5 Lições para Vida Cristã Que Aprendemos com o Lápis

Um lápis é um objeto útil para o aprendizado, mas você já pensou que ele poderia te ensinar lições para vida cristã e crescimento espiritual?

Pois é… recebi uma ilustração pelo WhatsApp sobre um menino , o avô  e o lápise fiquei bem reflexivo .

São lições da Bíblia que são verdadeiras lições de vida para nós.

5 Lições para Vida Cristã Que Aprendemos com o Lápis

5 Lições para Vida Cristã que Aprendemos com o Lápis

A ilustração começa assim:

O menino observava seu avô escrevendo  em um caderno, e perguntou:

— Vovô, você está escrevendo algo sobre mim?

O avô sorriu, e disse ao netinho:

— Sim, estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer.

O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial, intrigado, comentou:

— Mas este lápis é igual a todos os que eu já vi. O que ele tem de tão especial?

— Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo, respondeu o avô.

Interessante, não é mesmo? A partir de agora, quero compartilhar com você estas 5 lições para vida cristã e crescimento espiritual que aprendi com esta história.

Continuando a história, o avô começa a ensinar sobre as qualidades que o menino deveria praticar em sua vida. Cada qualidade é uma lição que podemos aprender para nosso crescimento espiritual.

#1. A Mão de Deus Guia Nossos Passos

Mão com lápis desenhando linha, mão de Deus guia nossos passos

— Primeira qualidade: assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça de que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Romanos 8:14

“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” Salmos 32:8

“Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” Salmos 139:8-10

#2. As Adversidades nos Aperfeiçoam

Apontando lápis, adversidades lapidam, aperfeiçoamento

— Segunda qualidade: assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” Romanos 5:3-4

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” Tiago 1:2-4

#3. O Arrependimento nos Traz de Volta Ao Caminho Certo

Borracha apaga, arrependimento, corrigir erros

— Terceira qualidade: assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas.” Tiago 3:2a

“Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5:32

“Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a carta, não me arrependo; embora já me tenha arrependido (vejo que aquela carta vos contristou por breve tempo), agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.” 2 Coríntios 7:8-10

“Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.” Jeremias 15:19

“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mateus 3:1-2

#4. Valorize o Caráter, Não a Aparência

Arte em grafite de lápis - Valorizar o caráter, o interior, não valorizar aparência, o exterior

— Quarta qualidade: assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante que a sua aparência.

“E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.” Filipenses 2:22

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6:45

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” 1 Samuel 16:7

“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17:10

#5. Deixe um Legado que Marque Positivamente as Pessoas

Marca do lápis - Deixar legado, marcar positivamente as pessoas

— Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas na vida das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ação, deixe um legado, e marque positivamente a vida das pessoas.

“Sê tu uma bênção!” Gênesis 12:2b

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” Gálatas 6:9-10

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.” 1 Pedro 3:10-12

“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” Tiago 1:27

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” Tiago 4:17

“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.” Hebreus 10:24

Recapitulando as 5 Lições Que Aprendemos com o Lápis

  1. A mão de Deus guia nossos passos
  2. As adversidades nos aperfeiçoam
  3. O arrependimento nos traz de volta ao caminho certo
  4. Valorize o caráter, não a aparência
  5. Deixe um legado que marque positivamente as pessoas

E você, aprendeu também com o lápis lições para vida cristã e crescimento espiritual? Certamente, estas lições bíblicas são lições para toda a vida.

Há alguma outra lição com o lápis que quer nos contar? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos .

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe a sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge