3 Importantes Benefícios da Leitura Bíblica

Tenho certeza que você sabe que há muitos benefícios da leitura bíblica, principalmente quando é algo diário.

Ler a Bíblia é um hábito que nos leva a ter êxito em todas as áreas das nossas vidas, pois passamos a conhecer e a ter intimidade com as Sagradas Escrituras, conhecendo a vontade de Deus e aprendendo a nos relacionar com Ele.

Você conhece ou já ouviu falar sobre Billy Graham? Outro dia, recebi uma mensagem no WhatsApp com uma famosa frase atribuída a este renomado servo de Deus.

“Estude a Bíblia para ser sábio, creia nela para ser salvo, siga os seus preceitos para ser santo.” Billy Graham

Inspirado por esta frase, escrevi uma reflexão sobre 3 importantes benefícios da leitura bíblica. Você estuda, crê e segue a Bíblia?

Benefícios da Leitura Bíblica

#1. Estude a Bíblia para Ser Sábio

É importante entendermos o conceito de sabedoria e seus 3 estágios: informação, conhecimento e sabedoria. Deixa-me usar este artigo como exemplo.

Este artigo é uma informação sobre 3 importantes benefícios da leitura bíblica. É um texto que, se ninguém o ler, continuará sendo apenas informação.

Quando alguém lê este artigo, adquire conhecimento. Conhecimento é a informação adquirida. Para você que está lendo este artigo, o texto está deixando de ser apenas informação e se tornando conhecimento.

Lendo este artigo, você está obtendo conhecimento sobre 3 importantes benefícios da leitura bíblica.

Mas adiantaria você ler este artigo, adquirindo conhecimento e não colocando em prática? Tomo a liberdade de responder que não adianta!

Quando alguém coloca em prática o conhecimento adquirido, esta pessoa está sendo sábia. Logo, se você puser em prática o que está aprendendo com este artigo, estará exercendo sabedoria sobre 3 importantes benefícios da leitura bíblica.

Sabedoria é a prática do conhecimento adquirido no consumo de uma informação.

Estudar a Bíblia para ser sábio é ler e entender a Palavra de Deus, colocando em prática o que aprendemos. Por consequência, seremos santos, mas falarei disso mais à frente.

“O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Provérbios 1:7

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” Salmos 111:10

Provérbios 9
9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.
10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

Biblicamente, lemos que o início da sabedoria é o temor ao Senhor. Eu só posso temer ao Senhor se eu conhecer quem Ele é e quais são os seus feitos. Isto acontece pela leitura bíblica e pelo relacionamento com Deus.

Esse conhecimento é adquirido por nós com a leitura bíblica, gerando em nós o temor. Praticando o temor, temendo ao Senhor, pois o conhecemos, nos tornamos sábios e revelamos ser prudentes.

Lendo e estudando a Bíblia, você também saberá o que a carta de Tiago orienta a quem necessita ser sábio.

Tiago 1
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

Estudando a Bíblia, em 2 Crônicas, vemos que Salomão é um grande exemplo de quem não tinha sabedoria, pediu ao Senhor e a ele foi concedida.

2 Crônicas 1
9 Agora, pois, ó SENHOR Deus, cumpra-se a tua promessa feita a Davi, meu pai; porque tu me constituíste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra.
10 Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?
11 Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
12 sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual.

Algo que, particularmente, mexe muito comigo é que a motivação de Salomão para este pedido foi de poder conduzir corretamente o povo, vivendo a vontade de Deus

Portanto, estude a Bíblia para ser sábio, mas tendo a motivação certa: cumprir o propósito de Deus.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores abençoados do Você Tem Acesso e ser o primeiro a receber novos conteúdos, aprender como ler a bíblia e crescer espiritualmente.

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

#2. Creia na Bíblia para Ser Salvo

Quando estudamos a Bíblia, nos tornando sábios, aprendemos que a salvação é pela fé e não por atitudes.

Efésios 2
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.

Fé é a certeza! É crer, é ter a convicção.

Estudando as Sagradas Escrituras, aprendemos que somos salvos crendo com o coração e confessando com os lábios.

Romanos 10
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Estudando a Bíblia, você aprende sobre a salvação na Palavra de Deus. Creia nela para ser salvo!

#3. Siga os Preceitos Bíblicos para Ser Santo

Não sei se você já se perguntou o motivo de você precisar andar em santidade? Eu já.

A Bíblia nos mostra que Deus é santo. Andar em santidade nos habilita a estarmos diante de Deus.

1 Pedro 1
14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;
15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,
16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Hebreus 12:14
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor

As Sagradas Escrituras nos ensinam que para sermos participantes da santidade de Deus, somos disciplinados e corrigidos.

Hebreus 12
9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.

Este caminho de disciplina e correção, na verdade é um caminho de amor, um caminho que nos leva à intimidade com Deus.

Hebreus 12
4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue
5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;
6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.

Este caminho que nos leva à intimidade com Deus é construído em 7 etapas.

  1. Saber o que é o pecado é o início do caminho da intimidade com Deus. Isto se aprende pela leitura bíblica.
  2. Entendendo o que é o pecado, nós precisamos reconhecer nossos pecados. Uma ação do Espírito Santo em nós. Esta foi uma das grandes virtudes de Davi.
  3. Reconhecendo os nossos pecados, nós nos arrependemos deles.
  4. Com o arrependimento, nós pedimos perdão, perdoamos e somos perdoados.
  5. Com o perdão dos pecados, entramos em santidade.
  6. Em santidade, pelo sacrifício de Cristo, temos acesso a Deus.
  7. Então, pelo acesso, passamos a ter intimidade com Deus.

Trilhar este caminho da intimidade é praticar a Palavra de Deus, é seguir os princípios bíblicos, não apenas ser ouvinte dela.

Tiago 1
22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;
24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

Deus é santo e seu ambiente é sobrenatural. Para andar com Deus, é necessário andar em santidade e entrar em seu ambiente pela adoração. Por isso, siga os preceitos bíblicos para ser santo.

Então, como disse Billy Graham, estude a Bíblia para ser sábio, creia nela para ser salvo, siga os seus preceitos para ser santo.

Comente abaixo sobre estes e outros benefícios da leitura bíblica e também compartilhe com seus amigos.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe sua vida! Você tem acesso!

5 (100%) 1 voto

Aprenda Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS em

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

4 Comentários

  1. josadark

    Amém meu irmão gostei de mais é uma benção vou faser uma cópia para mim pra eu ler de novo muito obrigado

    • Olá, Dark!

      Que bom que pude ser canal de Deus para te abençoar com esta reflexão. Conte comigo!

      Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe sua vida! Você tem acesso!

  2. Joaquim

    É verdade Geraldo!

    Quanto mais estudamos a bíblia, mais conhecemos e temos intimidade com Deus. Gostei muito do artigo. Estou acompanhando o seu site a pouco tempo e estou gostando muito da forma como você expõe as formas de estudar a bíblia.

    Abraços.

    • Paulo Joaquim ou Joaquim Paulo,

      A glória é de Deus! Continue acompanhando o Você Tem Acesso.

      PS: Martinho está fazendo escola! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge