3 Dicas Para Você Ler e Entender a Bíblia

Você tem dificuldade em ler e entender a Bíblia? Eu mesmo já tive muitas dificuldades, mas consegui superá-las.

Quero compartilhar com você dicas simples, eficientes e poderosas para você colocar logo em prática e começar a ler e entender a Bíblia.

Eu já tive muitas experiências com a leitura bíblica no meu tempo a sós com Deus, no meu devocional.

Se você já leu um pouco sobre minha história, sabe que eu amo a Bíblia e que a Palavra de Deus sempre foi muito presente na minha vida desde que entreguei minha vida a Jesus.

Sabe… Eu realmente tenho a convicção de que a Palavra de Deus tem o poder de transformar a realidade de uma pessoa em todos os níveis.

Mas, principalmente, creio que o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.

Com estas dicas, eu acredito que estarei te ajudando a tomar atitudes práticas e começar logo a ler e entender a Bíblia.

Dicas para Ler e Entender a Bíblia

#1 – Criando o Hábito de Leitura

Pesquisas afirmam que você precisa repetir uma ação de 21 a 30 dias para que se torne um hábito. Para você criar o hábito de ler a Bíblia todos os dias, não é diferente. Para isso:

  • Reserve alguns minutos por dia, 15 minutos são suficientes
  • Defina um local e um horário
  • Utilize como leitura o livro de Provérbios que, com 31 capítulos, é ideal para você ler 1 capítulo por dia, pois assim você já terá a leitura bíblica como hábito de vida.

Este é um ótimo início e você só precisa seguir para outro livro, depois outro e sucessivamente.

#2 – Interpretando Textos em 3 Passos

Existem 3 passos importantes para você aproveitar a leitura e entender os textos bíblicos.

O primeiro passo é orar: ler a Bíblia é algo espiritual que precisa ser tratado espiritualmente, pois as coisas espirituais são conhecidas e entendidas através do Espírito de Deus.

1 Coríntios 2
11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

O Espírito Santo nos ensina todas as coisas e nos lembra aquilo que o Senhor já nos falou pela leitura da Palavra de Deus.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

O segundo passo é observar o contexto da mensagem: para ter o sentido correto do que ler, não coloque o foco em versículos isolados, analise o texto que vem antes e depois.

Observe sempre quem, quando, onde e por que falou aquela mensagem para ter o correto entendimento. Se não for assim, não terá o sentido original daquele versículo.

Lembre-se que texto fora de contexto é pretexto para heresia.

O terceiro passo é usar ferramentas adequadas: é importante você usar algumas ferramentas que te ajudem a minimizar ou eliminar a dificuldade em entender algumas palavras, pois foram escritas em outra época e em uma cultura diferente da nossa.

Para conseguir entender o que está lendo, você pode usar:

  1. Dicionário de português para entender as palavras que não fazem parte do seu cotidiano.
  2. Dicionário bíblico para entender termos específicos utilizados na Bíblia.
  3. Bíblia na linguagem de hoje para facilitar a leitura e interpretação do texto.

E aí, está gostando das dicas até aqui? Inscreva-se abaixo para ter acesso a informações que te ajudarão muito a continuar crescendo espiritualmente. Depois, continue a leitura com a dica 3 que está logo abaixo.

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

 #3 – Memorizando

Interagir com o texto é importante para você memorizar os versículos e mensagens. Há pessoas que ficam constrangidas em marcar a Bíblia, mas não há problema algum quanto a isto.

Você pode usar uma caneta marca texto para marcar os versículos que mais te chamaram a atenção.

Escrever com suas palavras o que entendeu da mensagem lida é uma outra dica que fará a mensagem fixar na sua mente.

Você recebeu estas dicas valiosas e práticas que irão te ajudar a ler e entender a Bíblia, conseguindo finalmente chegar mais perto de Deus, crescer espiritualmente, ouvir a voz de Deus, renovar os pensamentos, ter uma relação íntima com Deus, ser uma pessoa melhor, cometer menos erros e fortalecer a fé.

Coloque estas dicas em prática!

Eu te prometi 3 dicas, mas quero te dar uma dica extra.

Dica Extra

Se você deseja aprender a ler e entender a Bíblia com um método passo a passo e dar um salto no seu crescimento espiritual, eu recomendo o método Como Ler e Entender a Bíblia Mais Facilmente do André Sanchez, autor do conhecido blog Esboçando Ideias.

Com esse método, em poucos dias, você vai melhorar em, no mínimo, 100% sua leitura e entendimento da Bíblia.

Após começarem o método Como Ler e Entender a Bíblia, muitas pessoas conseguiram dar um salto em seu crescimento espiritual, como nesses testemunhos abaixo:

Depoimentos Método Como Ler a Bíblia

Depoimento do Pastor Macedo

Depoimento do Cícero Odilon

 

Sabe… nós vivemos em meio a um mundo mau em tempos tenebrosos.

“Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis.” 2 Timóteo 3:1 (NTLH)

Ler e entender a Bíblia pode ser a vacina com a sabedoria que te preservará, ensinando a verdade, condenando os erros, corrigindo as faltas e ensinando a maneira certa de viver.

“E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.” 2 Timóteo 3:15-17 (NTLH)

Ler e entender a Bíblia é questão de sobrevivência e você pode começar agora, seja aprendendo sozinho, com dicas gratuitas na internet e até você absorver tudo vai demorar um bom tempo, assim como aconteceu comigo e tantos outros, ou simplesmente aprender passo a passo com o Como Ler e Entender a Bíblia.

Sua vida precisa estar sob o controle do Espírito Santo e eu creio que realmente esteja. Por isso, guiado por Ele, tenho certeza que você tomará a melhor decisão.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que Ele te conduza e governe sua vida! Você tem acesso!

Gostou das dicas? Comente abaixo o que você achou.

3.8 (75%) 4 votos

Aprenda em Estudo GRATUITO Como RENOVAR SUA VIDA ESPIRITUAL Com 3 Princípios Bíblicos SIMPLES e PODEROSOS

Geraldo Augusto

Filho de Deus, amigo do Espírito Santo, discípulo de Cristo, marido, pai, servo, pastor, designer, desenvolvedor e empreendedor digital.

Website: http://vocetemacesso.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge