da leitura bíblica, não é mesmo?

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmos 119:11

E é sobre isto que quero falar com você rapidamente.

A Bíblia em Emojis para a Geração Y, os Millennials

Bíblia em Emojis para Geração Y, os Millenials

Importantes veículos de comunicação noticiaram que a Bíblia King James foi traduzida para emojis para atrair a Geração Y, a Geração da Internet, também conhecida por Millennials .

Emoji é uma pequena imagem digital ou ícone usado para expressar uma ideia, emoção, etc., nas comunicações eletrônicas. É útil para animar as suas mensagens de texto com pequenos rostos sorridentes ou imagens do tipo.

Você já deve utilizá-lo em suas mensagens, não? Eu mesmo utilizo emojis algumas vezes em minhas mensagens eletrônicas .

Alguns chamam de emoticons, outros de smileys… Mas você sabe a diferença entre emoji, emoticon e smiley?

Emoji, Emoticons e Smiley

 

Scott Fahlman e o Emoticon

Scott Fahlman criador do smiley, primeiro emoticon

Emoticon é um termo criado a partir das palavras inglesas emotion (emoção) e icon (ícone). Eles servem para expressar emoções, essencialmente por meio de caracteres tipográficos.

Hoje em dia, os emoticons com imagens também são usados pelos internautas que são inspiradas nos rostos criados através de sequências de caracteres do teclado padrão, como :-), 🙁 ou :'(.

O smiley foi o primeiro emoticon criado, em 1982, por Scott Fahlman, professor assistente de pesquisa de ciência da computação da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

Os Emojis surgiram nos anos 90, no Japão, e são caracterizados por pertencerem a uma biblioteca de figuras prontas. A palavra foi criada a partir das expressões japonesas “e” (imagem) e “moji” (personagem), significando em português “pictograma”.

Assim, os emojis também agrupam o smiley e outros símbolos originalmente considerados emoticons, mas apenas em suas versões em desenho.

Conhecendo a Bible Emoji: Scripture 4 Millenials

O jornal The Guardian e outros veículos noticiaram que, através da Apple iBooks, foi lançada a “Bible Emoji: Scripture 4 Millenials”, onde todos os 66 livros foram reescritos, durante 6 meses, com 80 ícones emoji e 200 palavras correspondentes, formando um volume com mais de 3 mil páginas.

Exemplo Bible Emoji

Exemplo de Texto da Bíblia em Emojis

Será que uma imagem vale mais que mil palavras do Senhor como alguns têm dito por aí depois deste lançamento?

Só uma curiosidade… o emoji que nesta tradução se refere ao Senhor é este aqui .

O criador anônimo da “Bíblia Emoji”, que só atende pelo emoji  “Rosto Sorridente com Óculos de Sol” porque ele ou ela quer projeto “sem raça, sem sexo, sem agenda”, fez um programa para traduzir vagamente a escritura em imagens. Ele ou ela já está trabalhando em uma versão para Android.

Aliás, já estão dizendo que nem tem tanta importância o erro na grafia do título “Bible Emoji: Scripture 4 Millenials”, pois se o tradutor dá tamanha importância às imagens, não daria à escrita do título. 

A grafia correta  da última palavra deveria ser com 2 letras N, como se escreve Millennials, como é conhecida a Geração Y.

Enquanto isso, os leitores de todas as crenças e telefones celulares podem traduzir seus versos favoritos, usando o tradutor emoji em Bibleemoji.com.

“Eu acho que se avançássemos uns 100 anos, existiria uma Bíblia ‘emoji’ de algum tipo, então eu pensei, ‘Por que não tentar fazer isso?'”, o escritor disse ao The Daily News via mensagem instantânea.

“Mais do que qualquer outro livro, a Bíblia tem realmente uma rica história da tradução. Eu acho que é uma das coisas bonitas sobre emojis, e eu acho que um dos objetivos de usá-los era de salientar, na Bíblia, que o amor de Deus é para todos e não selecionar as pessoas.”

Muitos podem interpretar um emoji ou emoticon e, desta maneira, são 15% menos palavras usando os emoticons e contrações WebSpeak populares, como trocar a palavra “e” para o sinal “&”, e reescrevendo “em primeiro lugar” como “primeiro”.

“A maior parte do texto original ainda está lá. Ele só troca palavras comumente usadas como emoji. Esperamos que coloque um pouco de leveza e diversão no texto, e espero que as pessoas usem para o bem. Eu acho que isso torna o compartilhamento de um versículo da Bíblia com os seus amigos mais fácil e mais interessante.”, disse o tradutor misterioso.

Na página do projeto no Twitter, muitos já disseram que esta tradução é um absurdo e que jamais poderiam ter feito algo assim com a Palavra de Deus.

Você pensa que esta nova tradução facilita a leitura e o compartilhamento da Palavra de Deus entre a Geração Y?

Comente abaixo e compartilhe com seus amigos .

Usando os emojis, a maneira como eu te abençoo no final dos artigos e vídeos seria algo assim.

Que  te  e te ! Que  te  e  a sua ! Você tem !

Não entendeu? Ok… vai da forma tradicional mesmo.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

Avalie este artigo

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge